Vida e Morte do Rei João

Vida e Morte do Rei João William Shakespeare

Resenhas - Vida e Morte do Rei João

Leonardy.Negrini 25/01/2021

Vida e Morte de João, o Rei
Pois bem, esta obra de Shakespeare, de acordo com o que se costuma dizer sobre ela, teria sido escrita por volta de 1590, mas teria sido publicada apenas em 1623.
Nesta obra Shakespeare trata da organização e das negociações militares e políticas entre a França e a Inglaterra. O personagem de Rei João e seu séquito vão desenvolvendo suas negociações com a França sob o julgo da Igreja e tentando a conciliação por meio de um casamento arranjado.
Todavia, outros atos de João acabam fazendo com que seus próprios súditos e nobres se revoltem e pendam ao lado francês.
Há uma redenção desta figura quando próximo do seu fim, mas de todas as histórias que se intercalam a pior é a de Arthur da Bretanha.
Não é uma obra cativante, outras obras shakesperianas são bem mais interessantes, mas ela tem o seu charme.

ntampinha 25/03/2020

História boa, ebook péssimo!!
Gostei da história, já tinha lido há alguns anos e peguei para relembrar. Minha nota vai para a historia mesmo, porque o ebook que comprei estava vergonhoso.

Fica a dica: não compre o ebook da Centaur disponível na Amazon, porque não vale o preço cobrado!!! Esse ebook, na verdade, é a versão encontrada gratuitamente na internet. Quando a gente PAGA por uma edição de uma história que é "domínio público", a gente paga pela qualidade da tradução e da edição, e não por um "copia e cola". Até os errinhos são iguais a versão encontrada na internet...

Em resumo: a história é interessante e vale a pena ser conferida, mas de outra editora. O ebook da Centaur é decepcionante!!!

Aline330 27/06/2023

Achei bem confusa, com uma base histórica pode até ficar mais interessante, mas mesmo assim não traz um grande envolvimento.

Carlos Nunes 05/03/2018

João sem Terra
O Rei joão é muito famoso pelas histórias e filmes sobre Robin Hood, pois é um dos vilões da história, que usurpou o trono do irmão Ricardo Coração de Leão, e começou a sobrecarregar o povo com impostos e mais impostos. Claro que a verdadeira história não foi bem assim, mas João, de qualquer forma, não foi flor que se cheirasse. Tanto que foi forçado pelos barões a assinar a Magna Carta, documento limitando o poder real. Shakespeare não toca nesse ponto, a peça foca no embate final entre João e o rei francês, que estava defendendo os direitos de sucessão de Artur, sobrinho de João, e que seria o verdadeiro herdeiro do trono. Numa série de reviravoltas, trocas de lado, casamentos forjados, Shakespeare narra aqui as dúvidas a respeito da irregularidade do reinado de João, sua manipulação pela mãe, o descontentamento do povo com seu reinado e a suspeita de que ele teria sido o responsável pela morte de seu sobrinho, fato esse não comprovado historicamente. Mais um drama histórico de Shakespeare, entre os menos conhecidos e encenados, e que dessa vez, não apresenta alívio cômico e/ou personagens marcantes, como outras obras do autor. Mas vale muito a pena a leitura, muito interessante para quem se interessa pela História da Inglaterra e indispensável a todos os admiradores do teatro de Shakespeare.