Um Mundo à Parte

Editora Verus
Ano - 2013 / 585 pág.

????? (daria até mais!)
Bora falar de livro!!
Se tivesse que resumir esse livro em uma palavra, seria ... PERFEITO!!
Achei que fosse da área de psicologia, direcionado p/discutir sobre o "Transtorno do Espectro Autista", e sempre apareciam outras leituras que  acabava colocando na frente.
Daí um belo dia, Larissa Giorgetti daqui do skoob, me falou um pouco do livro...caramba, essa leitura entrou p/patamar dos "Melhores Livros da Minha Vida". Que livro incrível,? acompanha aí!!
Jacob Hunt, é um rapaz de 18 anos, tem  síndrome de Asperger (se não sabe seria legal pesquisar?), muito inteligente, e adora programas de resolução de crimes, ele chega a ir invadir algumas cenas reais e dar os palpites p/policiais até mesmo corrigindo os investigadores!! Só que Jacob tem uma certa dificuldade em lidar com o comportamento do outro, ele não entende as 2a intenções, sarcasmo... tudo é entendido de forma literal, várias vezes ele entra em choque com estranhos por não o entenderem. E p/ajudar nisso, ele tem uma professora de habilidades sociais, uma moça que Jacob está experimentando a paixão...até o momento em que ela aparece morta... tudo leva entender que foi ele... Jacob confirma que esteve na cena do crime... p/tentar ajudar... ele não entende a malicia do delegado que o coloca como principal suspeito do crime (o lugar estava cheio das digitais de Jacob), levando o rapaz p/tribunal... agora imagina, todo aquele jogo com os advogados de defesa e acusação com uma pessoa que não entende que o outro está esperando um deslize dele, ou provocando atitudes do tipo?!
Você vai ter que ler p/saber onde isso vai dar, se prepare p/ficar pasmo, é incrível como a escritora deixa o leitor desesperado pela situação de Jacob, a sensibilidade de descrever como ele lida com o mundo e como lidamos com ele!! .
Tem hora que você não vê mais solução p/nada e garanto... você vai terminar o livro mudo de tão impressionado como a trama é  trabalhada... até o final!!
"Fruta que caiu"! Que livro!!
Leia!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Larissa.Giorgetti 30/09/2021minha estante
Sentia que vc ia gostar, sua resenha está perfeita, fala bastante sem entregar nada relevante, plac, plac, plac ( aplausos)
Fico feliz que não te incomodou o final ser do jeito que foi, ansiosa que sou gostaria de ter umas páginas a mais kkkkk

Bart 06/10/2021minha estante
O livro foi perfeito, em todos os sentidos!! Eu só tenho a agradecer a vc por me colocar em contato com um livro desses!!
Eu gostei dos aplausos kkkkkkkkkkk vc é culta e criativa Kkkkkkk mt show!!
Só agradeço!!
?????

Psychobooks 21/07/2014

Resenha Dupla

Mari: Eu adoro ler um drama bem construído, daqueles que o autor não tem pressa para desenvolver seus personagens e embasar suas atitudes, esse é um dos principais motivos de eu gostar tanto dos livros da Jodi Picoult.

Alba: Eu não sei porque (fiquei com uma vontade de escrever um "cargas d'àgua" aqui, mas achei que ficava muito gíria de velha!), mas nunca, NUNCA, tinha lido nada da Picoult. E olha que não foi por falta da Mari falar que eu PRECISAVA ler algum livro dela. Quando a Verus anunciou a publicação de "Um Mundo à parte" a Mari me intimou a fazer a leitura dupla com ela por dois motivos:
1 - Livro da Picoult
2- O protagonista é autista (pra quem não sabe, tenho um filho autista que acabou de completar 18 anos, mesma idade de Jacob no livro!)
3- Porque a Mari me ama! (Tá que falei que eram só 2 motivos, mas esse terceiro merece ser citado!)

- Enredo

Mari: Um Mundo à Parte vai contar a hitória de Jacob Hunt, um garoto de dezoito anos que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger quando ainda era criança. A fixação mais recente do garoto é a análise forense, obcecado por todas as minúcias científicas, ele sabe todas as etapas de análise da cena do crime, bem como quais os exames laboratoriais o ajudariam a descobrir impressões digitais, vestígios de sangue, etc.
Jess é a professora de habilidades sociais de Jacob, ele a ama na mesma medida que odeia as tarefas que ela passa para ele cumprir. Por incentivo dela, Jacob foi a um baile da sua escola e aos poucos, o garoto vai conseguindo interagir um pouco com outras pessoas, sempre à sua maneira.

Mari: Certa noite, Jacob volta para casa muito perturbado e tem um surto importante como há muito tempo não acontecia, sua mãe consegue acalmá-lo. Alguns dias depois, eles recebem a notícia de que Jess está desaparecida e é iniciada uma investigação para saber seu paradeiro.
A vida da família de Jacob, que já não era fácil, muda completamente da noite para o dia, eles passam a ser o centro das atenções da cidade e vão lutar com todas as forças para conseguir manter os avanços sociais que Jacob conseguiu atingir depois de tantos anos de tratamento.

Alba: Vocês leram essa premissa? LERAM? Então... Ela só já bastaria pra leitura, mas sentem que ainda tem muito mais para ser falado.

- Desenvolvimento do Enredo e narrativa

Mari: A narrativa é feita sob o ponto de vista de diversos personagens, as fontes mudam de acordo com o narrador, mas isso não seria necessário, pois a autora consegue diferenciar muito bem a voz de cada personagem.

Alba: Essa ferramenta usada pela autora funcionou superbem na minha opinião. A história é muito intimista para ser tratada em terceira pessoa. É necessário que fiquemos o tempo tendo inseridos na mente dos protagonistas - sim, todos são protagonistas - para entender as motivações de cada um e para podermos enxergar as similaridades em cada fronte. Como cada ação de um personagem vai ter consequências mais à frente, quando passamos para a visão do outro.

Mari: Outro ponto que gosto muito nos livros da Jodi é que ela não fica presa apenas ao plot principal, efeitos colaterais são sempre apresentados e desenvolvidos. Como consequência, temos um enredo com temas variados, todos muito bem interligados, o que deixa a trama mais próxima ao real.

Mari: Eu não acho que o foco principal está no mistério da morte de Jess, a causa da morte ficou bem clara no começo do livro e acho que é por isso que algumas pessoas não gostaram muito da leitura. Ao meu ver, o foco está no julgamento, nas peculiaridades e características de uma pessoa com Asperger, a dinâmica familiar e em como a vida das pessoas à volta de Jacob são afetadas.

Alba: Como a Mari disse, a grande questão do livro é como uma pessoa que não é neurotípica é tratada pela justiça e por toda a sociedade. Picoult escolheu abordar o austimo de forma ampla, sem preâmbulos. Como a síndrome afeta a família, a sociedade e como, principalmente, ela afeta a pessoa que leva o estigma do autismo. É a ordem da ação e da reação, mas com um porém gigantesco na equação: Como você avalia um comportamento se a sua reação está ligada à resposta esperada de uma pessoa neurotípica?

Alba: Jacob fará com que todos os personagens do livro revejam exatamente esse conceito. Evitar o olhar não significa culpa, não demonstrar os sentimentos não significa a ausência dos mesmos... E por aí vai.

Alba: Uma coisa muito interessante que também analisei na narrativa da Picoult é como, mesmo quando sabemos o que vai acontecer, a autora consegue nos surpreender com o óbvio. Essa sua fórmula óbvia, mas funcional, tem um segredo, e falaremos sobre ele em:

- Personagens

Mari: É notável a preocupação que a autora tem ao construir seus personagens, ela faz sua pesquisa e consegue dar vida à pessoas que antes viviam apenas em sua cabeça. TODOS são tridimensionais e qualquer um deles poderia ser meu vizinho.

Mari: Theo é o irmão mais novo de Jacob, acompanhar sua história que sempre foi paralela ao irmão mais velho, fez meu coração se quebrar um pouquinho. A autora não esconde os sentimentos do personagem, ele faz tudo para ajudar, tem que agir como se fosse o irmão mais velho, não tem outra opção a não ser seguir as 'peculiaridades' da rotina do irmão, mas tem dias em que fica cansado e tudo o que quer é um pouco de 'normalidade' em sua vida.
A mesma coisa acontece com a mãe de Jacob, ela o ama incondicionalmente, faz o impossível para que a vida de Jacob seja livre de estresse, mesmo que para isso sacrifique sua felicidade e as necessidades do filho mais novo, no entanto, há dias em que ela simplesmente não quer sair da cama.

Alba: Não resisto e também preciso falar de Emma! Que construção! Que personagem!
Ouço muito, muito mesmo, que mães de autistas são "guerreiras", "fortes", "exemplos de vida" e gente, de verdade e sem demagogia: Não é nada disso!
Picoult construiu Emma de forma super-real: Uma mãe que luta por seu filho que por um acaso é autista. Não há divisão na luta de uma mãe pelo seu filho e Picoult mostra isso de forma clara.

Mari: Oliver consegue trazer um pouco de humor à trama, um advogado inexperiente, que está passando por uma situação financeira complicada e se vê no meio de uma disputa judicial complicada demais para seu parco conhecimento.

Alba: E a Mari deixou o mais difícil para que eu falasse: Jacob.
É complicado falar de Jacob sem deixar minha história de vida se misturar com a de Emma. Tendo um filho dentro do espectro autista, foi maravilhoso enxergar o livro pela visão de Jacob e entender que às vezes a resposta está lá, na ponta da língua, mas eles não conseguem externá-las.

Alba: A caracterização de um autista é muito complicada porque o autor pode muito bem cair dentro das armadilhas feitas pela síndrome. Se ela o caracterizou com algumas das idiossíncrasias da síndrome, não pode deixar que o personagem aceite aquilo como natural mais à frente. Por exemplo: Jacob odeia a cor laranja e surta quando a vê. Picoult não pode deixá-lo encarar isso como natural em nenhum momento. Em um livro de 600 páginas.
E é nesse momento que percebemos a boa construação da autora e, como a Mari disse, a ótima carecterização de cada um de seus personagens. Jacob não se contradiz em nenhum momento. Quando supera algum obstáculo é por conta das terapias. Quando regredi em alguns pontos, é por conta do estresse sofrido. Quando entende alguma frase dúbia, é devido à alguma experiência anterior na mesma situação.

Alba: O mais interessante é que Jacob entende tudo o que acontece com ele. Ele sabe onde se enfiou e as consequências que pode sofrer, mas o autismo simplesmente distorce sua resposta à situação.

- Nem tudo é perfeito...

Mari: E eu farei duas observações sobre o que me incomodou:
1- a todo momento eu ficava me perguntando o motivo de ninguém ter perguntado para Jacob de forma direta o que tinha acontecido no dia em que Jess desapareceu, sim eu entendo que a mãe dele tinha medo da resposta, ainda assim, acho que alguém poderia ter feito a pergunta.
2- o final foi um pouco corrido e aberto, acho que mais um capítulo para fechar o livro teria sido perfeito.
Alba: 3- A capa. Por que uma criança tão pequena na capa? Jacob já tem 18 anos!

- Concluindo

Mari: Um Mundo à Parte é um livro sensível, se você chora com frequência quando lê uma história tocante, pode preparar seus lencinhos. Não ache que esse é um livro de mistério policial, ele é focado no drama. O desenvolvimento dos personagens e do enredo foram espetaculares, por isso, mesmo com as duas observações que fiz acima, eu o classifico com 5 estrelas e os olhos cheios d'água.

Alba: Perfeito. Essa é a definição que me vem à mente. Não é uma leitura fácil, apesar da ótima fluência. Precisei parar em inúmeros momentos do enredo para que pudesse respirar fundo e aí sim - parar de chorar - voltar à leitura. É um livro sobre pessoas, e Picoult mostra que conhece e constrói personalidades como ninguém.
Super-recomendo.

"(...) Depois de anos imaginando que eu sou um alienígena neste mundo, com sentidos mais aguçados que os das pessoas normais, com padrões de fala que não fazem sentido para as pessoas normais e comportamentos que parecem estranhos nesse planeta, mas que, em meu planeta natal, sem ser perfeitamente aceitáveis, isso de fato se tornou verdade. A verdade é uma mentira e mentiras são a verdade. (...)"
Página 525

"... agora o som já está transbordando por todos os meus poros e, mesmo quando fecho os lábios com força, meu corpo está gritando. (...) contusões são causadas por vasos sanguíneos que se rompem como resultado do golpe - e bato a cabeça contra elas - contusão cerebral acompanhada de hematoma subdural no lobo frontal está associada a mortalidade - e de novo - cada glóbulo vermelho é composto de um terço de hemoglobina - e então, como eu previa, minha pele não pode conter o que está acontecendo dentro de mim e se rompe, e o sangue corre pelo meu rosto para os meus olhos e boca."
Página 245

site: www.psychobooks.com.br
GeMartt 04/04/2020minha estante
Quando vi que Jacob tinha 18 anos, também me questionei sobre a capa do livro.

Marina 27/09/2021

Ugh, fiquei bem decepcionada com este livro. Já tinha lido outros da Jodi Picoult e acho que ela é muito boa em explorar dramas familiares. Então quando vi a sinopse de Um Mundo À Parte, que aborda o Asperger (uma temática muito interessante), achei que seria um livro bem emocional, mas não foi o que aconteceu. Achei ele didático até demais, de uma maneira meio forçada, acontecendo inclusive do próprio personagem que tem Asperger explicar o modo dele pensar fazendo umas analogias. Muitas vezes parecia uma cartilha explicativa de como uma pessoa com Asperger pensa e age.
O livro traz aí também uma questão policial, envolvendo um crime. Além do "mistério" ser um tanto quanto óbvio e previsível, o final é péssimo. PÉSSIMO. O livro te leva por um caminho por quase 600 páginas que você percorre apenas para ver como vai ser a resolução do caso, e aí, para não dar spoiler, vou apenas dizer que ele te deixa apenas frustrado. Senti que perdi meu tempo.

Enfim, só dei 2 estrelas porque o texto da autora é bom, e ela cria umas dinâmicas interessantes, mas a história em si é bem decepcionante.
Gustavo Rafhael 23/06/2022minha estante
Onde eu assino?
Sua resenha foi justamente o que eu senti ao final da leitura. =(

Juliana 06/07/2022minha estante
reativei minha conta aqui só pra curtir esse comentário, que final horrível.

Gabi 22/05/2019

Não foi o melhor que li da Jodi.
Bem, Tempo de Partir foi a primeira leitura que fiz da autora e foi amor logo de cara. Que livro incrível.
Depois li "A menina que contava histórias", que retrata bastante o pós guerra e, também, na minha opinião, muito bom.

Pesquisando mais sobre as obras da autora, me deparei com esse, Um mundo a parte, e caramba, eu simplesmente PRECISAVA lê-lo.

Meu irmão é autista grau leve e Asperger.

Imaginei que fosse ser uma leitura emocionante, pois é do autismo que o livro se trata, maaaaas... Eu fiquei mais revoltada e agoniada do que emocionada.

Veja bem, quando se convive com um autista (apesar de o espectro ser grande e o avanço dos estudos mudarem os diagnósticos de tempos em tempos), ficou evidente que JAMAIS o Jacob, personagem autista, teria sido tratado como foi, teria sido julgado como foi e que o caso terminaria como terminou.

Daí a minha revolta e meu descontentamento com esse livro.

Em muuuitos momentos repetitivos, foi uma leitura cansativa e que a todo momento eu ficava pensando: agora vai, agora vai, agora vai... E simplesmente não foi!

Com 99%, lidos pelo Kindle, o óbvio se revela... Não precisava as 500 e poucas páginas.

Se tu começou a ler Jodi por esse livro, dê outra chance.

Raphixxx 22/04/2022

MELHOR LEITURA DE 2022
Uma das melhores leituras do meu ano de 2022!!! Sensacional todo escopo da história montado através dos olhares de cada personagem: Os irmãos / A Mãe / O Policial / O Advogado.

Por mais histórias com esse olhar diferenciado e personagens tão reais que nos fazem sentir de fato dentro dessa realidade como parte dela.

Renata @paraquemgostadelivros 30/07/2023

Jacob é um garoto de 18 anos que possui Síndrome de Asperger e é obcecado por séries criminais e tudo o que envolve a criminalística. Quando uma pessoa próxima a Jacob desaparece e é encontrada morta, ele é acusado do crime. A história é contada de forma alternada pelas personagens: Emma, mãe de Jacob e Theo, que foi abandonada pelo marido quando Jacob tinha 3 anos e Theo era bebê; Theo, irmão neurotípico de Jacob; Oliver, advogado recém formado que atua na defesa de Jacob; Nick, policial que prende Jacob; e o próprio Jacob, que também é um dos narradores.

Gustavo Rafhael 11/07/2022

O que dizer desse livro de capa tão feia?
Nunca tinha lido nada de Jodi Picoulti, se não fosse pelo clube do livro eu provavelmente nunca leria, e não tenho nenhuma pretensão de ler novamente. Porque, Gustavo, o livro é tão ruim assim?
Até que não. Pra mim a autora foi um tanto quanto infeliz na condução da história. Ela promete muito e não entrega nada.
A escrita é muito boa, as personagens são bem construídas e muito carismáticas, isso torna agradável e fácil a leitura. Só que, como eu já disse, peca no andamento da narração.
Aqui temos um romance americano (como diz a ficha catalográfica) com uma pretensão de ser um thriller. Até os seus 30% (+ ou -) a negócio vai fluindo de uma forma que não da nem vontade de largar o livro. Em determinado ponto tudo fica muito óbvio, tanto que continuei a leitura na esperança de ter um plot twist, que para a minha decepção não veio.
Apesar de haver um possível assassinato, prisão, julgamento, invasão de residência, o foco é outro, a ênfase é no drama familiar de uma mãe que tendo um filho com síndrome de Asperger passa a viver exclusivamente para ele, chegando até a negligenciar o outro filho em alguns momentos, isso de uma forma muito didática.
Então se você espera um thriller, esse não é o livro.
Fabiana 26/07/2022minha estante
Concordo 100%. Tive a mesma impressão.

Sabrina 19/10/2020

Um mundo a parte
Um livro que me prendeu da primeira a última página! Sou um pouco suspeita pois estudei sobre autismo para o meu trabalho de conclusão de curso e sou encantada e por essas criancas incríveis. No desenrolar dos acontecimentos tinha uma suspeita do que estava acontecendo e isso fez com que eu quisesse finalizar o livro o mais rápido possível pra saber se minhas suspeitas estavam corretas.

Santana 24/12/2020

Sem dúvidas um dos melhores livros que li este ano. A premissa em si já havia me cativado, como bom fã de uma investigação policial, mas o enredo e os personagens são muito bem explorados, indico de olhos fechados.

Heloiche 05/01/2021

Asperger e suas nuanças
Tenho ao meu redor, pessoas próximas diagnosticaras com autismo, mais comumente Asperger. No universo de personagens públicas muitos casos são relatados. Esse assunto me interessa e o procuro em livros que me indicam. Assim me apareceu esse bom livro. Trata o assunto numa forma antes não vista. Cientificamente sério, me pareceu, e com uma parte ficcional que prende muito a atenção. Gostei muito!

Isabella 13/03/2020

Maravilhoso!
O livro nos traz humor, emoções e muita tensão! Fiquei sem fôlego do começo ao fim, com gostinho de quero mais no final.

Adriana854 07/11/2023

Um Mundo A Parte
Mais um excelente livro disponível para assinantes no Kindle Unlimited.

TÍTULO: Um Mundo A Parte

AUTORA: Jodi Piccoult

Tradução: Cecilia Camargo Bartalotti

EDITORA: Verus

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Jacob Hunt é um adolescente com síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. Ele é péssimo para interpretar pistas sociais e se expressar diante dos outros e, como muitas pessoas com essa condição, tem fixação por um único tema ? no caso dele, análise forense. Jacob vive aparecendo em cenas de crimes, graças ao rádio de polícia que tem em seu quarto, e dando conselhos aos policiais sobre o que fazer... Mas de repente sua pequena cidade é abalada por um assassinato terrível, e dessa vez é a polícia que vem atrás dele para fazer perguntas. Paira a dúvida que consome a todos: Será que Jacob cometeu homicídio? Emocionalmente forte do início ao fim, Um mundo à parte é um livro que você não vai esquecer.

Rafa 17/08/2014

Esse é um dos melhores livros que li esse ano até agora, com certeza. É completo. Tem história, tem personagens, tem emoção, tem ação, tem tudo, para todos os gostos. É daquele tipo de livro que te faz ficar presa a história, sentindo junto com os personagens tudo o que está acontecendo.

Eu iniciei essa leitura numa viagem de volta a minha cidade, li o caminho todo, mais enquanto esperava na fila do táxi e mais quando cheguei em casa. E continuei a leitura nos dois dias seguintes em todos os momentos que podia. É realmente envolvente.

A narrativa pula de perspectiva entre o Jacob, sua mãe, seu irmão, o "detetive" (não lembro se era esse o posto dele, de qualquer forma era policial) e o advogado. O que faz maravilhas para a construção da história, pois conseguimos ter uma visão geral de tudo o que está acontecendo.

Jacob tem uma "professora" que o auxilia com o convívio social, levando-o em lugares públicos, dando algumas tarefas como conversar com um estranho, na tentativa de ajudá-lo a se expressar melhor. Os dois se dão super bem, até que um dia, após uma briga dos dois, Jess (a instrutora) aparece morta.

Como uma das fixações de Jacob é ciência forense, ele, de uma certa maneira, até fica animado com a possibilidade de investigar o assassinato da amiga. Um ponto muito sensível da narrativa é esse, saber se o Jacob sente alguma coisa ou não, porque, dada a condição dele, pelo menos a expressão desses sentimentos é extremamente prejudicada. Quando a perspectiva passa para outro personagem, como o detetive, por exemplo, nós conseguimos perceber o quanto ele parece um...bom, psicopata. Enquanto que, na perspectiva do Jacob, nós até entendemos um pouco do que ele sente.

A autora conseguiu me fazer sentir na posição de cada personagem. Quando narrado pela perspectiva de Emma, a mãe de Jacob, eu me senti a mãe dele também. Dei risadas e chorei junto com ela nas dificuldades cotidianas de lidar com o filho. Assim como me senti uma adolescente revoltada, na perspectiva de Theo, o irmão de Jacob.

É um prato cheio para quem gosta de mergulhar numa situação diferente da sua. Eu me emocionei, dei risada, fiquei tensa e criei expectativas com esse livro. É uma história muito emocionante. O final poderia ser melhor, mas foi satisfatório.

Algumas considerações só que eu devo fazer é que, um, a capa do livro não condiz com a história. Jacob tem 18 anos e a capa passa a impressão dele ser criança, e essa é a mesma capa do original. Além disso, eu não sei vocês, mas se eu já não tivesse lido resenhas sobre esse livro antes de vê-lo na livraria, seriam quase nulas as chances de ser atraída pela capa. E, dois, embora eu tenha gostado da tradução do título (acho que retratou bem a situação do Jacob), o título em inglês tem muito mais a ver com a história, beirando um spoiler, inclusive.

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

Ale Lima 14/03/2023

Curiosidade até o fim
Se você não gosta de final aberto, nem comece a leitura. A história de Jacob que encontra-se sobre o espectro de um tipo de autismo, leva suas ações a uma acusação de assassinato, mas que se concentra bem mais na vida familiar e social de quem convive com uma pessoa atípica. Mediano.