A Dama das Ameixas

A Dama das Ameixas Karen Alvares

Resenhas - A Dama das Ameixas

PorEssasPáginas 01/11/2013

Resenha A Dama das Ameixas - Por Essas Páginas
Eu nunca fiz resenha de um conto antes mas acho que fica complicado fazer uma sinopse da história, porque bem… Eu posso acabar contando muita coisa. Mas só para vocês terem uma ideia, o conto começa com Eleonora chegando em casa após 11 meses afastada. Ela encontra o pai e por serem muito humildes, eles não tinham muito o que comer. O pai pegava as ameixas que estavam estragadas na árvore de uma vizinha. E Eleanora começa a pegar ameixas também…

Eu acompanho o trabalho da Karen Alvares, não só porque ela é colunista aqui do PEP mas porque ela é muito talentosa (inclusive já resenhei aqui “Noites Negras de Natal e outras Histórias”). A maioria das contos dela que eu li foram de suspense/terror. Todo mundo sabe que esse gênero não é muito o meu estilo (sou muito medrosa) mas eu gostei muito de todos eles (está chegando o Natal, eu amo panetones mas eu sempre vou me lembrar daquele conto!). Foi uma enorme surpresa quando eu peguei “A Dama das Ameixas” e percebi que o conto era na verdade um romance. ROMANCE!!!

“Você é ainda mais bonita do que eu imaginei.”

A maior dificuldade em desenvolver um romance em um conto é que você tem poucas páginas para fazer com que o leitor se conecte com os seus personagens. Tem muitos autores que não conseguem fazer isso nem em 400 páginas e por isso que em textos menores esse é um desafio maior ainda. Em poucas páginas de “A Dama das Ameixas” Eleonora já tinha me cativado. Com a mesma destreza que Karen consegue descrever cenas horripilantes, ela consegue descrever o desenvolvimento de um sentimento tão puro quanto o amor. Em uma parte do conto você simplesmente sabe o que vai acontecer no final mas isso não faz com ele seja mais fácil…

Eu gostei muito de “A Dama das Ameixas” e espero que a Karen continue escrevendo mais romances!

“A Dama das Ameixas” faz parte da coletânea Dragões da Editora Draco. Eles fizeram um esquema muito interessante: o leitor pode comprar o livro inteiro ou somente o conto que desejar!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-dama-das-ameixas

Sandro 13/11/2013

Envolvente e fantástico
Esta é a minha primeira resenha, então paciência galera,

A Dama das Ameixas é o segundo conto que leia da Karen e me surpreendo cada vez mais com o seu talento.

Em um conto de poucas páginas ela conseguiu de forma muito eficiente nos envolver com Eleonora, toda sua dor e seu sofrimento.

O ritmo do conto nos mantém presos e atentos querendo mais, pena que não é um livro, poderia ser, deveria ser.

Parabéns Karen Alvares, com certeza acompanharei todo seu trabalho.

Karen Alvares 14/11/2013minha estante
Obrigada, Sandro! Que resenha lindinha! *_* Fiquei muito feliz em saber que curtiu o conto!

Paola 13/01/2015

Dragões tem sentimentos
Esse foi o primeiro conto que li da Karen Álvares, e gostei muito! Fiquei curiosa para ler as outras obras dela.

A Karen escreve de um jeito gostoso, dando as informações pouco a pouco, e te coloca na cabeça do protagonista. É possível sentir a angústia, a mágoa e o amor de Eleonora ao longo da narrativa. E mais que isso, essa foi uma releitura bem legal de um dragão.
Seria um ótimo romance, fiquei com aquela vontade de conhecer mais detalhes sobre o passado da personagem e do pai.

É uma leitura rápida, e eu recomendo para quem gosta de fantasia, mas também para os que costumam ler só romances.

Karla 13/05/2015

Excelente!
O conto é instigante, profundo, sensível e forte. Mostra o medo da não aceitação e vontade de viver um grande amor. Permeado por uma realidade mística é recomendado para quem deseja mergulhar em um mundo diferente.

Nivia 04/06/2015

Sensível e forte
A história se passa em uma Vila, na Idade Média, onde um dragão assola a vida dos moradores. Durante 11 meses, ele destrói casas e todas as pessoas que se colocam no seu caminho, em uma fúria incontida contra os que se aventuram pela floresta, onde ele se refugia.

Nesta realidade assustadora, conhecemos Eleonora, que visita seu pai na Vila quando pode, embora lute contra seus sentimento sobre a maldição que recebeu de sua madrasta (não associem com Cinderela, por favor!). Em uma das visitas, acaba conhecendo Ezequiel e se encantando pela gentileza dele, mudando todo o rumo de sua história. Não como talvez vocês estejam pensando agora… Nem como eu pensei quando li. Porque tendo Stephen King como uma das inspirações, Karen nunca define finais como a gente espera! Surpreender é padrão.

O conto é trágico, tocante, muito bem arquitetado. Eleonora é uma personagem forte, e ao mesmo tempo frágil em seus sentimentos dúbios pela sua sorte inquebrantável. A batalha também é boa, sem mimimis, porque a autora não é disso. Recomendo demais!

site: http://geekvox.com.br/2013/05/a-dama-das-ameixas-de-karen-alvares/

melissa 07/06/2015

Intenso, sensível, davastador
“A Dama das Ameixas” é um conto sensível e dramático que apresenta o leitor a Eleonora, uma jovem misteriosa que proclama ter apenas 30 dias para viver. O conto todo se desenrola nessa atmosfera de expectativa sendo que o leitor não sabe muito bem o que vai acontecer. À medida que os dias vão passando e o tempo vai acabando, vemos Eleonora se relacionar com o velho pai e com um jovem da vizinhança. As ameixas que ela rouba e as conversas que tem com o último, tornam-se um alívio e também um peso para seus dias amaldiçoados nesse conto encantador.

A tensão dramática do conto fica na relação entre Eleonora e Ezequiel, o jovem da aldeia. Ele não sabe o nome dela, mas a chama de “A Dama das Ameixas”. Sempre tentando ocultar o rosto, Eleonora também tenta se esconder atrás da maldição que carrega. No entanto, com Ezequiel, ela começa a perceber que tentar oprimir quem realmente somos não é algo possível. Afinal, todos nós temos desejos e ansiamos por alguma coisa. Cada ameixa se torna, assim, um símbolo para a vida que Eleonora queria para si. Algo simples e tranquilo, tudo que ela não pode ter.

Esse é meu conto favorito da Karen Alvares justamente porque tem essa tensão na personagem principal, essa coisa do quem sou, o que quero, o que afinal estou fazendo aqui. Gosto de histórias que trabalham com esses impulsos interiores, essa linha fina entre vou, não vou, mas quero ficar. Eleonora é uma personagem construída em poucas linhas, mas que convence. Seus dilemas não parecem bobos, ela não é uma mocinha chata. Ao contrário, à medida que se envolve com Ezequiel, percebemos o quanto é difícil para ela simplesmente ter uma conversa com alguém, que dirá assumir seus sentimentos. Como a protagonista de O Jardim Secreto, Eleonora também não sabe chorar.

O conto vai caminhando para um final trágico e sinceramente, se não fosse assim, não seria condizente com os personagens e a trama criada pela autora. No entanto, temos menos de melodrama barato e mais daquela tristeza sensível e arrebatadora. A cena final do conto resume o conto inteiro: a busca por um alívio final, por uma expressão do ser, qualquer que seja. Tanto para Eleonora quanto para Ezequiel.

“A Dama das Ameixas” está publicado na antologia Dragões (tem mais sobre essa seleção de contos aqui) mas pode ser adquirido separadamente na forma de e-book por R$2,99 (vários formatos). Vale a pena pagar tão pouco para ler um trabalho de qualidade. Dá para comprar um exemplar na Amazon.com.br e na Kobo. Recomendado!

site: http://livrosdefantasia.com.br/2013/04/30/especial-nacional-a-dama-das-ameixas/

Blog Leituraterapia 10/10/2015

A dama das ameixas
Achei o conto super bonitinho, apesar de ser um pouco previsível eu não conseguir para de ler até o final.! ...

Paulo 11/06/2017

Pode o amor ser mais forte que o destino? Como assim: eu falando sobre uma proposta tipicamente romântica? Sim, porque este é um dos temas abordados neste excelente conto da Karen Alvares que mistura fantasia e romance em uma história que busca falar um pouco sobre o outro lado da eterna luta entre guerreiro e monstro.

Eleonora chega em casa e é recebida pelo pai com todo o carinho. Seu pai, um homem pobre, procura satisfazer todas as necessidades de sua filha. Afinal, ele só tem 30 dias todos os anos para poder desfrutar de sua companhia. E Eleonora sente em seu coração toda a tristeza do pai diante daquela terrível situação provocada indiretamente por ele. Ela não consegue culpá-lo. Nossa protagonista foi vítima de uma terrível maldição colocada nela por uma bruxa que havia se apaixonado por seu pai e matara sua mãe. Desde então sua vida se tornara um inferno. Ao roubar ameixas na vizinhança, sua fruta favorita, ela conhece um estranho caçador por quem ela se apaixona. E então os 30 dias parecem passar mais rápido. Mas, a tragédia se colocará entre eles. No meio de tudo isso, um dragão que devora pessoas da aldeia todos os anos e agora os aldeões se preparam para uma caçada final.

Este é um belo conto da autora. Karen surpreende pegando dois tipos de enredo clássicos e deixando com o seu estilo. Em A Dama das Ameixas temos uma mistura de Romeu e Julieta (modelo clássico shakespeariano do amor impossível) e a velha luta contra o dragão dos mundos de fantasia. Achei o enredo interessante e mesmo o romance não sendo um estilo que me agrada inteiramente, este foi um conto que me fez abrir um sorriso. Gostei da forma como a autora desenvolveu o enredo, e mesmo sabendo o que era a protagonista, gostei da forma como a autora conduziu a história. Nem sempre saber o final estraga a proposta; é a jornada que fornece todo o sentido. E nisso a autora foi muito bem sucedida.

Os personagens são bem construídos. A prosa fornece o devido espaço a todos eles. Eleonora é a mulher sofrida, condenada por uma maldição que se abate nela todos os anos. Porém, ela não é nenhuma santa virtuosa: em seu íntimo ela culpa seu pai pelo ocorrido. Claro que, para não desperta uma situação de angústia e tornar aqueles 30 dias intoleráveis, ela procura ser carinhosa com o pai. Este sofre por conta de seu pecado ao ser atraído por uma bruxa. Seu coração entende o que ele fez e sua vida se tornou inócua depois do ocorrido. Percebemos isso na forma de ele falar, no estado de sua casa e de sua vida. Tudo coaduna para uma vida de culpa e sofrimento. Já o caçador é um homem jovem em busca de sua presa. Ele possui aqueles sentimentos típicos do guerreiro que quer salvar a aldeia. E ele se encanta por Eleonora ao encontrar com ela na floresta.

Mesmo sendo um conto, existe muito significado a ser retirado desse conto. Desde a força de Eleonora até o preconceito tido por uma situação da qual não conhecemos as reais circunstâncias. Por que o dragão ataca a aldeia? Será que existe alguma coisa a mais nisso? É essa falta de compreensão sobre os reais motivos de uma pessoa para atos extremos que embala essa história. Gostei da prosa e dos personagens e recomendo bastante sua leitura.

site: www.ficcoeshumanas.com