The First Fifteen Lives of Harry August

The First Fifteen Lives of Harry August Claire North
Claire North

Resenhas - The First Fifteen Lives of Harry August

Andre 20/08/2021

Não sei o que é, mas não tô conseguindo gostar dos livros que eu ando pegando. Não sei se são os livros ou sou eu que estou sem paciência. Não posso perder o ritmo, tenho muito livro pra ler
Antony.Rodrigues 20/08/2021minha estante
Não encare a leitura como obrigação, ela tem que ser algo prazeroso não se prenda aos livros que tem bastante para ler, isso no seu cérebro soa como uma obrigação, leia sempre livros com temas que goste, e livros conceituados bem avaliados nesses temas e vai ver como é bom ler, coloque metas de leitura por dia pra criar o hábito exemplo de meta ler 10 páginas por dia

Betega 21/08/2021minha estante
Eita, que locura! Estou com exatamente a mesma sensação. Não sei se é coincidência ou mau humor de minha parte

Andre 21/08/2021minha estante
Eu acho que vou reler alguns dos meus favoritos pra entrar no ritmo de novo

void_Indigo 03/10/2021

Uma versão original da reencarnação
Há muito tempo li um livro que descrevia as diversas vidas de um personagem desde a pré-história (na 1a ele ainda era basicamente um macaco!), os Filhos da Chuva, se não me engano. Pensei que seria algo parecido e até é, mas com uma reviravolta interessante: o herói, Harry, renasce sempre na mesma vida.

Achei que a história inicialmente seria meio sacal, uma repetição infinita da mesma vida, mas o herói vive cada vida de uma forma diferente: médico, físico, advogado, místico, criminoso, casado, etc. Ele se envolve numa trama para descobrir porque o mundo está acabando cada vez mais rápido no futuro (o modo de comunicação entre as gerações me pareceu incrivelmente lento, mas bem criativo), e tem uma ótima história no meio que descreve como isso pode estar acontecendo.

O livro introduz uma quantidade de detalhes das vidas e da organização dos kalachacras (os que revivem) e ourobouros (kalachacras com memória perfeita das vidas anteriores), a organização de autoajuda deles, o Cronos Club, e alguns problemas que podem afligir esses "imortais". Mas também deixa de fora alguns buracos gigantes: o livro nunca deixa claro o que acontece com o mundo futuro quando os imortais morrem e voltam aos respectivos nascimentos, "zerando" as modificações que fizeram.

As vidas finais de Harry são quase claustrofóbicas a fim de resolver o problema até o final apoteótico! É uma catarse!!! Gostei demais.

Marcella.Martha 31/07/2015

Wibbly-woobly-timey-wimey
Sou suspeita para avaliar esse livro porque tenho uma quedinha louca por viagem no tempo (com os cumprimentos de Doctor Who). Se tivesse que definir The First Fifteen Lives of Harry August em uma expressão, seria wibbly-wobbly-timey-wimey. Outra seria O Feitiço do Tempo, aquele filme em que o Bill Murray revive o Dia da Marmota várias vezes. Só que, em vez de um dia, em Harry August é uma vida inteira.

Harry é um kalachakra, ou seja, uma pessoa que tem a habilidade, se é que se pode definir assim, de começar a vida de novo várias e várias vezes. Não importa como ou quando ele morra, ele sempre renasce no mesmo lugar, com os mesmos pais, só que com a lembrança das suas vidas anteriores.

O plot central do livro gira em torno de uma informação passada para o Harry por uma pequena kalachakra, que recebeu uma mensagem passada de velho para jovem através de gerações: o mundo está acabando cada vez mais rápido. Isso literalmente acontece na primeira página. E aí você imagina que a história vai ser cheia de ação e correria, correto? Não, errado. A história é lenta e vai explicando - às vezes de forma muito complexa, cheia de terminologias de física - o mundo dos kalachakra e, em específico, a vida do Harry - ou melhor, as vidas do Harry.

A visita da menina que informa sobre o fim do mundo acontece na 11ª vida, o que quer dizer que tem coisa a beça para acontecer antes. Muita gente pode achar essa parte chata, mas eu fiquei super interessada por conta dos debates propostos e das reflexões. Até que ponto uma pessoa com conhecimento do futuro pode influenciar os acontecimentos? O que acontece se você interferir demais? Viagem no tempo é uma coisa complexo, cheia de paradoxos, e eu achei bem importante essa "introdução" alongada para explicar quais são os dos e don'ts dos kalachakra. A forma como eles se comunicam com o passado e o futuro também é bastante espertinha.

Quando a menina das primeiras páginas finalmente aparece, aí a história muda, ganha ritmo e fica mais tensa. Confesso que fiquei viajando em algumas partes com explicações muito detalhadas de coisas que eu sinceramente não acho que precisavam ser explicadas em termos técnicos (porque, né?). Imaginava que o final seria um pouquinho diferente, mas gostei de como a autora concluiu o livro. Não tirou 10, mas ganha uma estrelinha dourada pelo esforço.

Minha única reclamação é que faltou um pouco de personalidade ao Harry. 15 vidas e o cara continua sendo super bleh. Fora isso, meus parabéns para a Claire North. Livro inteligente, cheio de conceitos legais, história, saltos no tempo muito bem trabalhados e uma escrita super bonita e envolvente.
Minha Bibia 20/11/2016minha estante
Você acha que alguém com um nível médio de inglês, tirando dúvidas de significação de algimas palavras com um dicionário, consegue ler esse livro? Fiquei com vontade e consigo ler os romances mais água com açúcar, mas não sei se vou conseguir ler esse em inglês

Isa 05/01/2017

"Eu tinha seis anos. Eu tinha setecentos e cinqüenta anos. Eu estava sendo caçado."

4 estrelas

Uau, este livro foi uma grande surpresa! Eu gosto de começar livros sem saber muito sobre o enredo, e esse foi o caso para 'The First Fifteen Lives of Harry August' também. Por alguma razão eu pensava que ele tinha vivido 15 vidas diferentes - nascido em diferentes corpos - e, honestamente, isso não soa tão interessante para mim como o enredo real: toda vez que Harry morre, ele volta ao seu nascimento. Mesmo ano. Mesma pessoa. Mesmo local. E talvez seja só eu, mas isso seria provavelmente muito incrível e chato ao mesmo tempo.

Minha única preocupação com este livro foi que ele poderia ser lento considerando que acompanhamos Harry por suas 15 vidas, mas esse não foi o caso. A estória era tão intrigante que eu tive que continuar lendo para descobrir o que iria acontecer - os capítulos curtos também ajudaram muito.
Foi muito fácil gostar de Harry, e ler sobre suas vidas diferentes e todo o drama com o Cronus Club foi super interessante - e mesmo que tenha tido mais cenas de tortura do que eu esperava, esse foi um livro incrível!

"Dizem que a mente não se lembra da dor; Digo que mal importa, pois, mesmo que a sensação física esteja perdida, nossa lembrança do terror que a rodeia é perfeita."

site: https://www.goodreads.com/review/show/1475554757