A Construção da Ordem / Teatro de Sombras

A Construção da Ordem / Teatro de Sombras José Murilo de Carvalho

Resenhas - A construção da ordem/ Teatro de sombras

Ogaiht 03/05/2021

Entendendo Porque o Brasil É o que É Hoje
O processo de independência das colônias espanholas na América Latina, levou à fragmentação dos antigos e vastos vice-reinos em dezenas de nações menores que mergulharam em violentas e longas guerras civis. Como o Brasil conseguiu manter seu território continental e ainda por cima manter relativa estabilidade de seu regime? Este livro responde essas perguntas, nos mostrando como a homogeneidade ideológica de nossas elites ajudou a manter o Brasil unido e impediu a fragmentação de nosso vasto território em várias outras nações. Um excelente livro para entender não apenas o passado, mas também o presente do Brasil.

Maximiliano 27/04/2015

Uma verdadeira obra de arte sobre a história do império e do Brasil.
Na sua consagrada tese de doutorado, José Murilo de Carvalho toca em assuntos que não era tão explorado até esta obra e revela dados incríveis, que explicam muito da nossa formação e herança política.
Com muitas fontes primárias e comparações platinas e até com países com a Turquia, o autor dá uma verdadeira aula do pensamento brasileiro. Nada escapa, economia, hábitos sociais, relações de poder, cultura, relações exteriores, a questão da escravidão, etc.
Indispensável pra quem quer entender o Brasil, pra quem cursa história ou apenas é um curioso pelo tema. Indicado para quem não é da área, o texto flui facilmente com uma linguagem acessível e "entendível" por todos.