O Cavaleiro de Bronze

Resenhas - O Cavaleiro de Bronze

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline Gurgel 02/11/2013

Inesquecível, magnânimo, perfeito...
Não tenho palavras para descrever a magnitude deste livro e quão grandiosa e tocante é esta história, mas preciso dar voz a esse turbilhão de emoções que sinto. No entanto, antes, aviso-lhes: esse livro é o primeiro de uma trilogia e tem, no original, 900 páginas, mas a edição nacional traz apenas metade - metade, você leu certo - do primeiro livro, como se uma criança tivesse arrancado todas as páginas do meio até o fim do livro. Na minha opinião foi um erro grotesco - pra não dizer outra coisa - da editora lançar apenas a primeira parte, pois nela nada se completa, nada faz sentido. Indignada após constatar tal erro, comprei o ebook original, felizmente, e terminei a leitura. E que bela leitura!

A história se passa em Leningrado (São Petersburgo), Rússia, com início no começo da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães começaram a atacar a fronteira russa. Tatiana é a irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, e juntos dividem um pequeno espaço com seus pais e avós. Até que o "camarada" Molotov, ministro de Stálin, faz um pronunciamento via rádio alertando-os dos ataques e a família entra em estado de alerta, dividem algumas tarefas e para Tatiana sobra a busca por mantimentos. Nessa busca conhece Alexander, um soldado, que lhe ajuda e por ela se encanta, mas mal sabe que é irmã de sua namorada, Dasha.

"Ele vestia uma farda de gala. Do lado esquerdo do peito exibia uma medalha de prata decorada com ouro. [...] Por um momento ou dois, Tatiana e o soldado se olharam um ao outro..."

Sim! Uma espécie de triângulo amoroso entre um soldado e duas irmãs, porém de uma maneira que nunca vi antes, e não saberia dizer se pra melhor ou pra pior. No meio dele começa a guerra, e começam os bombardeios, e começa a escassez de alimentos, e começam as mortes, e começam as bebedeiras.

Nas primeiras páginas a autora faz questão de mostrar o quão Tatiana, em seus 17 anos, ainda era criança, egoísta e cheia de birra, e como a guerra - e o amor - a transformou, repentinamente, em uma incrível mulher. Uma mulher forte, resistente e prestativa. Uma mulher que deixou que toda a culpa caísse sobre ela. Uma mulher que abdicou do que mais queria...e ao mesmo tempo, lutou pelo que mais queria!

São 900 páginas que prendem o leitor de uma maneira que é impossível largá-lo por qualquer outra atividade. Tem um trecho, cerca de 100 páginas, em que a fome, a redução das rações e a constante saída para comprar a pequena cota de pão velho e duro tornam-se um pouco repetitivos, mas acredito que isso tenha sido necessário para que pudéssemos sentir a dureza e o pavor daqueles dias. Vimos os russos definharem até a morte, vimos tudo virar moeda de troca mesmo em meio ao comunismo, vimos os corpos se acumularem nas ruas, vimos o desespero, mas sobretudo vimos o amor sobreviver a todos os horrores. Um amor puro e singelo, mas de uma força imensurável e um poder inabalável de ultrapassar toda e qualquer barreira.

Os dias passados em Lazarevo fazem até os mais frios dos corações se derramarem, se aquecerem e se extasiarem. É um deleite ver a pequena, doce e inocente Tatiana se transformar em uma mulher de uma perseverança incansável. E digo, com toda a certeza, que um sorriso constante vai tomar conta do leitor nesses e em muitos momentos.

Gosto de romances históricos especialmente por poder aprender mais daqueles momentos do que em qualquer livro de história. A autora abre o livro dedicando-o a seus avós russos, que sobreviveram a Primeira e a Segunda Guerra, a Lênin e a Stalin, e com a leitura fica claro que o testemunho desses avós se faz presente do começo ao fim. No começo da leitura senti falta de uma escrita um pouco mais madura, pois cansei de ler o nome da protagonista, Tatiana, a cada linha. Não sei dizer se a escrita evoluiu no decorrer do livro ou se me vi tão loucamente encantada e presa à trama que nada tirou o brilho do que eu lia.

É uma história linda, sublime, mas também é triste e nos deixa sempre com um nó na garganta. A fome dói e mata; a guerra estilhaça e mata; mas o amor, só o amor é capaz de tanta entrega, de tanto desprendimento. O amor de Tatiana e Alexander é avassalador, intenso e até trágico, mas, sobretudo, inquebrantável. Recomendo esse livro com todo meu coração, mas aconselho que leiam o livro todo (ou o original em inglês ou a edição de Portugal) ou esperem a editora nacional lançar o livro completo, caso contrário não sentirão essa magnífica estória em toda sua plenitude.

site: www.historiasdepapel.com.br
Mari 01/11/2013minha estante
Concordo contigo, a editora pecou quando decidiu publicar dessa formar. Entendo que o livro é bem grande mas funcionou perfeitamente bem em todos os lugares que ele foi publicado..
Ai que bom que já está lendo, depois conta o que acho do livro, essa parte "Lazarevo" é uma das preferidas das apaixonadas por esse livro, assim como eu... rs. E sim tem cenas lindissimas no livro e não sei você mas me apaixonei por São Petersburgo, os cenário de alguns momentos vividos pelos dois é incrivel. Jardim de Verão, as noites brancas a Catedral de Sant Isaac... aah acho que vou rele-lo mas a versão completa rs!

Fabiana.Almeida 01/11/2013minha estante
Carol!!!!
Depois de Lazarevo nada será a mesma coisa!!! '-'

O engraçado é que na msg privada que te mandei usei a mesma expressão "puta sacanagem"!!!

kkkkkkk

Maria Janir Pir 02/11/2013minha estante
Caroline se vc esta procurando livros com história da Russia, leia Sashenka de Simon Montefiori e Jardim de Inverno de Kristin Hannah, são historia que se passam em São Petesburgo.

Caroline Gurgel 02/11/2013minha estante
Maria, vou anotar! Já ouvi falar de Jardim de Inverno, vou marcar pra ler :)

Fabiana, depois de Lazarevo realmente nada será como antes rsrs Concordo!!!

Mariana 11/11/2013minha estante
Resenha perfeita, Caroline. Estou lendo e não consigo largar

Pat 25/11/2013minha estante
Caroline, sua resenha só me deixou mais curiosa pra ler! Uma dúvida.. como você comentou que está lendo a segunda parte em inglês, você achou que nossa tradução ficou boa??

Caroline Gurgel 30/11/2013minha estante
Pati, não percebi erros de tradução não, também nem procurei rsrs Mas pra falar a verdade notei uma evolução na escrita da metade pro fim, e isso pode ter relação com a tradução :)
Mas de qualquer forma vale a leitura!

Wendy 06/01/2014minha estante
Apenas amoooooooo de todo o meu coração esse livro, terminei comprando e estou muito ansiosa pelos próximos... Linda resenha!

Caroline Gurgel 12/01/2014minha estante
Obg, Wendy! É uma das minhas séries favoritas!
Muito amor por esses livros, vale a pena esperar!
Bjs

Evandro 12/05/2014minha estante
Alguém sabe, se será lançada a parte 2 do livro 1? Ou irão pular para o livro 2 sem avisar ninguem?

Caroline Gurgel 12/05/2014minha estante
Evandro, a parte 2 do livro já foi "lançada" segundo o site da editora, mas só chega às livrarias agora na metade de maio. Se chama O Portão Dourado :)

Hester1 28/01/2016minha estante
Eu nao gostei muito do livro. A estória é muito bonita, o amor dos dois, mas achei longa demais, nao precisava de tantas páginas. às vezes só para dizer umas coisas tolas. Neste ponto achei imensamente melhor "O jardim de inverno", que é uma estória triste e comovente, mas bem enxuta.
Agora o que mata mesmo é saber que há uma continuacao e nao encontrei para comprar, nao no Brasil. Nao sei quando a teremos. Eu odeio cada vez mais livros com continuacao, trilogias e outros quetais. Li "A amiga genial", nao sei quando poderei ler o restante. Este agora, nao sei quando poderei ler o restante. Quando vier a continuacao, nao terá mais graca, pois já terei esquecido parte da estória. Por que as editoras fazem isso? É um grande desreipeito para conosco: leitores.

Taisa 21/01/2016

Hors Concours. Sim, este é o termo (na verdade sinônimo) perfeito para essa obra. Isso porque jamais poderei usá-lo como parâmetro de comparação à qualquer outro romance, a batalha nunca seria justa e eu ficaria louca tentando.
O Cavaleiro de Bronze impregnou na minha alma, transpassou qualquer barreira e hoje sou parte dele, parte Tatiana e inteiramente do Alexander.

O livro é intenso, acompanhamos todo o desenrolar da guerra pelos olhos da Rússia. Uma Rússia comunista, opressora mas mesmo assim com um povo apaixonado pela pátria e disposto a tudo para salvar esse País. Pelo menos quase todos....

"- Amor é - ela repetiu devagar, olhando só para Dasha- quando tem fome e você o alimenta. Amor é saber que ele tem fome."

Me senti decepcionada comigo, como posso ser tão alienada a respeito dessa visão do Comunismo? A respeito dessa Russia da década de 40? Me senti até culpada por ser tão feliz em um mundo tão miserável.

Senti raiva, senti fome, me revoltei e me compadeci de cada sofrimento deles. Adorei ter conhecido a Tatiana, ela começa tão ingênua e patética e se transforma em uma mulher forte e destemida. Já Alexander....Ohh Alexander, nunca vou te superar. Gostaria de um mundo onde tivesse mais de você. Com uma personalidade altiva ele é o que todo homem deveria ser: corajoso, ostensivo, firme, solidário e lindo!

"...- O que você fazia brigando comigo lá em Kirov, sabendo que tudo isso já nos espreitava.
- Vociferando contra a minha fé - disse Alexander. - É a única porra de coisa que eu faço, simplesmente me recuso a ser derrotado. "

"...Ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo, inclusive você, para satisfazer o desejo que me consome desde o dia em que nós nos conhecemos. Mas Deus estava olhando para você e Ele nos deteve, e, mais importante aida, ele me deteve, e eu, no cinzento da manhã estou menos confuso... - Alexander fez uma pausa. - Embora ainda mais desesperado por você. - Ele respirou fundo, olhando seu rifle."

Devo falar que me enganei. Como me enganei! Esse livro não é nada como eu imaginava, mas era tudo o que esperava. Dá para entender? Minhas expectativas estavam nas alturas, e foram mais que superadas.

" - Fique forte por mim, Tatiana - Alexander disse rouco. - Salve-se para mim"

Espero sinceramente que tenha conseguido transmitir pelo menos um décimo da minha paixão. Por quê me sinto tão limitada em fazer essa resenha? Porque simplesmente não há mais palavras para demonstrar tanto amor. Paullina Simons usou todas.

" -Se você quiser, pode me chamar de Shura."

Shura, Shura, Shura.....

- See more at: http://leiturasdataisa.blogspot.com.br/2016/01/leitura-o-cavaleiro-de-bronze.html#sthash.ysw3dDs3.dpuf

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Angela 21/01/2016minha estante
Aaiii Taisa, esse livro é lindo mesmo né? Nada supera essa série.*-*
Sua resenha ficou ótima! Bjuss

Taisa 21/01/2016minha estante
Angela obrigada. Agora estou no céu, vivendo a lua de mel q é o inicio de O Portao Dourado, mas com medo do que está por vir!
Bjus

AnaFigueira 10/11/2016minha estante
ontem eu vim aqui pronto para sacrificar tudo... ESSE TRECHO PARTIU MEU CORAÇÃO.. ele livro está me trazendo várias sensações diferentes. É tão agonizante ver um amor impossível... E tão agoniante ver a descrição do sofrimento da Tânia...

Taisa 10/11/2016minha estante
Ana sim! Nossa só de reler os trechos meu coração aperta como da primeira vez, essa série é toda intensidade e amor!

jhreads 25/03/2021

A leitura me prendeu do começo ao fim, antes eu achava que esse livro seria sobre um romance sofrido de um casal que fora separado pela guerra. Porém, foi muito mais complicado do que isso.

O primeiro encontro do casal me encantou e me divertiu, o interesse de um pelo outro estava óbvio desde o início. Porém, em poucas páginas a autora deu um baque tanto no Alexander e na Tatiana quanto na leitora aqui e tornou esse romance quase que impossível.

A família da Tatiana trata ela muito mal e isso me incomodou muito e a menina simplesmente não reagia a nenhuma ofensa e quando reagia não acabava nada bem. E, apesar de tudo isso ela sempre se dedicou a família e cuidou deles até o fim.

E, quando chegamos na reta final de um livro é comum pensar que as coisas irão melhorar, mas para o Shura e para a Tatia pelo visto ainda não. Com certeza a autora vai fazer eles sofrerem mais um pouquinho para ficarem juntos.

Carol.lb 27/04/2023

Tatiana, uma garota Russa de 16 anos (quase 17), com seus cabelos loiros, vestido florido e sandálias vermelhas, sai em busca de suprimentos para a sua família, que assim a designou.
Mas como uma boa garota de 16 anos, (que não é muito responsável) quando avista um carrinho de sorvete, deixa as obrigações de lado e para, pra degustar seu sorvete favorito: Creme Brulee.
Cantando e degustando de seu sorvete com seus cabelos ao vento, ela percebe um soldado a observando..
Eu li esse livro a primeira vez quando tinha 17 anos, e me apaixonei por ele, uma história linda, um casal que sobrevive a tudo e todos pelo seu amor.. já reli ele diversas vezes durante esses anos, a minha opinião sobre ele com certeza não é mais a mesma, mas ainda continuo amando o casal!
A Tatiana é uma menina ainda, não passou por nada na vida, tem até uma fala do Alexander, é como se ela tivesse saído do útero direto para os braços dele. Isso explica muitas coisas que ela aceita dele, e também tem a questão de ser o primeiro amor dela, e ela não saber como lidar.
Más, durante o decorrer da história, ela vira uma mulher, se torna o pilar da sua casa, ela que era julgada a mais frágil, chamada de criança.
Confesso que eu queria que ela tivesse sido um pouco mais dura em relação ao Alexander, más..
O Alexander é bem sofrido, faz o que tem que fazer pra sobreviver (e isso explica muita coisa). Apesar das ações dele, ele ama a Tatiana e demostra isso sempre, de um jeito meio errado até, mas nesse livro parece não ter nada muito certo..
A Dasha é uma mimada, que bem raramente demonstra algum carinho pela irmã ou pelos pais, não consegui sentir dó dela em momento algum, até no final do livro estava tentando manipular a irmã e se sobressair..
O livro é bem sofrido, as pessoas passando fome e frio durante o cerco, a preocupação pelo irmão, e de como eles iriam conseguir sair de Leningrado.

Andressa 21/08/2014

How long will I love you? As long as stars are above you and longer if I can...
Resolvi ler esse livro por indicação de uma amiga. Quando li a resenha dela, ao mesmo tempo que me encantei com a sensibilidade de suas palavras, fiquei chateada porque a editora Novo Século lançou só uma parte do livro. Então resolvi aguardar, para ao menos ter o primeiro livro em mãos. Esperei, esperei, esperei. Logo que a segunda parte do livro chegou, eu já estava envolvida com outras leituras e esperei mais um pouquinho. Ao colocar minhas mãos no “O Cavaleiro de Bronze – parte 1” simplesmente o devorei. E, por fim, entendi todas as palavras e a magnitude de sentimentos que li naquela primeira resenha.

A estória de “O Cavaleiro de Bronze – Parte 1” é, no mínimo, encantadora. Somos apresentados a Tatiana Metanova, irmã mais nova de Dasha e gêmea de Pasha, uma jovem de quase dezessete anos que mora em Leningrado, na Rússia. Os três vivem com seus pais e avós em um pequeno espaço numa espécie de casa comunitária. Em meio a isso, se inicia a Segunda Guerra Mundial e a população é avisada pelas rádios para que se preparem, pois a situação econômica, entre outros aspectos, se modificará. Certo dia, ao sair para buscar todos os alimentos que é possível conseguir, Tatiana troca olhares com um belo soldado. Ambos acabam seguindo o mesmo caminho, por coincidência alguma, afinal a atração que sentiram um pelo outro transgrediu todas as barreiras. Senti-me tão desesperadamente envolvida por aquele olhar quanto Tatiana. Com ela fiquei intrigada, interessada. O soldado, chamado Alexander, acaba tendo empatia por Tatiana e a ajuda facilitando suas compras e acompanhando-a até em casa depois. Ao chegarem na residência dos Metanova, Alexander se depara com a "namorada" Dasha, irmã de Tatiana, e se inicia um triângulo amoroso sufocante, errado e ao mesmo tempo tão certo e puro. Eu, que não gosto muito de triângulos amorosos, garanto que este é diferente. Diante do amor de Tatiana e Alexander não há nada, nem ninguém. Apenas um ao outro. Dasha só serviu para que eu a odiasse muito.

À medida que a estória toma rumo e a guerra toma conta, os personagens vão se definhando a cada página. Senti fome, frio, injustiça e dor junto a Tatiana. Paullina Simons escreveu tão belissimamente que eu senti tudo isso, de verdade. E cada vez que a comida era mais escassa e o álcool mais presente, eu pensava como essa família sobreviveria a isso? E cada vez que Tatiana sofria arduamente por não poder ter o que mais queria, por abdicar praticamente tudo pelos outros e ouvir palavras amargas, eu sofria. Ah, como sofri neste livro!

Gostei muito dessa primeira parte. Aprendi bastante sobre a história Russa, Leningrado, o comunismo do Camarada Stálin e a realidade cruel de uma guerra. O Cavaleiro de Bronze é um romance lindo, mas também um prato cheio para os amantes de História.

A guerra realmente muda as pessoas, para o bem ou para mal, de forma arrasadora. Devido a esse ambiente conflituoso, sombrio e dolorido é possível perceber, a cada singelo detalhe, o crescimento de Tatiana, de criança inocente para uma mulher incrível, dedicada e altruísta.

Estou quase terminando a segunda parte do primeiro livro da trilogia e, inclusive, já comprei meus exemplares em inglês, porque não aguentarei esperar até a editora publicar tudo. Esta trilogia realmente mexe com os nossos sentimentos, fico perturbada, alucinada, furiosa, chateada, sinto medo que mais coisas ruins aconteçam, quero proteger meus queridos personagens. Simplesmente preciso saber o que acontece!

Minha única reclamação é que a obra deveria ser devidamente publicada, o mais rápido possível! Se indico este livro? Não tenho nem dúvidas. Por favor, por favor, eu imploro, leiam!

obs.: quando penso neste livro lembro de uma linda canção da Ellie Goulding "How Long Will I Love You" que, simplesmente, se encaixa tão perfeitamente bem que traz um quentinho ao meu coração, ouçam! :)
Caroline Gurgel 21/08/2014minha estante
Linda resenha, Andressa!!!
Esse livro fica marcado mesmo na gente,
e pra sempre!!
Bjss

Andressa 21/08/2014minha estante
Obrigada, Carol!

tatiane 03/02/2014

UM ABSURDO ISSO QUE A NOVO SÉCULO FEZ
Comprei o livro fisico, publicado por essa editora, e quando terminei a leitura, eu fui procurar a sinopse do segundo. Eu não vou falar o que tem na sinopse, pq vai ser spoiler, mas imaginem minha surpresa quando terminei de ler a sinopse, e fiquei sem entender nada?? Fiquei: ''como é possivel a Tatiane estar desse jeito, se não tem nada sobre isso no primeiro livro''
Ai você imaginam a minha surpresa, quando eu fico sabendo que a editora simplesmente DIVIDIU o primeiro livro?? Pois é, ela não fala nada na capa, não da nenhuma explicação, mas so lançou uma parte do livro.. Porcaria, que pelo menos colocassem ''parte I'' na capa,ne? pq muitos leitores pensam que o livro esta completo, e isso é um absurdo

Juh 01/11/2021

Decepcionada
A autora tinha o contexto perfeito nas mãos dela, mas transformou em uma fanfic adolescente.
Jovem (tatiana) que se apaixona pelo Oficial (Alexander) do exército vermelho no contexto segunda guerra mundial, tudo indo bem, até a autora cag** tudo.

Pra começar Alexander é um safado que namora a irmã da Tatiana, e ela como burra aceita as migalhas que ele dá.
Eu tentei terminar o livro, mas até os 50% eu não conseguia suportar esse jogo de gato e rato entre os protagonistas, e não suportei, abandonei sem remorso.

Como eu disse, tinha tudo pra ser perfeito, o tanto que essa autora poderia ter explorado o cenário e não só focar nessa briguinha adolescente entre irmãs que acabou criando um casal principal tóxico e sem graça.
Poxa, comecei me apaixonando de verdade pelo Alexander, mas quando ele forçou o romance com a irmã da Tatiana eu tive que largar, não suporto essa troca em livros, se tu ama a mulher PQ FICA COM A IRMÃ DELA OTAR*O?

Pelo que percebi vai ter mais dois livros e pelo que li eles só se resolvem no terceiro, uma verdadeira fic.

Decepcionada!

insaniadora 13/08/2021

[releitura]
Eu li esse livro em 2014 e de cara se tornou meu livro favorito. Eu sempre tive grande interesse no Segunda Guerra Mundial, e então quando vi que esse livro juntava romance + segunda guerra, não pensei duas vezes, apenas comprei!

Depois de sete anos o sentimento continua o mesmo e ainda mais intenso.

O Cavaleiro de Bronze conta a história de duas almas perdidas e apaixonadas. Ela, Tatiana, uma Russa de apenas 17 anos, e ele, Alexander, um soldado do Exército Vermelho. Acontece que não só a guerra e as dificuldades irão lhes separar, como a fome e o socialismo soviético, mas também o fato de Alexander ser namorado da irmã de Tatiana, Dasha. Entre conflitos familiares, políticos, amorosos, e mundial, o Cavaleiro de Bronze narra a histórias dessas duas almas que se cruzam com várias outras, e tentam à todo custo um dia ser feliz. E que a guerra acabe.

O contexto histórico e o romance do casal são muito bem conectados, e nenhum se sobressai mais que o outro na narrativa.

Devo alertar que por se tratar de guerra, é um livro bastante gráfico e cheio de gatilhos e palavras pesadas. Tenha cuidado ao ler caso for sensível.

Luiza 07/10/2014

Nossa, esse livro é arrebatador, o amor de Tatiana e Alexander é muito puro e verdadeiro. O meu romance, (pode-se dizer livro, até) favorito, com certeza. Os horrores da guerra não ficam em segundo plano, a autora nos apresenta claramente a situação de quem viveu a terrível Grande Guerra na opressora e comunista União Soviética. As dúvidas e incertezas frequentes de Tatiana, a devoção pela irmã, capaz de abdicar o grande amor... ela é muito bondosa e altruísta, e isso pode irritar alguns leitores, mas eu a entendi completa e perfeitamente. Esse livro me marcou imensamente! Ansiosa pra saber como a história épica de amor terminará e torcendo para o mais belo casal do mundo, Shura e Tatia.
Isadora Amado 27/01/2017minha estante
Deus do céu, quero esse livro pra ontem ..

Verônica 31/07/2020

Que história linda. Como a vida é surpreendente. Destinos que se cruzam, e que não temos como saber o que nos reservam. Amei!

Becca 06/04/2020

Perfeição em formato de livro
Meu Deus, oq dizer sobre esse livro....
Ver um romance proibido se desenvolver em meio a guerra é algo q ñ é realmente fácil, em meio a tantas mortes e ao medo de ver seu amado morrer lutando pelo seu país, ou o medo de ver sua amada morrer para a fome, sem nem mesmo poder contar a pessoas queridas sobre os sente por aquela pessoa.
Um livro que te faz pensar o quanto Hitler foi uma das piores pessoas, se não a pior, que já passou pela Terra, ver toda a fome, toda a morte...toda desgraça que este ser trouxe consigo. Mesmo que sendo tratada de uma história fictícia, é triste saber q realmente aconteceu esse caos e que tudo não se passa de imaginação e sim que tudo é real.
Vemos que mesmo em meio a guerra, mesmo em meio ao caos o amor pode aflorar e fazer você ser feliz em seus últimos momentos de paz.

Barbara Lima 16/02/2014

Resenha O Cavaleiro de Bronze

Escrever uma resenha negativa é fácil! Críticas ao livro e a forma que foi escrita fluem naturalmente... Mas e quando se ama tanto um livro que todos os adjetivos existentes na língua portuguesa não são suficientes pra expressar tudo o que ele significou pra você? Parte pro inglês? Ou melhor, o Russo?!

Não sei nada de russo, conheço o básico da história Russa, sua importância para o mundo e a economia atual, porém depois de ler “O Cavaleiro de Bronze” sei que um dia quero ir visitar o país e me aprofundar mais em sua história!

“O Cavaleiro de Bronze” é ambientado na Rússia no período da segunda guerra mundial, mais especificamente em Leningrado, nossas aulas de história nos informam sobre o cerco que teve nessa cidade durante esse período e o livro está localizado dentro desse tempo histórico. Logo no primeiro capítulo conhecemos Tatiana, ela é a mais jovem da família Metanov e considerada a “criança” da família, apesar de já trabalhar e ter se formado na escola, mas ela é a garotinha boba que conta piadas e alegra a família. Nesse primeiro dia de guerra ela é enviada pelo pai para comprar mantimentos que pudessem ser estocados. Em toda a sua inocência Tatiana prefere antes tomar um sorvete na pracinha (pleno verão e ela adorava sorvete!) e é onde toda a mágica acontece...

Sim, não posso definir de outra forma além de mágico esse encontro entre Tatiana e Alexander. Ele é um soldado, alguns anos mais velho, com um segredo que é revelado ao longo da história. Para alguns pode ser clichê, mas não é! Bom, essa poderia ser mais uma história de amor comum em meio à tragédia que é uma guerra como muitas já escritas por aí, mas não é! Existem vários conflitos além do relacionamento do casal, além da guerra e isso faz tudo ser diferente.

A forma como a Paullina Simons descreve as situações é absurdamente viva. Em diversas partes do livro eu sentia que poderia olhar para o lado e ver os personagens e toda a cena descrita se desenrolando... Os sentimentos despertos são profundos e muito reais, em várias partes senti o que eles sentiam (não posso sinalizar os momentos porque seria um spoiler enorme =/), não existe outra palavra para definir além de real. É tudo tão lindo, o relacionamento da Tatiana com o Alexander é tão incrível que tenho certeza que muitas meninas vão se perguntar onde está o seu Alex!?!? (Me questionando neste momento...)

Outro fato muito importante que eu amei foi o crescimento dos personagens, por ser um romance épico nós temos uma passagem de tempo bem longa e muitas situações acontecendo. Nessa versão do primeiro livro lançado no Brasil vai do verão de 1941 até o começo de 1942. Dentro desse período vemos como a guerra pode modificar as pessoas, como também o amor, a perda... São mais de 400 páginas para se emocionar e prepare-se para a ressaca ao final!

Outra informação maravilhosa é que teremos uma versão cinematográfica do livro *-----* (#todascomemoraloucamente) com o roteiro escrito pela própria Paullina!! Então se preparem para ver na telona nosso maravilhoso Alex e a linda Tatia! O projeto ainda está em pré-produção e a Paullina sempre comenta pelas redes sociais como está o andamento \o/ Torçamos para lançarem no Brasil também!

Vou deixar para vocês alguns dos meus quotes favoritos:

“Ela nascera depois do pior, porém antes de qualquer coisa boa. Ela nascera durante” –Página 21

“O soldado afastou-se dela e foi na direção do ônibus. Tatiana o observou. Até mesmo o seu andar era de outro mundo: a pisada era muito segura, o passo muito longo, mas de alguma forma tudo parecia correto, com aparência certa, a sensação adequada. Era como achar um livro que você pensava haver perdido. Ah, sim, lá está.” – Página 41

“Os olhos de Tatiana iam dos olhos aos lábios dele, do cabelo ao queixo dele, como se temessem que ela perderia alguma coisa se não olhasse tudo de uma vez” – Página 142

Bom, pra finalizar só gostaria de fazer um comentário sobre a Edição Brasileira de “O Cavaleiro de Bronze”: A Novo Século decidiu dividir o primeiro livro em duas partes, eu não sabia disso até que tive a minha cópia em mãos. Como já tinha lido a versão completa foi um verdadeiro susto ter um livro tão esperado e desejado pela metade! Em resposta, a editora disse que o preço do livro seria muito alto, teriam muitas páginas blá blá blá. Na minha opinião eles sacanearam (desculpe, não tem outro termo) os leitores, e deixaram a melhor parte pra ser lançada separadamente (vocês vão descobrir porque quando lerem)! É uma violação da obra e uma falta de respeito com os leitores. Bom, é certeza que por enquanto eles não vão lançar uma versão completa, mas eu não desencorajo a comprarem o livro. Todos deveriam conhecer essa história porque apesar dessa violação, o livro compensa!

Preparem-se para o Livro I Parte II ;)

Beijinho

Se você gostou comente no meu blog Garotas entre Livros ;)

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2014/02/titulo-o-cavaleiro-de-bronze-autora.html

Duda 28/03/2020

Eu disse que tava largando a história porque não tava pronta pra sofrer agora, mas meu eu interior adora autosabotagem. Terminei a leitura. Dito e feito: sofri. Senti raiva e angústia com suspiros intercalados.
Que grande história de amor. Sem mais.

Luciana Silva 04/05/2014

Hoje trago para vocês o que talvez tenha sido o livro mais difícil que já resenhei até hoje. Falo de Cavaleiro de Bronze, de Paullina Simons e publicação da Editora Novo Século. É o primeiro livro de uma trilogia que leva o mesmo nome. O segundo livro chama-se O Portão Dourado e é lançamento do mês de maio.

O livro conta a história de Tatiana, uma menina de dezessete anos, que vive em plena Rússia Comunista do início dos anos de 1940. Ela é uma garota ingênua, que de muitas maneiras se diverte com a vida que tem. Vive em um apartamento, com seus avós, seus pais e irmãos, os Metanov. Eles repartem dois quartos desse imóvel e uma cozinha, o restante é utilizado de forma comunitária.

Tatiana é gêmea de Pasha, o filho homem, adorado por todos. Dorme com sua irmã Dasha, que lhe confidencia um amor e assim Tatiana acoberta suas saídas. Os rumores sobre a guerra aumentam e a primeira coisa que seu pai faz, é mandar o filho para um acampamento, que o deixa seguro e longe da possibilidade de um alistamento para o front.

A saída do irmão de casa abala um pouco a família e principalmente Tatiana, que passa a sentir uma enorme falta do seu gêmeo. Os rumores sobre a invasão alemã ficam mais intensos e o pai a manda comprar alimentos, com todo o dinheiro que eles possuem. Claro, menina como é, ela demora e faz mil coisas antes de sair e assim, quando chega aos mercados, ou eles não tem mais nada à venda, ou possuem filas intermináveis, onde os produtos acabam antes dos clientes.

Tatiana resolve então perambular pela cidade a fim de encontrar algo que possa levar para casa. E, em uma dessas viagens de ônibus, ela passa a ser seguida por um lindo soldado do Exército Vermelho. Entre muitas olhadas desconfiadas, eles acabam se falando e ele a ajuda a comprar mantimentos e levar para casa. A forma como tudo isso se forma na história deles dois é muito linda, mas quando chegam em casa com as compras, o soldado chamado Alexander, descobre que Tatiana é irmã de Dasha, a moça com quem ele se encontra nas madrugadas.

Eu falei que o livro foi difícil de resenhar porque ele abrange muitos sentimentos e conflitos. Temos uma mocinha querida, ingênua, descobrindo o amor. Temos o conflito dela com a família, que além de tratá-la como uma imprestável, a despreza e ao mesmo tempo a ama. Uma irmã que não a considera, e da parte da menina, uma inteligência e uma coragem que ficam mudas, escondidas sob a dor de tudo o que vive. O amor, a guerra, o desprezo... e o lindo tom poético que nos conforta em meio à dor e à perda.

O livro é profundo, intenso, ameaçador... Desvenda um novo universo diante dos olhos do leitor. Até que ponto podemos ir pelos outros, pelo amor dos outros, pelo abrigo da família? Até onde podemos matar nossos sonhos e nossas vontades? Devemos lutar para matar em nós o sentimento que fere alguém que amamos? Alexander, em alguns momentos, nos provoca raiva. Não é nada atrativo, trata Tatiana com indiferença... Mas as migalhas que ele dá a ela são como um bálsamo que nos enche de esperanças.

“– Não haverá outro momento como este. Tão simples, tão descomplicado.
– Você chama isso de descomplicado? – Tatiana balançou a cabeça.
– Claro. – Alexander fez uma pausa – Somos só amigos, caminhando através de Leningrado.”
*** Leia o finalzinho em http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6