Identidade Zygmunt Bauman

Resenhas - Identidade

Less 28/12/2023

Identidade
Bauman faz um paralelo da identidade e relações modernas com o consumismo. A modernidade-líquida é produto de um mundo capitalista e consumista. É um mundo diferente de tudo que já ocorreu.

Kaliane 12/06/2023

Ótimo
É uma leitura boa, a escrita não é tão complicada e o fato de ser uma entrevista direciona muito o que procurar no livro (caso esteja sendo usado para pesquisas), mas recomendo a leitura completa apesar de algumas partes parecerem se repetir.

Não há divisão por capítulos.

Rafael.Dardes 23/06/2022

Frescor e temor
De maneira muitíssimo concisa, Bauman organiza ideias, conceitos e prospecções sobre o "ser" atualmente e dentro do próximo futuro. Como a modernidade liquida interfere diretamente no nosso senso de identidade, seja ele nacional, amoroso, religioso ou profissional e de onde provêm tais elementos.
A obra é construída numa narrativa de entrevista, o que traz um frescor pra uma obra que carrega caráter acadêmico em seu conteúdo. É interessante observar diálogos de tamanha profundidade e organização.
Bauman consegue explicar de maneira muito sucinta conceitos que podem ser muito complexos e dotados de difícil compreensão.
Uma obra que nos faz entender e pensar.

Luiza 27/03/2022

Bauman é genial
O Bauman consegue refletir sobre várias coisas complexas de uma maneira simples e mais acessível
Gostei muito de entrar em contato com o pensamento dele(foi minha primeira leitura dele) e certamente lerei muito mais
As Reflexões acerca da identidade nessa sociedade moderna são maravilhosas e esclarecedoras
Talvez um pouco triste ou assustador

Juliana.Pegoraro 20/09/2021

Identidade
Ler sobre nossa sociedade contemporânea não é tranquilo. Entender como funciona nosso meio é a única forma de saber como desviar dos efeitos negativos que ele gera.
Este livro é em formato de entrevista, o que deixa a leitura mais fluida. Nem por isso se torna rasa. Alguns temas não são aprofundados, mas as reflexões geradas são semrpe interessantes.
Consegui fazer vários paralelos entre o que está exposto e o momento em que vivemos (pandemia, imenso alcance das redes sociais, reflexos nas nossas formas de nos relacionar).

Lara 25/06/2021

Precisei ler para uma pesquisa. O modelo de e-mails não me agradou muito, mas achei um gênero interessante. Senti que algumas vezes Bauman se destoa um pouco do assunto, mas há boas passagens úteis para citação em trabalhos.

Mari 05/01/2021

A banalidade da liquidez, vídeo chamadas e pandemia.
Iniciei a leitura com preconceito, entretanto ela me preencheu de críticas positivas e negativas.

Interessante ler a critica de Bauman sobre as "vídeos chamadas", apesar dessa ser curta, uma vez que a mesma se tornou a solução para 2020 - pandemia.

A ideia de Bauman sobre sociedade líquida é muito interessante, uma pena ter sido banalizada na década atual.

Larissa Del Lhano 29/12/2020

Escrito no formato de entrevista, "Identidade" traz reflexões sobre a sociedade contemporânea, e mostra o quanto o trabalho de Bauman se mantém atual. Li o livro para produzir um artigo na faculdade, e seu conteúdo possibilita que diversas abordagens possam ser feitas sobre o assunto

Liviamelina 13/12/2020

Um passeio na história!
Li esse livro para a dissertação do meu mestrado e ele é um dos meus livros preferidos! Uma das frases mais legais é: ?identidade é um monte de problemas?! E eu poderia falar por horas o que refleti com esse livro! Amo de paixão!!

CarsMatheus 11/08/2020

Ótimo
Ótimo comentário do filósofo ao mundo, nossas relações são fluidas e assim nossa própria concepção e construção de identidade não é sólida, nem algo pré estabelecido que se descobre, é algo que construímos a cada tomada de decisão e a cada ação que praticamos. Interessante também o comentário dele sobre o amor e sobre as religiões e o fundamentalismo. Ótimo

tripsdapaula 01/06/2020

Leitura de final de semana que te fará refletir por dias.
Corroborando com o título de minha resenha, deixo aqui o seguinte trecho sobre a razão para vocês lerem essa obra: "O recurso à identidade deveria ser considerado um processo contínuo de redefinir-se e de inventar e reinventar a sua própria história". Pode ser um livro inicial aos propósitos de Bauman.

Gutierrez.Lellis 01/05/2020

Não foi fácil ler essa obra. Primeiro, porque já havia uns quatros anos (desde o término da minha primeira graduação, filosofia) que não me debruçava sobre uma obra do tipo. Segundo, os pensamentos de Baumam me incomodam: sua análise da sociedade atual diz muito do que somos e às vezes não queremos admitir. Penso que ele é muito pessimista com os dias atuais. Mas, parando para pensar, o que me incomoda, de fato, é como ele tem razão sobre mim e sobre o mundo em que vivo.

Fidel 23/12/2018

IDENTIDADE
Em um mundo cada vez mais afetado pela superficialidade das relações, pelo declínio dos valores clássicos, dominado pelo relativismo de tudo, que faz apologia aos amores superficiais, que se vê mais no espelho que Narcisio, o indivíduo se autodigere e perde a sua identidade.

Zygmunt Bauman trouxe algumas evidências deste mundo em “Modernidade Liquida”, quando a ilusão e as dores da vida em sociedade criam no indivíduo, conflitos com sua própria identidade levando-o a não se reconhecer como pertencente a um projeto maior.

Em sua obra Identidade, Bauman desta vez analisa a identidade do indivíduo e sua fragilidade diante de um mundo em constante mudanças. Bauman alerta que a frugalidade das relações leva a construção de relacionamentos poucos sustentados por valores perpétuos. O resultado disso é a falta de significado para tudo que o homem percebe em direção a manutenção deste enquanto indivíduo.

site: www.leiologopenso.com.br