O Poder Visor

O Poder Visor Naiane Aline R.C.

Resenhas - O Poder Visor

ricardo_22 29/10/2013

Resenha para o blog Over Shock
O Poder Visor, Naiane Aline R. C., 1ª edição, Salvador-BA: Vento Leste, 2013, 320 páginas.

Para um livro de fantasia conquistar o leitor é preciso mais do que uma boa história. Na maioria das vezes a forma como ela é contada pode fazer a diferença, por isso que a característica da escrita de Naiane Aline R. C. se destaca em seu primeiro livro, O Poder Visor.

O caos está apenas se iniciando no Mundo sem Fim. Tudo o que antes era normal, agora aos poucos vai se perdendo por uma guerra que se torna cada vez mais cruel. Mas ainda existe uma esperança e ela está na pequena Carina, uma jovem princesa que convive com um antigo medo, após ser ameaçada, porém sabe a sua importância para que tudo o que existe continue normalmente. Para conseguir a missão de sua vida, a princesa precisa crescer e, mais do que isso, contar com a ajuda de outros jovens com o mesmo interesse.

“Seus sonhos lhe revelam mais do que sua fértil imaginação pode criar. Seus sonhos lhe revelam seu possível futuro... Isso a assusta, e me assusta também. Como pode o futuro ser tão cruel ao mostrar-se para uma garota inocente em meio a seus sonhos? Não tente perguntar isso a ele. O futuro odeia questionamentos” (pág. 32).

Como citado no início, a característica que mais se destaca em O Poder Visor é a maneira como Naiane narrou sua história. As aventuras de Carina e de todos os seus amigos são narradas pela própria História, que como espectadora de tudo o que aconteceu, relata com extremo cuidado cada situação, por mais insignificante que essa pode aparentar ser.

No entanto, não apenas o fato de ser narrada pela própria História faz a diferença. A narradora relata e também interage com o leitor, proporcionando muitas explicações e principalmente opiniões. O interessante é que, mesmo não se passando no planeta Terra, a narradora não deixa nosso planeta de lado e em vários momentos faz referências e até mesmo cita determinados países e objetos.

Isso mostra que mesmo se passando em outro ambiente, O Poder Vitor está de uma forma ou de outra interligado com o nosso planeta. São aventuras com um toque de fantasia, mas que se diferem pouco de situações atuais ou de outros momentos da nossa própria história, mostrando que a princípio Naiane não desejava criar um mundo totalmente inovador, mas que fosse simplesmente a sua cara.

Mas não basta apenas uma narrativa que se sobressai ou ambientações que se destacam. Um livro precisa de outras importantes características (ou qualidades) para se destacar e conquistar o leitor. Dividido em duas partes, O Poder Visor consegue atingir o seu objetivo em um primeiro momento, porém não mantém um mesmo nível.

Se na primeira parte dessa história a leitura é rápida e consequentemente instigante, na segunda parte, quando tudo de fato acontece, a leitura se torna mais lenta – dá para dizer que isso ocorre pelas descrições menos objetivas. Com mais ação e inúmeras situações perigosas, a segunda parte dessa obra perde o seu brilho, talvez, por justamente ter uma participação menor da narradora.Assim como nós, meros leitores, essa se torna uma espectadora, com o simples e único objetivo de relatar o que está vendo. Sentimos falta da relação estreita que tivemos até então, afinal, a narradora é o grande diferencial.

site: http://www.overshockblog.com.br/2013/10/resenha-185-o-poder-visor.html

Ei Maybrick 26/12/2013

O Poder Visor -
Um misto incomum de fantasia, fábula, ficção. O poder Visor me atraiu não só pela capa como pelo título. Ciente de que não era um livro dos quais estou acostumada a ler, embarquei na aventura com expectativas acima da média.

Carina é a nossa princesa com típicos clichês - bela, vulnerável, proibida, “enfeitiçada” - e com um histórico de maus tratos sofrido pelo pai que não a acolhe com tanta fraternidade. Eis o diferencial da historia, um pai maltratando a própria filha nos faz perguntar: Por quê? Infelizmente o narrador nos dá a resposta rápido de mias.

A narrativa é feita em terceira pessoa, quem nos conta é mago que aprecia as atividades terráqueas. Outro diferencial e para mim incomodo fator é que o nosso narrador da palpites próprios enquanto nos conta, fazendo especulações, concordando e discordando. Certo que, as suas intervenções nos faz criar um laço de confiança com o mesmo que se enfraquece já a medida que o livro chega ao fim a interação narrador com leitor diminui.

Nas primeiras páginas conhecemos Billy quem nosso narrador prefere nomear O garoto da cozinha, este que virá a ser amigo de Carina e futuros – junto com Lúcio e Kevin – salvadores do Reino.

Apesar de se passar em outro espaço de tempo, ou personagens mantém a linguagem corriqueira a qual estamos acostumados tornando a leitura bem mais pratica.

Houve pontos em que realmente me irritei com os acontecimentos e os personagens pensando “Ok, o que mais falta acontecer?” Certos momentos da leitura, me lembraram outros livros ou animes – acho realmente que eu devo dar um tempo nos desenhos animados.

Enfim, se você busca um livro com protagonistas jovens e aventureiros, reinos, cães metálicos e poderes do tipo que-a-maioria-quer encontrou. Como disse um misto incomum, no entanto, agradável.

Recomendo sim e se tiver uma continuação leria também, adoraria poder ler sobre uma Carina mais adulta, menos frigida, travando novas batalhas. Afinal, como foi dito:

“Ainda havia muitos começos e meios e fins para serem contados, mas o fim final não poderia existir.”

Beijos, Milla Almeida.

site: http://livrosporumbeijo.blogspot.com.br/

Cath´s 15/04/2014

Resenha O Poder Visor.
Hoje vim falar de um infanto-juvenil escrito pela blogueira do Vício em Páginas e minha amiga Naiane.
O ponto principal que difere essa história de tantos livros, é que a autora escolheu narrá-la contada pela própria História, então a História da sua opinião dos acontecimentos enquanto estão sendo narrados.
A obra se passa no Mundo Sem Fim, tudo está mudando com o passar do tempo e a maldade está se alastrando, mas há três seres que podem mudar essa história.
O livro começa com Carina, uma princesa, ainda criança, conhecendo Billy, que a História apelidou de "O Garoto da Cozinha". Sendo uma princesa Carina não tem muitos amigos e vai encontrar em Billy um, também tem Kevin, filho do inimigo, mas que parece estar do lado deles.
Depois o livro passa a segunda fase, que é com os três já na idade da adolescência, e descobrindo que tem um papel importante na guerra que está se armando.
A História é o personagem mais divertido do livro, ela vem sempre com umas tiradas legais. A Carina é a típica heroína que precisa ser protegida, bonita e meiga. Billy me irrita muito, ele é o senhor "mimimi". Kevin foi o que mais gostei, aquele jeito de menino mal, mas que no fundo é bom (ou será que não?).
Eu adorei a capa, que como eu disse a Naia, ainda me lembra o olho de Sauron, eu olho para ela e imagino o olho dele que nem nos filmes do Senhor dos Anéis, haha.
Mas a editora pecou no material das folhas, você consegue ver as letras da impressão do outro lado, e para ler a noite isso cansa um pouco.
E embora a História diga no inicio que não é um livro com lição de moral, na verdade é sim, é um livro que você pode dar para seus filhos, sobrinhos lerem, pois não terá uma linguagem pesada, é leve e tem aquele destaque de "siga o caminho do bem" sem ser chato.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/03/resenha-o-poder-visor.html

"Ana Paula" 10/10/2014

A história de O Poder Visor acontece no Mundo sem Fim, no Reino Além Bosque, onde uma princesa, Carina, conhece Billy, O Garoto da Cozinha, e passam a ser amigos inseparáveis. Mas ambos escondem segredos. Carina deseja que todos gostem dela, Billy quer vingança pelo passado que o devastou. Duas crianças que buscam redenção... mas que também enfrentarão perigos para salvar seu mundo!

"Essa é a realidade em que vive a pequena princesa Carina. Seus sonhos lhe revelam mais do que sua fértil imaginação pode criar. Seus sonhos lhe revelam seu possível futuro... Isso a assusta, e me assusta também. Como pode o futuro ser tão cruel ao mostrar-se para uma garota inocente em meio a seus sonhos? Não tente perguntar isso a ele. O futuro odeia questionamentos."

O livro é dividido em duas partes, na primeira parte, acompanhamos o desenvolvimento da amizade de Carina e Billy, respectivamente com 8 e 9 anos. Descobrimos alguns segredos e ficamos curiosos com os demais que ainda não são revelados. A narrativa é em terceira pessoa, contada pela História, que consegue entreter o leitor, fazendo referências ao nosso mundo e até conversando conosco. Nesta primeira parte, a narrativa é fluída e gostosa, deixando o leitor com vontade de saber mais.

"Sentia a tensão aumentando juntamente com a noite... E o cheiro de sangue já parecia iminente em seus narizes, como um mau presságio. O medo também crescia. Sentiam-se encurralados, enfim."

No entanto, na segunda parte da história, onde os personagens principais estão mais velhos e onde os problemas realmente acontece, percebemos uma leve queda na qualidade da narrativa. Passa a ser detalhada e muito cansativa. Carina me encantou na primeira parte, mas senti tanta raiva dela na segunda que nem lembro mais porque meu encantamento com ela aconteceu (bem, lembro sim e isso me faz gostar um pouco mais dela! rsrsrsrrs). Billy é um dos personagens que para mim, evoluíram maravilhosamente - do personagem sem graça e medroso da primeira parte, para um amigo leal, corajoso e apaixonante na segunda parte. Não vou falar sobre o pai de Carina porque olha, raiva é pouco para descrevê-lo!

Devo dar os créditos para a autora no quesito narrativa: Contar uma história é fácil, mas Naiane conseguiu inovar colocando a História como um personagem que vê tudo o que acontece e narra ao leitor. Conversa conosco, dá suas opiniões e nos explica certos contextos do Mundo sem Fim comparando-os com nossos costumes na Terra. Me senti um pouco, na Terra Média, com seus habitantes diferentes, mas com uma familiaridade com os seres humanos.

"Ah, sim, eu leio alguns ditados populares de seu mundo, sim. Eles são bem melhores do que os ditados daqui, do Mundo sem Fim. Pode ter certeza disso. Mas não vá se vangloriando, aí em muitos ditados, mas creio que poucos seguidores. Vocês só sabem falar, nunca agem. Isso é um tanto comum entre os terráqueos que conheço. Cada mundo tem suas características, e já vi milhares delas."

A capa é chamativa e diferente, mas a edição está péssima: má qualidade na impressão, deixam as letras atravessando as páginas. Capa sem orelha e com folhas brancas. Diversos erros de revisão, que me deixaram doida, dividida entre ler e corrigir. Como é uma edição independente, entendo perfeitamente os problemas de publicação, mas creio que um cuidado maior na próxima edição seja essencial.

Sem mais, indico a leitura para todos que gostam de um livro com uma narrativa diferente em um mundo único!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-poder-visor-naiane-aline-rc.html#.VDfnYfldVIg

Gessica 21/08/2015

Resenha do blog Cantinho Geek
Hoje venho lhes trazer a resenha do livro O Poder Visor do qual o recebi por um Booktour que estou participando com a Evans Assessoria.

Eu acabei de ler o livro, e bom, hoje terei que formular o conteúdo da resenha um tanto diferente. Irei falar por tópicos: Enredo, Narração, Diagramação, e enfim, minha conclusão sobre o livro. Por que isso? Por eu preciso abordar especificamente cada um desses itens citados para que vocês possam compreender um pouco mais sobre o livro. Então, vamos lá!

Primeiramente, vou falar do enredo, como é a história (sem spoilers) e os personagens. Logo no início do livro somos apresentados a pequena Carina, uma jovem loira e de belos olhos azuis, e também ao seu pai, o rei do Reino Além-Bosque, sim, esse é o nome do reino, primeiramente, eu pensei que era Reino Além do Bosque, mas não, é Além-Bosque mesmo.

Carina é uma princesa e vive sendo maltratada por seu pai, o rei. Ele não gosta dela, apesar de ser um bom rei, é um péssimo pai. E em um dos seus ataques de fúria ele acaba machucando Carina, e assim ela conhece Billy, o Garoto da Cozinha. Ele a leva para o quarto dela, e a trata.

A amizade deles começa a florescer, é algo bem fofo. Logo somos apresentados que o rei, na verdade não é o verdadeiro pai de Carina, é um pai adotivo, o verdadeiro pai dela é o Poder da Fênix. Em uma tentativa de salvar o bebê morto da rainha, o Poder da Fênix, com o consentimento da rainha, troca o bebê morto por um filho seu, e esse filho é a Carina, e obviamente o rei não gostou da ideia, aquela não era a sua verdadeira filha. Preferiria que seu filho tivesse nascido morto. A mãe de Carina faleceu depois do nascimento do bebê, pois estava doente. Novamente, não é spoiler, você irá ver isso no início do livro.

O livro possui dos partes. A parte um mostra Carina e Billy com apenas oito anos e somos introduzidos ao mundo deles: o Mundo Sem Fim. Onde existem várias criaturas, exemplo, há vampiros. E na segunda parte temos os dois com 15 anos, e onde suas aventuras começam.

Carina e Billy se tornam grandes amigos, achei-os muito fofos. Mas apesar disto estou um tanto quanto desapontada com a história. Carina na primeira parte é a personagem principal, ela e Billy, mas na segunda parte eu senti como se ela fosse apenas uma personagem secundária. Sem falar muito, e cadê a garota animada e forte que vi na primeira parte? Parecia até outra pessoa.

E é na segunda parte, onde eles tem de achar um jeito de salvar o mundo do Reino do Noroeste, o reino das feras da noite. Aqui nesta segunda parte é acrescentado um outo personagem: Kevin. Ele é muito mal introduzido e achei estranho. O odiei no início, mas depois fui me apegando ao personagem, e sinceramente, eu senti que Kevin e Billy estavam sendo muito mais trabalhados como personagens do que Carina. Ela parecia apenas uma personagem que estava ali por estar. Foi isso o que senti.

Agora vamos a Narração.
O que posso dizer aqui pode até parecer desanimador, mas é a minha opinião. Gente, eu quase abandonei o livro por causa da narração. Aqui não é primeira pessoa, ou aquela terceira pessoa que estamos acostumados.

É uma narração em terceira pessoa, mas onde o narrador sabe de tudo e todos, e interage com o leitor, dá suas opiniões e afins. E por que eu não gostei disso? Calma que vou explicar. Esse narrador aqui tem nome. Ele, ou melhor, ela é a História. Isso mesmo, ela observa os humanos vendo suas histórias. Ela é a história.

Na primeira parte do livro eu li por obrigação mesmo. E senhor... que enrolação! Sério, muita enrolação. Parágrafos e parágrafos de coisas fúteis que poderiam simplesmente ser cortadas. Enquanto a História se focava nos personagens estava bom, mas quando ela começava a contar outras coisas, a opinião dela, eu tinha vontade de parar a leitura. Me forcei a ler e muito!

O livro, para mim, só foi ficar interessante, na segunda parte, quando começa a ação. Porque até então só havia enrolação. Estava muito maçante e forçado à meu ver, mas graças a deus que isso não durou muito, bom, só até a página 107.

Já falei do enredo, a narração, e agora a Diagramação...

E sinceramente, é o ponto mais decepcionante. O livro está cheio de erros. Erros grotescos!Não falo tanto dos erros de ortografia, tem alguns, mas são poucos, mas os erros na diagramação mesmo! Texto faltando! Vocês acreditam nisso? Quando eu finalmente me vi interessada em algo no livro, que foi logo no início da segunda parte, o texto ta cortado.PULARAM UMA PARTE!

Eu fiquei possessa! Como podem fazer isso? E não ocorreu só uma vez, mas várias! E encontrei vários trechos faltando e adivinha só? As páginas 112 e 113 estão repetidas, duas vezes. Sim, estou lá lendo a página 112, e depois passo para a 113, e o normal é que depois dela seja a 114, correto? Sim! Mas não era como estava aqui. Depois da 113, estava a página 112 e 113 de novo, ai eu pensei: ah deve ser só aqui, vou passar a página, e do outro lado estava a 112 de novo e do outro a 115. Ai eu fiquei: espera... CADÊ A 114?

Estava faltando uma página inteira! Um absurdo e um total desrespeito com os leitores e até mesmo com a autora por fazerem uma diagramação tão porca assim.

Outra coisa, as páginas são brancas, mas este não é o problema tão grande assim comparado a impressão. As letras estão mal impressas, e as vezes posso ver o texto que está do outro lado da folha do tanto que ficou ruim!

Bom, acho que agora chegou a vez da minha conclusão, não é mesmo?

Sobre os personagens, eu amei o Billy, sempre fofo e atencioso. Na primeira parte eu também gostei da Carina, mas na segunda, como eu disse ela parecia estar ali só por estar, não fez praticamente nada de útil, nada de tão relevante assim. Uma coisa ali e outra lá, mas em comparação Billy e Kevin, este último que só apareceu na segunda parte, foram muito mais importante e úteis do que Carina.

A narração me incomodou muito. Pensei várias vezes em largar, mas eu falava para mim mesma, não você tem de continuar! E foi assim que terminei o livro. Mas até que a segunda parte me prendeu um pouco. Não foi tanto assim, mas já estava bem melhor do que na primeira parte. Ao menos me deu vontade de pegar o livro e ler.

Como vocês leram a diagramação está muito mal feita, não sei como a Editora Vento Lesteteve coragem de fazer isso, e se eu fosse a autora pedia uma segunda edição, porque esta primeira foi feita sem nenhum cuidado. Vários erros e trechos faltando.

Outra coisa que me incomodou e eu ainda não falei foi o final. Eu senti que estava faltando algo ali. Ela explicou as coisas da Carina, mas esqueceu de explicar "como" ela fez pra salvar o mundo. Tá que eu entendi que foi os seus poderes, isso é óbvio porque ela explicou isso, mas ela não narrou e explicou o que fez. Eu sei o que ela fez porque anteriormente eles falaram o que deveria ser feito, mas se não fosse por isso eu iria pensar que o vilão tinha penas sumido. Não é spoiler, afinal, não contei o que houve, nem como aconteceu, só estou dizendo um ponto que me decepcionou.

O Poder Visor merece ser lido? Acredito que sim, apesar da narração chatinha, e dos erros, acredito que uma segunda edição do livro poderia arrumar os pontos de diagramação. Tem muita coisa fútil na primeira parte, mas a segunda poderá te interessar.

E você? Já leu o Poder Visor?

site: http://www.cantinhogeek.com/2015/08/o-poder-visor-naiane-aline.html

Rosana - @tudoquemotiva 10/11/2015

Resenha do blog Tudo que Motiva
No livro temos a história o local principal que é o Mundo sem Fim. Lá encontramos Carina, ela é uma princesa órfã de mãe e vive com seu pai adotivo no Reino Além Bosque. Apesar dela ser apenas uma criança, ela sofre muitos maltratos de seu pai e vive com uma ameaça de morte que vive assombrando-a. Ela fica bem entediada no castelo por ser a única criança, até que um dia ela acaba se deparando com o Billy. Ele é a única criança que trabalha nesse castelo e apesar de não querer se envolver com ninguém, ele acaba por conhecer Carina que insiste para os dois brincarem juntos. Eventualmente eles começam uma amizade muito bonita e sincera. Claro que nem tudo sã flores né?! Todos sabemos da ameaça de morte de Carina e que toda a felicidade do reino corre perigo.

O livro é dividido em duas partes. A primeira é mais leve e oferece uma leitura bem mais rápida e fluída com a narradora expressando sua opinião. A parte um mostra a criação do mundo que eles vivem e os personagens quando jovens. A segunda parte é mais densa, com mais ação e a narradora se torna alguém em segundo plano. Os personagens já estão amadurecidos e é nessa segunda parte que conhecemos mais dois personagens importantes para o livro, Kevin e Lucio. Kevin é o noivo de Carina e Lúcio é o irmão distante de Billy.

Enfim, o tempo passa e anos depois Carina está uma bela princesa e Billy se torna guarda no castelo. Porém o castelo é atacado por cães metálicos que destroem tudo. Felizmente Carina e Billy são salvos por Kevin, o noivo de Carina. Porém o que eles não esperavam é que todo o reino estivesse em apuros e querendo ou não os quatro serão os responsáveis por salvar o Mundo sem Fim.

O QUE EU ACHEI: Eu gostei bastante do mundo que a autora criou, provavelmente cortaria algumas partes do livro. Tem muita enrolação e muitas coisas desnecessárias. Achei que na segunda parte do livro, a leitura não fluiu muito bem o que prejudicou um pouco a vontade de ler. Acredito que o que mais decepcionante foi quanto à diagramação do livro. Páginas faltando e algumas até repetidas, erros de digitação, além das páginas estarem mal impressas. O fato das folhas serem brancas não prejudicou em nada, para mim é indiferente.

Eu gostei do livro, recomendo sim a leitura, mas acho que deveria ter uma boa revisão nesse livro antes de disponibilizar para os leitores. A Naiane está de parabéns pela narração, pelos personagens e pelo mundo que ela criou.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2015/11/o-poder-visor-naiane-aline-rc.html

Vanessa Vieira 06/12/2015

O poder Visos - Resenha Blog Pensamentos Valem Ouro
O Poder Visor é um livro onde histórias se cruzam em busca de um determinado objetivo. Começando com a apresentação de Carina e seu pai o príncipe a história nos mostra a frieza de um pai com a filha como se ela fosse culpada de algo. Que chegamos a saber mas por alto.
também somos apresentados ao menino da cozinha que se torna um grande amigo de Carina e com o qual ela vivera algumas aventuras.

No início do livro somos apresentados aos personagens ainda crianças e depois em um novo momento de suas histórias quando eles já são adolescentes. Carina ou Caren é descrita pela autora como uma menina muito ingênua e desconhece muitas coisas que a rodeiam, já o menino da cozinha e outros dois personagens que aparecem na história têm mais conhecimento da realidade e aos poucos a revelam para a menina. Diante dos vários desafios que os adolescentes enfrentam está o de libertar o mundo sem fim e é nesta aventura que o a leitura nos leva.
Vou confessar que não foi uma leitura muito fácil. Não por conter uma história densa, pelo contrário a proposta do enredo me pareceu bem descontraída e suave, mas a forma como as coisas foram acontecendo muitas vezes me deixaram confusa.

Carina, algumas vezes chamada de Caren, mas sem um sentido que pudesse ficar claro, a troca repentina de idade dos protagonistas e o rumo que a história tomou depois desta mudança. Em minha Opinião o livro começou deveras quando passamos para a segunda parte da história, que é quando começamos a entender o que está descrito na sinopse.

Um outro ponto que não tenho como deixar de ressaltar são alguns erros na revisão do texto, tais como repetição de algumas páginas e a falta de uma em específico, que pelo que eu entendi nos revelaria partes importantes para a compreensão da história.

A diagramação do livro eu achei bacana, porque mesmo tendo as páginas brancas o tamanho da letra favoreceu a leitura. A capa achei muito sugestiva e bonita.
Um ponto muito interessante e diferente da obra foi o tipo de narrador escolhido pela autora. Diferente dos narradores que costumamos encontrar nos livros. Um narrador observador, mas que ao mesmo tempo que contava a história interagia com o leitor. Achei muito interessante esta ideia, mas senti falta de um pouco mais de cuidado com este narrador, embora ele tenha sido a parte que mais me chamou atenção na composição da obra.

Minha análise final é que O poder Visor tem sim uma boa história, na verdade uma história incrível e com muitos potencias. Mas pelas questões apontadas acima acredito que faltou aquele "pulo do gato" pra me conquistar por completo.

site: http://www.pensamentosvalemouro.com.br/2015/11/o-poder-visor-naiane-aline-rc-resenha.html