Limonov

Emmanuel Carrère

Resenhas - Limonov

1 | 2 | 3 | 4

jessyhehe 07/04/2022

Dei nota baixa porque não consegui me conectar ao livro. Não sei se foi a escrita ou o personagem. Mas enfim, talvez releia futuramente, pois a parte que fala um pouco da história da Rússia achei muito interessante.

Dani 18/10/2021

Um ótimo trabalho biográfico.
Gosto do jeito que Emmanuel Carrère conduz a história, gosto dele misturando a vida de Limonov com a sua e com a história da Rússia.
E exceto a vida de Carrere, a história de Limonov e de seus país é uma grande montanha russa de emoções.

Agora, é muito difícil - pra mim - comprar essa ideia de herói vendida pelo autor.
Limonov é alguém cheio de adjetivos, mas não consegui ve-lo como herói, assim como acho q nem bandido ele conseguiu ser.

É extremamente incômodo o seu jeito de ser, pensar e agir. E isso pra minha leitura foi bem legal! Pude sair da zona de conforto.
Mas o homem Limonov pra mim é detestável.

Artur.Barros 27/06/2017

Controverso e interessante
Impossível não gostar desta leitura, ao mesmo tempo em que o protagonista causa repulsa.
Ferreira.Souza 15/10/2020minha estante
um livro espetacular
que mostra a habilidade do autor e a vida louca do lemonov

José Carlos 03/07/2021

Excelente!
Não só uma ótima biografia, mas um ótimo resumo sobre a história da Rússia no final do século XX e início do século XXI!!!

Nicolle 02/04/2020

Um personagem detestável
Sob vários aspectos Limonov é detestável. Ocorre que sua história acontece em.paralelo com a história da Rússia e da URSS, sendo essa a costura perfeita para esse romance biográfico e nos faz refletir o quanto detestável podemos ser e assim mesmo sermos objetos mediante perspectivas distintas. O próprio Carrère diz que chegou a abandonar a escrita por um ano, até encontrar motivos para retornar.

Uma excelente edição e uma escrita viva que te faz parar a todo momento para pesquisar na internet. Aguçada fica a sua curiosidade em relação a história da Rússia. Magnífico!!!!

Milena.Berbel 16/08/2022minha estante
Acho interessante como uma boa resenha pode despertar a vontade de ler um livro que, antes, não me chamava muito a atenção.

Gabriel 16/08/2022minha estante
Legal que gostou, Milena :)
É uma chave de leitura. Não é perfeito, mas acho que vale a leitura.

Gisa 17/10/2021

Quando Emmanuel Carrère se propõe a falar sobre o contexto histórico da União Soviética, acontecimentos da Rússia e seus personagens políticos, o livro é interessante.

Quando se dispõe a falar sobre Eduardo Savenko (O Limonov) é de revirar o estômago, um personagem detestável por todos os ângulos, egocêntrico e babaca, um grandicíssimo idiota.

Quando descreve Limonov como "nosso herói" eu só sei revirar os olhos e lembrar do Pedro Bial apresentando o BBB.

Quase abandonado, mas lido.

Faluz 20/01/2023

Limonov. - Emmanuel Carrère
Um personagem descrito com toda a força narrativa de uma vida intensa que se desenrola em conjunto com eventos importantes e grandioso da política mundial.
Trata de costumes, literatura, vida social, prisões e revoluções com visões de mundo características do seu momento histórico.
Escrita apaixonante.

Pudima 01/08/2017

Conflitante.
Um livro muito bem escrito, porém muitas vezes conflitante.
Odiei Limonov. Não o livro, o personagem. Limonov é podre, e sinceramente não entendo o porquê de ter sido tão admirado.
Porém, nesse livro pude perceber que até mesmo o mais podre dos personagens possui pontos positivos, e confesso que, de certa forma, fiquei encantada com algumas de suas atitudes e pensamentos.
Limonov, afinal, tornou-se aquilo que sempre desprezou, o que me faz pensar sobre o preço a pagar pelas nossas atitudes. Bom livro.

claudiolr 11/10/2017

Talvez eu seja o único a não me deixar levar pela visão negativa de Emmanuel Carrère a respeito do personagem título. O autor honestamente se apresenta como um típico burguês incapaz de compreender como alguém pode não desejar posses e acúmulo de dinheiro, ou mesmo viver a clássica vidinha burguesa da aceitação cega e obediente da vida que dizem que você deve ter.
Limonov diz e pensa o que muita gente gostaria de dizer e pensar, e parece ser essa característica que o torna "detestável".
O livro de Carrère nos apresenta um homem que desprezou ao longo da vida diversas pessoas que conheceu. Esse desprezo era expresso em muitos casos. Eduard não é, portanto, hipócrita. Ele é arrogante, insensível, narcisista.
Não compreendo por que uma pessoa pode ser assim detestável se, a despeito disso, ele não parece ter feito mal a nenhuma pessoa, deliberadamente, ao contrário de muitas pessoas que, fingindo não ter esses defeitos, o fazem com frequência e consciência. Admiro a sinceridade e a transparência de Limonov, algo raro no mundo... É chamado de fascista, mas se move pelas minorias, ao passo que os pacifistas do mundo todo agem somente por si e pelos seus, ignorando ou mesmo eliminando os diferentes.
Nandara.Secco 11/04/2018minha estante
Puxa, que resenha fantástica! É muito difícil ter essa visão, porque a maioria das pessoas é egoísta. Vi muitas pessoas criticando o livro, sem entender o contexto histórico e político que há por trás. Muito obrigada por compartilhar essa visão tão sensata!

claudiolr 18/04/2018minha estante
Oi, Nandara! Que bom que gostou da minha resenha. Eu a escrevi bem no calor do fim da leitura, justamente para que o sentimento que tive quando terminei de ler pudesse ser traduzido. O livro é fantástico, e a história de Limonov merecia ser contada dessa maneira. Mas me entristeceu que tantas pessoas tenham se horrorizado tanto com a figura contraditória, mas certamente coerente, de Limonov.

Emmanuel 03/08/2020

Mais ou menos
O livro todo é uma grande apologia a um fascista, eu não sei se na Rússia pós-soviética isso tem um teor menos negativo do que no Brasil bolsonarista mas são capítulos e capítulos intermináveis sobre como ele se indispunha e o capitalismo mas ao mesmo tempo gostava dos luxos.
Puxado pra terminar.

Admirável Mundo Literário 25/05/2020

Resenha n°8 - Limonov - Emmanuel Carrère
Limonov não é apenas um "romance de não ficção" como o próprio autor classifica este livro, mas sim o nome de um homem, que apesar de todos os defeitos, viveu a vida de forma intensa. A obra, narrada pelo próprio Carrère, alterna-se em 1° e 3° pessoa, uma vez que este participa demasiado da obra, com suas opiniões, lembranças e até mesmo com um pouco da história de sua vida e da construção do livro.

Para mim, este livro é muito mais do que a biografia conturbada que Limonov teve como operário, exilado, mendigo, escritor, mordomo, guerrilheiro, político - é uma extraordinária aula de história da União Soviética e da Rússia. O livro vai apresentar de maneira detalhada o governo totalitário de Stálin e suas consequências; irá mencionar diversos clássicos da literatura que foram censurados em grande parte do poderio soviético, como o Arquipélago Gulag de Alexander Soljenítsin, ganhador do prêmio nobel da literatura em 1970, que foi inspirado nos Gulags (campos de trabalho forçado para todos os criminosos e opositores do regime vigente) e 1984 de George Orwell, ambos os livros e autores odiados por Limonov; irá expor o importante governo de Mikhail Gorbachev que dará início às políticas de democratização da União Soviética, com a Glasnot e Perestroika, que precederão a dissolução da URSS em 1991.

Limonov, sendo uma pessoa extremamente controversa, se opôs à democratização da Rússia, fundou o Partido Nacional Bolchevique em 1993, no qual inspirou diversos jovens a lutar contra o governo de Bóris Iéltisin e Vladimir Putin. Limonov foi preso, acusado de incitação ao terrorismo, compra ilegal de arma e formação de guerrilha. Foi sentenciado a quatro anos de prisão e, nesse tempo, escreveu 8 livros, dando credibilidade a sua carreira como escritor. Bom, a "continuação" do livro, nós sabemos: Eduard Limonov morreu em março de 2020, vítima de câncer.

Para quem gosta de história, esse livro não poderia ser melhor.

▪️Citação: "Nenhum castigo pode me atingir, saberei transformá-lo em felicidade. Alguém como eu é capaz de extrair gozo da morte. Não retornarei às emoções do homem comum"

Nota: 8/10

site: https://www.instagram.com/p/CAoQMO3DTm8/

Yara 31/05/2020

Limonov
Tal hora me peguei torcendo por Eduard. Daqueles livros que bandido e mocinho se confundem, e você se vê querendo que os planos de um ou outro deem certo. Uma grata surpresa, esse livro. Por vezes os detalhes são um pouco cansativos e os sobrenomes difíceis de pronunciar, mas muito importantes pra entendermos o funcionamento da URSS e o que ela causou.

Gaby 10/07/2017

Um anti-herói incoerente
O livro foi bem escrito e me ajudou a compreender melhor o que aconteceu com a URSS após o final da segunda guerra.
Contudo, embora a biografia do anti-herói seja bem narrada, sua personalidade me causou muita irritação. Limonov me pareceu um misto de megalomania, uma pessoa centrada em si mesma e hipócrita. É estranho que ele tenha pregado desde o início uma revolução mas vemos em vários trechos da história que ele migra para o lado que mais critica. Um cara totalmente incoerente com suas ideias... Não entendo porque alguns o veneram.
Ladyce 21/07/2019minha estante
Concordo. Acabo de ler. Mas darei 3 estrelas.

Gláucia 02/10/2017

Limonov - Emmanuel Carrère
Publicado em 2011 foi o livro indicado por Marcelo Rubens Paiva no mês de junho/2017 da Tag/EL.
Carrère é um dos principais nomes da literatura francesa contemporânea e esse livro se encaixa no gênero que ele denomina romance de ficção por misturar elementos ficcionais à fatos reais.
O protagonista, Limonov ou Eduard Savenko é real e isso só descobri ao ler o livretinho de apoio da tag. De personalidade multifascetada por ter vivenciado várias experiências como burguês, mendigo, costureiro, mordomo, guerrilheiro, operário, escritor/poeta, prisioneiro, político, fundador de um partido comunista com tendência fascista, acompanharemos sua trajetória paralelamente à história russa passando por seus momentos políticos mais marcantes: a revolução de 1917, os vários governantes desde Stálin até a abertura política iniciada por Gorbachev, as guerras separatistas de suas repúblicas, o movimento de oposição, a visão da situação no Ocidente, etc.
Nesse sentido é um livro riquíssimo do ponto de vista informativo, foi ótimo relembrar esses aspectos históricos que mudaram todo o perfil da antiga URSS. Mas Limonov é vendido ao leitor como uma grande e relevante personalidade nesse contexto e não consegui engolir essa. Não tem um pingo de carisma e fiquei me perguntando quais foram suas motivações.
No fim das contas, uma leitura muito chata.
GilbertoOrtegaJr 02/10/2017minha estante
Eita agora to mais curioso ainda

Gláucia 02/10/2017minha estante
Haha. E eu curiosa com o que vc vai achar ;)

GilbertoOrtegaJr 02/10/2017minha estante
Vou ver se leio este ano ainda, vc parece não estar curtindo tanto os livros da tag ? hahaha

Gláucia 02/10/2017minha estante
Amei de paixão Vitória, o Xará. Gostei de Ainda Estou Aqui e mais ou menos O Leopardo.

GilbertoOrtegaJr 02/10/2017minha estante
Destes não li nenhum, tenho para ler, o xará em outra edição e o Leopardo nesta edição

Também gostei de Solar e Noite do Oráculo

GilbertoOrtegaJr 02/10/2017minha estante
Ian sou suspeito para falar, é daqueles caras que até recibo que ele assinar quero ler hahaha

Gláucia 03/10/2017minha estante
Tb gosto muito dele. O saldo até que está positivo

1 | 2 | 3 | 4