As Trevas de Sethanon

As Trevas de Sethanon Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: As Trevas de Sethanon

1 | 2 | 3 | 4

julialalli 27/02/2024

Primeira vez que consegui imaginar uma batalha de forma tão viva. vivi por esses personagens, me recuso a abandonar midkemia. sinto que faltou algo na batalha final, mas talvez seja só minha recusa em largar essa historia.
a cena do oráculo?
vei esse autor ultrapassa todas as barreiras de uma forma mt daora.

Thais.Oliveira 16/02/2024

Muito cansativo
Dentre os quatro livros, acho que esse foi o mais difícil de terminar. Achei a leitura muito cansativa, com parágrafos e diálogos tão longos, que em vários trechos precisei até fazer uma pausa.
Também senti que algumas partes não se conectaram muito bem com a história, às vezes sendo rápidas demais, e sem explicação. Outros dois pontos que também atrapalharam a minha leitura, foram os saltos temporais muito confusos, inclusive entre cenas; e a falta de "consequência", como por exemplo, tal personagem era ruim, fez várias atrocidades, mas quando chega neste livro, tudo tinha uma razão plausível, que fez com que os outros personagens reconsiderassem o caráter dele.

Mocotó 26/10/2023

Ambientação e protagonistas excepcionais, e um final corrido
Aqui temos o livro final de uma quadrilogia de alta fantasia.
Tudo o que se espera de um bom livro de fantasia está inserido em Mago As Trevas de Sethanon, protagonistas fortes e presentes, diferentes raças interessantes, uma ambientação excelente (a melhor dos livros da saga), e vilões difíceis de esquecer, que de fato são uma ameaça aos protagonistas e ao mundo de Midkemia.
A narrativa do Raymond é muito boa, e conforme a saga foi sendo publicada a sua escrita melhorou e nesse livro temos o ápice de qualidade da saga, tudo acontece por um motivo, algumas questões ficam em aberto (mas acredito que seja para instigar pros livros spin offs de A Saga do Império e Os Filhos de Krondor, do mesmo autor e mesmo universo de Mago), porém a maioria é resolucionada e tem impacto na história dos nossos protagonistas Pug, Tomas e Arutha.
A ambientação do livro é excepcional, os protagonistas se dividem em dado momentos do livro com diferentes missões, e mesmo assim Raymond é capaz de manter a fluidez da história intercalando os núcleos, e a descrição dos locais, dos acontecimentos, das batalhas, todas são sensacionais, em destaque para a Batalha de Armengar e toda a missão de Pug e Tomas pelo universo do livro.
As resoluções finais do livro são o grande ponto fraco, por acontecerem muito rapidamente, e apesar de darem um possível destino aos personagens, parece para o leitor que não é o suficiente, que precisamos de mais. Além de alguns aspectos da história serem clichês clássicos da fantasia hoje em dia, porém pode ser que no ano em que a obra foi publicada, não fossem tão presentes nas outras obras de fantasia. Outro aspecto que me incomodou foi a falta de personagens femininas ativas no livro, temos Brianna que aparece pouco e como par romântico de um importante personagem, e é a personagem feminina melhor desenvolvida durante o livro.
No mais, o livro mantém um ritmo frenético de acontecimentos até a batalha final, os personagens são bem desenvolvidos e é a melhor narrativa da saga. Por todos esses motivos dei 4,5 para este livro, e para a saga daria também 4,5.

Gustavo Rodrigues 09/10/2023

Bom encerramento. Na mesma pegada do anterior, introduz mais fantasia na história, sem deixar de lado outros elementos importantes.

O desenvolvimento de todos os arcos são bem feitos, e você vai percebendo que tudo converge pra um mesmo ponto. Porém, o mesmo problema dos outros livros repete-se aqui: o autor passa muito tempo pra intercalar entre um arco e outro. Prefiro quando há essa intercalação, porque mantém a proximidade com todos os personagens.

Achei o final meio corrido. Na verdade acho que esse é um grande problema em sagas de fantasia. O desenvolvimento da história é detalhado e minucioso, mas o fechamento é meio apressado. Eu não me importo se o encerramento tiver 300 páginas, se for necessário. Fico mais chateado quando tentam concatenar todo o desfecho em 40/50 páginas?

Algumas cenas ficaram meio bagunçadas, ao meu ver. Fica difícil visualizar certos pontos, talvez por uma sucessão de acontecimentos concomitantes. Mas nada que atrapalhe muito, e isso é muito pessoal. Eu não consegui visualizar, mas nada impede que outra pessoa não consiga.

Tem seus defeitos, mas ainda assim é muito bom. Fecha a saga de forma satisfatória.

Pra saga completa dou 4 estrelas. Boa opção pra quem curte fantasia. ?

Wendy 19/09/2023

Enfim, acabou!
Enfim, chegamos ao final da história. O combate final, entre o bem e o mal. A história em si é bem construída, nos mínimos detalhes, cansa um pouco até tantos detalhes. Temos finalmente a volta da parceria entre Thomas e Pug, que passam o livro quase todo tentando achar Macros, e depois achar reapostas com ele, para apagar o incêndio final. Conhecemos sua história, assim como também conhecemos Guy, que foi de longe o melhor personagem deste livro. Apesar de tão bem escrito, achei cansativo tantos detalhes sobre guerra. Os preparativos foram tão extensos e minuciosos que pareceu que acabou fácil demais. A leitura foi bem arrastada, mas, enfim, acabou!

JP Schneider 21/08/2023

Melhor livro da saga
O melhor livro da tetralogia, encerrou de forma sensacional toda a história, apesar que senti o poder do protagonismo em algumas partes kkkkkk

O autor deu uma ótima continuação a Espinho de Prata, criando um enredo complexo, onde vários personagens trilham caminhos paralelos com propósito de impedir a guerra final e a volta dos Valheros.

Pug e Thomas voltaram a ser protagonistas, tendo um arco somente para elesz juntamente com Macros. Arutha e sua companhia novamente juntos para o norte tentam impedir a guerra.

Guy du Bas-Tyra foi uma adição espetacular, estrategista como nunca se viu, tá explicado pq o rei não gostava dele, mas foi essencial para a vitória.

O finalzinho achei meio corrido, pois o autor quis citar todos os personagens que foram essenciais pra vitória, e como são muitos, ficou corrido a apresentação deles e o fim que tiveram.

Foi muito bom acompanhar toda a trajetória que Pug, Thomas e Arutha tiveram, onde agora de certa forma, são protetores do mundo.

Para este livro ?????
Para a saga ????

Thiago741 20/08/2023

Fim..
Acho q poderia ter melhorado esse final mas é uma saga q amei do começo ao fim. Foi a saga que li, mais depressa, e desde o primeiro livro me apaixonei recomendo

Murilo Martins 11/10/2022

Saga concluída.
Excelente conclusão da saga, mantendo o bom ritmo que lhe prende a leitura, conseguindo juntar os dois mundos. Deixa a desejar no quesito continuação por não desenvolver informações interessantes do final do terceiro livro, mas compensa e muito pros apreciadores de fantasia.

Thais.Rodrigues 19/06/2022

Simplesmente o melhor livro dos quatro. Adorei,o terceiro livro traz uma nova dinâmica para a história o que me deixou animada e o quarto mais para o fim da história volta para a dinâmica do segundo livro. Não sei explicar direito sem contar a história mas é muito bom. Recomendo para quem gosta de fantasia.
Felipe 23/10/2022minha estante
Eu adorei o livro quatro, contudo ainda acho o terceiro livro melhor.

E que homem que é o Arutha! hahaha

Elane.Magre 06/05/2022

Finalizando o último livro, a história é muito boa, mas queria um pouco mas no final com os outros personagens.

Leo 22/02/2022

A insatisfação que eu tive nesse final não cabe em mim.

A aventura de toda a trama foi muito melhor que o final, que basicamente fica meio sem sentido.

Eduardo.Santos 21/10/2021

As Trevas de Sethanon | Sinopse
Ventos malignos sopram sobre Midkemia. As legiões negras se ergueram para esmagar o Reino das Ilhas e escravizá-lo com o terrível poder de sua magia. A batalha final entre a Ordem e o Caos está prestes a começar nas ruínas de uma cidade chamada Sethanon.

Agora Pug, o mestre conhecido por Milamber, terá à sua frente a incrível e perigosa missão de viajar até a aurora do tempo e lidar com um antigo e temível inimigo. O destino de mil mundos dependerá apenas dele.

Enquanto isso, o Príncipe Arutha e seus companheiros reúnem as suas hostes para derrotar de uma vez por todas um misterioso demônio ancestral e o temido necromante Macros libertou mais uma vez sua magia negra.

Neste formidável último volume de A Saga do Mago, o futuro de dois mundos será decidido numa luta colossal sob as muralhas de Sethanon, quando os laços entre Kelewan e Midkemia serão restaurados.

Tatiane.Gatto 29/08/2021

Que história maravilhosaaaaa! Personagens envolventes, muita aventura. Pra quem ama fantasia é um dos livros mais perfeitos que já li.

Aleatorio 03/07/2021

Mago: As Trevas De Sethanon - 4
Me sinto pressionado a avaliar a saga e o livro.

Muitos falaram bem, mas, não curti muito. Toda a trama referente as guerras, que vinham se desenvolvendo nos 4 livros, foi resolvida em 5 páginas... E eu arrastei para terminar esse livro, não foi uma leitura muito prazerosa.

Em uma visão geral a saga eu avalio, como sendo OKAY. Se eu der 3.5? parece pouco, e se eu der 4? é muito.

RESUMO COM SPOILERS

Part1
A) O livro mostra a visão de Martim, Arutha e seus companheiros buscando entender o inimigo, quando descobrem todos partem em busca de ajuda militar.
B) Nesse momento, os Pug e Tomas tentam encontrar onde Macros.

Part2
A) Descobrem que o inimigo é... Arutha fica preso na cidade com Guy (que vira seu amiguinho) ajudando ele batalhar contra o inimigo, que é os goblins, elfos negros e o resto que formar um exército de 30.000 integrantes.
B) Encontram Macros em uma armadilha, e sem poderes.

Part3
A) A cidade de Guy é destruída e Arutha parte com o exército dele, fugindo do exército inimigo para a cidade de Sethanon.
B) Macros passa todo conhecimento para Pug e liberta toda a verdade sobre Tomas. E assim conseguem fugir, com o conhecimento de Macros e os poderes deles.

Part4
A) Chegam na cidade e o exército inimigo ataca.
B) Pug e seus amigos vão ajudar, sabendo que a pedra da vida está escondida lá, e que o líder do exército inimigo quer ela.

Part5
AB) Todos se juntam e defendem a pedra, mas, alguém ainda a toca... Libertando todo o poder dos Velherus, que são mortos em momentos depois por uma fumaça verde, que ninguém descobre e explica o que é.

Todo mundo fica feliz e fim.

gfb_04 20/06/2021

Final bom para um saga excelente
Considero os dois primeiro livros e os dois últimos como duas duologias distintas. Apesar de ter gostado muito mais dos primeiros, que considero excelentes, esse último consegue fechar a série muito bem.

1 | 2 | 3 | 4