As Trevas de Sethanon

As Trevas de Sethanon Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: As Trevas de Sethanon

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo Rodrigues 09/10/2023

Bom encerramento. Na mesma pegada do anterior, introduz mais fantasia na história, sem deixar de lado outros elementos importantes.

O desenvolvimento de todos os arcos são bem feitos, e você vai percebendo que tudo converge pra um mesmo ponto. Porém, o mesmo problema dos outros livros repete-se aqui: o autor passa muito tempo pra intercalar entre um arco e outro. Prefiro quando há essa intercalação, porque mantém a proximidade com todos os personagens.

Achei o final meio corrido. Na verdade acho que esse é um grande problema em sagas de fantasia. O desenvolvimento da história é detalhado e minucioso, mas o fechamento é meio apressado. Eu não me importo se o encerramento tiver 300 páginas, se for necessário. Fico mais chateado quando tentam concatenar todo o desfecho em 40/50 páginas?

Algumas cenas ficaram meio bagunçadas, ao meu ver. Fica difícil visualizar certos pontos, talvez por uma sucessão de acontecimentos concomitantes. Mas nada que atrapalhe muito, e isso é muito pessoal. Eu não consegui visualizar, mas nada impede que outra pessoa não consiga.

Tem seus defeitos, mas ainda assim é muito bom. Fecha a saga de forma satisfatória.

Pra saga completa dou 4 estrelas. Boa opção pra quem curte fantasia. ?

Thais.Rodrigues 19/06/2022

Simplesmente o melhor livro dos quatro. Adorei,o terceiro livro traz uma nova dinâmica para a história o que me deixou animada e o quarto mais para o fim da história volta para a dinâmica do segundo livro. Não sei explicar direito sem contar a história mas é muito bom. Recomendo para quem gosta de fantasia.
Felipe 23/10/2022minha estante
Eu adorei o livro quatro, contudo ainda acho o terceiro livro melhor.

E que homem que é o Arutha! hahaha

Luke 15/08/2016

O título da série é bem enganador, pois como se cria uma série de livros com o nome Mago e deixa o mago como personagem secundário e muitas vezes terciário?
Fazer uma série com esee nome e focar 2 livros da série quase que exclusivamente no príncipe é o mesmo que escrever Harry Potter e focar a história no Arthur Weasley.
VicBanger 14/09/2020minha estante
?Faz um melhor?... Que comentário maduro...

Caio 09/12/2020minha estante
O nome original em inglês é "The Riftwar Saga" , traduziram como mago pra atrair o interesse do publico.

Felipe 18/10/2022minha estante
O nome original ficaria "A saga da guerra do Portal".

Erro de tradução, a saga é bem escrita principalmente no terceiro e quarto livro.

Edméia 12/04/2021

*A luta entre o Bem e o Mal !!! *
Com este livro , volume 4, se encerra a tetralogia "A

Saga do Mago ".

Neste volume acontece o conflito final : o Bem X o Mal , isto é , Murmandamus e o seu exército, sua legião de seguidores (os Exterminadores Negros, Os Irmãos da Senda das Trevas , os Moredhel, os Goblins , os Elfos Negros ... ) e os Magos do Reino de Midkemia e do Império Tsurani !

Aqui tomamos conhecimento da história de Macros, o

Feiticeiro Negro e de Guy du Bas-Tira ! Também ocorrem muitas

cenas de magia , mais do que nos volumes anteriores !

Na minha humilde opinião , esta saga deveria ter como

título principal , "A Saga de Arutha " porque realmente fiquei encantada com a valentia dele ! Concordo plenamente com Lyam quando este afirma que Arutha deveria ser o Rei de Rillanon !!!

Tive dificuldades para visualizar , imaginar , ver mentalmente as cenas de magia ! Confesso que me agradou mais as conversas entre Arutha e Guy ! Realmente, Guy é um general EXCEPCIONAL !!!

Fiquei gamada na dragão - fêmea Ryath ! Ela era uma verdadeira bênção na vida de Pug, Tomas e do Feiticeiro Macros !

Por falar em Macros, o capítulo 16 : Criação , página 1.764 ou posição 30.397 do e-book , fala sobre a história toda de Macros, dos Valheru , de Tomas ... e é um capítulo importante ! Contudo, bem chatinho ! Raymond, poderia ter resumido um pouco esta história deste capítulo ! De 1 a 5 , dou nota 4 para este volume e para a Saga !

Acredito que Raymond poderia (quem sabe ?! ) escrever um volume falando sobre Jimmy e o seu amigo , seu companheiro de batalha, o rapaz Locklear ! Eu me diverti com ambos ! Gostei muito deles !!!

*Observações :

1 - Não consigo fazer resenhas sem dar spoilers, tenho essa dificuldade ! Por isso, minhas resenhas aqui são curtas;

2 - Na verdade, não considero minhas resenhas aqui como resenhas ! Trata-se mesmo , realmente, de UM COMENTÁRIO sobre um livro que eu acabei de ler !!! Só isto.

Guaratinguetá , Abril de 2021.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Eduardo.Santos 21/10/2021

As Trevas de Sethanon | Sinopse
Ventos malignos sopram sobre Midkemia. As legiões negras se ergueram para esmagar o Reino das Ilhas e escravizá-lo com o terrível poder de sua magia. A batalha final entre a Ordem e o Caos está prestes a começar nas ruínas de uma cidade chamada Sethanon.

Agora Pug, o mestre conhecido por Milamber, terá à sua frente a incrível e perigosa missão de viajar até a aurora do tempo e lidar com um antigo e temível inimigo. O destino de mil mundos dependerá apenas dele.

Enquanto isso, o Príncipe Arutha e seus companheiros reúnem as suas hostes para derrotar de uma vez por todas um misterioso demônio ancestral e o temido necromante Macros libertou mais uma vez sua magia negra.

Neste formidável último volume de A Saga do Mago, o futuro de dois mundos será decidido numa luta colossal sob as muralhas de Sethanon, quando os laços entre Kelewan e Midkemia serão restaurados.

Café & Espadas 09/02/2015

Resenha: As Trevas de Sethanon
E chegamos a mais um desfecho. Temos aqui o fim de mais uma saga que foi escrita para ficar na história e no nosso imaginário. Raymond E. Feist soube cativar cada um de seus fãs com as suas descrições de tirar o fôlego e sempre com essa capacidade de nos fazer imaginar cada detalhe de cada uma de suas cenas.

As Trevas de Sethanon traz o fim da tetralogia da saga intitulada de "Mago" e, mais uma vez somos inseridos em mundos fantásticos onde o bem sempre tenta superar o mal, onde lendas movem povos e onde batalhas épicas são travadas a fim de nos deixar ainda mais presos à narrativa.

A história deste quarto livro começa com o Festival de Apresentação, onde o Príncipe Arutha e a Princesa Anita iriam mostrar ao povo de todas as classes que seus herdeiros haviam nascidos imaculados. Os príncipes Borric (homenagem ao falecido pai de Arutha) e Erland (homenagem ao falecido pai de Anita) eram dois bebês saudáveis e bonitos, e eles fizeram a festa da população ao serem apresentados.

Embora precisassem passar por toda essa festividade, pois o Festival de Apresentação era uma tradição para qualquer membro da família real, os nobres da realeza sabiam que o perigo rondava a região. Afinal todos sabiam que Murmandamus queria pôr um fim à vida de Arutha, pois só assim ele poderia reinar sobre aquelas terras.

E então a história começa de fato. Jimmy, fiel escudeiro de Arutha, como sempre, percebe que algo não estava saindo bem. Logo de início vemos uma batalha se formando, afinal, muitas respostas ainda não foram respondidas e o Senhor do Ocidente ainda precisava enfrentar o poder das Trevas.

Krondor é novamente alvo de ataques e o príncipe precisa viajar novamente para confrontar o mau que ronda sua vida e ameaça a todos, tanto no mundo de Midkemia quanto no mundo de Kelewan. O Inimigo busca poder e, cada vez mais, consegue aliados fortes.

Pug volta de Elvardein - o Refúgio dos Elfos, lar dos antigos elfos Eldar - e pede ajuda a Tomas, seu amigo de infância e agora consorte da Rainha de Elvandar. Os dois saem em busca de respostas sobre como derrotar o Inimigo.

Em meio a isso, novas alianças são feitas, antigos personagens reaparecem e surpreendem em suas mudanças. Novos personagens ganham destaque e se tornam indispensáveis para a trama se desenrolar. Arutha reencontra Guy du Bas-Tyra - o antigo Senhor da Guerra - que lhe conta com se tornou inimigo de seu pai, o Duque Borric conDoin. É aqui onde vemos como Guy se tornou um respeitado comandante e que, no final das contas, ele não era verdadeiramente o grande inimigo do reino.

Em As Trevas de Sethanon, Raymond dá destaque às emoções de seus personagens. Antes tínhamos uma visão superficial sobre eles, mas neste livro, ele fez com que o leitor pudesse conhece-los mais a fundo. Tomas mostrou suas dores e fragilidades em Espinho de Prata, assim como o Príncipe Arutha. Já Pug acompanhamos desde o início, e Martin vem se mostrando aos poucos. O que achei interessante nos livros de Feist foi essa separação nas histórias. Cada livro traz um foco em um personagem específico e no final todos se completam.

Guy e Arutha lutam juntos durante a batalha em Armengar e trazem grandes perdas ao Inimigo. Os últimos momentos da trama são surpreendentes e muita coisa é revelada. Mais uma vez Feist termina um livro com maestria, embora este último merecesse um final mais elaborado e menos previsível.

Apesar dos pesares, a "Saga do Mago" deve ser lida e relida. Recomendo a todos os amantes da literatura fantástica.

E para encerrar muito bem esta resenha, uma ótima notícia: a Saída de Emergência Brasil anunciou, em outubro de 2014, que irá lançar a "Saga do Império", escrita por Raymond E. Feist em parceria com Janny Wurts.

A “Saga do Império” será composta por três livros e terá um tom político, sem deixar de lado a fantasia que permeou a saga de Pug, Tomas e Arutha. Apesar de se passar no mesmo universo, a saga poderá ser lida de forma independente da “Saga do Mago”. O primeiro livro, "A Filha do Império", tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2015.

Agora só nos resta ter saudade desses personagens marcantes e esperar por mais obras de Raymond E. Feist acompanhadas com as belíssimas edições da Saída de Emergência Brasil.

site: http://cafeeespadas.blogspot.com.br/2015/02/resenha-as-trevas-de-sethanon.html

becka 15/07/2020

Sonolento
Eu quase dormi tantas vezes lendo esse livro que ele me convenceu que na verdade é uma terapia pra insônia.

Murilo Martins 11/10/2022

Saga concluída.
Excelente conclusão da saga, mantendo o bom ritmo que lhe prende a leitura, conseguindo juntar os dois mundos. Deixa a desejar no quesito continuação por não desenvolver informações interessantes do final do terceiro livro, mas compensa e muito pros apreciadores de fantasia.

Aleatorio 03/07/2021

Mago: As Trevas De Sethanon - 4
Me sinto pressionado a avaliar a saga e o livro.

Muitos falaram bem, mas, não curti muito. Toda a trama referente as guerras, que vinham se desenvolvendo nos 4 livros, foi resolvida em 5 páginas... E eu arrastei para terminar esse livro, não foi uma leitura muito prazerosa.

Em uma visão geral a saga eu avalio, como sendo OKAY. Se eu der 3.5? parece pouco, e se eu der 4? é muito.

RESUMO COM SPOILERS

Part1
A) O livro mostra a visão de Martim, Arutha e seus companheiros buscando entender o inimigo, quando descobrem todos partem em busca de ajuda militar.
B) Nesse momento, os Pug e Tomas tentam encontrar onde Macros.

Part2
A) Descobrem que o inimigo é... Arutha fica preso na cidade com Guy (que vira seu amiguinho) ajudando ele batalhar contra o inimigo, que é os goblins, elfos negros e o resto que formar um exército de 30.000 integrantes.
B) Encontram Macros em uma armadilha, e sem poderes.

Part3
A) A cidade de Guy é destruída e Arutha parte com o exército dele, fugindo do exército inimigo para a cidade de Sethanon.
B) Macros passa todo conhecimento para Pug e liberta toda a verdade sobre Tomas. E assim conseguem fugir, com o conhecimento de Macros e os poderes deles.

Part4
A) Chegam na cidade e o exército inimigo ataca.
B) Pug e seus amigos vão ajudar, sabendo que a pedra da vida está escondida lá, e que o líder do exército inimigo quer ela.

Part5
AB) Todos se juntam e defendem a pedra, mas, alguém ainda a toca... Libertando todo o poder dos Velherus, que são mortos em momentos depois por uma fumaça verde, que ninguém descobre e explica o que é.

Todo mundo fica feliz e fim.

@APassional 09/01/2015

Mago: As Trevas de Sethanon * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Com As Trevas de Sethanon chegamos ao fim da tetralogia do Mago, e mais uma vez somos tragados ao mundo fantástico, repleto de aventuras, magia e batalhas épicas de Feist, e sob a temática da luta pelo poder, acompanhamos a inesquecível jornada de três jovens, suas descobertas, perdas e vitórias neste e em outros mundos, para enfim tornarem-se com louvor senhores de seu destino.

A Saga do Mago, teve como inspiração o fabuloso mundo de Midkemia, criado por 14 jogadores de RPG como observamos nos agradecimentos do autor, e logo nas primeiras páginas deste tomo, temos um resumo bem oportuno dos três livros anteriores, já que nos posiciona para o tão esperado desfecho da saga de nossos heróis.

A trama tem início com atividades corriqueiras de uma corte à véspera de um grande festival, entretanto sabemos que uma ameaça coloca em perigo Krondor, ou mais especificamente o Príncipe Arutha jurado de morte por Murmandamus, um poderoso demônio ancestral. Assim ao ser surpreendido por notícias dos falcões negros em Krondor e após mais um atentado contra sua vida, Arutha decide partir para o norte e confrontar seu inimigo, para tanto pede apoio a Martin e Baru, e será acompanhado por Jimmy, Laurie, Roald e Locklear, então senta que lá vem muita aventura...

Reencontros com velhos amigos e inimigos, armadilhas, fugas, confrontos, tensão e Jimmy como sempre causando muiiiito, afinal ele é o estrategista do grupo:

“Durante mais de um ano vira o trapaceiro, o patife, o sedutor, mas agora via alguém que nunca esperara encontrar, o frio e cruel veterano da vida, um jovem que já havia matado e que mataria de novo...”

Seguindo o estilo dos livros anteriores, temos dois núcleos de ação, que intercalam os capítulos entre as façanhas de Arutha, degladiando com elfos negros, trolls, gigantes, goblins, etc... E Pug, que junto com Tomas, irá desbravar mundos desconhecidos, graças a magia que ambos possuem, a fim de descobrir como salvar Midkemia do inimigo ancestral de mundos. E neste ponto a habilidade de Feist na finalização dos capítulos quase nos faz pular de um para outro, é necessário muiiiiiiiiiiito esforço para resistir a dar aquela espiadinha hahaha!

Surpresas, revelações, reviravoltas, os garotos tornaram-se homens sábios, valentes e poderosos. E Martin... encontra Briana:

“Eu não preciso falar, mas você conhece minha necessidade e meu desejo – ele disse depois de beija-la com grande paixão – Esperei tempo demais por você.”

Por outro lado, os mundos paralelos adentrados magicamente por Pug e Tomas são de uma criatividade ímpar e magníficos, entre o dantesco e o etérico, com uma miscelânea de mitologia grega e nórdica pontuada.

Mais uma vez me encantei, Arutha é meu protagonista prediletíssimo e Jimmy é meu super queridinho, mas gente o falado Guy du Bar Tyra arrassou hein, só mencionado nos outros tomos, neste mostrou por que era tão temido, ele é o “cara”, a batalha em Armengar é sensacional, Guy é “O Senhor da Guerra” que todo rei cobiça hahaha!

Os últimos momentos são repletos de revelações surpreendentes e dois duelos arrebatadores concluem a jornada com maestria, finalizando com aquele gostinho de quero mais... inesquecível. Amei, amei, amei! By.:. Rosem Ferr

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 06/01/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/01/resenha-mago-as-trevas-de-sethanon.html

Leo 22/02/2022

A insatisfação que eu tive nesse final não cabe em mim.

A aventura de toda a trama foi muito melhor que o final, que basicamente fica meio sem sentido.

Thiago741 20/08/2023

Fim..
Acho q poderia ter melhorado esse final mas é uma saga q amei do começo ao fim. Foi a saga que li, mais depressa, e desde o primeiro livro me apaixonei recomendo

Adriana 14/12/2020

favoritei !!!! Tenho em PDF ´e só me pedir
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii,
Soube fechar o livro, e ao contrário dos outros livros, ....e foram todos felizes para sempre!!!!!
Entendi o livro como uma saga de um mundo Midkemia e não como tendo um personagem principal ...Todos foram hérios ....
Amei e vou ler esse autor mais vezes

M@g@ 11/02/2021

Um final épico
Um dos melhores livros da saga com muitas lutas, magia, universos desconhecidos e um final excelente, vale muito a pena

1 | 2 | 3 | 4