Inocência, conhecimento e encantamento

Inocência, conhecimento e encantamento Osho

Resenhas - Inocência, conhecimento e encantamento

Lima 18/05/2023

Ser, em vez de conhecer.
?Tudo bem. Não importa se Deus está vivo ou não. Isso nunca foi uma exigência para mim. Eu basto para mim mesmo?.

Não permita que ele volte a se mover em direção aos sonhos. Sacuda-o do sono e de repente você verá que já está ancorado.

Você nunca conseguirá, mas, pouco a pouco, deixará a busca do conhecimento e começará a ser.

Esse é todo o esforço da meditação: trazer algo mais à sua vida que não seja um hábito, algo que seja espontâneo, algo que seja não mecânico, algo que o transforme de um robô em um ser consciente.

O não saber é o estilo do místico. A insegurança é o estilo do místico. E ser um sannyasin é estar no caminho do místico.

Brunno 06/02/2021

Inocência
?Em meu reino de Deus, só serão bem-vindos aqueles que forem como crianças pequenas.?

- Jesus

Carla.Parreira 24/10/2023

Inocência, conhecimento e encantamento: o que aconteceu com a sensação de encantamento que eu sentia quando era criança?
Eis alguns trechos: ?...Um santo, um sábio, torna-se semelhante a uma criança num sentido totalmente diferente. Ele transcendeu, foi além da mente porque entendeu sua futilidade. Entendeu toda a falta de sentido que existe em ser um homem bem sucedido neste mundo - renunciou ao desejo de ser bem sucedido, ao desejo de impressionar aos outros; ao desejo de ser o maior, o mais importante; ao desejo de satisfazer o ego. Entendeu a absoluta futilidade disso tudo. A compreensão transcende. Havendo compreensão imediatamente você é transformado numa dimensão diferente... Você nasce outra vez, mas este é um nascimento diferente, não vem do pai e da mãe. Vem do próprio Eu, não de dois corpos se encontrando, não da dualidade. Vem através do seu próprio Eu. Este é o significado do nascimento de Jesus - neste sentido é que ele nasceu de uma virgem. Mas as pessoas tomam tudo no sentido literal e não entendem. O segundo nascimento é um nascimento virgem - e você é novamente inocente. Esta inocência é superior à de uma criança porque a criança terá de perder a sua. Se você alcançar este estágio - no início, você era uma criança; no final é outra vez uma criança - sua vida será um círculo completo, perfeito. Se você não atingir a fonte outra vez, sua vida será incompleta. E este é o sofrimento. Um sábio morre satisfeito - então não há mais nascimento, porque não há mais necessidade de voltar ao mundo da experiência. Você morre incompleto e por causa disso tem de nascer outra vez. Seu ser persiste, outra vez e outra vez, em se completar, e a menos que você esteja completo terá que continuar nascendo e morrendo. É isso que os hindus chamam de ?roda da vida e da morte?. Um sábio escapa da roda porque ele próprio tornouse um círculo e já não tem mais necessidade da roda... ?Jesus diz: o argueiro que existe no olho de teu irmão, tu o vês, mas a trave que existe em teus olhos, tu não a vês. Quando arrancares a trave de teus olhos, então verás claramente e poderás retirar o argueiro do olho de teu irmão?. As pessoas que tentam transformar a sociedade são causadoras de danos; as pessoas que tentam mudar as outras são sempre perigosas. Assassinam de um modo muito sutil; o assassinato que cometem é tão sutil que você nem consegue captar. Elas não matam diretamente, elas aleijam, podam, dizem que é 'para o seu próprio bem', e você não pode fazer nada contra... ?Jesus disse: impossível para um homem montar em dois cavalos e esticar dois arcos; e é impossível para um servo, servir a dois senhores; senão honrará um deles e ofenderá a outro?. O caminho, o que deve ser feito, é não escolher. É preciso compreender toda a contradição do seu ser. Não escolher, mas tornar-se sem escolha; não abandonar um contra o outro - porque é impossível abandonar um dos aspectos de uma coisa. Você tem uma moeda; ela tem duas faces. E impossível abandonar uma delas. Você pode não gostar de um dos lados, mas tem de carregar a ambos; se quiser carregar um, terá de carregar o outro e assim a moeda inteira estará com você. A única coisa que você pode fazer é escolher o lado de que não gosta e colocar o outro virado para cima. O consciente é esse lado, o cavalo de que você gosta; e o inconsciente é o outro, o cavalo de que você não gosta. O consciente é aquele que você escolheu. O inconsciente é o outro contra o qual você escolheu e reprimiu. Você não pode abandonar o polo negativo sem abandonar o positivo, não pode reter um e abandonar o outro. Se você o fizer, seu ser estará dividido: o abandonado, o reprimido, o negado tornarse-á inconsciente. E então haverá uma constante disputa entre o consciente e o inconsciente. Quando a compreensão existe, o esforço não é necessário. E sempre que algo acontece sem esforço é belo porque é total. Quando há esforço é que você está lutando contra alguma coisa. Mas, porque você luta? Porque aquilo pelo qual você está lutando ainda tem algum significado pra você. O significado comum é: ?escolha um mestre, não dois?. Mas pela escolha você nunca será total; então, a questão não é escolher um mestre contra o outro porque assim você ainda continuará sendo escravo, não poderá ser livre. Só a não escolha pode lhe dar a liberdade. Assim, não escolha; simplesmente abandone todo o esforço - ele é abandonado por si mesmo quando você compreende. Quando isto acontece, você é o mestre... Sempre que estiver à procura de um Mestre, ouça o seu ser. Aprenda a arte de ouvir o seu ser. Fique perto dele, sinta-o - através do coração. De repente você sentirá que está mudando. Porque ele é uma força magnética. Subitamente sentirá que alguma coisa está se transformando profundamente dentro de você... ?Jesus disse: Quando um cego guia outro cego, ambos caem no abismo?. Sempre que um cego guia outro, ambos caem dentro do útero novamente - este é o abismo. Eles nascerão novamente na mesma vida miserável; a mesma angústia começará com novas formas. Nada substancial terá mudado; a estória permanecerá a mesma: tudo igual, apenas com novas formas exteriores. Você cairá novamente no inferno, na miséria - o útero é o abismo... Uma das características do nível de consciência equivalente ao estado de adormecimento consiste na atividade mental constante e mecânica. Por um lado, na maior parte do tempo, essa atividade mental sequer é percebida. É também muito comum a identificação, que surge principalmente, devido à associação dos pensamentos com elementos de caráter emocional. Por exemplo, julgamentos, críticas, situações em que a pessoa se sente injustiçada, incompreendida, ou outros eventos que deflagram emoções reativas, geram uma cascata de pensamentos associados que são, geralmente, incontroláveis. É fundamental aprender a se desidentificar dos pensamentos e aos poucos, plasmar outra sensação de identidade que não esteja mais baseada exclusivamente nessas ilusões sobre si, sobre os outros ou sobre a realidade em geral e que são constantemente defendidas, justificadas e mantidas pelos pensamentos. É necessário ser capaz de perceber que os pensamentos são baseados e reforçam a visão do ?falso eu?, ou seja, uma identidade que é estruturada pela repetição de padrões quase inconscientes, de traços de personalidades, de estruturas corporais, emocionais e mentais que foram condicionadas e reforçadas pela biografia de cada um. Aos poucos, é necessário que sejam desenvolvidos novos modelos de realidade, onde haja uma visão de mundo mais abrangente, que busque escapar das dualidades do tipo bom ou mau, gosto ou não gosto, certo ou errado, buscando ativamente perceber novas implicações, perceber o momento presente, ter mais flexibilidade, e buscar por respostas que sejam novas e criativas e mais adequadas para as diversas situações do dia a dia. A atenção concentrada na respiração é uma excelente saída para se prolongar a parada do pensamento. Habituar-se a prestar atenção na respiração é um exercício importante para que muitos dos processos mecânicos comecem a perder a preponderância...?