Descartes: obras escolhidas

Descartes: obras escolhidas Descartes

Resenhas - Descartes

Filino 11/05/2021

Excelente compêndio de um dos "fundadores" do pensamento moderno
Descartes vai além do "Penso, logo existo" - e essa obra proporciona uma maravilhosa oportunidade de imergir na filosofia do célebre francês. Contém, além das célebres "Meditações" e do "Discurso do método", as "Regras para a direção do espírito", "As paixões da alma", "A procura da verdade pela luz natural" e a célebre (e inédita, em sua inteireza, em terras brasileiras) "Geometria". Ao final, uma biografia do pensador, escrita não muito tempo após o seu falecimento.

Essas "Obras Escolhidas" são um verdadeiro tesouro e ferramenta indispensável para o estudioso de Filosofia. Mas é de se notar que Descartes, a despeito do lugar elevadíssimo que ocupa na História do pensamento ocidental, proporciona uma leitura acessível mesmo para aqueles que não são versados em Filosofia. O estilo é agradável e a sua exposição é bastante didática. Vale muito a pena!

Cristian 21/09/2014

Excelente tradução
Não digo que esses apontamentos são uma resenha, mas quero somente contribuir para a avaliação geral dessa edição. Em 2001, li a edição da Coleção Os Pensadores, da ed. Abril, também traduzida pelo Guinsburg e o Bento Prado Jr. originalmente em 1962 e 1973. Esta nova edição, traduzida pelo Guinsburg, Roberto Romano e Newton Cunha, da ed. Perspectiva ficou muito boa, pois incorporou o trabalho realizado por Guinsburg e Bento Prado porém com as correções e retificações necessárias do avanço que houve no país no entendimento acerca da posição de Descartes. Isso significa que a essa nova tradução consegue manter-se mais fiel ainda ao autor, e como isso é importante sobretudo na filosofia.

Além disso, nessa edição da Perspectiva, há a tradução de textos que ainda não estavam disponíveis para o leitor em língua portuguesa. É o caso do livro chamado "Geometria", obra fundadora da aplicação da álgebra ao mundo dos espaços e das relações geométricas. Assim como de outro livro, o "A Procura da Verdade", última obra de Descartes inacabada por conta de seu falecimento. Nas edições de 1962 e 1973 tivemos acesso somente aos livros "Discurso do Método", "Meditações", "Objeções e Respostas", "As paixões da alma" e algumas cartas. Na presente edição, de 2010, temos os mesmos livros mais os dois inéditos e "Regras para a direção do espírito" junto com um total de vinte cartas que elucidam pontos da filosofia cartesiana.

Enfim, essa edição está primorosa e excelentemente bem acabada contendo abundantes notas e referências que tornam a pesquisa do estudante de Descartes muito mais rica. Edição recomendadíssima.
kevyn.campos.73 10/05/2017minha estante
Muito obrigado pelos apontamentos, estava com algumas dúvidas sobre essa edição e encontrar informações e opiniões sobre esse tipo de livro é bem difícil. Agora me sinto mais seguro em adquirir o produto.