Um Mundo à Parte

Um Mundo à Parte Jodi Picoult

Resenhas - Um Mundo à Parte

Adriana854 07/11/2023

Um Mundo A Parte
Mais um excelente livro disponível para assinantes no Kindle Unlimited.

TÍTULO: Um Mundo A Parte

AUTORA: Jodi Piccoult

Tradução: Cecilia Camargo Bartalotti

EDITORA: Verus

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Ele é péssimo para interpretar pistas sociais e se expressar diante dos outros e, como muitas pessoas com essa condição, tem fixação por um único tema ? no caso dele, análise forense. Jacob vive aparecendo em cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem em seu quarto, e dando conselhos aos policiais sobre o que fazer... Mas de repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. Paira a dúvida que consome a todos: Será que Jacob cometeu homicídio? Emocionalmente forte do início ao fim, Um mundo à parte é um livro que você não vai esquecer.

Renata @paraquemgostadelivros 30/07/2023

Jacob é um garoto de 18 anos que possui Síndrome de Asperger e é obcecado por séries criminais e tudo o que envolve a criminalística. Quando uma pessoa próxima a Jacob desaparece e é encontrada morta, ele é acusado do crime. A história é contada de forma alternada pelas personagens: Emma, mãe de Jacob e Theo, que foi abandonada pelo marido quando Jacob tinha 3 anos e Theo era bebê; Theo, irmão neurotípico de Jacob; Oliver, advogado recém formado que atua na defesa de Jacob; Nick, policial que prende Jacob; e o próprio Jacob, que também é um dos narradores.

Ale Lima 14/03/2023

Curiosidade até o fim
Se você não gosta de final aberto, nem comece a leitura. A história de Jacob que encontra-se sobre o espectro de um tipo de autismo, leva suas ações a uma acusação de assassinato, mas que se concentra bem mais na vida familiar e social de quem convive com uma pessoa atípica. Mediano.

Fabiana 26/07/2022

Sem surpresas
O livro é bom e os personagens são bem desenvolvidos - apesar do policial Rich ter sido sumariamente esquecido na trama.
Porém, na metade, já estava evidente o que tinha acontecido?
Acho que a mesma história poderia ter sido contada com 100 páginas a menos.

Gustavo Rafhael 11/07/2022

O que dizer desse livro de capa tão feia?
Nunca tinha lido nada de Jodi Picoulti, se não fosse pelo clube do livro eu provavelmente nunca leria, e não tenho nenhuma pretensão de ler novamente. Porque, Gustavo, o livro é tão ruim assim?
Até que não. Pra mim a autora foi um tanto quanto infeliz na condução da história. Ela promete muito e não entrega nada.
A escrita é muito boa, as personagens são bem construídas e muito carismáticas, isso torna agradável e fácil a leitura. Só que, como eu já disse, peca no andamento da narração.
Aqui temos um romance americano (como diz a ficha catalográfica) com uma pretensão de ser um thriller. Até os seus 30% (+ ou -) a negócio vai fluindo de uma forma que não da nem vontade de largar o livro. Em determinado ponto tudo fica muito óbvio, tanto que continuei a leitura na esperança de ter um plot twist, que para a minha decepção não veio.
Apesar de haver um possível assassinato, prisão, julgamento, invasão de residência, o foco é outro, a ênfase é no drama familiar de uma mãe que tendo um filho com síndrome de Asperger passa a viver exclusivamente para ele, chegando até a negligenciar o outro filho em alguns momentos, isso de uma forma muito didática.
Então se você espera um thriller, esse não é o livro.
Fabiana 26/07/2022minha estante
Concordo 100%. Tive a mesma impressão.

Jaqueline 09/07/2022

"Depois de anos me recusando a usar o Asperger de Jacob como uma desculpa, essa é a única chance que ele tem agora."

Acho que o livro é bem escrito, mas enrola demais e isso me desmotivou demais a ler porque acho que dava pra ter desenvolvido e terminado os conflitos bem mais rápido e por isso dei três estrelas. A história é bem visceral e os personagens parecerem reais, é bem palpável o que eles sentem. Não sei o mesmo vale pra quem asperger ou é um tipo de visão distorcida, mas mostra a perspectiva de como o Jacob enxergar o mundo, as pessoas e as situações. Ele é viciado em resolver crimes e segue as regras da maneira mais literal possível, como tudo na vida dela. É contado sobre vários pontos de vistas e sobre os outros sentimentos dos personagens. Faz com que você sinta raiva de como é cruel estar diante de um tribunal, como causa aflição não saber qual a verdade e causa empatia pelos outros personagens também. Só que eu não gostei do final, de certa forma ficou em aberto e pareceu uma situação minúscula perto de tudo que aconteceu no decorrer do livro e do fato de reforçarem o tempo inteiro o que é feito para lidar com o Jacob e eles mesmos não fazerem isso por medo da verdade ou só pra tentarem contornar a situação.

Raphixxx 22/04/2022

MELHOR LEITURA DE 2022
Uma das melhores leituras do meu ano de 2022!!! Sensacional todo escopo da história montado através dos olhares de cada personagem: Os irmãos / A Mãe / O Policial / O Advogado.

Por mais histórias com esse olhar diferenciado e personagens tão reais que nos fazem sentir de fato dentro dessa realidade como parte dela.

adrianovinicius1976 27/12/2021

Temos na história as limitações que são características do Asperger, e temos o tempero dos próprios defeitos do Jacob, da teimosia e algumas vezes o comportamento auto-centrado que vem com ser o centro das atenções da família. E tem uma certa ingenuidade, que lhe dá um ar infantil apesar de ter um metro e oitenta de altura. E apesar do que diz, ele busca ser aceito o tempo todo.

Os conflitos da história a enriquecem, quando colocamos a questão do Asperger, que incapacita o protagonista de corresponder às expectativas da sociedade, da escola, da família, como quando constata que o pai saiu de casa por causa dele, e o conflito com a lei. Além disso, temos o conflito do personagem consigo mesmo.
E junto a tudo isso, ser acusado de assassinato.

Bart 30/09/2021

Um Mundo à Parte
*Jodi Picoult*
Editora Verus
Ano - 2013 / 585 pág.

????? (daria até mais!)
Bora falar de livro!!
Se tivesse que resumir esse livro em uma palavra, seria ... PERFEITO!!
Achei que fosse da área de psicologia, direcionado p/discutir sobre o "Transtorno do Espectro Autista", e sempre apareciam outras leituras que  acabava colocando na frente.
Daí um belo dia, Larissa Giorgetti daqui do skoob, me falou um pouco do livro...caramba, essa leitura entrou p/patamar dos "Melhores Livros da Minha Vida". Que livro incrível,? acompanha aí!!
Jacob Hunt, é um rapaz de 18 anos, tem  síndrome de Asperger (se não sabe seria legal pesquisar?), muito inteligente, e adora programas de resolução de crimes, ele chega a ir invadir algumas cenas reais e dar os palpites p/policiais até mesmo corrigindo os investigadores!! Só que Jacob tem uma certa dificuldade em lidar com o comportamento do outro, ele não entende as 2a intenções, sarcasmo... tudo é entendido de forma literal, várias vezes ele entra em choque com estranhos por não o entenderem. E p/ajudar nisso, ele tem uma professora de habilidades sociais, uma moça que Jacob está experimentando a paixão...até o momento em que ela aparece morta... tudo leva entender que foi ele... Jacob confirma que esteve na cena do crime... p/tentar ajudar... ele não entende a malicia do delegado que o coloca como principal suspeito do crime (o lugar estava cheio das digitais de Jacob), levando o rapaz p/tribunal... agora imagina, todo aquele jogo com os advogados de defesa e acusação com uma pessoa que não entende que o outro está esperando um deslize dele, ou provocando atitudes do tipo?!
Você vai ter que ler p/saber onde isso vai dar, se prepare p/ficar pasmo, é incrível como a escritora deixa o leitor desesperado pela situação de Jacob, a sensibilidade de descrever como ele lida com o mundo e como lidamos com ele!! .
Tem hora que você não vê mais solução p/nada e garanto... você vai terminar o livro mudo de tão impressionado como a trama é  trabalhada... até o final!!
"Fruta que caiu"! Que livro!!
Leia!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Larissa.Giorgetti 30/09/2021minha estante
Sentia que vc ia gostar, sua resenha está perfeita, fala bastante sem entregar nada relevante, plac, plac, plac ( aplausos)
Fico feliz que não te incomodou o final ser do jeito que foi, ansiosa que sou gostaria de ter umas páginas a mais kkkkk

Bart 06/10/2021minha estante
O livro foi perfeito, em todos os sentidos!! Eu só tenho a agradecer a vc por me colocar em contato com um livro desses!!
Eu gostei dos aplausos kkkkkkkkkkk vc é culta e criativa Kkkkkkk mt show!!
Só agradeço!!
?????

Marina 27/09/2021

Ugh, fiquei bem decepcionada com este livro. Já tinha lido outros da Jodi Picoult e acho que ela é muito boa em explorar dramas familiares. Então quando vi a sinopse de Um Mundo À Parte, que aborda o Asperger (uma temática muito interessante), achei que seria um livro bem emocional, mas não foi o que aconteceu. Achei ele didático até demais, de uma maneira meio forçada, acontecendo inclusive do próprio personagem que tem Asperger explicar o modo dele pensar fazendo umas analogias. Muitas vezes parecia uma cartilha explicativa de como uma pessoa com Asperger pensa e age.
O livro traz aí também uma questão policial, envolvendo um crime. Além do "mistério" ser um tanto quanto óbvio e previsível, o final é péssimo. PÉSSIMO. O livro te leva por um caminho por quase 600 páginas que você percorre apenas para ver como vai ser a resolução do caso, e aí, para não dar spoiler, vou apenas dizer que ele te deixa apenas frustrado. Senti que perdi meu tempo.

Enfim, só dei 2 estrelas porque o texto da autora é bom, e ela cria umas dinâmicas interessantes, mas a história em si é bem decepcionante.
Gustavo Rafhael 23/06/2022minha estante
Onde eu assino?
Sua resenha foi justamente o que eu senti ao final da leitura. =(

Juliana 06/07/2022minha estante
reativei minha conta aqui só pra curtir esse comentário, que final horrível.

Michelle 25/04/2021

Um mundo à parte
Uma longa ficção, um mergulho no mundo com autismo, do protagonista e da família.
Gosto da autora, que nos livros que li, apresenta a cada capítulo a perspectiva do ângulo de um dos personagens.
Neste, veremos a casa e vida de um jovem com autismo e sua história. O que mais se destaca é universo de um irmão mais novo desse protagonista com autismo, que nasceu e convive com restrições, preconceitos, solidão, dúvidas, questões e marcos comuns sendo alterados por fixações, crises ou compromissos do irmão, por quem a mãe se desdobra.

Leandra 02/04/2021

Um mundo a parte ?
Que livro incrível amei demais a leitura, É aquele tipo de livro q vc não quer parar de ler até acabar! Gosto da escrita da autora como ele traz a visão dos personagens por vez! O Jacob é autista e ama desvendar crimes até que ele é acusado de um assassinato, o livro básico é sobre o julgamento, como eles vão ter q adaptar o tribunal para q ele possa ter um julgamento justo, temos a mãe dele Emma que sua vida girar em tono dele, e o irmão mas novo Theo! Amei demais esse livro só achei final muito corrido queria mas!! ??

Alexia181 08/01/2021

Tão bom que dói!
Primeiro, gostaria de apontar a escrita incrível de Jodi. O livro tem uma profundidade em seus personagens que eu nunca vi antes! Sabemos tanto deles, que podemos prever o que dirão e o que não, quais atitudes condizem com suas personalidades e quais não (confesso que às vezes senti que a autora estava enchendo linguiça em algumas cenas, mas isso não tira o fato de que os personagens são extremamente bem construidos).

A história é extremamente cativante, por mais que eu esperasse mais do final e quando digo isso, não estou falando da resolução e redenções dos personagens, mas falando sobre desenvolvimento escrito e detalhado da narrativa final. Parece que a autora se preocupou em detalhar tudo durante todas as páginas sobre assuntos que não sei de fato se eram importantes para a narrativa, mas correu nas últimas páginas para entregar um final que deixou alguns questionamentos pessoais no ar. Poderia ser melhor trabalhado.

Mesmo assim, me recuso a dar menos de 4/5 estrelas ao livro! Estou apaixonada por esses personagens e quase me sinto parte da família. Indico demaaaais!

Quanto ao Asperger de Jacob, não posso dizer com propriedade se foi bem retratado, pois não o tenho, nunca estudei sobre e nunca conheci alguém próximo com o mesmo. No entanto, para uma obra de ficção, o livro me prendeu bastante do início ao fim e me deixou anseando por saber o que de fato havia acontecido.
LEIAM UM MUNDO À PARTE!