O Cavaleiro de Bronze

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

João 05/04/2021

Tatia e Alexandre
Um romance em meio a uma guerra.

Vitória Rodrigues 05/04/2021

história, romance, fome e morte
O que fazer quando você se emociona tanto com um livro que não consegue parar de pensar ele hora nenhuma? Que parece estar vivendo aquele momento histórico (Segunda Guerra Mundial), em uma tensão que se estende por um fio eletrizante? Foi assim que me senti.
No começo, tudo parecia muito despretensioso e tinha achado que o foco no romance seria muito maior, mas, mesmo naquele instante, já estava fisgada pela forma como a autora descrevia toques simples de forma tão encantadora e envolvente. Era seduzir nós, leitores, sem precisar recorrer ao explícito, construindo uma tensão, um nervosismo que um simples olhar entre os personagens podia nos deixar sem folêgos.
Grande e bem vinda surpresa foi a construção de toda a história, com um fundo histórico INCRIVELMENTE FODA, de arrepiar, emocionante, com mortes sem fim, fome e a sensação do que viver num período de guerra significa de verdade.
Descobri só perto do fim que se tratava de uma trilogia, então demorará bastante para eu encontrar o acalento do meu coração. Mas vamos lá!

jhreads 25/03/2021

A leitura me prendeu do começo ao fim, antes eu achava que esse livro seria sobre um romance sofrido de um casal que fora separado pela guerra. Porém, foi muito mais complicado do que isso.

O primeiro encontro do casal me encantou e me divertiu, o interesse de um pelo outro estava óbvio desde o início. Porém, em poucas páginas a autora deu um baque tanto no Alexander e na Tatiana quanto na leitora aqui e tornou esse romance quase que impossível.

A família da Tatiana trata ela muito mal e isso me incomodou muito e a menina simplesmente não reagia a nenhuma ofensa e quando reagia não acabava nada bem. E, apesar de tudo isso ela sempre se dedicou a família e cuidou deles até o fim.

E, quando chegamos na reta final de um livro é comum pensar que as coisas irão melhorar, mas para o Shura e para a Tatia pelo visto ainda não. Com certeza a autora vai fazer eles sofrerem mais um pouquinho para ficarem juntos.

Kauan ð¦ 21/01/2021

"Nem bombas,nem meu coração partido podem tirar da minha lembrança o caminhar ao seu lado, descalça, naquele junho perfumado de jasmim, através do Campo de Marte."
Estou totalmente sem plavras para descrever a PERFEIÇÃO que é este livro! Amei e me senti muito envolvido com a leitura do inicio ao fim. A maneira como a Paullina escreveu cada palavra deu uma imersão incrivel no livro, fazendo eu me sentir como se de fato eu estive lá, com os personagens, me fazendo por muitas vezes querer entrar lá dentro e abraçar a Tania e dizer que ia ficar tudo bem.
Porém nem tudo são flores, houveram algumas coisas que não gostei como o fato do livro ficar um tanto quanto repetitivo por um momento, mas não muito. E também a questão da Tatiana ter 17 anos e o Alexandre já ser um homem maior de idade, e sim, eu sei que nessa época era algo totalmente normal (e até hoje é, de certa forma), mas mesmo assim não deixou de ser um tanto quanto estranho...

Enfim, o livro é realmente muito bom e me fez me sentir um misto de emoções durante toda a leitura, super recomendo!

Gi 06/11/2020

Dois amantes e uma guerra
Fome, medo e desespero tomam conta de Leningrado e um passado tão assustador quanto a própria guerra. Tatiana e Alexander, meu casal.

Thalita Oriente 28/10/2020

Devastador
A gente estuda sobre as guerras na escola, mas nós atemos mais as batalhas, quem ganhou, quem perdeu etc. Com esse livro eu pude ter o vislumbre do que é ser um civil numa guerra, quanto sofrimento! Eu de cá, do outro lado das palavras fiquei com um aperto no peito lendo todo o sofrimento, especialmente nas últimas páginas!

raquel 22/10/2020

Lindo
Ah eu gostei bastante , é um romance lindo .Toda mulher gostaria de ter um Shura em sua vida ??

SarahSoberana 07/10/2020

Uma porcaria. Acho um absurdo a protagonista suportar migalhas. Claro que ela tem esse comportamento devido ao tratamento da família com ela e bla bla.
E digo mais, o Alexander é um sem vergonha que fica namorando a irmã da guria. Se eu fosse a Tânia eu partia e largava todos (inclusive o Alexander)
Detestei o livro, não lerei a continuação
SarahSoberana 07/10/2020minha estante
Gostei muito da descrição do período, da guerra em si, a autora é muito boa, visto que despertou minha ira com a situação da protagonista

Ana SPV 31/08/2020

Amei. Estou apaixonada por esse livro.
O livro nos trás uma história de amor que nasce no início da segunda guerra mundial entre dois personagens, Tatiana e Alexandre, esse amor ultrapassa muitas barreiras, e fazem de tudo para poder ficarem juntos.

Em uma das partes do livro eu fiquei com vontade de dar uns tapas no Alexandre por causa do relacionamento dele com a irmã de Tatiana, mas o Alexandre tem um cuidado tão grande pela Tatiana que me fez enxergar que o amor que ele sente por ela é verdadeiro que faz com que nós também nos apaixonamos por ele.

A história fala muito de fome, destruição, sofrimentos, mortes etc. Isso me deixou de coração partido pois a segunda guerra mundial de fato aconteceu.

Esse livro se tornou um dos meu favoritos que não consigo para de pensar nele.

Verônica 31/07/2020

Que história linda. Como a vida é surpreendente. Destinos que se cruzam, e que não temos como saber o que nos reservam. Amei!

Natália 21/07/2020

Uma boa leitura sobre a segunda guerra mundial.
O início do livro é um pouco cansativo ( pelo romance), porém quando a autora começa contextualizar a guerra e suas consequências, torna a história muito interessante, principalmente por ser uma visão da Rússia durante a Guerra. O romance não é o ponto forte do livro na minha opinião. Os personagens são envolventes, alguns bens irritantes, porém durante a leitura acabamos torcendo por todos devido às circunstâncias da guerra.

Rose 07/07/2020

Guerra
Quanto sofrimento a guerra pode trazer??? No meio de mentiras, fome, destruição encontra-se o amor

Gabis 01/07/2020

O surgimento de um amor em meio aos horrores da guerra
Primeiramente, o mais relevante a descatar desse livro é a forma como a Segunda Guerra e a vida na União Soviética são relatadas. É tudo tão meticuloso, tão real. Senti como se estivesse em Leningrado, que vi os horrores que uma guerra produz aos civis. É revoltante, preocupante e real. Aconteceu. Isso torna tudo mais fantástico e triste ao mesmo tempo. Aliás, após ter contato com o cotidiano da URSS fielmente contado no livro, não consigo compreender como ainda há pessoas que defendem o comunismo.

O romance de Tatiana e Alexander foi muito bonito e bem trabalhado. Ele, com seu passado interessantíssimo (e mais uma vez intrinsicamente ligado à realidade da União Soviética) e ela, jovem, imatura, que não sabe como reagir um sentimento totalmente novo em sua vida, além de uma guerra que se desenrola fora do controle e imaginação de todos.

Um livro não só emocionante, mas também real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6