O Mago

Resenhas - Mago: As Trevas de Sethanon

1 | 2 | 3 | 4

DeiaMolder 21/09/2017

Guerra
Muita guerra mesmo nesse livro, com muita estratégia, muita bom. A viagem de Pug e Tomas pelo conhecimento tbm foi ótima, dragões, drago né te, ele os, anões, capa e está a é muito mistério, td de ótimo num livro. Recomendo!

Fagner 01/09/2017

O que Achei!!! - As Trevas de Sethanon
...

site: http://livrosetudomaisquegosto.blogspot.com.br/2017/09/as-trevas-de-sethanon-o-que-achei.html

Levi 25/07/2017

As Trevas de Sethanon – Livro 4
Autor: Raymond E. Feist
Tradução de Cristina Correia
Editora Saída de Emergência

A resenha que pensei em escrever, tinha a intenção de falar separadamente sobre cada livro, mas achei que ficaria muito chato, então optei por um texto único, falando sobre o que achei da história, sem mais delongas, vamos lá!

O meu primeiro contato com a Saga do MAGO foi pela capa, admito, ele me prendeu atenção só pela capa desta edição e achei elas muito bem elaboradas e bonitas.
Após isso eu li a sinopse e pronto, o feitiço foi lançado e me lasquei, mais uma obra para ler, e como não bastasse, lá ia eu entrar em mais uma SAGA, preciso aprender a ler livros únicos e parar um pouco de ler sagas e trilogias, mas o que posso fazer se as histórias são boas.

Fui apresentado a PUG, nosso personagem principal, e admito, achei o nome muito engraçado, pois me lembrava pulga, aqueles bichinhos que tem nos nossos animais de estimação.

Um jovem ambicioso, que almejava se tornar escudeiro e ter grandes posses, claro que seu destino da uma reviravolta quando demonstra uma certa aptidão para magia e acaba se tornando aprendiz do mago Kulgan. Calma que nada disso é spoiler, tem na descrição de capa a maioria das coisas que estou trazendo, então fique tranquilo.

O mundo criado por Raymond E. Feist se chama Midkemia, é aquela velha história de cavaleiros, princesas, reinos em guerra, magia e tramas que nos levam a vibrar de expectativas, mas que vai além do nosso imaginado em alguns momentos, explorando também o espaço tempo e outros mundos, se você gosta desse tipo de leitura, fique à vontade para ler.

A história é bem desenvolvida, os personagens são bem construídos e tudo em questão de pouco tempo se torna apaixonante.

A forma de escrita é fácil, não cansa você, a abordagem que foi usada é bem filha da mãe, já explico o motivo.

Sabe quando você está lendo bem tranquilo e acha que está ficando entediado e do nada rola aquele momento de ação que você não consegue acreditar e nem parar de ler? É isso mesmo, todos os quatro livros da saga têm essa pegada, estão bem tranquilos e quando você está quase desistindo ele te puxa novamente, como lançar um anzol e morder a isca, e você lê três capítulos como se fossem apenas um.

Aí você deve se perguntar, mas então os capítulos são curtos? Não meu caro amigo, são grandes, alguns duram até uma hora inteira de leitura, mas valem cada minuto investido.

A Saga do MAGO não me decepcionou em nada, amei cada personagem que me foi apresentado, cada laço que foi se formando ao longo da história, as amizades, os romances, as perdas, cada lugar que foi sendo explorado, foi uma imersão a um mundo cheio de aventuras e mistérios.

Sobre pontos negativos, não consigo pensar em nada, pois são tão pequenos que nem ficam na sua memória.

Sentirei falta de Midkemia e de todo o pessoal, pois cada livro lido, são novos amigos que encontramos, novas inspirações, novos amores, pois ler nos faz viajar, entrar em mundos inteiramente mágicos, pois tudo é criado na nossa imaginação e essa não tem limites.

A minha dica é, se você gosta de jogos de RPG, deve ler, se você gosta de uma boa aventura, deve ler, se você gosta de fantasia, deve ler, se você gosta de ler, pode investir que vai valer a pena.

Assim eu concluo a SAGA do MAGO, que voltaria a ler sem nenhuma dúvida.

Resenha de Douglas Moizés Alves – 24/07/17

site: https://levigarian.blogspot.com.br/

@zurcenila 08/07/2017

Saga do Mago - As Trevas de Sethanon - Raymond E. Feist.
Resenha 4 de 4
#Livro04
#asatrevasdesethanon
Para recapitular gostaria de enfatizar algumas coisas, visto que este trata-se do "último" (Existe outra saga que tem como plano de fundo este ambiente alguns anos depois do acontecido com alguns personagens desta história e seus descendentes.. mas ainda não li!!) livro da saga:
*Esta saga foi escrita no início dos anos 80, mas estas belezuras só chegaram ao Brasil (traduzidas) recentemente (4 ou 5 anos).
*Aqui tem tudo o que você procura em um bom livro de fantasia... Elfos, anões, magos, príncipes, princesas e algumas boas mentiras e sobrevidas impossíveis que ocorram na vida real.. mas sempre possíveis na ficção.
*O grande Mago da história é Pug, o "Aprendiz" do primeiro livro da saga que ao longo da história vai se revelando um dedicado estudioso da arte da magia e possuidor de atributos raros.. Conhecedor dos dois mundos e dos tipos de magias existentes em Kelewan e Midkemia, atravessa o tempo e os mundos com instinto de bondade e aventura.
*Todos os livros são impecáveis, mas o 4º livro acho muito especial com a fotografia incrível de capa.
*Sobre o conteúdo dos livros continuo achando o 2º livro da Saga (Mestre), o melhor da série seguido pelo 4º (As Trevas de Sethanon).
>>>É um enredo complexo apresentado pelo autor, onde vários "heróis" percorrem caminhos paralelos com um mesmo propósito: Vencer a grande guerra entre mundos.. Mas, o livro começa num momento de aparente paz.. até que Jimmy (nesse momento já me conquistou tanto quanto Pug, ou até mais...), aquele serzinho astuto como só ele pode ser, percebe que há algo estranho no ar e resolve iniciar uma investigação para saber que mal está por vir.
Isto porque, como anunciado no livro anterior, Arutha está ameaçado e corre risco de morte.
Pug e Tomás dividem os holofotes neste livro e são de suma importância para o triunfo final. Mais do que isso, a trajetória do Mago Milamber nos deixa à par de todos os motivos que inspiram as ameaças e todo o mistério que envolve o tão temido Murmandamus.
A história de Tomas também fica mais clara, mas talvez um pouco apelativa ao meu ver, com tudo o que implica sua relação com os ancestrais Senhores dos Dragões.
A história de amor de Martin foi um tempero a mais que adorei.
Achei o final um pouco "estranho".. confesso que o desfecho me decepcionou um pouco pois com tantas opções de personagens incríveis no que diz respeito a magia e guerras poderiam ter sido melhor explorados para algo mais épico.. Mas todos os pontos positivos de uma história multifacetada, bem escrita, instigante e fluida nos faz caminhar com facilidade por estas páginas.. Fascinante, faz-se obrigatório para os leitores que gostam deste estilo e apaixonam aqueles que antes não gostavam.
Fica sempre nosso apelo para que mais obras deste autor sejam trazidas e traduzidas no Brasil. Recomendo! Boa Leitura!

Thais.Grigorio 02/05/2017

A Conclusão de Uma Saga Épica

E eis que chegamos ao último volume da Saga do Mago. Uma Saga que, foi maravilhosa em todos os sentidos.

E neste volume, é que todas as lutas chegam ao fim.

O que posso dizer que este livro é surpreendente em todos os sentidos e que me fez sentir as mais diversas emoções. Viajamos com Pug e Tomas para multiversos, em uma busca para impedir o triunfo das forças do mal.

Aqui, é onde tudo termina. Aqui, é onde mistérios são revelados. E posso dizer que os desfechos da saga é simplesmente maravilhoso, e que foi muito bom ler sobre as aventuras que se iniciaram em Mago Aprendiz.

O desenvolvimento da trama segue de forma acelerada, onde cada página vem cheia de surpresas e revelações. E o final, é simplesmente fantástico, em que nos despedimos destes personagens tão ricos e cativantes.

As batalhas são únicas, muito bem escritas, e, aqui, entendi mistérios que ficaram nos livros anteriores.Personagens mostram o seu melhor, lutando com todas as forças em nome daquilo em que eles acreditam.

Para os fãs de Fantasia Medieval, esta é uma saga que vale muito a pena ser lida e, que ficará guardada em um cantinho especial no meu coração.

E espero, sinceramente que a Editora Arqueiro traga Os Filhos de Krondor para o Brasil.

site: http://cantinhodeumaescritora.blogspot.com.br/2017/05/resenha-mago-as-trevas-de-sethanon.html

Crislaine 01/09/2016

Resenha | Mago – As Trevas de Sethanon, de Raymond E. Feist
E enfim chegamos ao final da saga do Mago. Foram mais de 1700 páginas acompanhando a trajetória de Pug, Tomas, Arutha e mais uma dezena de tribos, povos, clãs, mundos e seres! Vai ser difícil assimilar que terminou. Que não haverá um novo volume desta recheada história daqui a dois meses para me envolver.

Mais uma vez a obra tem início com o resumo dos três volumes anteriores, contextualizando novamente o leitor no complexo enredo criado por Feist. Acho extremamente válida esta inserção por que, como já citei nas resenhas anteriores, esta saga não é a história de um ou alguns personagens, não é a trama de um ou alguns mundos. É o enredo de uma infinidade de personagens e mundos. Não me canso em dizer: a saga do Mago é uma saga povoada!

O início é bem tranquilo, passa uma falsa impressão de tranquilidade ao leitor. São situações de um reino às vésperas de uma comemoração. Conversas de família, bate-papos soltos e relacionamentos. Quase faz o leitor esquecer que Arutha corre um sério e eminente risco de vida.

Bom, mas é claro que esta calmaria não dura muito e em breve as coisas começam a acontecer, porque um atentado contra Arutha realmente acontece e não se pode deixar por isso mesmo, não é?

Neste volume vivenciamos uma sequência de magia, viagens insólitas, batalhas, trapaças, descobertas, intriga, desencontros e reencontros. Muitas páginas com diálogos que se tornam verdadeiras aulas da história da trama. Muita coisa é esclarecida, muito do passado vem à tona e explica atitudes e embates. Entendemos rixas e desavenças entre mundos, tribos, reis e povos. Ah! E claro, uma pitada de romance, que não rouba a cena mas permeia as páginas vez ou outra, tal qual como aconteceu nos volumes anteriores.

Não é possível falar de personagens, pelo menos não de todos, mas não é possível também não falar de Guy du Bar Tyra. Personagem já conhecido por nome, mas sem que saibamos muito bem quem é e porquê é citado com tanta reverência e temor. Quer falar de guerra? Então fale de Guy du Bar Tyra.

Já Pug é um caso à parte. Em Mago 4 quase não se vê traços do Pug que conhecemos em Mago 1. É uma transformação incrível, mas ao mesmo tempo sólida e coerente. Feist soube fazer o menino virar um Grande, mas sem mudar sua essência. É de tirar o chapéu!

Quem acompanhou minhas resenhas anteriores, sabe que, para mim, a série foi num crescente de agilidade e fluidez. Começou meio que parado, e foi aumentando o ritmo e a frequência de acontecimentos. Posso dizer que este é o mais ágil de todos, mesmo contendo muitas explicações para fechar todas as lacunas e trazer coerência para diversas situações. As batalhas são intensas, longas, com dezenas de páginas e não dá para fazer pausa. O livro praticamente se lê para o leitor.

Como já era de se esperar, não há o que dizer sobre a edição. A Saída de Emergência não deixa a desejar, nem demonstra fazer às pressas. Sabe a impressão que dá? De que cada editor abre e olha detalhe por detalhe de cada livro publicado antes de lança-lo à venda. Uma reverência à SdeE.

Enfim, gostei do final de toda esta colossal aventura que foi conhecer Pug e “companhia limitada” (ilimitada!). É uma aventura épica digna de louvor e especial. Diria que única. Todos que se interessam por literatura fantástica tem um encontro obrigatório com esta saga. Se você não conhecer Mago, certamente sua aventura fantástica não será completa!

site: http://papirodigital.com/literatura/livros/resenha-mago-trevas-de-sethanon-de-raymond-e-feist/

Luke 15/08/2016

O título da série é bem enganador, pois como se cria uma série de livros com o nome Mago e deixa o mago como personagem secundário e muitas vezes terciário?
Fazer uma série com esee nome e focar 2 livros da série quase que exclusivamente no príncipe é o mesmo que escrever Harry Potter e focar a história no Arthur Weasley.
VicBanger 14/09/2020minha estante
?Faz um melhor?... Que comentário maduro...

Caio 09/12/2020minha estante
O nome original em inglês é "The Riftwar Saga" , traduziram como mago pra atrair o interesse do publico.

Felipe 18/10/2022minha estante
O nome original ficaria "A saga da guerra do Portal".

Erro de tradução, a saga é bem escrita principalmente no terceiro e quarto livro.

Thaisa Werner 27/01/2016

Mago 4
O quarto e último livro da saga Mago (Mago - As trevas de Sethanon) foi publicado em Outubro de 2014 pela editora Saída de Emergência. A ilustração é linda, esse dragão é maravilhoso e mostra a infinita amizade entre Thomas e Pug, a capa contém verniz em alguns locais. As páginas e a diagramação continuam as mesmas dos três livros anteriores: As páginas são amareladas e a fonte e o espaçamento são menores que o comum, mas nada que incomode ou canse a leitura.

O quarto e último livro com certeza é muito empolgante. Não via a hora de terminar de lê-lo, apesar de saber que não ia mais ter de Mago para me deliciar.
No começo do quarto livro, após Pug ficar fora por um tempo para aprender mais ainda com os elfos de outro mundo, ele retorna já tendo ideia do que deve buscar, e para isso ele precisa da ajuda de seu amigo Thomas. Juntos os dois vão em busca da salvação para Midkemia, enquanto o príncipe de Krondor luta desesperadamente pelo mesmo objetivo.

O final é realmente muito bom (apesar de eu não ter gostado tanto quanto achei que gostaria). Personagens antigos voltam e personagens rivais se tornam aliados. É a decisão final de Midkemia e o livro é realmente impressionante.

*** No link abaixo você pode conferir a minha resenha geral para os quatro livros da saga e mais fotos dos livros.

site: https://thaisawerner.wordpress.com/2016/01/27/saga-mago/

Nat 26/01/2016

Todos achavam que não havia mais Falcões Negros. Após um ano de calmaria, o reino está comemorando a apresentação dos dois filhos de Arutha e Anita e o povo está em festa. Até que descobrem que o perigo ainda não passou e que não, os Falcões Negros não sumiram. Arutha parte para luta e um atentado contra sua vida leva a um plano audacioso de perseguição a Murmandamus. Só que ele não consegue mentir para Jimmy, seu escudeiro fiel, e assim partem ambos, Martin, Baru, Laurie, Roald e Locklear para o norte, em direção as terras após as cordilheiras. Enquanto isso, Pug, que havia viajado para o extremo norte do império e aprendeu muito com os eldar, elfos anciões há muito julgados desaparecidos. Junto a Thomas, eles partem em uma viagem perigosa e fora do tempo na tentativa de salvar Midkemia de uma vez por todas.

Finalmente, terminei. Uma série que me interessou somente pela capa e porque as pessoas falavam muito bem e recomendavam. Como eu disse antes, a história não é ruim, só perdeu o encanto por causa de alguns personagens. Agora que li toda a história, acho que o que faltou realmente foi um pequeno glossário para falar um pouco sobre os lugares e personagens, pois eles são, à primeira vista, complexos, somente para facilitar a leitura, porque eu tive a sensação, desde o início, de ser jogada num mundo diferente sem nenhuma introdução, o que me confundiu um pouco. Talvez isso seja somente uma desculpa para o meu desgostar da série, não sei. Não quero ser injusta. Só que a história, mesmo com esse último livro completamente eletrizante, não me prendeu. No entanto, eu recomendo aos fãs de fantasia.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/01/mago-as-trevas-de-sethanon-raymond-e_13.html

Alineprates 26/01/2016

Aqui encerra-se uma das sagas de fantasia mais brilhantes e bem estruturadas que eu já tive o prazer de ler. Quem não leu os anterior pode ficar tranquilo, pois a resenha NÃO CONTÉM SPOILERS DOS ANTERIORES.

O início do livro traz um breve resumo dos principais acontecimentos passados e dessa forma contextualiza o leitor rapidamente no extenso universo criado por Raymond E. Feist. Acho isso algo essencial em uma saga como O Mago, pois aqui o leitor acompanha diversos personagens, não existe apenas um protagonista, mas uma infinidade de ligações e acontecimentos, sendo assim é muito importante que o autor tenha tido o cuidado de retomar as questões mais importantes da história, para que ao começar o livro, que traz o desfecho da saga, o leitor possa estar completamente conectado com os personagens e os acontecimentos.

Mais uma vez Raymond nos presenteia com uma história magnífica, recheada de magia, batalhas, intrigas e descobertas e traz de volta os encantadores, mas complexos, personagens que o leitor já conhece. O amadurecimento deles é claramente perceptível no decorrer da saga, por exemplo, o Pug de Mago 1 é apenas uma mera lembrança de quem ele se tornou, acho tão legal quando o autor conseguir imprimir essa evolução, afinal anos se passaram entre um livro e outro e é preciso que os personagens mudem, isso traz credibilidade a trama.

Quem acompanha minhas resenhas sabe do meu amor pela saga e posso dizer que esse é o livro mais fluido de todos, muitas coisas acontecem, segredos são revelados, passados vem à tona. A história é cheia de ação, o que deixa a trama mais ágil, é possível ler várias páginas em uma única sentada sem se cansar.

Ao chegar na conclusão da história me bateu uma certa melancolia, aquela saudade e tristeza por ter que dizer adeus à personagens tão queridos e aos quais eu acompanhei durante muito tempo.

O final é digno da saga, na minha opinião fechou com chave de ouro uma das histórias mais belas e formidáveis da literatura fantástica. Para quem é fã desse gênero Mago é uma leitura obrigatória. Épico, inesquecível e único!

site: http://alinenerd.blogspot.com.br/2016/01/mago-as-trevas-de-sethanon-raymond-e.html

Vanessa 22/10/2015

RECOMENDO!!!
Super recomendo! Não escrevo resenhas com spoilers, então há pouco que posso escrever sem riscos. Mas, ainda assim: estória incrível, sem pontas soltas, com um final bem pensado e gostinho de quero mais. Já sinto saudades do universo, ainda bem que há outras séries.
PabloRFV 06/01/2016minha estante
Existem outras séries baseadas no mesmo universo? Terminei e fiquei com aquela vontade de não ter acabado só pra não sair de lá hahaha

Patricia 17/10/2015

E chega ao fim a saga de Midkemia e eu até agora não entendi a sinopse desse livro 4. O temido necromante Macros, o Negro? Bem, vou ignorar essa informação bizarra, e vocês deveriam fazer o mesmo. Mormandamus (o verdadeiro necromante) está pronto para lançar seu gigantesco exército contro o reino após 1 ano de espera. E é claro que ele ainda não desistiu de matar Arutha, afinal ele parece levar a sério aquela profecia de Ruína das Trevas. E não só isso, ele precisa matar Arutha para manter o apoio dos líderes moredhel.

Enquanto isso Pug está reunindo conhecimento para poder enfrentar o Inimigo, mas chega um momento que ele precisa consultar a maior fonte de conhecimento que conhece, Macros. Porém Macros está morto, mas isso não poderá ser um empecilho. Pug então parte em busca de Macro, porém para conseguir encontrá-lo ele precisará de ajuda. E quem melhor do que o Tomas para ajudá-lo? Mas para que Tomas possa realmente possa ajudar nessa busca ele precisará finalmente aceitar o seu lado valheru. E nesse jornada eles precisaram desbravar vários universos.

E Arutha, por sua vez, fará tudo que pode para segurar o poder Mormandamus, mas será que ele conseguirá conter tal poder com tão poucos recursos. Será que finalmente Midkemia e outros universos encontrarão o seu fim? E quem é afinal esse terrível Inimigo?

Esse último livro é recheado de ação do início ao fim, seja com Pug e Tomas em sua jornada através dos universos, seja com Arutha e seus amigos batalhando Mormandamus. A guerra final irá enfim acontecer, não há mais como escapar dessa batalha e agora tudo que resta é se preparar para derrotar o maior inimigo que Midkemia já conheceu. Temos muito mais do Pug e do Tomas nesse livro do que no terceiro. Nós finalmente descobrimos o final dessa incrível saga e o destino de seus personagens. Sem dúvida deixará saudade, mas felizmente a Saída de Emergência está lançando os outros títulos do autor (eu espero que todos), então poderemos matar a saudade muito em breve.

Sem dúvidas essa saga é leitura obrigatória para todos os fãs de fantasia.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

João Vitor Gallo 16/09/2015

Por quase um ano a paz reinou no reino desde os acontecimentos do livro anterior, e agora Arutha e Anita apresentam ao povo seus dois filhos gêmeos, Borric e Erland, e apesar do aparente clima de tranquilidade, o Príncipe de Krondor sabe que seus inimigos apenas esperam o momento certo para voltar a atacá-lo. Jimmy está ainda mais atento a essa possibilidade e quando avista um Falcão Noturno idêntico a Arutha logo percebe que os servos de Murmandamus finalmente saíram das sombras para agir contra o “Senhor do Ocidente”, aquele a qual a profecia anunciava como a Ruína das Trevas, e mais uma vez acaba frustrando o plano dos Falcões Noturnos de matar Arutha.

Ao ver que a o período de paz chegara ao fim, o Príncipe de Krondor tenta caçar e acabar com todos os Falcões Noturnos que estavam na cidade, chegando até o ponto de decretar lei marcial, o que acaba gerando um grande descontentamento na população, já que por conta disso passou-se a deter qualquer suspeito, bem como bloquear a entrada e a saída de pessoas da cidade, e com isso também a entrada de mercadorias, causando desabastecimento e aumento de preços, além de um toque de recolher. Essa condição colocava não apenas a população no seu limite, mas também Arutha, pensando sobretudo na segurança da sua família, o que o leva a tomar medidas urgentes para descobrir os Falcões Noturnos e pôr logo um fim em tudo isso. Usando o corpo do seu sósia, Arutha forja a própria morte para enganar Murmandamus e assim poder ir ao seu encalço no norte sem ser incomodado, porém ele não vai sozinho, Martin, Laurie, Baru, Roald, Jimmy e Locklear também participam da missão.

Ao chegarem mais ao norte, o grupo de Arutha acaba sendo capturado e levado a uma misteriosa cidade chamada Armengar, e dentro de suas quase inexpugnáveis muralhas são surpreendidos por dois encontros improváveis. Agora, juntamente com um velho amigo e um inimigo que retorna como aliado, Arutha deve resistir ao cerco dos exércitos de Murmandamus à cidade contando com apenas uns poucos para resistir aos seguidos ataques dos inúmeros goblins, trolls e moredhels que compõem as fileiras inimigas.

Em paralelo a essa história acompanhamos Pug, que após voltar de seu treinamento com os eldar em Elvardein vai atrás de seu amigo de infância Tomas, já que precisa da ajuda dele que herdara os poderes de um valheru, a antiga raça conhecida como os Senhores dos Dragões, para combater o Inimigo. Os dois acabam viajando para outros mundos nas costas do dragão Ryath, indo procurar um oráculo que ficava em outro planeta, o Oráculo de Aal. O oráculo os orienta a procurar por Macros, o negro, o que os leva a atravessar o Mar Interminável rumo aos Salões dos Mortos, localizado no misterioso continente de Novindus. A parte correspondente aos Salões dos Mortos na Necrópole é uma das mais legais do livro, diga-se de passagem, e também expande muito a mitologia dentro do livro, com um pouco mais de informações sobre os deuses desse mundo.

Os dois núcleos vão aos poucos convergindo par a batalha final que acontecerá na cidade de Sethanon, que guarda um segredo que pode decidir o rumo da guerra e o destino de vários mundos.

Alguns personagens conseguem cativar bastante, outros nem tanto, mas há que se mencionar o desenvolvimento que alguns tiveram nesse livro, especialmente por contar mais sobre a origem e motivações de Macros, do Inimigo e de Ashen-Shugar, que, aliás, além de ser fundamental dentro da história, também deu a base para todo o desenvolvimento de Tomas.

Tenho algumas críticas a como as coisas poderiam ter sido melhor aproveitadas, mas também o livro merece vários elogios em diversos pontos, como a construção do universo fantástico da série. Já falei que algumas culturas e povos do nosso mundo são inspirações claras para A Saga do Mago, como são os tsuranis com as culturas orientais de América Central e até mesmo com a inspiração árabe dos keshianos, e neste livro fica muito claro que os escoceses inspiraram os hadatis. Gostei muito como o Raymond E. Feist usou essas referências reais para dar vida aos povos desse universo. Porém a melhor coisa dos livros sem dúvidas é a mitologia e toda a cosmogonia da série. É de encher os olhos as partes que exploram toda essa coisa da criação e dos deuses, e de longe foram essas as partes que mais gostei. Toda a parte “cósmica” é digna de nota, assim como toda a religião criada e como as pessoas enxergam os deuses, e até mesmo os deuses em si.

No início do primeiro livro achei que essa seria mais uma série de livros bem genérica, com arquétipos de personagens e criaturas extremamente comuns dentro do universo fantástico, porém queimei a língua, ela se mostrou bem única e encontrou rapidamente seu próprio tom, com suas peculiaridades que a diferenciam dos demais livros do gênero, o que é sempre bom de se ver.

Ao terminar essa resenha fico com a sensação de que não tenho apenas que falar se recomendo ou não As Trevas de Sethanon, mas também da minha percepção sobre A Saga do Mago como um todo, e digo que podem ler ambos sem medo, esse livro é o melhor dos quatro e a própria série é muito boa, tendo uma evolução clara de livro para livro. Apesar do começo meio infanto-juvenil, o tom logo muda, apesar de ainda manter essa pegada mais leve, inclusive é excelente para ler depois de leituras mais densas e cansativas, já que a escrita é bem fluída. Recomendo.

site: https://focoderesistencia.wordpress.com/2015/09/16/as-trevas-de-sethanon-saga-do-mago-vol-4-raymond-e-feist/

Fábio Bernardazzi 05/09/2015

Quadrilogia sensacional!