O Anjo da Vingança

O Anjo da Vingança Ana Siljak

Resenhas - Anjo da Vingança

Gveen 26/01/2024

1/5

Dei uma estrela porque talvez seja um gênero que eu não goste muito, ficou cansativo de ler, mas não foi difícil de terminar

Menace 20/01/2023

O Anjo da Vingança
O livro da autora Ana Siljak -O Anjo da Vingança - é o pontapé inicial para poder entender como foi o período soviético dos anos de 1850 à 1880. Todas as tramas políticas que envolvem a sociedade daquela época. A intensificação dos movimentos socialistas na Rússia e o surgimento das ideias niilistas.

O inverno russo de 1878, uma aristocrata jovem e tímida chamada Vera Zasulich entrou no gabinete do prefeito de São Petersburgo, sacou um revólver de seu volumoso manto cinza e deu um tiro no general Fedor Trepov à queima-roupa. "Vingança!" -gritou ela - vingança pelo tratamento que o prefeito dispensara a um preso político.
No final do ano, o julgamento de Vera por tentativa de assassinato tornou-se o "julgamento do século", seguido por gente de toda Europa e América.
A história da primeira terrorista russa, que conquistou milhares de seguidores e que à princípio foi a porta de entrada para os grandes atos terroristas que aconteceram na Rússia e em toda Europa durante o século XIX.

Essa biografia da Vera foi uma leitura completamente aleatória que por ventura veio em um excelente momento. Neste ano me desafiei à ler livros políticos -ou biografias de grandes figuras políticas - e de alguma forma tentar entender mais sobre assuntos como: esquerda/ direita; comunismo/ capitalismo. Socialismo/neoliberalismo; os privilégios da burguesia e principalmente as dificuldade que o proletariado enfrentava;
Tomar uma posição política não é fácil e é algo que se deve pensar e estudar, e graças a esse aprofundamento muito assuntos começaram a ficar explícitos de uma forma que eu não achei ser possível.
Muitas coisas abordadas pelo autora, em muitos casos faz com que o leitor pense se de fato isso aconteceu ou é uma ficção cientifica, pois é muito insano que todas as tramas politicas abordadas e trazidas à tona de uma forma completamente diferente pode de alguma forma ter acontecido à apenas alguns anos atrás.
A história de vida da Vera, de como ela virou uma revolucionária, o exílio na Sibéria, a tristeza e a depressão e a prisão na qual ficou presa por anos sem ter contato coma a família e tantas outras coisas que ela passou. Uma heroína por muitos, uma terrorista para tantos outro, de uma coisa é certa. Vera Zasulich foi uma mulher brilhante, inteligente e admirável que merece ser lembrada pela mente extraordinária, sua paixão pela sua pátria Rússia e seu desejo de ver os pobres e menos desfavorecidos em um mundo melhor, sem injustiças social e longe de governantes tiranos.

É por isso e por muitos outros muitos outros motivos que esse livro merece cinco estrelas, ele é instigante, revolucionário e maravilhoso em todas as perspectivas.
?????