Pela Luz dos Olhos Seus

Pela Luz dos Olhos Seus Janine Boissard

Resenhas - Pela Luz dos Olhos Seus

Sueli 07/11/2013

Uma História Ótima Porém Mal Elaborada.
Sempre me perguntei por que os escritores franceses, do gênero romances românticos, não eram muito conhecidos entre nós. Principalmente porque a França é considerada um dos países mais românticos do mundo, e além de tudo, com um percentual de leitores muito superior ao nosso. Então pensei: será que os franceses teriam algum preconceito em relação aos livros que tanto adoramos?
Sincronicidade ou não, em poucas semanas sou surpreendida com a notícia do lançamento do livro “Pela Luz dos Olhos Seus”, da escritora francesa Janine Boissard, claro que a minha expectativa em relação ao livro estava a mil. Para completar, os comentários eram sempre muito positivos e animadores. E, para meu total desespero, o livro demorou demais para chegar...
Porém, assim que o tive em minhas mãos, saí da realidade e caí de cabeça no universo de Laura e Claudio.
Eu não sei você leitor, mas sempre imagino os personagens com as características de algum ator conhecido. É incontrolável! E, não imaginei a Laura diferente da “atriz-gracinha” Audrey Tautou. Quanto à imagem de Claudio, não consegui pensar em ninguém além de Andrea Bocelli! Sei que é clichê, mas... Sem contar que eu não simpatizei muito com essa “pessoa”!
Leitor, alguém com uma dor reage de formas muito variadas, afinal não existe um comportamento padrão com relação aos nossos sofrimentos, mas imagino que nada possa desculpar a indelicadeza e a indiscrição, concorda? Não? Ok! Isto também está na conta.
Pois é, o Claudio foi vítima de um ato de extrema violência quando se preparava para interpretar Alfredo, personagem masculino principal da ópera La Traviata, papel com que sonhara desde muito jovem, e que deveria encenar junto com Hélène, sua namorada na época, e que mesmo passados dois anos dessa tragédia ainda alimenta o sonho de se tornar sua esposa.
Porém, Claudio não supera as dificuldades e o tempo só o torna mais amargo e irascível, e é justamente nessa hora que entra Laura, uma assessora de imprensa, no início de sua promissora carreira.
Nossa Laurinha – Claudio a chama desse jeito, em seus momentos bons – era uma garota muito cativante e querida, porém para o meu gosto, muito insegura em relação à sua aparência, ou mais precisamente a falta de uma boa aparência. Portanto, nada mais lógico do que aproximar uma pessoa pretensamente insignificante de um deficiente visual egocêntrico e talentoso.
Nenhuma surpresa quando, logo de cara, Laura o acompanha em uma apresentação e se descobre irremediavelmente apaixonada por Claudio. A partir daí, Claudio decide que para acompanhá-lo somente Laura seria adequada, e tanta proximidade faz com que ela descubra a imensa dor que Claudio carregava em seu peito, e temerosa e apaixonada resolve cobrar uma dívida e faz com que Claudio aceite fazer, em Nova Iorque, um transplante de córnea.
O transplante é um sucesso, mas Laura temendo que Claudio a repudie, foge imediatamente após certificar-se do sucesso do transplante, abandonando seu emprego, família, amigos, enfim, tudo.
Leitor, preciso confessar que adorei o enredo, a trilha sonora, e vou parando por aí, pois apesar de ter uma linda história de amor, Janine Boissard não elaborou o texto, seu glossário é pobre e pouco inspirado, os diálogos decepcionantes, e preciso dizer, banais e quase inexistentes, sem contar que o final foi abrupto e, me desculpe o termo chulo, muito broxante...
Existe uma edição portuguesa desse romance com o título “Sob O Olhar do Amor”, contudo, a edição brasileira é perfeita, além da capa do livro ser maravilhosa. A Editora Arqueiro tem nos brindado com livros que há muito desejávamos, e com uma frequência muito civilizada.
Uma leitura rápida, para uma tarde chuvosa, e para quando você não tiver coisa melhor na sua estante.
CarlaC 07/11/2013minha estante
Eu li a edição portuguesa então não posso comentar a brasileira em termos de tradução, mas eu gostei bastante do que li. No entanto concordo com alguns aspectos que vc criticou. Tb terminei com a sensação de que faltou alguma coisa. Bjs!

Marcia277 09/11/2013minha estante
Não gostei do livro achei muito parado esperava mais!!!

Larissa Scarlet 10/11/2013minha estante
Escreveu tudo o que eu pensei! Achei que eu fosse a única que não tivesse gostado, com tantas resenhas positivas.

Tícia 15/11/2013minha estante
Sueli, vc é minha diva.

Eu comecei a ler esse livro e percebi tudo isso que vc disse em sua resenha. Mas como tanta gente falava tão bem, eu deixei pra retomar a leitura outra hora pq pensei: com esse mau humor literário que vem me acompanhando ultimamente, vai que tô sem discernimento e me cometo uma injustiça. Daí, taquei o trem pro fim da fila.

"Janine Boissard não elaborou o texto, seu glossário é pobre e pouco inspirado, os diálogos decepcionantes, e preciso dizer, banais e quase inexistentes," Vc disse TUDO o que pensei enquanto lia.
Aaaaaaaaaaaaaa

bjoooooooooooo

Ps: tb associei o cara ao Andrea Bocelli. E cantando Nessun Dorma de preferência. kkkkkkk

Luzia 16/11/2013minha estante
Adorei a resenha... o que me desgostou profundamente foi que ele continuou o relacionamento com a ¨bitch" da cantora, mesmo estando procurando pela Laura... achei nojenta a atitude dele. Fora isso, já li livros de banca "florzinha" com histórias mais elaboradas.

Fran 16/01/2014minha estante
Eu me decepcionei com o final...Esperava mais, muito mais e cabia muito mais num reencontro tão esperado por eles e por nós.

silvanasartori 24/01/2014minha estante
Olha estou terminando esse livro e sinceramente eu não me senti motivada com os personagens e achei realmente os diálogos bem fracos. Não sei, o livro de uma certa forma não me encantou. Pelo mesmo motivo que vc. Se a história é boa? Sim...ela é...mas não é AQUELA HISTÓRIA que todo mundo tá esperando. Pelo menos esse é meu ponto de vista até agora. Vou ver o que vou achar assim que terminar.

Marta 22/01/2015minha estante
Sueli, boa noite! Como suas palavras me tocaram em cheio, tive sensações boas e ruins enquanto lia o livro, um gosto/desgosto. E, também não gostei do texto achando de uma linguagem pobre. Gosto de romance, estou terminando Um lugar chamado liberdade de Ken Follett.Gostaria de uma citação sua para meu próximo. Seria possível. Um forte abç. Att, Marta.

Caroline Gurgel 21/03/2014

Pelo som dos lábios seus...
Talvez, para quem não aprecia a música erudita esse livro seja apenas uma bela história de amor, mais uma de tantas histórias de amor que se passam na França. Para mim foi um bálsamo para o coração. Foi uma daquelas surpresas que encantam, daqueles livros que um amigo lhe indica e você o inicia sem ler a sinopse e se surpreende. Mendelssohn, Mozart, Verdi, Bizet...Bingo!!

Pela luz dos olhos seus conta a história de Laura, uma assessora de imprensa de músicos, e de Claudio, um famoso tenor que ficara cego após um acidente. Claudio encantava a todos não só com sua voz, mas também com sua beleza. A cegueira, às mulheres não importava. Ele as tinha aos seus pés e a farra e a bebedeira lhe eram constantes. Era arrogante e genioso. Laura era a irmã inteligente. Sabe quando dizem sua filha mais velha é linda, a mais nova é...er...inteligente? Laura sempre fora a irmã da bela, o pão preto que mais tarde, aos 26 anos, se apaixonaria pelo lindo tenor, que ironia!, cego. Escolhida para ser a guia daquele músico amargo, ela é a única que pode trazer a cor de volta à sua vida.

É uma estória tão linda que aquece a alma, que dá esperanças e faz suspirar. É uma estória para sonhadores, para apaixonados, para gente de bem com a vida. É tão singela, tão leve, que faz você querer falar baixinho, sussurrando, e passar as páginas com carinho. Sim, é previsível! E quem se importa? Que tristes as pessoas que olham para o céu e não veem graça, pois ele continua azul brilhante, como ontem ou antes de ontem. É uma bela história de amor, nem mais, nem menos.

Laura passa a amar Claudio desde o primeiro dia em que o vê cantar, e acredito que isso pode incomodar os mais céticos. Mas não se engane, caro leitor, não subestime o poder da música, o poder de ter seu nome cantado nos lábios de um exímio músico, em "Sensibilidade noturna para Laura", de Mozart.

"Sem dúvida apaixonei-me por uma voz e seu dono. Uma voz ao mesmo tempo leve e forte, vaga brisa sobre os rochedos ou furor da tempestade [...] Ele cantou Laura.
Com teu olhar cheio de calor
debruça sobre mim e olha-me com doçura."

A escrita da autora é deliciosa e os capítulos curtos deixam que a leitura flua com agilidade. Senti-me guiada por um maestro, mergulhada em uma das esplendorosas músicas que recheiam esse livro. Quem gosta de música sabe o que é fechar os olhos, balançar a cabeça bem devagar para um lado e para o outro, suspirando, quase gemendo, enchendo a boca de saliva, acompanhando o movimento da música e movendo a palma da mão para cima e para baixo, como se pudesse reger aquela linda melodia. Foi assim que me senti durante todo o livro, a cada composição citada. La Traviata é uma das óperas que mais gosto e a autora a insere na estória e relaciona seus personagens com os da obra de Verdi. Foi um deleite, entre adagios e allegros.

Pela luz dos olhos seus é aquele livro simples, delicado e despretensioso que a gente recomenda para uma manhã de sábado chuvoso. Eu me identifiquei tanto com a Laura que, se um dia eu pensasse em escrever um livro, era uma estória assim que teria prazer em contar.

Sei que nem todos tem apreço por ópera ou música clássica - e digo-lhes com veemência que se um dia tivessem sido introduzidos à tal cultura, grande parte gostaria - mas acredito que isso não os impeça de se extasiar com o sublime amor desse livro, afinal o livro só canta se você permitir! Para os que querem sentir vibrar lá no fundo do coração, aconselho que tenham o youtube ao lado e ouçam alguns trechos das peças citadas.

Ainda ofegante, em suspiros, recomendo... Dolce, maestoso, con brio!!

? ? ? ? ?
? ? ? ? ?

É inevitável que nos venha à mente o incrível tenor Andrea Boccelli, que além de cego, executa um trecho de La Traviata com perfeição. Você pode até pensar que nunca a ouviu, mas coloque no youtube e se surpreenderá. Um doce para quem tentar!
Andrea Boccelli - La Traviata - http://youtu.be/qv44WJ3Ku8g
Cinthia 02/10/2014minha estante
Concordo plenamente, um livro cativante, envolvente, sensível e de muito bom gosto. Acredito que o final poderia ter mais, caberia um segundo livro nessa historia tranquilamente.Estou ouvindo La Traviata!

Caroline Gurgel 05/10/2014minha estante
Cinthia, esse livro sempre me dá saudades, vontade de reler ;))

Karen229 30/12/2014minha estante
Aiiiii mais vontade de ler S2
Achei a capa portuguesa mais bonita *-*

asisoynara 30/09/2023

Tinha tudo pra ser um bom livro, mas....
Descobri este livro há uns meses através do story de uma colega virtual que estava panfletando ele como se fosse a coisa mais incrível que se podia ler, e por confiar no gosto dela, decidi lê-lo também. Eis aqui uma das provas de que cada leitor tem uma experiência singular com cada livro, pois a minha opinião foi totalmente reversa à dessa colega.

Pela luz dos olhos seus é um livro com uma proposta muito interessante, mas que se perde nas linhas dedicadas a descrever o típico romance da mocinha ingênua e do cafajeste que, mesmo cometendo atrocidades (como, inclusive, ameaça de estupro em determinado momento - o que foi romantizado e tratado sem a devida seriedade pela autora) consegue cativar o coração da doce e pobre garota, que por sua vez, luta inadvertidamente por ele em uma entrega abnegada e devota, se colocando até mesmo em segundo plano para agradá-lo e correspondê-lo. Um grande retrocesso em relação às narrativas feministas que contribuem tanto para o empoderamento feminino através da literatura.

Com pouco mais de 200 páginas, o livro apresenta diálogos clichês de forma excessiva, outros diálogos fracos e quase inexistentes no contexto da trama; um romance que é apresentado ao leitor de forma rasa, onde fica o questionamento do porquê a protagonista se apaixonou à primeira vista por um personagem que em nada cativa o leitor - nem suas cacterísticas físicas são endossadas de forma a mexer com a imaginação de quem lê. O desfecho é decepcionante, apressado e o amor do casal não cativa. Isso tudo somado ao fato de reforçar estereótipos sobre aparência feminina, que coloca mulheres em pé de desigualdade por atributos meramente físicos.

Enfim, vou dar duas estrelas apenas porque achei a escrita fluida e de fácil entendimento. Um livro facilmente esquecível e que vale a pena ser lido apenas quando não se tem nada mais interessante na estante.
Keilizie.Santaroza 30/09/2023minha estante
Nossa amiga pela descrição da sua resenha (maravilhosa por sinal) parece ser mais um daqueles livros que parecem fanfics e só por ter grande visualização ou comentários sobre lançam como livro e aí o fracasso vem. Mais um entre tantos.

asisoynara 08/10/2023minha estante
Amiga, esse livro foi uma decepção pra mim (e eu tinha altas expectativas)... nem vou recomendar, mas se quiser ler pra tirar suas conclusões... e que alegria saber que gosta das minhas resenhas! ?

Su 05/11/2013

É imprevisível o poder com que certas coisas podem nos atingir...
Senti-me como se tivesse ganhado um presente extraordinário, simplesmente por ter tido a oportunidade de fazer parte da “vida” de Claudio e Laura...
“Estou aqui”, e com essas simples palavras um turbilhão de sensações se agitaram dentro de mim!
Livro maravilhoso, simples, direto, encantador, que me levou ao êxtase, sem duvida nenhuma, um presente inestimável pra mim...
“É curioso. Ao mesmo tempo que ele nos deixa sem fôlego, temos a impressão de nunca termos respirado tão bem. Queima feito brasa e tudo que pedimos é que continue a queimar. Temos a impressão de que antes apenas fingíamos viver. Somos injustos até mesmo conosco.”
Pra mim, um livro MARAVILHOSO!
Renata CCS 05/11/2013minha estante
Que resenha apaixonada!

Su 05/11/2013minha estante
E foi assim que me senti por esse livro, rsrs Apaixonada!

Adriana 18/02/2014minha estante
Eu amei...só achei que faltou um epílogo eu amei a redenção dele...achei o amor lindo...queria mais um pouco dos dois juntos...

Su 25/03/2014minha estante
Adriana eu também amei muito esse livro! Até hoje, passado um tempo, quando me lembro, sinto as mesmas sensações deliciosas... Também senti falta de mais sobre os dois juntos, mas sem dúvida alguma, o que tive deles foi suficiente para me marcar profundamente... livro para mim, ÚNICO!!

Apaixonadas por 22/01/2014

Laura sempre foi colocada à sombra de sua linda irmã,todos comparavam as duas,ela era a inteligente mas sem graça e sua irmã a linda e exuberante que se tornaria uma estonteante mulher.Enquanto Aghathe ia a bailes e festas,Laura ficava em casa com seus livros e se sentia bem assim.

Agora já adulta,leva uma vida tranquila,trabalha como assessora de imprensa de músicos,ela recebe um presente logo após seu aniversário,irá acompanhar e será guia de um canto lindo e muito famoso,ela é escolhida e não pode declinar da oferta.

Laura vai viajar com Claudio Roman,um cantor que encanta plateias por onde passa,mas depois de passar por um acidente ficou com uma personalidade bem difícil de se conviver,ele conquista sua audiência e também várias mulheres caem em seus encantos,mas ele se encanta com Laura,pois ela é diferente.

Eles se desentendem logo no início da viagem,mas Laura é persistente e consegue meio que dobrar a fera,e durante o processo se apaixona por ele,mas mantém isso em segredo,e transforma todo esse amor em dedicação ao cantor,ela quer resgatá-lo de sua escuridão particular e acabar com seu sofrimento,Laura se mostra forte e e determinada,ela luta pelo homem que ama,mesmo quando ele já desistiu de lutar e não espera nada em troca,ela transpõe todos os obstáculos colocados a sua frente,principalmente pelo rancoroso Claudio,ela enfrenta inclusive a descrença de todos,os medos do cantos,sua mãe depressiva e pessimista,o agente,que acaba virando seu amigo e mesmo assim ela vai em frente com a força de um leão e a ternura de uma borboleta,e com esse equilíbrio ela consegue o que quer.

Mas quando Claudio consegue tudo o que queria,Laura perde tudo ao mesmo tempo e foge dele,por receio de como ele lidaria com ela agora,que sua realidade é tão diferente.Claudio consegue o que quer,mas falta alguma coisa,e ele demora a perceber o que falta e quando percebe vai em busca do que irá preencher esse vazio,mas não vai ser nada fácil.

Romance francês que transborda poesia,o amor escorre pelas páginas e mesmo que o protagonista seja detestável em várias ocasiões não se envolver é impossível e Claudio se redime de todos os seus pecados quando de se dá conta do que sente e precisa percorrer o mesmo caminho que Laura tão bravamente transpôs.

Laura e Claudio não são personagens cativantes a princípio,mas são carregados de emoções conflitantes e são muito humanos e falhos,que mesmo quando queremos detesta-los,acabamos nos afeiçoando a eles,mesmo quando eles tomam péssimas decisões,quando eles põem tudo a perder,nos vemos torcendo por eles e ficamos na expectativa por um final feliz.

Muito foi falado na forma poética da autora escrever,no início do livro tive uma dificuldade imensa em me identificar com os personagens,achei,inclusive,a trama chata,pois Claudio não colabora nenhum pouquinho para que o leitor se identifique com ele ,ele é muitas vezes irascível,genioso,autoritário e nada charmoso,mas a autora sabe como dar uma reviravolta na história e o chato personagem passa quase a um tentador príncipe encantado.

Laura vai de encontro a personalidade de Claudio,otimista,apaixonada e batalhadora,ela faz de tudo pelo homem que ama.

Pela resenha vocês devem ter notado os sentimentos conflitantes que senti durante a leitura deste livro,a autora é magistral em aprofundar cada vez mais o envolvimento do leitor com a trama e o leva do amor ao ódio em uma única página.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/pela-luz-dos-olhos-seus-de-janine-boissard-resenha-2/
Adriana 20/02/2014minha estante
Eu amei esse livro achei de uma sensibilidade incrível...uma estória de amor maravilhosa...Quando ela vai embora e ele grita por ela Laura...Laura...achei muito emocionante...só achei que faltou um epílogo...queria mais deles...quando acabou eu tive que voltar e ler o final novamente e novamente...não dava pra acreditar queria mais deles juntos...

Literatura 30/10/2013

Um toque, um sentimento, uma promessa
Grandes histórias de amor, na minha opinião, são as mais difíceis de serem criadas. Se o autor mantém a distância, se torna fria, obsoleta. Se põe excesso de sentimentalismos, cai na pieguice. Este sentimento tão forte, quando compartilhado entre duas pessoas, tem olhares, gestos de doação e generosidade, o calor do desejo e a vontade de estar junto... Corpo com corpo, alma com alma...
Costumo fugir de romances. Porquê não sou romântico? Exatamente o contrário. Sou carnal, sim, mas sou um eterno sentimental. Procuro nos livros o amor idealizado, aquele que muitas vezes admiramos ao longe, mas palpável, real, intenso na sua humanidade. E na minha opinião, este é o quesito mais difícil de ser encontrado entre os novos romances da literatura... Onde está aquela força que impulsiona o casal principal que figurava nos clássicos. Aquele que, em meias palavras, gestos e insinuações, mostravam toda a força do sentimento.

Mas eis que a Editora Arqueiro nos presenteia com Pela luz dos olhos seus da francesa Janine Boissard (216 páginas). Melhor ainda, me apresenta a Laura e Cláudio, casais tão diferentes, mas nem por isso menos complementares. Laura Vincent, a pequena, o passarinho, a filha menos bonita, a preferida do pai, um padeiro da Normandia. Não querendo viver à sombra dos outros, vai embora para Paris e se torna assessora em uma agência que cuida somente de grandes músicos e musicistas. Seu jeito competente - e sua beleza, digamos, simples - a leva a ser assessora do grande tenor, Claudio Roman. Uma estrela, um devorador de mulheres, um leão ferido, uma alma amargurada. Há dois anos, durante um assalto, Claudio perdera a visão e, com ela, a chance de atuar em La Traviata, a ópera de sua vida. Fazendo a sua fama através de vários shows - e várias amantes - o tenor é considerado arrogante, pretensioso, feroz. Mas com seu jeito simples e profissional, Laura consegue penetrar no escudo que o grande homem montara em torno de si, descobrindo nele e dentro de si mesma sentimentos que nunca imaginara capaz.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/10/resenha-pela-luz-dos-olhos-seus-um.html

Mi 02/11/2013

Encantador!!!!
Acabei de terminar e estou apaixonada por esse livro, entrou pra minha lista de preferidos.

É uma história encantadora, daquelas que te faz suspirar, livro curtinho, simples e maravilhoso.

Elaine 14/03/2014

ENCANTADOR
não será uma resenha, mas sim, um breve comentário.

Ignorando todos o maus comentários sobre esse livro, resolvi dar um credito a sinopse, que me chamou mt a atenção. E que bom que fiz isso, pois simplesmente AMEI o livro. claro que tb concordo q um epilogo seria bem vindo, mas mesmo assim, me arrebatou. amei de paixão. recomendo!

adoro historias onde o que se diz improvável se concretiza!
Caroline Gurgel 21/03/2014minha estante
Tem alguns maus comentários que é melhor ignorar mesmo. Tem gente que está tão habituado a livros hot que quando pegam um romance singelo não sabem apreciar, querem o fogo, o sexo... Não era a intenção aqui!

Ainda bem que, como você, dei uma chance ao livro e me apaixonei! :)
Bjs

Eliani 05/11/2013

Nem sei fazer resenhas.

O livro me pegou!!! rsrsrsr Não consegui desgrudar.
É uma lufada de ar fresco encontrar um livro em que
a mulher não é linda, onde não há cenas de sexo explícito e o
mocinho é meio cafajeste (fala das mulheres com quem
dormiu).
Eu teria dado 5 estrelas se houvesse mais diálogos. É
uma das partes que eu mais aprecio nas estórias.
______________________________________Muito bom!!

♥♥♥___"Pão, música e amor"___♥♥♥

Nina Rosa 18/11/2019

Muito Romântico é o que define esse livro. Apesar disso ao decorrer da história de Laura e Cláudio, vemos que pouco se compara aos outros romances desse gênero. O livro é singular no que tange ter uma protagonista pouco "padrão" e um homem cego, mulherengo e pouco amável, também aborda em seu interior questões que nos fazem parar para refletir, como é o caso do convivo entre Laura e sua irmã Agathe.
Ambos se conhecem por conta de seus trabalhos, ela sendo assessora de imprensa e ele tenor, quando esta é contratada para ocupar o lugar de Corinne Massé, a qual foi dispensada pelo próprio músico. A música clássica será um assunto essencial na história, o que pode ser entediante ( como foi a mim) para os que não se interessam muito pelo tema. O romance é clichê, algumas vezes a narração confundi ao misturar primeira e terceira pessoa ao mesmo tempo, a tradução um pouco infiel à gramática e um final breve e nada satisfatório. Mas o que seria de um bom livro se ele não possuísse falhas? Recomendo a história, não é a MELHOR que você lerá, porém não irá se arrepender pelo tempo gasto, é ótimo para sair daquele padrão norte americano e conhecer um pedacinho da cultura francesa.
Por fim, quanto ao relacionamento de Laura e Cláudio, não veremos um amor correspondido imediatamente, porém sim a construção desse ao longo do enredo, o que me prendeu muito, pois foi bem desenvolvido e dramatizado. Ademais, a sinopse é bem clara quanto a história, o que é bom já que deixa o leitor ciente do que irá encontrar no livro.

Fernanda 25/05/2014

morta com farofa hehehe DETESTEI
poxa!
Sabe quando vc compra um livro pela capa e a sinopse.
Pois é, foi esse o caso envolto desse livro.
O que é triste,por que foi uma decepção. tinha tudo pra ser lindão,mas a historia me pareceu forçada,desfocada e muito mal elaborada
Esperava mais

30/10/2013

Uma história de amor pura e singela
Uma história de amor pura e singela. "Pela luz dos olhos seus" conta a história de Laura Vincent uma mulher de 26 anos que desde criança sofreu com as comparações que eram feitas entre ela e a irmã mais velha considerada por todos, mais bonita, mais alta, e com uma vida perfeita. Então para fugir dessa comparação, Laura decide se mudar para Paris, e lá trabalha como acessora de imprensa de músicos, e todos gostam muito dela por sua competencia trabalho.
Logo após comemar seu aniversário de 26 anos, Laura recebe a proposta de trabalhar como guia de um dos maiores tenores do mundo. Claudio é rico, famoso, bem-sucedido, conhecido no mundo inteiro pela sua voz única, que emociona qualquer um em seus shows. Porém, Claudio também é conhecido por sua grosseria e insensibilidade, fazendo sempre com o que prevaleça a sua vontade.
Claudio é uma alma artomentada, sua dor e sofrimento faz com que nos apaixonemos logo por ele (pelo menos foi isso que aconteceu comigo, rs), uma criatura incompreendida.
E mesmo sabendo dos riscos, Laura acaba se apaixonando por Claudio, e embora esse sentimento seja forte, ela nunca deixa ele transparecer, e aos poucos vai conhecendo o homem por tras do grande tenor.

"(…) O silêncio se instalara, o recital começou.
Eu não ousara confessar a David May que não conhecia a voz do grande tenor. Descobrindo-a naquela noite, ao mesmo tempo escura e colorida, sombra e luz, disse a mim mesma que não havia instrumento mais perfeito, mais emocionante que duas cordas vocais em contato direto com a alma.
Ele cantou a serenidade.
Cantou a ferida.
Enxerguei com clareza dentro de mim.
Essa brusca mudança em minha vida, essa impressão de me perder, essa vertigem… E também, em seu quarto, aquela fraqueza enquanto ele explorava meu rosto… Sua voz, ora terna e ardente, ora dolorida e revoltada, me fez compreender tudo aquilo.
Eu ia amar aquele homem. Já o amava.”

A história em contada em tres partes, a primeira narrada por Laura a segunda por Claudio e a terceira por ambos. O livro é pequeno e de leitura rápida que flui facilmente. Escrito de forma bem delicada, Janine consegue nos prender do inicio ao fim de sua história (eu acabei o livro em dois dias) é como eu disse no começo, uma história de amor pura e singela.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2013/10/pela-luz-dos-olhos-seus-janine-boissard.html

Amigas dos Livros 14/01/2016

Pela luz dos olhos seus, pelo toque, pelo som...
Por Lia

História fofa e poética!
Amei como a autora disse tanto do amor através das metáforas! Mas mesmo assim senti falta de mais diálogos, achei que ela poderia ter explorado mais as cenas, pois ficava sempre com gostinho de quero mais... Mais dos dois s2
A sensação final é que a história é muito linda, mas podia ter sido muito mais... Quem sabe um segundo livro *-* Fiquei encantada como a autora entrelaçou La Traviata à história! Assisti vários trechos no youtube enquanto lia s2 super recomendo pra quem não conhece! Já quero assistir todinha s2
Sra. Janine quero maaaaissss viu! Obrigada, de nada! Bjs de luz!

site: instagram: @amigas.dos.livros

MARCIA 10/07/2014

MUITO FRACO ...
Romance água com açucar, livro totalmente dispensável ... não acrescentou nada ...

Liachristo 24/11/2013

RESENHA - Pela Luz dos Olhos Seus - Editora Arqueiro
Como iniciar uma resenha de um livro, que me cativou? Um livro que me fez passar horas, suspirando, e tentando voltar a realidade?
Eu realmente não sei. O que posso tentar fazer, é dar a vocês, uma ideia do que nos conta a história e o que mais ou menos eu senti durante a sua prazerosa leitura.

Janine Boissard, como comentei no início deste post, me era totalmente desconhecida.
Pela primeira vez em muito tempo, um livro não me ganhou pela capa, e sim por sua sinopse.
Assim que li a sinopse, comecei a procurar pela internet coisas sobre ele, mas foram poucas informações encontradas. Sendo assim, não me restava outra coisa a fazer, do que pedir o livro para a resenha e me aventurar.

Laura Vincent, como já foi lido na sinopse do livro, é uma jovem que vive numa pequena cidade praiana e que tem como sua maior característica, ser uma pessoa sincera, verdadeira e que enxerga o mundo com um olhar todo seu.

Ela cresce a sombra de sua irmã mais nova, considerada por todos, como a mais bela da cidade, e pela qual todos os jovens rapazes suspiravam. Não foi muito fácil para Laura, como não seria para mulher nenhuma, reconhecer que não é bela. Que não passa de uma morena comum, e que dificilmente será aquela a enlouquecer os homens por onde passa.
Mas, não pensem que isto fez dela, uma pessoa amarga ou que tivesse criado nenhuma antipatia, nenhum problema em relação a sua irmã.
As duas se davam bem, e a convivência familiar de Laura era tranquila e amorosa.

Ao chegar a idade adulta, Laura resolve se aventurar e vai fazer faculdade fora, e em seguida parte para uma cidade grande, em busca de emprego e de criar sua própria identidade. Raramente voltava a sua casa, mas nunca deixava de se comunicar com seus pais, e nutria por eles um grande amor.

Ela trabalha como assessora de estrelas iniciantes, e fica muito surpresa, quando é escalada para assessorar Cláudio Roman, um tenor em suas próximas viagens. Apesar de não conhecê-lo e nem mesmo saber nada sobre ele, ela vê nesta oportunidade, uma forma de se destacar em sua carreira e ganhar uma boa grana.

Mas, eis que surge aquele menino, o destino, que faz com que a partir daí, tudo em sua vida comece a ser diferente. Que novos caminhos comecem a ser trilhados por ela. E que no decorrer de sua caminhada, muitas surpresas, alegrias e tristezas, se façam presente em seu cotidiano.

Se ela fosse bonita... E se ele não fosse cego... Teríamos mais um romance, iguais aqueles, que estamos tão acostumadas a ler.

Mas, Laura não é bonita e Claudio é cego.
Ele é a estrela, ela é o seu "guia". E contra toda a esperança, a "pequena" Laura vai cair de amor pelo grande tenor.
Ele é a voz para ela, ela é os olhos dele.
Nenhum homem vai olhar duas vezes para ela na rua, ele tem as mais belas mulheres aos seus pés.
O coração de Claudio está fechado, mas Laura sabe como abrir o seu próprio.

Porque a voz de Cláudio, canta entre o desespero e o cinismo, a beleza de um mundo que já não vê.
Porque Laura é sua âncora, porque ela ama o único e verdadeiro amor: aquele que não espera nada em troca.

Uma noite Cláudio fala ao ar, e ele promete a lua para ela, mas é ela quem vai ganhar para ele, pois é Laura que vai ajudá-lo a recuperar sua visão.

Claro e certo como o dia sucede a noite, Laura sabe que na hora em que ele puder olhar para ela, ela irá perdê-lo permanentemente.
Laura fez uma promessa: Se ele voltar a enxergar, ela irá embora.

Então, depois de ter acompanhado Claudio até o fim do desafio que lhe permitirá realizar o sonho de sua vida, ela desaparece ... Mas, será que Cláudio irá aceitar isto?

Confesso, que ao iniciar o livro, não consegui sentir simpatia por Cláudio, mesmo ele sendo descrito como um homem belo, daqueles que causam comoção por onde passam, além de seu grande talento para o canto, tendo a sua voz como uma das mais belas do mundo.
Mas, conforme ia lendo, fui percebendo que realmente esta não era a intenção da autora. Ela não queria nos fazer cair de amores pelo mocinho, ela queria que nos apaixonássemos pelo amor que eles sentiam um pelo outro. E isto ela conseguiu fazer com maestria.

Ler este livro, foi como dar um tiro no escuro, como se jogar em águas escuras sem saber a sua profundidade...
E ao final da leitura, simplesmente reconhecer que as vezes, o desconhecido e o inesperado, valem muito a pena serem explorados!
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br
Daniele 14/08/2021minha estante
Esse livro é lindo

Liachristo 14/08/2021minha estante
Sim, sou apaixonada nele.