A desumanização

A desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas - A desumanização

Honey K. 18/04/2024minha estante
sim! se tiramos as palavras bonitas, o que sobra?

otxjunior 05/12/2023

A desumanização, Valter Hugo Mãe
Desumano foi ler isso com sensação térmica de ponto de ebulição. Nem a fria Islândia ou qualquer outro lugar do espaço, onde VHM (não-)localizou este conto de personagens autodestrutivas, chama a atenção. O livro acaba como o fim de qualquer capítulo: sem eu aproveitar a leitura.

lorena 05/12/2023

Terrível
Muito massante, 180 páginas pareceram 400 sem pé nem cabeça. Sei que isso não define as obras do autor e que talvez eu só fui muito infeliz na minha escolha de primeira leitura dele.
Não entendi o ponto da história.

Guilherme Vechiato 01/12/2023

Poesia Pura
Valter Hugo Mãe é um dos autores portugueses mais renomados e chegou a hora de conhecer sua escrita. Encarei A Desumanização sem saber nada da história e me surpreendi com uma tristeza poética que gostamos muito por aqui.

É um livro denso, sobre como lidar e absorver o luto aos olhos de uma menina que perde sua irmã gêmea e precisa passar da infância para a adolescência sozinha, sem ter sua outra metade junto.

A escolha da longínqua, atemporal e solitária Islândia como pano de fundo é poética, assim como a escrita do autor. Grifei várias passagens que são lindas reflexões sobre a vida e você quer ficar relendo todas.

A gente vai conhecer um período da vida dessa personagem e ao mesmo tempo um pouco das pessoas ao redor, nessa pequena aldeia na gélida Islândia. Percebemos como as conexões humanas ficam desequilibradas em momentos de grande tristeza.

Não é um livro fácil, é lento, com um tema difícil, mas que se salva literalmente pela escrita linda e poética do autor. Quero muito ler outros livros dele.

Tharcila.Fernandes 01/12/2023

Meu primeiro contato com um livro do valter hugo mãe e foi perfeito sério a escrita é tão sensível poética profunda e tudo mais cada pedacinho dessa leitura senti na minha alma me conectei logo na primeira página e o valter conseguiu fazer um trabalho impecável sobre luto/perda ainda mais na visão de uma menina de 12 anos e queria falar mais sobre mas no momento não encontro palavras suficientes pra descrever minha experiência com esse livro só quero deixar registrado de ainda estou abalada e desorientada principalmente depois desse final mds já quero engolir todos os livros desse homem.

Rafaela.Rezzadori 28/11/2023

Não tenho certeza que entendi. Gostei das descrições dos livros e dos poemas. Achei curiosa a forma como olha pra Deus e a morte. Mas não sei se entendi.

Faluz 04/11/2023

A desumanização. - Valter Hugo Mãe
Vocabulário riquíssimo, tecido em frases de cuidadosas rendas. Walter Hugo Mãe nos apresenta a dor, perda e solidão em lugares imensos, horizontes infinitos, gelados e intensos.
Ali, uma menina sobrevive a morte da irmã gêmea sem entender o mundo externo. Volta-se intensamente ao mundo interior sem amparo carinhoso de ninguém ao seu redor.
uma escrita que nos deixa encantados pela própria apresentação das palavras, encadeamento das frases.
Intenso.

JAlia602 17/10/2023

Sensibilidade na ponta dos dedos!
"(...) Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder sentidos. As pessoas que não liam não tinham sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar. Não sabiam sequer o sabor das batatas. Só os livros explicavam tudo. As pessoas que não leem apagam-se do mapa de deus. Eu disse."

'A desumanização' é um livro sensível, carregado de reflexões, dor, amor, perda. A história, do início ao fim, é banhado por uma imensurável angústia e tristeza, onde nos é apresentado uma jovem criança que descobre, desde cedo, o que é a dor de perder alguém mas, acima de tudo, a dor de não reconhecer a si mesmo. Halla perdeu-se na busca de encontrar a face de sua irmã Sigridur através do espelho; sua mãe, por sua vez, perdeu-se na angústia, no desespero, na falta, no não possuir.

Halla conheceu a morte de muitas maneiras, carregando uma culpa que não lhe pertence, carregando a tristeza de não saber se é a Sigridur ou ela própria. Por mais cedo que tenha conhecido a dor da perda - e não somente uma, mas diversas perdas que falam mais do que somente morte de alguém - nos é ensinado sobre resignação, sobre amor, sobre a magnitude das palavras, sobre deus.

O Valter Hugo Mãe, apresenta esta história sensível através de uma criança e, acima de tudo, escancarando de um modo gritante o quão doloroso é perder-se em nós. Tive a honra de terminar esta história ouvindo um podcast que fala exatamente sobre isso, sobre perda e luto, aprendendo sobre questões tão profundas que abordam um tema tão polêmico.

Sem sombra de dúvidas, o Valter nos carrega para campos inimagináveis do mundo, nos apresenta não somente uma história mas uma vida dolorosa, que desde o início é pura desumanização.

P.S.: leiam Valter Hugo Mãe urgentemente!

Josana.Baltazar 25/09/2023

Acho que li o livro em um momento não apropriado para mim, custei a fazer os links da história e saio com a sensação de ter perdido algo. Mas de qualquer modo indico a leitura

Rafaela 03/09/2023

A desumanização
Livro pesado demais?
não gostei da leitura, me senti mal em várias cenas, não recomendaria para quem quer ler algo para relaxar etc

lorena 29/11/2023minha estante
qual outro dele vc recomendaria pra começar? comecei por esse e to odiando kkkkkkk

Mari M. 16/12/2023minha estante
Nossa recomendo demais o filho de mil homens... aquele ali me deixa arrebatada até agora

ani 19/07/2023

A humanidade começa nos que te rodeiam, não exatamente em ti
Valter hugo mãe é um gênio e eu nunca vou me cansar de dizer o quanto suas obras são divinas e profundas. esse livro é um furacão de grandiosidade, além de lidar com o luto diversas vezes de diversas formas, halla precisa lidar com o peso de ser duas, quando só consegue ser metade. a dor, o desespero, o anseio por compaixão, combinada com a ingenuidade de halla, me provocaram emoções que nem consigo descrever, apenas queria abraçá-la, pois nenhuma criança deveria crescer desse jeito.

"sofro muito por ti, e sofrer por ti ainda é a felicidade que me resta."

Dayane.Farinacio 15/07/2023

Acho que preciso de outro livro do autor
A escrita é linda, lindíssima mesmo. Mas não consegui fazer colar a linguagem usada em uma personagem de 11 anos. E não é nem por ser poética, porque pode ter poesia na linguagem de uma criança, mas porque o jeito de "falar" não combinava com a personagem (não querendo comparar, mas já comparando, Aline Bei faz isso muito bem). Parecia uma pessoa muuuito mais velha se expressando. Apesar de o livro retratar um momento muito doloroso e profundo na vida da Halla, acredito que, sendo uma criança, a linguagem precisaria ser outra. Além disso, acho que a forma como as coisas foram acontecendo no livro fazem a gente ter o impulso de passar pano ou mesmo naturalizar questões problemáticas. Tem que fazer um esforço pra não se deixar levar pela escrita bonita e esquecer desses problemas. Acho isso muito perigoso e me incomodou demais.
Por isso, acho que preciso dar uma nova chance para o autor, com histórias de personagens adultos, para ver se me sinto melhor com a leitura, porque a forma como ele coloca as palavras é realmente muito bonita.
Marcela Fregonesi 12/12/2023minha estante
acho engraçado como as pessoas têm visões diferentes. eu achei a visão da aline bei (li a pequena coreografia do adeus) completamente irreal enquanto achei que a dele se fazia crível se pensar no contexto da personagem

Dayane.Farinacio 12/12/2023minha estante
Guria, total!!! Pessoalmente, ainda prefiro O Peso do Pássaro Morto, da Aline Bei, e acho que nesse ela foi mais feliz na linguagem. Mas é isso, em cada pessoa bate de um jeito e essa também é a graça da coisa haha

Rayliterando 12/07/2023

Compreensão de sentimentos, divisão, transitoriedade e perda
Uma menina que busca a compreensão, em meio à frustração e o sofrimento causados pelo luto.
Obs: você não sairá ileso da leitura.

Ladybug 02/07/2023

Leitura muito doída
Esse aqui aborda principalmente o luto de uma forma muito poética, tem vários trechos do livro que são realmente deslumbrantes de se ler e que na hora já te induzem a várias reflexões. Porém ele é bem difícil de se ler, porque os temas são pesados, porque a escrita é exigente com o leitor e também por ter alguns elementos que eu pessoalmente fiquei me questionando se eram necessários.

Não é uma leitura pra se fazer rápido e nem em qualquer momento.