A menina sem palavra

Resenhas - A menina sem palavra

1 | 2 | 3 | 4

Aline221 14/04/2024

Eu odiei ?
É muito ruim!. eu peguei esse livro na escola peguei porque achei o titulo interessante mas me arrependo de ter pego, achei que eu iria gostar mas só perdi meu tempo lendo esse livro, o motivo de eu não ter gostado é porque achei a história meio sem sal, tauvez só não seja muito do meu gosto para livros, o livro prometeu tudo e não entregou nada!, obrigada por ter perdido tempo vendo minha resenha, tchau beijocas ?

Débinha 10/04/2024

Não entendi...
Bom não é um livro ruim, só não gostei muito, posso dizer que cada história tem seu significado e um assunto que trata, mas eu não consigo definir ou entender esses assuntos então não é uma leitura tão agradável pra mim mas mesmo assim até que é bonzinho.

Júlio 24/01/2024

O fantástico e a linguagem poética se encontram
Não sou tão adepto desse tipo de leitura, mas considero um ótimo livro.

O autor Mia Couto narra em sua antologia, reunindo várias de suas histórias, a combinação do fantástico e místico com a realidade sofrida de personagens situados no continente africano, mais especificamente em Moçambique.

O livro, de maneira simples, consegue caracterizar uma sociedade dividida entre os colonizadores europeus, que neste caso são os portugueses, e os nativos daquela região. A obra mostra em cada conto personagens em diferentes situações, exibindo a parte humana de cada um.

Desde histórias românticas até tristes, uma que me impactou foi a de um menino que não via sentido em viver e seu avô, os quais fazem um trato. Posso destacar também a história de um homem que acaba por virar avô, e não consegue lidar com isso, rejeitando o próprio neto.

Em suma, recomendo.

Ricardo Tavares 27/12/2023

A menina sem palavra - contos selecionados
Os dezessete contos desta antologia foram escritos em fases distintas da carreira do escritor Mia Couto e compõem um panorama surpreendente do universo infantil em Moçambique. Acostumados a reconhecer nos povos africanos a violência e a miséria, o leitor encontrará nessa seleção uma delicadeza que não se vê nos relatos oficiais. As histórias selecionadas mostram a complexidade que move as relações familiares, a orfandade em um país que viveu por anos em guerra, a realidade das crianças submetidas ao trabalho infantil e os resquícios da luta pela independência. Mia Couto é um prosador bastante sensível às complexidades da vida e um escritor que constrói as narrativas inspiradas na linguagem oral, revelando a sua influência e admiração pelo nosso Guimarães Rosa, sem contar a presença do fantástico e do religioso em suas histórias.

Opinião de leitor
Os contos de Mia Couto não são realistas, misturam fantasia, sobrenatural, realismo fantástico, realismo mágico. Há muitas palavras que não são usuais. Ao final, temos até um glossário de vocábulos.
Além de brincar com a linguagem, o autor também brinca com a imaginação. Porém, não se furta a falar de problemas sociais, de fatos do cotidiano, como luto, preconceito racial, discriminação dos mais pobres, entre outros.
Algumas histórias causam estranhamento pelo desfecho inusitado e a prosa de Mia Couto nos lembra bastante Guimarães Rosa.
Esse foi o primeiro livro completo de contos que li desse autor moçambicano e gostei.

Juh 21/05/2023

Livro lindo, me lembra um pouco do realismo fantástico de Gabo, só que ainda mais poético. ?

"História de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo o tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única vida, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens."

Sarmento1 20/05/2023

Me custou metade do livro para começar a gostar de alguns contos e enxergar a genialidade deles. Alguns não curti e alguns outros já não sei se entendi bem hehe

Suspeito que a coisa extremamente poética talvez não seja minha praia e talvez a escrita não tenha sido a indicada no momento, já que estou retornando a leitura. Em alguns momentos em que queria que o conto terminasse logo, levei como um exercício.

Já os contos que gostei, achei brilhantes :)

marianavas 13/05/2023

Por ser um estilo de livro que eu não sou acostumada a ler, foi um livro um pouco difícil de ser interpretado, mas fluiu super bem.

Denize18 04/04/2023

Essa obra de Mia Couto, contempla 17 contos.
? o autor é sempre capaz de criar histórias que nos alimentam e nos enchem de esperanças??

Amanda 18/02/2023

Muito confuso
Tive que ler esse livro para a escola, mas mesmo assim não consegui ler todos os contos
A escrita do autor é muito complicada e fica difícil entender a real mensagem passada através das histórias
Leopoldo 20/05/2023minha estante
Eu tbm tive q ler pro colégio, e eu até entendi as interpretações(minimamente) mas ainda assim tbm n gostei da escrita do autor (ou de grande maioria dos contos)

Graziela 04/01/2023

Pura poesia
Livro de contos de Mia Couto.
Meu primeiro contato com sua escrita.
Me sinto apaixonada pela delicadeza/ e poesia em casa frase.
Estórias simples, delicadas, mostrando a cultura popular, seus sonhos e lendas.
Recomendo a leitura para quem gosta da sensação de quentinho no coração a cada estorieta.

Raphaela 29/09/2022

Érr
Para falar verdade , eu não gostei muito, tive uma ressaca literária por conta dele.
Não consegui compreender as histórias direito, ficava perdida no meio das histórias, as único
únicas histórias que eu entendi direito foi "A Rosa Caramela" , "A menina sem palavra" é "As baleias do Quissico".
Espero que respeitem a minha opinião. ?

Iris 11/06/2022

Li por livre e espontanea pressão
Não quero ser babac@ em falar que o livro é horrivel, mas eu odiei.
Eu sei, o livro é nacional e deviamos valorizar, mas eu tenho que ser sincera (eu ACHO q é nacional).
A escrita não te prende, nd faz muito sentido, nn tem uma "moral", os contos n tem nexo nem conexão entre si.
Demorei semanas pra ler 160 paginas, de tão ruim que eu achei.
Só terminei pq a escola obrigou, e olha q eu sou o tipo de leitora q odeia abandonar livro
cozanick 05/05/2023minha estante
Mia Couto é de Moçambique

Bia 01/05/2022

Gostei muito
Meu terceiro contato com literatura africana, o melhor dos três.
Ao todo são 17 contos que compõem o livro, retratando temas reais sobre o cotidiano da vida dos moçambicanos.
Gostei, apesar de ter tido um pouco de dificuldade em entender a linguagem poética, mas ainda assim consegui entender as críticas sutis em cada conto.

Renata.Borges 18/04/2022

Boa literatura
Nesta obra, há dezessete contos escritos em diferentes fases do autor. São histórias de crianças envolvendo as relações familiares, a orfandade, o trabalho infantil e outras mazelas. Medos, anseios, esperança, descobertas, dúvidas, são temas tratados aqui com a sempre delicada e peculiar escrita de Mia Couto, suas metáforas, sempre mostrando aspectos da cultura moçambicana.

Nos tempos atuais, Mia Couto é obrigatório a qualquer apreciador da boa literatura!

Elis 02/04/2022

Fantasia e realidade
Alguns contos me tocaram, outros custei a entender, mas o Mia Couto traz em forma de fantasia, realidades, sofrimentos, angústias e amores...

1 | 2 | 3 | 4