A Causa Secreta e Outros Contos de Horror

A Causa Secreta e Outros Contos de Horror Machado de Assis...

Resenhas - A Causa Secreta e Outros Contos de Horror

Simone.GAndrade 01/05/2020

HORROR
Edgar Allan Poe (A máscara da Morte Rubra), Machado de Assis (A causa secreta), Bram Stoker (A selvagem), Guy de Maupassant (A mão), Robert Louis Stenson (O rapa-carniça) e Arthur Conan Doyle (O cirurgião de Gaster Fell), são os autores escolhidos para compor essa pequena obra. No início da leitura, temos um pequeno vislumbre entre as diferenças do terror e do horror, sendo que ambos são resultados de estágios de medo, como na definição da escritora Ann Radcliffe: "O terror e o horror possuem características tão claramente opostas que um dilata a alma e suscita uma atividade intensa de todas as nossas faculdades, enquanto o outro as contrai, congela-as e de alguma maneira as aniquila…" Todos os contos são interessantes, principalmente: A causa secreta de Machado de Assis que nos apresenta um personagem um tanto curioso: Fortunato com sua crueldade psicológica. Outro conto interessante que entra nos favoritos: O rapa-carniça do Robert Louis Stevenson, "Não façam perguntas, por amor à consciência", todos os contos são realmente incríveis sendo representados por não menos que especialistas do gênero.

Júlia Rodrigues 09/07/2021

Para quem gosta dos ótimos autores do livro, o que é meu caso, e contos vai gostar desse livro. Uma leitura rápida de contos de suspense, muito boa para passar tempo. E quem gosta desse gênero mas não conhece os autores é uma ótima oportunidade de mudar isso.

Bianca | @citacaoemcitacao 20/11/2022

Um encontro arrepiante de autores
Uma junção de grande contos de terror, onde cada um te entrega uma nova percepção do horror na literatura.
-A Máscara da Morte Rubra: Poe sendo Poe, uma narrativa clássica de terror;
-A Causa Secreta: Meu primeiro contato com essa escrita do Machado de Assis, representando sua criatividade multifacetada.
-A Selvagem: Acho que foi o meu favorito, senti a aflição do animal e uma angústia adiantada sobre o final.
-A mão: Uma construção clássica de uma história de horror, com suspense, mistério e o plot.
-O rapa-carniça: Talvez não tenha me conectado tão bem com a história... então acabou não sendo pra mim.
-O cirurgião: Vou precisar reler, pelo tamanho acabei picotando a leitura e fez grande diferença, mas recomendo.

@mandinhas_angelo 04/10/2020

É um livro de contos bem interessante. Há contos mais legais e fluidos que outros, e alguns meio chatinhos, mas no geral é bom

Julia Rodrigues 03/11/2020

Esperava mais
Comecei a ler o livro acreditando que iria dar de cara com histórias que, além de escabrosas, fossem bem escritas e prendessem a atenção.
Apenas dois contos conseguiram "dar um check" em todos os quesitos: o de Edgar Allan Poe e o de Machado de Assis.
Não sei se, por conta do momento em que li os outros, a minha atenção acabou sendo prejudicada, mas há chances.
É isso: "A Máscara da Morte Rubra" e "A Causa Secreta" são espetaculares!! Procurem os contos em separado!!

PabloBiel 14/03/2024

BOM LIVRO DE CONTOS
Esse é um bom livro de contos, recomendo para quem gosta de suspense, linguagem antiga e bastante horror!
Gostei porém, tem contos que podiam ser melhores

Charly.nunes 05/02/2023

Esse livro devia ser dado na escola, ele é o tipo de livro que contém contos clássicos que instigam vc a ler mais sobre aquele autor. Gostei bastante, há um ou outro conto que é mais ou menos em um suma são todos bons. O livro é tipo um empurrão para vc se viciar nos contos góticos

Marcia 30/01/2022

Horrores pautados na psicopatia humana nos leva a pensar que a humildade sempre teve esse lado sombrio.

Camis Morket 09/06/2020

A causa secreta e outros contos de horror
A causa secreta e outros contos de horror, contém contos:
- A máscara da morte rubra, de Edgar Allan Poe.
- A causa secreta, de Machado de Assis.
- A selvagem, de Bram Stoker.
- A mão, de Guy de Maupassant.
- O rapa-carniça, de Robert Louis Stevenson.
- O cirurgião de Gaster Fell, de Arthur Conan Doyle.
É um livro bem curto, rápido de ler e que contém ótimas histórias, a maioria dos autores eu já tinha lido algo deles e o único que eu nunca tinha ouvido falar era o Guy de Maupassant.
Todos os contos são muito bons, mas o meu favorito é o “A selvagem”, de Bram Stoker, esse achei um pouco mais sinistro. Não tenho muito o que falar do livro pois os contos são bem curtos então posso acabar falando algo importante para alguma história que comprometa a leitura.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

Pandora 21/02/2015

São só seis contos, mas de feras: Edgar Allan Poe, Machado de Assis, Bram Stoker, Guy de Maupassant, Robert Louis Stevenson e Arthur Conan Doyle. Começa com a tensão criada por Poe em "A máscara da Morte Rubra" e vai num crescendo de angústia e terror até o inquietante mistério de "O cirurgião de Gaster Fell", de Conan Doyle. Gostei especialmente de "A selvagem", de Bram Stoker, pois mesmo imaginando desde o início o que ia acontecer, a condução perfeita da narrativa manteve a aflição e o medo presentes até o desfecho.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 29/07/2016minha estante
Gostei muito desse conto também. Foi angustiante.

IvaldoRocha 30/11/2015

Seis contos muito bem escolhidos, incluindo um de Machado de Assis.
O único inconveniente é que se você for um apaixonado por contos, existe uma grande possibilidade de você ter alguns destes contos em alguma outra coletânea que você já possui ou leu, até pela expressão dos mesmos.

Asenhoritadoslivros 11/09/2016

O melhor do horror
Excelente reunião de contos de horror, alguns mais chocantes do que outros, como por exemplo A causa secreta e A selvagem representam um estilo mais violento, mais detalhado, causando um horror também no sentido de aversão, diferentemente de outros que provocam mais suspense, medo.
O conto de Edgar Allan Poe, A máscara da morte rubra, é fantástico pela descrição do ambiente, dando uma atmosfera real de medo, mas na minha opinião o conto de Conan Doyle foi o melhor por mostrar um misterioso caso que juramos ser sobrenatural.
Concluindo, o livro é excelente, recomendo.
Claire Scorzi 11/09/2016minha estante
Eba! :D

Asenhoritadoslivros 11/09/2016minha estante

Ercília 22/06/2023

"Para lá e para cá, nas sete salas, movimentava-se uma multidão de sonhos. E esses sonhos andavam de um canto a outro, impregnando-se do colorido das salas, fazendo a música extravagante da orquestra soar como o eco de seus passos."

"O sol estava baixo e rubro no ocidente, afogueando as urzes com um rosa vivo e salpicando o vasto firmamento com todos os matizes, desde o verde mais pálido no zênite até o carmim mais profundo ao longo do horizonte longínquo."

emclara 05/03/2023

Não irrite um gato
"Qualquer perigo conhecido seria melhor do que aquele horrível silêncio..."

Os contos de terror desse livro são muito interessantes tanto que o primeiro logo me prendeu. Eu não considerei assustador as histórias contadas, tirando uns três contos que realmente me chocaram, também não gostei de muitos finais. Entretanto, não são contos muito longos e vale a pena ler no tempo livre.