A desumanização

Albieri 12/06/2021

16° Livro
?????
A desumanização - Valter Hugo Mãe

Um livro sem sombra de dúvidas triste, que tece o sofrimento de uma maneira única. A tristeza que vem e vai.

Olhar para a narradora nesse começo de livro é pensar em um sofrimento profundo. A perda de um irmão já é difícil, imagino que para quem nasceu com seu par gêmeo deve ser pior. cria-se uma expectativa na pessoa viva e ver como a personagem acaba sofrendo com um sobrepeso da alma da irmã que foi colocada junto a ela pelos olhos de outrem.

O desenvolver mostra como é difícil perder alguém e acabamos com o tempo substituindo essa pessoa. Também observamos o crescer da criança para a fase adulta, mas de forma arrebatada, pois por pura inocência viu-se sem saída. Crescer antes do tempo, ser mulher, homem, pai e mãe é um fardo grande a se carregar.

Porém além de perder-se na inocência da infância, ganhou-se no sofrimento do adulto. Viu-se perdida, sem escolha. Talvez o fato de perder a criança do seu ventre deu a entender que a partir daquele momento. A criança se tornara mulher, mas com seu toque de infantilidade.

?E já no sofrimento de seu parceiro que se viu órfão, por dois seres humanos desprezíveis que assassinaram seu pai. Nossa narradora com seu amor, acabou por vingar-se daqueles que lhe fizeram mal. E fugiu para nunca mais voltar .

#Adesumanizacao #ValterHugoMãe #Livro #book #portoeditora #literaturaportuguesa #amoler #cabeceira #minhaestante #biblioteca #skoob #leitura #romance

DIRCE 03/08/2014

Tentei, mas...
A resenha apaixonada da Paulinha, o histórico de leitura do Arsenio e a resenha da Nanci (leitores que muito respeito), estabeleceram uma espécie de ponte entre o regular e o ótimo, de forma que iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas, ainda assim,o livro ficou aquém do, por mim, esperado. Tentei. Tentei ,verdadeiramente, me deixar em envolver pela temática, pelo cenário, pela escrita, queria sentir um elevo semelhante ao que senti quando li O Filho de Mil Homens (um livro que exala calor humano), entretanto, fui fadada ao fracasso.
Fracasso que não pode ser atribuído a atmosfera que subleva da gélida Islândia, tampouco a temática a solidão advinda de corações petrificados, desumana, portanto - e, sim, à monotonia que nasce da escrita do Valter Hugo Mãe, um escritor que me seduziu sobremaneira nas minha leituras anteriores (O Filho de Mil Homens e A Máquina de fazer Espanhóis) a ponto de me fazer colocá-lo no rol dos meus escritores favorito, mas que,lamentavelmente, foi o responsável por eu ter feito uma leitura extremamente cansativa.
Cansaço me deixa preguiçosa, portanto,farei apenas um apanhado da minha leitura.
Referi-me a corações petrificados, e o mais notório é o da mãe das duas meninas: Sigridur- a morta, e Halla - a menos morta e narradora do drama, do seu drama. À Halla não é permitido sepultar Sigridur, haja vista que seus pais, cada um à sua maneira, espelham a tristeza que os consomem. A perda parece ser a protagonista do romance, pois ela se apresenta quase que absoluta: perda de entes queridos, perda da inocência, perda da infância.
Fatos que também pesaram no meu Não envolvimento com o livro foram a simbologia empregada por VHM e sua tentativa de capturar a alma feminina e que me trouxeram à lembrança Mia Couto e, este, sabe como ninguém retratar o universo feminino- de forma sensível e lindamente.
No final deste meu comentário fui assaltada por uma dúvida: será que fui acometida pela desumanização? Espero que não. Quero cultivar meu lado humano, e inicio este meu cultivo optando por não avaliar esta obra, mesmo porque, sei que VHM me reserva novos encantamentos em futuras leituras.
Cláudia Matta 24/10/2014minha estante
Olá Dirce,
Gostei muito da sua resenha, pois foi assim que me senti o livro dele.
Um abraço,
Cláudia

DIRCE 25/10/2014minha estante
Obrigada pelo comentário, Cláudia.

Mariana Santiago 13/03/2015minha estante
Senti-me da mesma maneira.
Ao ler, relembrava o quanto havia gostado de O filho de mil homens, e buscava encontrar resquícios do que me arrebatou - sem sucesso! Li umas 40 páginas e fui vencida pela frustração.

Flávia 30/03/2016minha estante
Que curioso, tivemos experiencias idênticas com a leitura de VHM, porém com os livros opostos. Me pego imaginando se teria feito alguma diferença se tivesse lido na ordem inversa. Acho que não...sei. rs

Vitor.Varella 02/01/2017minha estante
Acho que a virtude de Valter Hugo Mãe é justamente a ruptura total que acontece entre um livro e outro. A desumanização é bem melancólico e frio, o que me agradou bastante. A boa notícia é que se você não gostou desse livro, provavelmente vai gostar do livro seguinte dele - não precisa excluí-lo do rol dos seus escritores favoritos.

Cristiane 07/03/2017minha estante
Você disse tudo, esse livro me deixou cansada, me deixou apática, esperava mais dele. Mas continuo fã do autor.

Sheila Pires 22/02/2019minha estante
Olá Dirce, obrigada por nos presentear com a sua resenha. Me sinto em momentos assim e me pergunto se há tempos não leio um livro mais denso, ou realmente está se arrastando. Talvez seja essa a intenção dado o tema, a intenção seja perturbar. Não é um livro pra se sentir acolhido.

skuser02844 09/05/2019minha estante
Menina, adorei a forma que você escreve, comecei o livro hoje e diferente do que se esperaria, sua resenha me animou, justamente por ter falado ser esse bem diferente de O filho de Mil Homens, que foi um livro que não consegui terminar

Maria.Jose.Brollo 27/05/2019minha estante
Exatamente o que senti. "O filho de mil homens" li de um fôlego só. "A desumanização" li até o final, buscando as mesmas sensações do outro. Não obtive. De qualquer forma é um enredo bastante forte e onírico, à forma de Valter Hugogo Mãe

Day Malze 18/02/2020minha estante
Nossa, você descreveu EXATAMENTE o que senti. Incrível.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

A desumanização, Valter Hugo Mãe – Nota 9,5/10
Acho que é impossível ler apenas uma obra de Valter Hugo Mãe. O autor, um dos meus favoritos, consegue entrelaçar narrativas simples, mas intensas, com uma escrita impressionante. É como sempre falo: parece que cada palavra foi escolhida a dedo. Em A desumanização, essa fórmula se repete. Acompanhamos uma história contada por uma garota de 11 anos, logo após a morte de sua irmã gêmea. É a morte e o luto a partir da perspectiva de uma criança. Acostumada a compartilhar tudo com sua irmã, desde o nascimento, a dificuldade encontrada é em como viver como uma só. Halla passa ser a metade de um inteiro, a “irmã menos morta”. Diante desse episódio tão marcante, a protagonista passa a descobrir os segredos da família e do vilarejo em que vive. Não é uma leitura fácil, até mesmo pela sua alta carga poética. Alguns trechos exigem mais de uma leitura, mas aos poucos você se acostuma e acaba engrenando no ritmo e estilo do autor. O cenário melancólico de uma Islândia congelante consegue dar ainda mais profundidade à obra. “A máquina de fazer espanhóis” e “Homens imprudentemente poéticos” ainda são os meus livros favoritos do autor. Mas, como disse, todos os livros do autor merecem ser lidos!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Cleuzita 10/09/2020

Poeticamente melancólico.
Esse livro é muito bem escrito, mas me trouxe uma mistura de sentimentos. Ele também é poético, melancólico, pessimista, frio, constrangedor, amoroso e cheio de uma beleza triste. Não é um livro para ser lido em tempos de sofrimento e desesperança, ele já os tem o suficiente. Foi uma experiência especial cada parágrafo, descobrindo essa riqueza que é a escrita do Mãe, nessa língua igual e diferente que é o português de Portugal. Recomendo essa leitura para as pessoas que gostam de poesia e para os curiosos que aproveitam bem as experiências surpreendentes.
Felipe 10/09/2020minha estante
Ótima resenha! Me lembrou a sensação do Livro do Desassossego do, também português, Fernando Pessoa.

Paula 28/10/2013

Para não perder a ternura
Desde que eu li O Filho de Mil Homens que me encantei pela escrita do Valter Hugo Mãe. Poético, intenso, imensamente humano. Cada livro é uma aventura poética, que provoca em nós a reflexão sobre temas importantes da vida.

Tive a sorte de conhecer a escrita de Valter Hugo Mãe lendo O Filho de Mil Homens, que é meu grande favorito. Depois dele nenhum outro livro chegou tão perto do meu coração. Por tudo isso, a expectativa em relação ao novo romance, A Desumanização, que acaba de ser lançado em Portugal (com previsão de lançamento aqui no Brasil para o início de 2014) era das maiores. E o livro não me decepcionou. Continuou sendo essa leitura que instiga e que é por si só uma aventura.

Mas A Desumanização não é um livro fácil, que possibilite aquela leitura corriqueira e despretensiosa. Estava tão ansiosa para ler o livro que ele foi devorado tão logo chegou às minhas mãos. E apesar de ter gostado muito da leitura, terminei de ler com a sensação de quero mais, de quero outra vez, porque eu fui rápida demais. Então comecei a ler novamente. Sem pressa. Apreciando a linguagem como esse livro deve ser lido. E senti a necessidade de reescrever esse comentário aqui.

A linguagem poética de Valter Hugo Mãe parece emergir dessa Islândia onde a natureza é tão forte, onde a solidão é tão grande. Sim, o livro fala de solidão, mas não só sobre isso. Fala de amor, de perdas, de luto, de relações familiares, e muitas outras coisas. E contando a história de uma menina que perde a sua irmã gêmea quando criança, nessa Islândia que passamos a imaginar pelas descrições como um lugar talvez difícil de se viver (uma representação do mundo de hoje?), onde as pessoas vão perdendo a sensibilidade para conseguir continuar vivendo diante de ações e sentimentos cada vez mais desumanos. A decadência da família de Halla é contada e todo o sofrimento que a perda de sua irmã gêmea vai acarretar na vida das personagens é o fio condutor da história. Temos uma criança perdendo sua inocência e lutando para manter sua individualidade, e é bem chocante a figura materna nessa história, que não se conforma com a dor de perder uma filha, e que acaba por se tornar uma pessoa muito cruel pelo sofrimento. A filha que sobrevive será sempre a lembrança da que morreu. A solidão na dor e na ausência, por parte da mãe, e a solidão imensa da filha que fica "órfã" de mãe em vida e que perde sua metade, sua irmã.

Um homem não é independente a menos que tenha a coragem de estar sozinho, essa frase de Halldór Laxness, é a epígrafe do livro e a inspiração para o nome da personagem principal, Halldora, uma menina de 11 anos. É muito interessante ver a capacidade do autor de dar voz a essa personagem, narrando os sentimentos dessa menina, que ao longo do livro vai se tornando mulher, enfrentando todas as mudanças e descobertas que uma menina entrando na adolescência vai vivenciar.

Em A Desumanização, a figura paterna ganha força na história como ponto de equilíbrio diante da crueldade da figura materna. É o pai de Halla que traz a poesia e a literatura para a vida da filha e com isso ambos ganham uma dose extra de força para sobreviver aos desencantos:

"Os poemas, dizia o meu pai, podem ser completos como muito do tempo e do espaço. Podem ser verdadeiramente lugares dentro dos quais passamos a viver".

"O meu pai desentristeceu-me. Prometeu que leríamos um livro. Os livros eram ladrões. Roubavam-nos do que nos acontecia. Mas também eram generosos. Ofereciam-nos o que não nos acontecia".

Continuo achando que Valter Hugo Mãe é um dos escritores contemporâneos que devem ser lidos, porque em todos os livros dele terminamos a leitura refletindo sobre algo relevante. É sempre difícil terminar de ler um livro dele e dizer alguma coisa a respeito, pelo menos é assim que eu me sinto. É como se precisássemos de silêncio para que toda essa realidade dolorosa dos temas que ele aborda possa ser absorvida. E se essa não é a literatura que transforma, então eu não sei mais o que é. Creio que foi em O Filho de Mil Homens que o autor nos deu uma pequena permissão para sonhar, pois nos outros livros, e em A Desumanização não é diferente, por mais doloroso que nos seja, (por mais doloroso que seja para o autor também, como ele mesmo afirmou em entrevistas) a vida não perdoa os personagens. E nem todo leitor está preparado para esse tipo de leitura. Eu já espero ansiosamente pelo próximo livro do Valter Hugo Mãe.

Valter Hugo Mãe. A Desumanização. Portugal: Porto Editora, 2013. 252 páginas

O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal. A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e perece como um atributo indiferenciado do planeta. Perece como uma coisa qualquer. ...Aprender a solidão não é senão capacitarmo-nos do que representamos entre todos.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2013/09/para-nao-perder-ternura.html
Mariana 02/11/2013minha estante
Parabéns pela linda resenha, que só nos faz ter mais vontade de ler a obra!

Paula 03/11/2013minha estante
Obrigada, Mariana! Fico feliz que tenha ficado com vontade de ler o livro, porque o Valter Hugo Mãe é um escritor que merece mesmo ser lido!
beijo,
Paula

Dalva Sales 16/02/2014minha estante
Gostei muito de suas observações. Também percebo o silêncio corrosivo depois da leitura de Mãe. O livro é deslumbrante, mas é para os que aguentam calmaria, angústias... Para quem aguenta as melancolias do homem. Este livro, em especial, senti movimentos de absorção e catarse no fim. Muito bom livro, muito boa resenha!

Paula 17/02/2014minha estante
Obrigada, Dalva! :)
beijo!

DIRCE 02/08/2014minha estante
Paulinha, amei sua resenha, mas não posso dizer o mesmo em relação ao livro. Eu a invejo pelo que conseguiu "saborear".
bjs

Catarina42 21/12/2020

O caso de dei 5 estrelas mas nao leia...
Atencao: gatilhos de violencia domestica e auto mutilacao, se voce nao consegue ler sobre isso NAO LEIA.
Que o Valter Hugo Mae sempre aborda historias voltadas a solidao ok, mas aqui tem um jeito diferencial sobre o tema abordado que pra mim e muito mais tocante e emocionante.

O livro se passa na na Islandia ( ambientacao perfeita, realmente me senti la) e conta a historia de uma menina que apos a morte de sua irma gemea se sente sozinha no mundo, ainda tentando lidar com o ocorrido e sente que precisa eternalizar a iamgem da sua irma. E lindo, muito forte e poetico como sempre.
um livro que desgracou tanto a minha cabeca, todas as paginas desse livro vale a pena, emocoes a mil,amei demais.

Paty 23/07/2014

Um enredo ensanguentado que nos faz pensar a solidão, que o autor acredita ser de todos nós.
Será você capaz de estar sozinho para ler este livro?

Brenda 23/07/2020

Foi instintivo conhecer o Valter Hugo Mãe através desta obra. Há um ano, me pareceu muito necessário - e eu mal havia lido uma resenha ou sinopse, julguei pelo peso de nomear. Hoje arrisco dizer que foi uma das minhas leituras mais significativas. Uma riqueza de simbolismo, de poeticidade, de verdade. A desumanização se dá nos nossos processos de humanizações, e há tanto a perceber nisto que somos, e também no não somos, que me abisma pensar nas palavras que nos possibilitam. A beleza é feia, inegavelmente, e, a melancolia, uma forma de não estar só.

Diego 28/02/2021

Estranho
Um livro diferente.
Às vezes achei cansativa a leitura, mas a história é interessante, na mesma medida que a ambientação, tão incomum para mim.
Acho que vale a pena ler.

Yara 02/05/2021

A desumanização
Segundo livro que leio do autor nesse ano, e a meta é continuar nos próximos títulos dele. A sensibilidade e a melancolia da escrita causaram um quentinho no meu coração com ascendente em peixes. O frio da Islândia veio para as páginas e para as emoções...

brunomathiasss 13/07/2021

Incomodo, esse livro deixa um incômodo
Não consigo descrever os sentimento vastos que tive lendo essa obra. Ha momentos em que me senti sendo desfeito, e largado no meio do nada. A um trabalho emocional nessa obra que nunca tinha visto em outro livro, é a angústia em seu estado mais puro, quase independente. A forma como o autor descreve a perda é devastadora. Acontece uma aproximação do leitor com a tristeza descrita assustadora. A desumanização... engraçado, foi uma das coisas mais humanas que li.
Gabi Gomes 13/07/2021minha estante
Gostei do q vc escreveu, principalmente o final

brunomathiasss 13/07/2021minha estante
Vlw po, tentei por tudo que lembrava do livro. Tinha que ter escrito assim que terminei mas acabei procastinado kkkkk

Thiarles 05/12/2020

Pesado mas poeticamente lindo
Este foi o livro mais difícil que li neste ano e um dos mais bonitos também. O conselho que dou a quem irá ler é: insista, apesar do choque a cada página. Ele é cru com os sentimentos, a história é pertubadora, mas a linguagem com que ele descreve tudo isso, é uma das mais belas que já li.

Fer Paimel 06/12/2020

Triste e emocionante
VHM tem esse jeito tão humano de escrever, é muito emocionante ler suas histórias. Esse livro é bemmm triste, me deixou meio para baixo, mas é exatamente pelas habilidades do escritor de descrever tão bem emoções e sentimentos, que a gente se sente assim.
Pretendo ler mais obras do autor, essa é apenas a minha segunda leitura...
Recomendo!

tooonho 29/01/2023

como sempre, Valter é incrível
conheço poucos autores com essa capacidade descritiva, tão detalhada. fica mais incrível ainda quando a gente sabe que ele quase nunca viajou aos lugares sobre os quais escreve... genial! e que história!!

Rani 12/11/2021

Triste e belo.
Esse livro me pegou de um jeito que na primeira página eu já estava chorando. De uma sensibilidade sem igual um poema sobre a morte e os vivos. Lindo, lindo, lindo!!!!