Esta Terra Dourada

Esta Terra Dourada Barbara Wood

Resenhas - Esta Terra Dourada

Natália 20/06/2021

O início é lento, custei a engrenar até conseguir realmente gostar da história. Mas depois de certo ponto fica impossível não se apaixonar por esse casal e pelo país.

Fer Kaczynski 27/11/2013

Intenso, como qualquer épico!
Mais um romance histórico maravilhoso que tive o prazer de ler neste ano!

Com a qualidade de sempre a editora Record nos surpreende com esse romance contando a história de uma garota que é parteira, numa época em que as mulheres eram muito discriminadas por exercer qualquer profissão que fosse tipicamente masculina como a Medicina, seu pai era formado e a ensinou, com a perda precoce e injusta dele, ela se vê obrigada a batalhar por seu lugar no mundo, e parte rumo a uma aventura épica, digna de filmes como ...E o vento levou ou até Austrália, pois é lá que começa sua aventura, na terra dourada, Austrália.

Leiam e comentem o restante da resenha no blog:

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/11/resenha-esta-terra-dourada.html

SILVIA 24/04/2014

Viagem
Toda a história está bem delineada... a autora nos faz amar cada personagem, características, desafios e realizações! É muito bom ver a batalha da personagem principal em busca do conhecimento medicinal e sua prática. E não só isso, a gente termina se envolvendo com todos os demais personagens... torci, chorei, pulei de alegria por eles... maravilhoso!!!! Me fez desejar visitar a Austrália daquela época... e o amor... ó amor... suspiros... maravilhoso!!!!!

Camila 01/09/2023

Começo de uma nova medicina.
Não tenho palavras pra descrever a preciosidade desse livro . Me encantou em vários aspectos. Adorei todos os personagens e a história de cada um .

O livro se passa na Austrália recém descoberta , cheia de promessas e descobertas.

Hanna queria ser mais que uma parteira e nunca desistiu do seu objetivo, seu chamado . Ela foi forte e corajosa, sem nunca perder a esperança.
Esse livro mostra o início da medicina como é conhecida hoje e os encantos da Austrália , selvagem e inesplorada . Gostei muito da parte em que os aborígenes eram retratados no dia a dia , essa parte foi completamente imersiva e mágica . Fui dormir pensando no céu estrelado da Austrália.

Li esse livro ouvindo uma playlist de Dark Wild West . Recomendo bastante.

Viviane 18/04/2015

Belo!
Um livro que me fez refletir subterrânea como mis sabotamos.
Hanna em é uma parteira que conhece Neil durante uma tempestade que levou os dois jovens a encontros é desencontros.
Todos os personagens são bem delineados.
Me comovi com todos os personagens envolvidos na tramai

Rebeca Grauer 22/07/2016

Uma história sobre chá da cinco, oceanos e cangurus.
Começamos em Londres onde uma das damas da aristocracia estava prestes a dar a luz prematuramente. Seu marido havia saído mais cedo em busca do médico na cidade, mas como chovia muito, provavelmente estava preso no meio do caminho. Os empregados da casa, resolveram quebrar uma regra e foram até o vilarejo mais próximo buscar o doutor Jonh Conroy e sua filha, parteira.

Apesar de conseguirem chegar até a casa a tempo de salvar o bebê e a mãe, o parto foi interrompido pois o "médico da cidade" e o marido da mulher, chegaram bem na hora que o Dr. Conroy preparava a solução de Iodo antisséptica.
O "médico da cidade" exigiu que o colega interrompesse qualquer "magia" que ele estivesse fazendo, pois era incomum que aquele tipo de prática. Além do mais, ele afirmou que a mulher não estava em trabalho de parto, então resolveu fazer um procedimento padrão para melhorar os sintomas.
Como já era de se esperar, a mulher e o bebê faleceram e o Dr. Conroy foi acusado de envenenar. Infelizmente, pouco antes de ser levado a prisão, ele faleceu, deixando um enigma para Hannah seguir.

Hannah agora decide se mudar para um país recém descoberto, chamado "Austrália". Ela imagina que seja um lugar menos conservador e que ela poderá se desenvolver na profissão, sem que ninguém tenha receios. Ela vai a bordo do navio Caprica, com seus poucos pertences e esse grande sonho. Lá, conhece um explorador americano chamado Neal Scott. Eles se apaixonam, mas sabem que não podem ficar juntos. Têm assuntos pendentes e Neal não vai ao mesmo lugar que Hannah, sairá numa expedição durante um ano, mais ou menos, porém jura amor eterno e que voltará aos braços de sua amada.

Ao chegar na Austrália, encontra várias outras dificuldades, a maior delas foi arranjar clientela, mas aos poucos, Hannah Conroy encanta as pessoas a sua volta, com sua inteligencia e força de vontade. Entretanto, as palavras de seu pai antes de morrer, sempre martelavam em sua cabeça e ela tentava resolver o tal enigma, mas sentia como se uma peça estivesse faltando. Hannah tenta conciliar seu amor pela medicina, com o mistério de seu pai.

***

Vou parar por aqui, porque não quero dar spoiler, mas o livro não é "lá essas coisas", não. Os pontos negativos são maiores que os pontos positivos e isso é o que torna um livro entediante.
O pior é que a história é boa, a temática é interessante, mas a narrativa é chata, arrastada e infelizmente, deixa várias "pontas soltas" no final da leitura.

site: http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/2016/07/esta-terra-dourada-resenha.html

Simone de Cássia 24/10/2018

Surpresa boa! Comprei sem acreditar muito, numa promoção ao passar uma tarde pelas Lojas Americanas ...mas, foi uma excelente escolha. A historia é cativante, os personagens são carismáticos e "reais", sem aquela de mocinha maravilhosa/mocinho sem defeito... O cenário é a Austrália, lugar que pouco (ou nada) aparece nos livros habituais, e uma Austrália bem remota... Adorei saber um pouco dos aborígenes e sua cultura... e como cereja do bolo tem a própria vocação de médica desbravadora da protagonista, suas pesquisas, a "descoberta" do iodo como antisséptico e até uma referência ao Dr. Semmelweis nos primeiros passos do controle das infecções... Não fosse uma pequena passagem que me irritou e que julguei desnecessária seria um livro perfeito. Mas é lindo, surpreendente!

@moisesffelipe 31/03/2019

Uma história envolvente
Romance com história. Reviravoltas e desencontros. No coração da Austrália que foi recentemente colonizada, um amor que luta para existir. Não se trata de um romance água com açúcar. Para quem gosta de Austrália e de história é um prato saboroso. Recomendo ler com o coração aberto a magia de um mundo novo que começa na colônia inglesa da Oceania.

José Carlos 15/12/2020

Primórdios da medicina e colonização da Austrália!
Só ao saber que tratava-se deste assunto, já iniciei a leitura com grande empolgação! A história de Hannah, enfermeira, que adquiriu grande conhecimento médico de seu pai, mas não tinha espaço para colocar em prática na Inglaterra! Ao partir para Austrália, tudo poderia acontecer! Foi uma ótima leitura, com algumas passagens que matariam até pré-diabéticos, de tanta água com açúcar!