O Cavaleiro de Bronze

O Cavaleiro de Bronze Paullina Simons

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Milena 12/05/2020

É daqueles que ficam raízes na memória ...
Esse livro definitivamente foi a leitura mais diferente que fiz em toda minha vida! (Que não é muito longa ne?! 21 anos) Para mim foi doloroso e ao mesmo tempo surpreendente, não tenho dedos o suficiente para contar na mão quantos ensinamentos esse livro me deu (mesmo se usasse os pés, ainda sim, faltariam).

Eu não sou o tipo de pessoa que vive inerte ao sofrimento do outro, então me identifiquei muito com a personagem principal e com seu ideal. Com certeza as atitudes de Tatiana para mim foram as corretas - de menos no início. A cada detalhe sobre essa história, sobre a situação precária que recai sobre as personagens, bom .. a cada detalhe um novo nó se formava em minha garganta. Vai ser difícil passar por essa trilogia ilesa, já não estou mais e por isso agradeço! Se saísse imune nada teria aprendido.

Estou aqui escrevendo sobre o quanto aprendi e sofri, mas com toda certeza eu indicaria esse livro para qualquer pessoa que quisesse se aprofundar em uma boa história! É realmente avassalador, só não descobri ainda se de um jeito bom ou ruim. O livro é maravilhoso! A vida da personagem nem tanto ..
Gabi 12/05/2020minha estante
Amooo!

Taynara @adamadolivro 22/04/2020

Resenha: O Cavaleiro de Bronze – Leningrado, #1 – Paullina Simons 504 páginas
O livro conta a história de Tatiana, que aos 17 anos tem uma vida soviética aparentemente normal, dividindo dois pequenos cômodos comunitários com o pai, mãe, irmão, irmã, avô e avó. E envolta dessa vida sem privacidade ou autenticidade, ela conhece Alexander, um jovem oficial do Exército Vermelho. A química é instantânea e um complicado e arriscado romance toma a vida de ambos.

Então como se não bastasse toda dificuldade, as tropas Alemãs, comandadas por Hitler, começam a atacar a União Soviética e consequentemente a pequena cidade de Leningrado, onde a pequena família Metanova vive. O desespero é crescente, a fome e a morte tomam conta das ruas, e uma a uma, pessoas próximas e distantes deixam a vida da bela Tatiana.

Esse livro acabou comigo, fazia muito tempo que eu não ficava tão abatida com uma história. Eu não derramei uma lágrima enquanto realizava a leitura, mas a tristeza que se abateu sobre mim é inexplicável. O desespero das pessoas por comida, o racionamento cada vez menor, a violência acoplada ao caos, a falta de esperança, tudo me sensibilizou demais.

Um retrato fiel e uma crítica precisa da vida comunista. O livro estimulou muito a minha reflexão sobre a política, a guerra, os recursos e o principal, as pessoas. Espero que em breve eu consiga ler a continuação dessa trágica história de amor.

Becca 06/04/2020

Perfeição em formato de livro
Meu Deus, oq dizer sobre esse livro....
Ver um romance proibido se desenvolver em meio a guerra é algo q ñ é realmente fácil, em meio a tantas mortes e ao medo de ver seu amado morrer lutando pelo seu país, ou o medo de ver sua amada morrer para a fome, sem nem mesmo poder contar a pessoas queridas sobre os sente por aquela pessoa.
Um livro que te faz pensar o quanto Hitler foi uma das piores pessoas, se não a pior, que já passou pela Terra, ver toda a fome, toda a morte...toda desgraça que este ser trouxe consigo. Mesmo que sendo tratada de uma história fictícia, é triste saber q realmente aconteceu esse caos e que tudo não se passa de imaginação e sim que tudo é real.
Vemos que mesmo em meio a guerra, mesmo em meio ao caos o amor pode aflorar e fazer você ser feliz em seus últimos momentos de paz.

Fernanda 29/03/2020

Um livro com uma carga dramática extremamente grande, um triângulo amoroso por vezes extressante e uma protagonista corajosa e forte que evoluiu ao longo da história, gostei muito.

Duda 28/03/2020

Eu disse que tava largando a história porque não tava pronta pra sofrer agora, mas meu eu interior adora autosabotagem. Terminei a leitura. Dito e feito: sofri. Senti raiva e angústia com suspiros intercalados.
Que grande história de amor. Sem mais.

lilibovio 28/02/2020

4??
No cenário da segunda guerra mundial, Leningrado um cidade russa, onde mora Tatiana e sua família. A Russa que ainda está aprendendo a ser socialista se vê em uma guerra. Alexander tenente do exército vermelho se apaixona pela jovem e inocente Tatiana.
Com cenário de guerra, conflitos familiares, fome, medo e morte será que o amor de Tatiana e Alexander vai sobreviver?!

Pâm Possani 23/02/2020

Maravilhoso romance no meio da guerra
Leningrado é o primeiro livro da trilogia Cavaleiro de Bronze da autora Paullina Simons publicado pela editora Novo Século. Uma história evolutiva com um turbilhão de emoções que você vai sentir ao ler e que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mas se inicia na Rússia, onde vamos acompanhar a família Metanova e a nossa protagonista Tatiana, também chamada de Tania, Tatiasha, e outros tantos apelidos russos que são do nome próprio dela. Apesar de ser protagonista do livro, quase não é uma: Tania é a doce garota que ajuda a todos e pouco é ajudada, mesmo que em sua casa tenham muitas mãos, poucas são as que querem dá-la.
Ela vive com a irmã, os pais, o irmão gêmeo e avós em uma pequena casa em Leningrado, e está tudo caminhando quando as tropas nazistas atacam a União Soviética e o caos começa a ser instaurado, com a escassez de alimentos, a fome, o medo, bombas e todos os horrores da guerra que começam a assolar as famílias, que são todos inocentes em meio a tudo. Só que algo de bom acontece: Tatiana conhece Alexander, um soldado do Exército Vermelho educado, compassivo e justo, quando vai buscar alimento para sua família e experimenta seu sorvete favorito... Só que o que ela não esperava era se sentir tão atraída por ele e seu passado misterioso. E muito menos que ele fosse o namorado de sua irmã. Pode o amor sobreviver à guerra e aos obstáculos? E ser mesmo amor?

Tatiana é uma jovem doce e por querer sempre ajudar ao próximo, ela acaba se doando demais e às vezes sendo boba de sua própria família que deveria ajudá-la. Ela tem um coração de ouro, e sinceramente, é uma das personagens mais fortes que já conheci e que mais cresce quando entende que precisa crescer para ajudar os outros. É aquela mocinha que você gosta e torce junto. Alexander é um mistério que vamos desvendando aos poucos e é delicioso desvendá-lo por suas atitudes e por tudo que ele é. Não consegui gostar de Dasha até certo ponto da narrativa, sempre a vi como a irmã invejosa e mimizenta que tem tudo e não quer abrir mão de nada. E os pais de Tatiana... Ah, por favor. Contudo, parece que toda a história casa, sabe? Se fosse de outra maneira, não seria tão bom.

O livro é detalhado nas cenas e dão agonia em certo momento da narrativa porque você sabe que podem muito bem ter sido reais (e acredito piamente que tenham sido). Não são tão impossíveis assim de terem acontecido. A autora nos imerge na época, na história e simplesmente é difícil abandonar. Deixa eu te contar uma coisa? As coisas não acontecem do jeito que você imagina e a surpresa é outro ponto maravilhoso dessa história.

site: https://www.interruptedreamer.com/2020/03/resenha-o-cavaleiro-de-bronze.html

aparecida navarro 03/02/2020

Lindo...
Adorei o livro. Um romance inesquecível. Recomendo muito.

Mariana 28/04/2019

O Cavaleiro de Bronze
Uma das minhas sagas preferidas!
As sequências não são tão boas quanto o primeiro livro e ao reler recentemente muita coisa me incomodou (como o machismo do Alexander). Engraçado como amuderemos e nossas opiniões mudam, ne?! Quando li pela primeira vez, anos atrás, não tinha levantado tantos questionamentos... mas enfim.
O livro se passa durante a Segunda Guerra em Leningrado - Russia, o que por si só já é bem interessante porque poucos livros abordam outros locais. A história é narrada pelo ponto de vista de Tatiane, que se apaixona pelo namorado da irmã. Tudo isso em meio a guerra, problemas familiares, fome, morte, frio, traições, fugas...
História intensa, são 4 livros ao todo, mas que vale a pena terminar p/ concluir essa looonga, as vezes repetitiva e irritante (rs), mas no fim das contas uma bonita história de amor!
Mariana 28/04/2019minha estante
Amadurecemos*

Geisa Kauana 18/08/2019minha estante
Adorei sua resenha! To querendo ler essa história há um tempo ja. Você poderia me informar a ordem certa dos livros?

Mariana 27/08/2019minha estante
Parte 1: Leningrado / Parte 2: O portão dourado / Parte 3: Tatiana & Alexander / Parte 4: The Summer Garden. O quarto livro não foi lançado no Brasil e não sei se será, mas a parte 3 já dá um final pra história :)

Geisa Kauana 27/08/2019minha estante
Muuuito obrigada!

Rubia 11/05/2018

Lindissimo....
Essa é daquelas histórias que vão ficar marcadas para sempre na minha memória, podem vir outros livros melhores, mas nunca substituirá o lugarzinho no meu coração desse aqui. Não tem como não amar esse casal, Tatiana é uma menina de 17 anos, que tem um coração maior que o mundo, só pensa nos outros e nunca em si, quando se apaixona pela primeira vez pelo Oficial do Exercito Russo Alexander ( o primeiro encontro deles é a coisa mais linda do mundo) ela percebe que precisa começar a pensar mais em si mesma.. Alexander não pode assumir esse romance por diversos motivos, mas em momento algum deixou de prestar ajuda para Tatiana e sua família, em um dos momentos mais horríveis da história, segunda guerra mundial, inverno em Leningrado. È chocante ler o que essas pessoas passaram na guerra, frio extremo e o minimo de comida... Esse é daqueles livros que te dão uma lição daquelas, de como reclamamos da vida sem motivo...uma das frases que mais gostei foi do avó da Tatia " a vida é tão imprevisível. É o que menos gosto dela, Se ao menos a vida fosse masi parecida com matemática" ....Enfim...leiam..só digo isso...

Cris Paiva 29/03/2018

Uma recomendação de amiga é que você NÃO comece a ler antes de ter os três livros em mãos. Eu demorei uns 3 anos entre comprar o primeiro e o último livro (o precinho estava salgado e eu esperei umas promos boas), mas quando comecei devorei os livros rapidamente. Não dá para parar a leitura no meio da história e esperar até comprar o próximo. O desespero bate e você PRECISA saber o que vai acontecer com a Tatiana e o Alexander. Oh aflição dos diabos!!

O Cavaleiro de Bronze começa no dia da entrada da União Soviética na Segunda Guerra Mundial e a Tatiana tem o tarefa de pegar as economias da família e comprar todos os mantimentos possíveis para estocar no caso de ataque na guerra. Só que ela tem 16 anos e acha mais interessante tomar um sorvete no parque do que enfrentar filas imensas para comprar kolbassa (um tipo de linguiça calabresa). E ela está calmamente tomando o seu sorvete com o seu vestido francês brancos com flores vermelhas quando enxerga um soldado do outro lado da rua que não para de olhar para ela. É o Alexander, capitão do exército russo, que se apaixona à primeira vista pela Tatiana, e dessa maneira começa uma história de amor que vai passar por muito sofrimento e durar os três livros.
O Alexander a ajuda a conseguir os mantimentos que a família tanto precisa, no armazém do exército, mas infelizmente para isso, vai precisar apresentar Tatiana para o Dmitri, o pior melhor-amigo que alguém já teve a infelicidade de possuir. Eles a ajudam a levar as compras para casa, onde conhecem a família Metanova, inclusive a Dasha, irmã de Tatiana que já conhecia o Alexander e pensava que era namorada dele.
Alexander e Tatiana se veem então envolvidos em um triangulo amoroso, que a Tatiana não consegue romper, pois ao mesmo tempo que é apaixonada pelo capitão, ama profundamente a irmã e não consegue dizer a verdade e fazê-la infeliz. Junte a isso o cerco de Leningrado, as bombas, o racionamento, o trabalho exaustivo na montagem de tanques de guerra, a fome que cada dia mais corrói as entranhas, a morte rondando a tudo e a todos, canibalismo, e o assédio do escroque do Dmitri em cima da Tatia e você vai entender o porque dela não ter forçar para lutar pelo seu grande amor, o Shura (sim, a essa altura já ficamos íntimos e chamamos o Alexander de Shura e a Tatiana de Tatia).
O primeiro livro termina em uma parte agoniante, onde depois de quase um ano de cerco e de ter passado por todas as agruras possíveis e imagináveis, surge uma oportunidade única que a Tatiana agarra com suas últimas forças. Mas infelizmente esse ainda não é o final feliz pelo qual a gente torceu tanto, a história continua, e as desgraças não vão parar tão cedo.

Lisa.Vieira 22/07/2017

Um cavalheiro de ouro
? R E S E N H A

?O CALALEIRO DE BRONZE
?Livro I - Leningrado
?Autora: Paullina Simons
?Editora Novo Século
?502 páginas

Oi amores, quero compartilhar com vocês as minhas impressões sobre o primeiro livro da saga O Cavaleiro de Bronze.

Ele é um romance histórico, com a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo. A série toda vai se desenrolar durante esse período.

O tema principal é o romance entre Tatiana e Alexander, e todo o drama que eles vivem desde o primeiro momento em que se encontram.

Tatiana é uma jovem de 16 anos, a filha mais nova da família Metanova. Assim que a notícia de que a guerra irá estourar na União Soviética é anunciada, Tatiana é incumbida de conseguir mantimentos... Ela ainda não tem noção da atmosfera que se criará em torno dessa declaração de guerra e é com espanto que ela percebe que o caos mal está estabelecido. Ela vaga por Leningrado atrás dos mantimentos e é quando seu caminho se cruza com o soldado Alexander Belov.

O primeiro encontro do casal é a cena mais linda desse livro. A autora escreveu de uma forma quase mágica!

Alexander e Tatiana passam o restante do dia perambulando e se conhecendo e ele ajuda ela a conseguir o que precisa. Parece um sonho a forma como eles se encontraram. Mas quando Tatiana volta para casa acompanhada do soldado, uma bomba (metafórica) cai sobre eles. - Foi a primeira bomba de Leningrado!!

Não posso falar muito sobre o porque dessa mudança de ares, mas é dali em diante que o destino dos dois se torna complicado e eles percebem que o sentimento que estava brotando é impossível.

Mesmo com todos os impedimentos, Alexander não consegue se afastar de Tatiana e ela não tem forças para lutar contra o amor que se apodera de seu coração. É uma guerra perdida para os dois.

Cada olhar trocado, cada toque, respiração, diálogo... Tudo é precioso e muito lindo.

Além do romance, a autora descreve o drama que a guerra traz. Além de todo o pavor provocado pela violência, o racionamento de comida, a fome, as doenças, tudo o que de pior pode suceder nesse cenário, é contado através do martírio de Tatiana, sua família e amigos, e também por alguns vinlumbres do front, pelos relatos de Alexander.

Não posso deixar de falar de um personagem que me deixou absurdamente revoltada: Dimitri.
Esse é o antagonista do casal. Um lobo em pele de cordeiro. A autora realmente queria dificultar a vida de Alexander e Tatiana. Não bastava a família dela, a guerra... Não. Tinha que ter um inimigo escorregadio!
Odeio ele, mas não posso negar que é um ótimo personagem. Mexe muito com as emoções da gente.

Ao fim desse livro eu estava impactada por diversas razões; a escrita, o romance, o drama, os fatos históricos bem intrincados na narrativa, tudo impecável. O final é SURPREENDENTE e confesso que gostei muito do desfecho dado para uma personagem crucial do livro. Ela era o empecilho direto para a felicidade da Tatiana.

Eu recomendo essa série. Mas aviso que é uma montanha-russa de emoções... Vamos do amor ao ódio, da tristeza à felicidade, da angústia ao delírio. Prepare-se para adorar!

5 estrelas.
Nota 10.
Amo forte!

Facebook: Eu Li, vou te contar
Insta: @euli_voutecontar

Nati Amend @livrosdanati 14/07/2017

O amor pode resistir a uma guerra?
Apaixonar-se pode ser simples. Pode ser leve. Às vezes, basta apenas um sorvete em uma tarde de verão. Era assim que deveria ter sido para a linda e inocente Tatiana, e o misterioso, mas valente soldado, Alexander. Essa resenha é para os que procuram um amor capaz de superar as maiores dificuldades da vida, sem desacreditar, sem perder forças, mesmo quando tudo o que se tem é apenas uma lembrança de quem você costumava ser.

Em “O Cavaleiro de Bronze” (que no Brasil conta com três livros reduzidos), Tatiana Metanova, de 17 anos, e sua família, dividem um pequeno cômodo na cidade de Leningrado (Rússia), onde trabalham e vivem em paz, mesmo com a proximidade da grande guerra. É neste cenário que os protagonistas se conhecem e descobrem um amor impossível. Alexander é, na verdade, o namorado secreto da irmã de Tatiana. Sim, temos um triângulo amoroso por aqui, o que não diminui em nada a beleza e a força desse amor. Mas essa história não é apenas um romance. É um relato de guerra.

Com a chegada do exército alemão a Leningrado, o caos toma conta das ruas e tem início o histórico cerco à cidade. Alexander é levado ao front e Tatiana enfrenta com sua família os horrores da guerra. A cada dia que passa, os suprimentos disponíveis aos moradores são reduzidos e o livro nos mostra como a vida dos personagens e dos cidadãos russos mudou para sempre. Somos atingidos por capítulos que retratam uma escassez e fome intermináveis, e presenciamos a luta diária pela sobrevivência. É impossível não se emocionar com essa narrativa, que em alguns momentos nos arranca lágrimas.

Para Tatiana, toda perda e sofrimento é superado pela sua incrível força de vontade em permanecer viva e reencontrar seu amor. Para Alexander, o único objetivo é manter sua amada a salvo. Um amor puro e capaz de iluminar a mais densa escuridão. Mas será que é capaz de vencer uma guerra?

site: https://www.instagram.com/livrosdanati/

Ketlyn.Silva 08/04/2017

Tristeza...
Sabe aquele livro que você começa a ler e te prende pois isso aconteceu comigo muito triste você ver o sofrimento angústia a perda. É complicado você vê o que leva as pessoas ah se auto-destruir. A saga muito boa o enredo muito bom Admito que Admito que o final do livro me prendeu mais por que mostra a realidade consegui me transportar para aquele lugar lógico longe de mim estar naquele lugar naquela época mas incrível como a autora conseguiu passar a isso. Eu quis ler esse livro bem devagar e eu recomendo muito ele porque a história é magnífica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6