Onde Mora A Coragem

Onde Mora A Coragem Stanley Gordon West

Resenhas - Onde Mora a Coragem

Cida Zientarski 11/04/2024

Onde Mora A Coragem (+15)
- Amizade;
- Cidade no interior;
- Esportes;
- Secundários que roubam a cena;
- Superação;
- Trabalho em equipe;
- Preparem o lencinho!

Uma comovente história que mostra que o verdadeiro heroísmo está em recusar-se a desistir, mesmo quando parece não haver nenhuma chance de vitória! Por que eles seguem em frente, diante da derrota absoluta e certeira?

Essa leitura foi especial para mim, em alguns momentos da minha vida a insegurança esteve sempre presente, não deixando lugar para a coragem. E eu me perguntava, por diversas vezes, onde a coragem morava.⁣

O livro retrata exatamente isso, onde mora a coragem das pessoas de Willow Creek? Os personagens são desafiados com historias marcantes, a continuarem vivendo apesar das dores que a vida causou à cada um deles.⁣

Sam é o professor de Inglês, e treinador de basquete da pequena escola de Willow Creek. Em uma tarde qualquer, enquanto prepara a aula, ele refletiu sobre a pacata cidade onde escolhera viver. Amargurado com as peças que a vida lhe pregou, sempre achou que a sorte nunca foi a sua aliada. Desde o dia em que a esposa faleceu, tudo ao seu redor ficou cada vez mais difícil. Ele lecionava e treinava basquete para esquecer os fantasmas que o seguia.

Diana aparece na vida de Sam para tirá-lo da amargura. E Sam veio para iluminar a alma de Diana. Duas histórias de vida encontrando uma na outra um razão para ser feliz.⁣ Acompanhar a evolução do time de basquete, é como descobrir que sempre há um lado bom, mesmo que tudo pareça difícil. Temos que continuar lutando – desistir jamais!

A história é extraordinária! Lindamente contada, rica na descrição dos personagens, como Rob, Peter, Vó Chapman, Denise, Dean, Hazel, Tom, Curtis, Olaf, entre outros. O autor me encantou! Meu coração ficou apertado por diversas vezes!

Fala sobre determinação, esperança, companheirismo, que te faz acreditar, mesmo que na dificuldade, Deus está sempre conosco! LEIAM!

"Lucas 15:11-32"

"- Alguém que esperavam que eu fosse. De lá para cá, não dou a mínima para o que as pessoas pensam. É uma maravilha. Queria ter conseguido fazer isso há muito tempo. Parecia bom, mas como descobrimos quem somos?"

"A vida só existia ali, no presente. E seria um pecado envenenar esse momento milagroso, deixando penetrarem nele a dor e o arrependimento do passado, ou o medo do futuro."

"Como deve falar com uma pessoa que a greve sabe estar morrendo, mas que pensa que a gente não sabe? Talvez do jeito que se deve falar com todo mundo. Todos estão morrendo."

Geovanna.Marcitell 11/01/2023

"Enquanto ele flutuar eu cozinho"
Esse livro mostra que apesar de uma coisa parecer difícil ou praticamente improvável de acontecer, devemos mesmo assim lutar com toda nossa garra e coragem por aquilo que desejamos seja uma coisa pequena ou grande.
Os meninos do time de basquete de Willow Creek, tinham tudo para desistir de mais uma temporada de jogos, mas o treinador Sam Pickett decidiu tentar a sorte mais uma vez, com força, coragem e desejo de mostrar do que são capazes, o time tão pequeno em número ( somente 6 jogadores) mas tão grande em união conseguiu provar que bastar ter fé no seus sonhos.
Livro maravilhoso e muito emocionante.

Vic 09/01/2021

Um livro muito bem escrito
Eu achei ele perfeito, foi extremamente bem escrito e eu não poderia retirar nota só porque não estava interessada pela história. Foi lindo ver esses meninos lutando até o final, se esgotando e continuando. Perdendo, Perdendo e Perdendo mas sem nunca desistir.

Recomendo

gustavoclr 31/07/2017

O basquete em si é a parte mais fraca do livro
Livro legal, com histórias bacanas de cada um dos personagens, falando sempre em superação, generosidade. Porém, em suas quase 500 paginas, temos 100 ou mais delas que são descrevendo cada jogada, passe, falta cometida nos inumeros jogos que o time de basquete da historia esta jogando, o que deixa o livro chato e repetitivo em muitas partes. Apesar disso você realmente se pega torcendo pelo time e sem saber se conseguirão vencer.

Suzanne.Barros 02/09/2016

Fascinante!
Acabando de finalizar a leitura desse livro fascinante...Preciso confessar que o início foi bem confuso e a leitura foi meio arrastada, entretanto, me recusei a abandonar o livro e fico feliz por isso! Um livro que apresenta uma história linda, leve, com riqueza de detalhes em cenas bem narradas e personagens muito bem construídos, até aqueles com pouca influência na história trazia consigo características únicas e apaixonantes. A leitura se deu de forma leve e fluída, um livro que desde a capa, linda por sinal, transmite toda a riqueza da história, que me arrancou lágrimas, sorrisos e me fez viajar até uma cidadezinha que desde então eu não conhecia, ao tempo em que me deu a sensação de estar presente em cada jogo, torcendo por esse time improvável e me tornando íntima de cada habitante de Willow Creek.

Simone Brito 03/09/2015

Superação
Linda história de superação.
Aprender a não julgar nada nem ninguém pelas aparências é a uma das grandes lições deste romance.

Lua 28/08/2014

Onde Mora a Coragem - Meu Comentário
Willow Creek é uma cidadezinha perdida no mapa norte americano, aonde vivem personagens cheios de histórias, medos. Onde os acontecimentos chegam junto a tufos de poeira rolando lentamente pela única via principal do lugar, um lugar onde a vida segue sem ambições e grandes mudanças, até que uma centelha de vida renasce contaminando a cidade, as pessoas e a esperança de que o pior time do estado possa chegar a competir as finais dos jogos de basquete.
Constituído de um grupo díspar e improvável de garotos, um treinador cheio de traumas e dúvidas, uma assistente com problemas, e ajudantes que não são profissionais, apenas amor pela cidade e esperança de que o time se supere depois de mais de oitenta partidas perdidas consecutivamente.
Durante a história, além da trama principal que se desenrola em volta da cidade e do time, nós conhecemos os dramas e as histórias e vida de vários personagens que acabam se tornando verdadeiros heróis da 'vida real' , nos ensinando algumas lições que devemos aprender e trazer para o nosso dia a dia.
Um personagem que eu gostei bastante, foi a Vó Chapman, avó de Peeter, um dos jogadores dos Broncos (como são chamados os jogadores de Willow Creek). Gosto dessa personagem especialmente por sua força interior, por tantas coisas difíceis que ela passou e ainda continua "cozinhando", um termo que ela usa para dizer que está seguindo em frente apesar das dificuldades.
O time cai, levanta, se frustra e não perde a esperança apesar de tantas barreiras, sejam elas o lugar desprivilegiado, o time díspar e desorganizado, a revolta com vida difícil, seja por parte dos jogadores, moradores ou do casal, Sam Pickett (treinador) e Diana Murphy (professora e assistente.
Onde mora a Coragem é uma lição de confiança, superação e amizade. É um livro para refletir e reconhecermos que as dificuldades podem ser vencidas com a união e que a esperança não deve morrer, que é sempre possível seguir em frente e conquistar aquilo a que se almeja.
Não foi uma leitura particularmente rápida e empolgante para mim, pelo fato de eu não costumar ler livros desse gênero. Aonde Mora a Coragem me pareceu bem mais um roteiro de filme do tipo sessão da tarde (mas não insuportável) do que um livro em si. Em geral a história e a leitura agradou mas não foi algo excepcional, exceto a parte da lição que você retira se você reflete sobre tudo o que é dito pelo Stanley.
A capa é bem simples porém bonita, fiquei encantada com as cor desse céu! Achei que a imagem combinou bem com a história e o livro em si é bom. A diagramação impecável, não me recordo de erros ortográficos (ponto!). Enfim, se quer um livro leve e de certa forma com uma carga de emoção leia Aonde Mora a Coragem.

site: http://luahmelo.blogspot.com.br/2014/08/eu-li-39-onde-mora-coragem-stanley.html
Sarah Kary 09/01/2023minha estante
Hahaha, compartilho da mesma opinião sobre a capa, é lindo céu com essas cores que dão um tom perfeito para a narrativa.

Lua 28/01/2023minha estante
Não é? Eu que sou apaixonada pelo céu!??

cotonho72 29/04/2014

Excelente!!
Nessa emocionante história vamos conhecer a remota cidadezinha de Willow Creek em Montana, onde cada cidadão parece guardar no passado um segredo ou uma tristeza que ninguém conhece. Sam Pickett é um deles e busca refúgio e sentido para a própria vida naquela pequena cidade. Sam começa a dar aulas de inglês e a treinar um time de basquete, mas já se passam cinco anos que a equipe não vence uma só partida, um histórico bem desfavorável com um saldo de 93 derrotas.
Mas quando Sam estava prestes a desistir eis que surgem duas surpresas, primeiro a chegada do neto de Elizabeth Chapman, Peter Strong, um garoto com um excelente talento no basquete e que veio passar uns dias com a sua avó porque seus pais estavam se divorciando e Olaf Gustafson, um garoto de 2 metros e 11 centímetros que veio da Noruega para fazer um intercâmbio, mas que não sabe jogar, esses garotos fazem ressurgir a confiança de Sam.
Sem o conhecimento de todos, ele começa a ensinar Olaf depois das aulas, algumas jogadas básicas para que ele possa integrar o time, assim logo forma um time com somente seis jogadores dispostos a mudar esse retrospecto negativo. Diana, a professora de Ciências, Vó Chapman e Hazel Brown, a cozinheira da escola, comparecem aos treinos para entusiasmar e dar motivação aos alunos, mas logo vão participar ativamente dos treinos ajudando na marcação. Sam Pickett mal sabe que Diana veio também para afastar os antigos fantasmas que lhe perseguem, iluminando a sua alma e ajudando-o a se reerguer.
A expectativa da cidade é grande e esses garotos podem resgatar a fé e levar esperança no coração dos habitantes dessa pequena cidade e assim alimentam sonhos que um dia foram deixados para trás.
Esse livro é um daqueles que ficamos remoendo por vários dias, a cada página que lemos vamos nos envolvendo cada vez mais na história e em certos momentos acabamos nos tornando cidadãos de Willow Creek e membros dessa brava equipe de basquete. Durante a leitura vários personagens vão surgindo e assim a história vai ficando mais rica e envolvente, logo os segredos há muito tempo guardados começam a ser revelados e logo não queremos para de ler, tem uma citação no livro que é a seguinte “enquanto ele flutuar, eu cozinho” que tem uma história fantástica por trás e que depois irei fazer um post sobre ela e mais duas que são mencionadas no livro.
O autor Stanley Gordon West, consegue nos envolver de uma maneira única nesse romance, mostrando que a fé, perseverança, coragem, determinação, união, amor e amizade podem fazer as pessoas se reerguerem das cinzas, uma história tão incrível como a do autor que vendeu de mão em mão 40 mil exemplares antes de ser descoberto por uma editora, um livro surpreendente a qual todos devem ler.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

fernandaugusta 04/02/2014

Um dos preferidos da vida
Este é um dos meus livros favoritos. É uma leitura que parece ser bem despretensiosa, mas se revela cheia de personagens ótimos e uma história emocionante e cativante.

Vamos conhecer a cidadezinha de Willow Creek, Montana. Digamos que seja um daqueles locais esquecidos, retirados, cheios de beleza, e também de fantasmas. A única escola tem 18 alunos de Ensino Médio. E o time de basquete está a 5 anos sem vencer. 93 derrotas.

Sam Pickett é o professor de inglês e treinou o Willow Creek nestes anos de derrotas. Sam foi parar em Willow Creek após perder a esposa em um atentado com um atirador em uma lanchonete, e nunca se recuperou da perda. O basquete é a maneira de ocupar sua cabeça no longo e escuro inverno de Montana, mas ele também se cansou de perder tudo.

Só que quando ele desiste de treinar o time, o destino dá uma virada. Um aluno novo, Peter Strong, vem passar um tempo na casa da avó (a maravilhosa Vó Chapman) após o divórcio dos pais. E um aluno de intercâmbio da Noruega, Olaf Gustafson, chega para passar um ano na fazenda dos Painters. Olaf tem 2,11m de altura.

Ajudado pela professora de Biologia, Diana, Sam começa a ver desabrochar uma esperança, pois ele tem dois bons jogadores do time derrotado à mão, Tom e Rob. Só que Olaf não sabe jogar... e o time praticamente não teria reservas. Seria a esperança o suficiente para conseguir pelo menos uma vitória?

O objetivo inicial é vencer uma partida. Mas a garra, a determinação, a vontade dos garotos de Willow Creek vai muito além. Afinal de contas, poderia um time tão improvável realizar o impossível?

Esta leitura nos leva para dentro da comunidade, como se fôssemos habitantes de Willow Creek, vizinhos de Vó Chapman, tomadores de café do Blue Willow. Nos familiariza com as histórias de cada um dos personagens, porque eles tem nuances muito profundos, atrás da casca de gente do interior. E os meninos, o time, são muito carismáticos, eles são a cola da narrativa, as histórias deles transcendem o comum, impulsionam os adultos, levam o orgulho de volta para Willow Creek e transformam tudo ao redor.

Aquela cidade que antes era esquecida e motivo de chacota vai recuperando o brilho. Sam vai perdendo o medo e juntos, ele e Diana vão se curando na onda de milagre do lugar. Tudo vem à luz, até as personalidades e lendas locais são explicados. Particularmente gosto muito da escrita do autor neste ponto, pois à medida que as peças de Willow Creek vão se encaixando, todos tem ou tiveram um papel a cumprir para aquele momento.

Não tem como não pegar amor nos personagens. Todos tem um conflito, um pano de fundo muito bem construído, e assim como a comunidade de Willow Creek, a gente se vê torcendo pelo Sam e pela Diana. Mas o mais legal é o crescimento dos meninos do time e a a costura da história do time com a da cidadezinha. É emocionante, uma lição de vida.

Vários momentos emocionantes e muitas tiradas bem divertidas dão o tom desta história. Stanley Gordon West é um autor bem conceituado nos EUA, exímio novelista, mas aqui sua única obra traduzida é "Onde mora a coragem", um livro pouco conhecido, o que é uma pena, pela riqueza que traz.

Katielle 25/10/2013

Emocionante.
Vocês sabem aquele livro que quando lemos o título dá uma sensação boa? Foi assim que me senti com Onde Mora a Coragem, assim que a Arqueiro anunciou o lançamento, fiquei encantada com a simplicidade dessa capa e quando iniciei a leitura fiquei emocionada com tanto sentimento contido nas páginas.

Onde Mora a Coragem nos conta a história de um time de basquete da cidade de Willow Creek. O treinador é Sam Pickett e desde pequeno ele acha que está destinado ao azar. Sam perdeu sua esposa de uma maneira horrível e há alguns anos ele isolou-se de todos e caiu em um sofrimento profundo. Ele da aulas na escola da cidade e também é o treinador do time, porém faz alguns anos que o time não ganha uma partida, para ser mais precisa o time sofreu 93 derrotas consecutivas. Agora uma nova temporada está prestes a começar e as perspectivas não são das melhores. O pequeno time (sim, pequeno, tem apenas seis jogadores) formado por Sam, começa a treinar, mas eles mesmos já estão cansados de perder e é difícil tirar motivação de algum lugar.

O livro é narrado em terceira pessoa e a narração do autor abrange praticamente todos os habitantes da cidade. Isso no início foi um pouco confuso, mas depois fui acostumando com as pessoas e passei a simpatizar muito com todos. A narrativa tem mais foco em Sam e nos garotos do time. Fala alternadamente de cada um deles, dos seus medos e temores. Trata também daquele pingo de esperança que nasce em nossos corações quando estamos prestes a ganhar algo e de um momento para o outro perdemos novamente nos deixando sem esperanças.

Onde Mora a Coragem é um livro muito tocante e emocionante, me senti como se estivesse assistindo um filme, a cada nova página uma surpresa, uma história, um desafio a ser superado e fiquei completamente envolvida em tudo, querendo saber como ia terminar, pois o autor escreve de uma maneira que nos prende, cada personagem é diferente, mas todos se completam, acho que eu nunca tinha lido um livro assim.

Demorei alguns dias para terminar a leitura, não pelo fato do livro ser grande ou chato, pelo contrário, eu queria absorver todas as palavras ali escritas, todo o aprendizado que estava inserido nas páginas.

Esse livro vale muito a pena, gostei demais e espero ter passado um pouco do meu sentimento para vocês, tentarei conseguir um sorteio dele e espero que consiga, pois quero dividir a experiência maravilhosa que tive. Se vocês tiverem a oportunidade, leiam.

site: http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/