Ninho de Pedras

Ninho de Pedras Silvio Sebastião

Resenhas - Ninho de Pedras

Fernanda 27/12/2013

Resenha: Ninho de Pedras
Resenha: “Ninho de Pedras” possui uma narrativa criativa que envolve um ambiente consolidado, denso e ao mesmo tempo sem direção alguma. A história peculiar também transporta o leitor para horizontes delicados com infinitas possibilidades de descobrimento. As cenas são bem reveladoras e por vezes inesperadas, causando ainda sensações de ansiedade e motivação.

O senhor Derek Kidner e sua esposa Gwyneth se mudam inesperadamente para Sudão, na África, por conta de um trabalho social da parte dela. De início ele ficara surpreso e hesitante quanto à mudança, porém aderiu a vontade da mulher com afinco e planejamento. Ele é jornalista e ela é médica. Juntos formam um casal estruturado e persistente.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-ninho-de-pedras-silvio.html

Lucas 07/10/2013

Ler outro livro depois de ter lido um extraordinário como Coração de Tinta é uma tarefa que merece o máximo de cuidado. Porque corre o risco de odiamos o livro sucessor, odiamos seus personagens e seu enredo. Vocês me entendem, né? Então, decidi pegar uma leitura simples, sem muitas reviravoltas e com narrativa leve. E o escolhido foi “Ninho de Pedras” do autor nacional, Silvio Sebastião.

Acontece que o livro é o oposto do que imaginava, ele tem uma narrativa densa e cheia de informações. Tudo o que eu sabia do livro, era o que a sinopse contava: “um casal americano decidem sair da sua vida monótona nos EUA e ir para a África. Lá entra em contato com um artefato que, depois de uma empreitada arqueológica, revela-se uma descoberta cientifica que vai mudar a maneira do mundo pensar sobre alguns dos temas mais enraizados da nossa cultura”. Então, não sabia o que esperar do livro.

Aos poucos que ia avançando na leitura, ela ia se mostrando uma trama inteligente, astuciosa e ousada. Ousada por abordar um tema que pode gerar conflitos religiosos. O autor criou “A Teoria das Recriações” e que se eu deixasse minha adversidade religiosa tomar conta, eu discordaria em vários pontos. Mas, como é tudo fictício, me debrucei sobre a leitura, principalmente durante as últimas cem páginas e me vi ávido pelo o virar das páginas.

Ninho de Pedras traz personagens de personalidade forte, que se acham donos da razão, supersticiosos e de coração enorme. O livro contém vários ápices de leitura, porém, na maioria delas faltou um Q e não sei dizer se foi de emoção ou adrenalina. Outro ponto negativo foi à mistura da ação com o dialogo, tipo: “Como assim, disse Gwyneth?”, era preferível ter colocado “Como assim? – disse Gwyneth” tornaria a leitura mais agradável, nesse ponto seria mais um trabalho de revisão.

Apesar desses pontos negativos, “Ninho de Pedras” foi muito mais do que esperava, foi mais do que uma simples leitura. É um livro que faz você pensar, contestar, amar e odiar os personagens ao mesmo tempo (como odiei o Professor Samuel, o acho muito prepotente, risos). Ninho de Pedras é um livro para ser saboreado e refletido.

Quem gostou de Dan Brown ou Kate Moss, essa obra da literatura nacional vai ser um prato cheio. Tem tudo que um mistério exige: conflitos, mortes, trapaças e romance. E pela primeira vez, torci pelos os vilões, sério. Achei o propósito deles com o achado arqueológico mais sensato do que o dos mocinhos. Mas, isso não quer dizer que concordo com os meios que eles usavam para chegarem aos seus fins. Quanto ao final foi de emocionar e por algum motivo não queria dizer adeus.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/2013/10/resenha-ninho-de-pedras.html
Brunna 27/05/2014minha estante
É um bom livro (e por isso gostei dele), é um reflexo do mundo real. Ocupa uma gama extensa de situações e avaliações. Eu achava que havia explorado de tudo, desde gibis até livros, passando por álbuns de figurinhas e enciclopédias, eis que cai em minhas mãos essa jóia rara, conta numa linguagem fluida e de fácil entendimento a história desses descobridores e exploradores. Vale a pena a leitura

Universo dos Le 01/12/2013

Esse livro me deixou muito satisfeita com seu enredo. Sendo sincera, a capa não foi suficiente para despertar o meu interesse, mas como eu já deixei de julgar livros pela capa há muito tempo atrás, eu o li, me apaixonei, e entre todos os temas abordados na narrativa, a fé” foi o que mais me surpreendeu. Contrariando tudo o que eu tinha em mente, o livro possui uma narrativa densa e muito informativa, que consegue emocionar o leitor, como bem diz a sinopse, que assim o descreve:

“Ninguém sabe o que estava escrito nas tábuas de pedra que o profeta quebrou no Sinai. Na verdade ninguém sabia. Um casal americano resolve sair da sua vida pacata e monótona nos EUA e ir para a África. Lá entra em contato com um artefato que, depois de uma empreitada arqueológica, envolvendo cientistas, imprensa e algumas figuras intrigantes, revela-se uma descoberta cientifica que vai mudar a maneira do mundo pensar sobre alguns dos temas mais enraizados em nossa cultura. Inimizades e disputas são inevitáveis, morte, intriga, trapaça, assassinato e um clima romântico que vai emocionar até os mais insensíveis”.

O autor criou “A Teoria das Recriações” da qual pessoas muito religiosas podem discordar, mas como é ficção e adoro arqueologia, mergulhei de cabeça e até me atrevi até a comparar a leitura com o estilo de Dan Brown, autor de O Código da Vinci, uma vez que o livro segue a mesma linha literária: trata de uma pequena intriga com o Vaticano, que está sempre querendo esconder qualquer coisa que mudaria o rumo de como conhecemos a bíblia.

Quanto mais eu avançava na leitura, mais me deparava com uma trama ousada e inteligente. Não é um livro de leitura demorada e você simplesmente desliza sobre cada acontecimento.

A obra tem vários personagens interessantes e de personalidades fortes, além de vários segredos e conflitos que prendem o leitor. O protagonista é muito inteligente e o interessante foi que de inicio achei o propósito dos vilões com o artefato arqueológico mais sensato que o dos mocinhos, porém, em nenhum momento concordei com seus meios para chegar a isso.

O cenário é o deserto islâmico e nele somos bombardeados por pequenas guerras nas quais os personagens precisavam enfrentar e lutar a topo tempo para sobreviver.

Também é preciso mencionar um único ponto negativo. Por vezes o escritor misturou cenas de ações com diálogos como “E que próximo passo seria esse?, disse Gwyneth?”. Acredito que seria mais adequado colocar “E que próximo passo seria esse? – disse Gwyneth” tornaria a leitura mais agradável, mas esse ponto seria mais um trabalho de revisão.

Apesar desse fator, repito que o livro superou as minhas expectativas! Não foi uma simples leitura, apresentou reflexões sobre a sociedade e todas as características que um bom mistério exige. Também é preciso mencionar que o autor é poeta, e em alguns capítulos nos deparamos com poemas que na ficção Sr. Kidner escreveu para Gwyneth.

Ao chegar ao final do senti um vazio, um desejo de quero mais. Sinceramente espero que o autor esteja pensando em uma continuação, já que eu adoraria passar por mais aventuras ao lado do Sr. Kidner.

site: http://www.universodosleitores.com/2013/11/ninho-de-pedras-de-silvio-sebastiao.html

Saleitura 03/12/2013

O que aconteceria se por acidente, você uma pessoa comum, encontrasse o Elo Perdido entre a teoria religiosa do Criacionismo e a teoria evolutiva de Darwin, e que pudesse abalar as estruturas de todas as religiões baseadas na Bíblia? É sobre esta premissa que Sílvio Sebastião trabalha a sua obra.

Vemo-nos envolvidos nas aventuras e desventuras de um casal norte-americano Derek e Gwyneth Kidner, que aparenta ser um típico casal de classe média, ele jornalista, ela médica, que decidi fazer uma viagem de ajuda humanitária ao Sudão, e se vem envolvido com um achado arqueológico inusitado, fragmentos de pedras que contém uma mensagem e uma forma que os intrigam, e partem em busca das outras partes, chegando a um sítio arqueológico no Egito, denominado pelos personagens de Ninho de Pedras, que dá nome ao livro. Sendo neste momento que se vem imersos em uma rede de intrigas, roubos, assassinatos, de grupos extremistas religiosos.

Caso você gostou de O Código da Vinci de Dan Brown, o livro é uma boa pedida. Entretanto, diferente da obra citada que tem por base uma teoria científica, polêmica, mas mesmo assim existente, nesta obra como o próprio autor afirma, que ressalto não é um romance histórico, as teorias expressas e personagens pertencem ao “universo da ficção, e não têm paralelo com pessoas e fatos do mundo concreto.”.

Pesquisei, para fazer esta resenha, algumas teorias que aproximassem a da obra, para perceber se havia algum fundamento histórico, mas as que encontrei eram diferentes do tema proposto no livro. Ah! E antes que os extremistas de plantão já criem aversão logo de cara pela obra, em momento algum do livro, o autor ofende a religião de ninguém, pelo contrário, os personagens do livro são basicamente movidos por uma “força superior”. Visto que, pela descrição do que sofrem somente uma “missão divina reveladora” motivaria um casal “comum”, em tantas adversidades, tão diferente de sua realidade de vida. Eu não compartilho da crença no Criacionismo como descrito no Gênesis. Entretanto, respeito todas as pessoas que acreditam literalmente no conteúdo da Bíblia, e sei que a crença em Adão e Eva, e no Pecado Original é de extrema importância em todas as fés que a professam.

A teoria exposta no livro vai ao encontro da teoria criacionista bíblica, embasando-a cientificamente, o que é o “pulo do gato” da estória. Meu único porém em relação à obra é a falta de uma melhor descrição dos personagens envolvidos, que houvesse uma melhor caracterização, em alguns momentos ficando confusa a distinção dos personagens em determinados diálogos, e alguns personagens não escapam aos estereótipos comumente concebidos. Contudo não posso deixar de destacar a bela história de amor que permeia toda a estória, e as poesias do autor que complementam a obra.

Leitura e resenha por Marcelo Daltro

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/12/resenha-do-livro-ninho-de-pedras-de.html