Por Um Fio

Por Um Fio Eoin Colfer

Resenhas - Por Um Fio

mica 02/01/2022

Até o momento esse foi o pior livro que eu já li na minha vida!!!
Foi uma leitura extremamente rápida, mas não por ser bom, interessante ou qualquer adjetivo positivo; e sim por ter uma escrita simples e porque eu não via a hora de terminar ele logo.
Tentei encontrar pontos positivos nele mas quanto mais eu penso mais frustrada eu fico. O autor enfiou um monte de acontecimentos absurdos durante a trama, adicionou diversos personagens e nenhum deles foi desenvolvido devidamente. A maior motivação do protagonista pra fazer o que faz é fruto de um assassinato que eu nem me importei de ter acontecido porque até isso foi mal desenvolvido. O livro não consegue nem ser engraçado, coisa que o autor tenta MUITO ser, colocando piadas em toda oportunidade que tem mas só conseguindo criar diálogos rídiculos e dificéis de serem lidos e levados a sério.
Teve UMA cena que foi interessante nas mais de TREZENTAS PÁGINAS de história, mas que foi absurdamente mal aproveitada.
Não estava esperando uma obra de arte nem nada do tipo, o foda é que ele não consegue ser bom nem no que se propõe. Péssimo. Não recomendo pra ninguém.

Paula Aono 22/06/2020

Um pastelão policial
Dan é um ex sargento do exército, que ganha a vida como segurança em um cassino. Sua vida anda calma, apenas tendo que lidar com clientes inconvenientes, conseguir um segundo encontro com a garçonete Connie e uma calvície que acaba com sua autoestima. Porém quendo seu melhor amigo (e médico cirurgião plástico charlatão) Zeb desaparece e Connie é encontrada morta no estacionamento do cassino, Dan se vê enredado entre policiais corruptos, a gangue local, o tráfico de drogas e a vizinha maluca que mora no andar de cima.

Esse livro é aquele tipo que eu nem sei como veio parar na minha estante, mas já que fazia três anos que estava lá resolvi dar uma chance, e definitivamente que arrependimento.

Recheado de piadinhas sem graça, a trama

se perde logo no começo, já que o protagonista simplesmente se esquece do amigo sequestrado e em dado momento nem se lembra mais do assassinato da garota, a impressão que me deu é que o autor quis colocar tanta adrenalina na história que o que ele conseguiu foi uma salada de crimes resolvidos de maneira idiota e inverossímil, um punhado de personagens sem nenhum proveito e diálogos insuportáveis que não levavam a lugar nenhum...

Nem preciso dizer que eu odiei!

Luiza.Isabelle 26/06/2022

meeeu deuss
mais um da série bibliosesc!

amigos, peguei esse livro pelo prólogo (como sempre!), e me interessei bastante, uma história que foge um pouco do que eu andava lendo ultimamente.

minha primeira impressão era de que seria um livro muito interessante de se ler, daí decidi ler algumas resenhas, que são muito divergentes, isso tirou um pouco do meu interesse e expectativa pelo livro.

mas nossa, eu simplesmente ameii! cara, que livro delicinha de se ler.
literalmente devorei os últimos capítulos, quando faltavam 50 páginas eu pensei "ah, vai demorar muito pra acabar" e quando menos esperava, acabei o livro.

olha, eu adorei de verdade, e sinceramente dei umas risadas sinceras com o livro.
recomendo!

Livretando 31/01/2014

Resenha: Por um Fio
Eu confesso que desde o início tive grandes expectativas em relação a esse livro. Meu relacionamento com o autor Eoin Colfer já contava com oito livros antes desse, sete dos quais eu recomendaria facilmente para outras pessoas. Com esse espírito eu embarquei nesse novo livro, o primeiro de uma série, e não teve outra: amei. Eoin Colfer é famoso por duas coisas principalmente. A primeira delas é a série juvenil Artemis Fowl e a outra é o sexto livro da aclamada série Guia do Mochileiro da Galáxia, do Douglas Adams.
Por um fio não tem nenhuma relação com os livros anteriores desse autor. Não tem nem a fantasia do Artemis nem a ficção do Guia, é um livro realista que acompanha o nosso protagonista por alguns dias. Daniel McEvoy é um ex-soldado que está trabalhando como segurança em um cassino em New Jersey, aproveitando seu porte físico e experiência em lidar com caos, criminosos, etc.

A história começa com a morte da suposta namorada de Daniel, colocando ele imediatamente no topo da lista de suspeitos. Durante o dia ele descobre que seu melhor amigo foi sequestrado e ele não sabe bem por que ou por quem e, para completar a figura, ele começa a escutar a voz desse mesmo amigo em sua mente, como uma consciência, gerando ‘diálogos’ hilários.

O principal trunfo desse livro, e acho que de todas suas obras, é o bom humor. Ele sabe manter o passo durante a narrativa e intercalar com ótimas cenas que fazem você literalmente largar o livro para uma boa gargalhada. Com Por um Fio eu me via regularmente chamando atenção das pessoas ao meu redor por estar rindo ‘sozinho’ com um livro nas mãos.

O único ponto negativo que me chamou atenção nesse livro é o exagero na sorte do personagem, que teima em escapar de vários apertos ‘por um fio’. O livro em si é realista, mas esse cara tem um esquadrão de anjos da guarda a postos.
O livro está mais do que recomendado e espero que o estilo do Colfer tenha em você o mesmo efeito que teve em mim. Pode não ser o melhor livro que você lerá esse ano, mas certamente vai alegrar, e muito a sua semana.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/10/por-um-fio-eoin-colfer.html

Gabriela Gonçalves 30/07/2020

Final decepcionante
Rapaz, o livro tava indo legal até a parte do "confronto final" com o Mike Irlandês. A resposta para tudo o que aconteceu foi tão fraca que estragou o livro. Tava esperando outra coisa, alguma coisa realmente séria que valesse "matar" por ela. Mas enfim, acho que o livro cai em alguns clichês. Gostei mas esperava um final digno e mais interessante. Daria um bom filme de ação em que você espera que termine legal mas o final não surpreende tanto. A história background do Daniel McEvoy é bem interessante e dá a base para o que ele faz ao decorrer do livro. A Detetive Deacon funciona como personagem coadjuvante mas que o autor poderia ter desenvolvido com outras nuances e não como um possível interesse romântico do protagonista. Eles podiam ser amigos e tudo bem. O livro se encaminha bem até a parte que as revelações começam a serem feitas e daí você pensa: nossa, só isso? Motivação bem fraca para começar uma carnificina.

Anna 21/02/2021

Por um fio.. de vida? De amizade? De cabelo?!?
Eu tinha começado a ler esse livro antes e não foi adiante. Li várias resenhas de gente criticando, então fui sem nenhuma expectativa.
E assim, desse jeito, me diverti horrores!! O livro é tão absurdo, tão bizarro, a história não faz muito sentido, o personagem fica tão preocupado com a careca dele... Que eu rolei de rir!!!!
Recomendo para uma ressaca literária, o livro faz a gente relaxar, porque não precisa se preocupar com a história, nem com muitos detalhes.

L Soares 09/03/2021

O livro em si é uma surpresa, do autor de Artemis Fowl eu esperava outro livro com um tema mais leve e infantil, não páginas ensanguentadas. O livro conta a história de um ex soldado, trabalhando em uma cidadezinha como leão de chácara de um pequeno cassino. Daniel, irlandês com poucos amigos, se vê diante do desaparecimento de um deles, possivelmente violento, e a morte de outro, e sozinho, sob suspeita da polícia, vai se envolvendo cada vez mais em tudo que a cidade pacata esconde de pior. O livro é divertido, as situações se sucedem com velocidade, dando guinadas na história a todo momento. Um ritmo de filme de ação da tela quente (muito sangue pra sessão da tarde).

Carol 10/03/2023

Razoável
Não comecei a ler esperando que fosse a maior obra da literatura, então, para o que se propõe (entreter, distrair) faz um bom trabalho, as vezes dá uma preguiça da narrativa porque me parece bem juvenil e um pouco forçada, mas já li livros com o plot bem menos amarradinho e com personagens bem mais pobremente desenvolvidos.

jvsierra 19/02/2017

Por um fio... de cabelo
A vida de Daniel McEvoy, ex-sargento do exército irlandês e leão-de-chácara, vira de cabeça para baixo quando ele se torna alvo de dois chefões da máfia. Para piorar, sua quase-namorada Connie, garçonete da boate onde trabalha, é encontrada morta e ele se torna o principal suspeito. Encurralado pelos dois lados da lei, ele corre contra o tempo para salvar a própria pele.

Alguns trechos do livro tem uma narrativa quase cinematográfica, com bastante ação. Os personagens e as relações entre eles são descritas de forma cômica, o que coloca a quantidade ideal de humor no livro. Só que, em algumas partes, a história demora demais para desenrolar, prejudicando um pouco a leitura.

Bruna.Domingos 31/05/2020

Por um fio, não li...
Comecei esse livro esperando uma leitura mais pesada, seria. Ledo engano...sim há momentos sérios, tensos, mas há comédia e ação...como não podia faltar de uma história de Eoin Colfer. Claro que não se compara às outras coleções dele, muito pelo contrário, tem uma boa leitura, mas não tem o mesmo tom, ritmo. Confesso que parei algumas vezes o começo da leitura ..mas depois de recomeçar, valeu a pena.

Liliane32 13/02/2023

Inesperado
Divertido, louco, confuso, irreal e muito sem sentido. :)
Dei muitas risadas com o humor ácido e irônico do ex-Soldado Irlandês (que o autor mesmo descreve como "tiozão"): grande, mal encarado e fortão
Enquanto ele parece estar sempre no lugar errado na hora errada, a Sorte vai ajudando ele a sair das mais diversas enrascadas, sempre "falando" com a voz na sua cabeça ou mesmo "lendo" as expressões corporais do pessoal a volta.
Reconheço que não é uma obra de arte de mistério ou investigação policial, uma vez que as coisas acontecem muito sincronizadas: ele esta no local certo na hora certa para tudo no livro. É coisa de livro. Não tem veracidade nenhuma. Mas entretém e me prendeu até o final.

Bruna 14/05/2023

Decepção
Esse livro poderia ter 100 páginas se não fosse pelo excesso de piadas sem graça. A cada parágrafo, uma gracinha. Que tédio! Da metade para o fim eu tive que ler pulando toda essa enrolação.

O que chamou minha atenção para comprar foi o elogio de Harlan Coben na capa, mas já vi que não posso mais confiar nisso.

Não vale a leitura.

cyntia.vilela.5 05/02/2024

Demora mas fica bom!
A história começa um pouco parada com o protagonista explicando sobre a sua vida, precisa de umas 30 páginas para pegar no tranco e umas 50 pra começar a ter emoção. A tradução do livro é um pouco confusa por conta de diferenças de falas entre irlandeses e estadunidenses, que não é possível detectar em português então ?falta algo?. Fiquei curiosa para ler no idioma nativo mesmo. Eu gostei bastante do desfecho, mortes, uma leveza cômica e como tudo se resolveu de uma maneira meio tola, mas compreensível para o tom da narrativa. Achei que pelo título a questão do cabelo fosse mais abordada, mas achei sutil durante o desenvolvimento, apenas no final que essa questão é explorada (até demais). Gostei e recomendo a leitura para quem não tem grandes expectativas, e quer ler algo leve mas com aquela dose de investigação e aventura com porradaria e tiros.

Emanuelle.Pompilio 15/02/2024

A história é totalmente sem pé nem cabeça, porém o toque de comédia melhora o emaranhado de coisas sem sentido. não indicaria pra ninguém mas não me arrependo de ler, tinha momentos que parecia que estava lendo um episódio de B99, o humor de Daniel McEvoy me lembra do queridíssimo Jack Peralta.