A filha favorita

A filha favorita Fawzia Koofi...

Resenhas - A Filha Favorita

Margot 13/12/2013

Comecei a ter uma visão diferente do povo afegão quando li O caçador de pipas. Antes, só ouvia as notícias de como as mulheres eram tratadas sem respeito e sobre o terrorismo.

Hoje, oro por este povo, para que Deus os abençoe e promova Sua justiça. Através dos livros que li, comecei a fazer também outras pesquisas e descobri um povo amável e não muito diferente de nós. Descobri o sofrimento e que eles não concordam com as coisas ruins que acontecem por lá.

Em "A filha favorita", descobri também um povo sedento por justiça. Que ela seja então alcançada no Afeganistão e em todos os lugares do mundo.

Leitura muito envolvente.

Thamara 13/05/2021

Fim.
Nada melhor que um dia gelado para concluir um livro que conta uma história real de uma mulher forte, determinada, corajosa e amante de sua cultura!

Daniel Lucca 26/11/2020

Uma vida de luta
Uma história de sofrimento e luta... Fawzia Koofi é uma verdadeira guerreira, vale a pena cada página e acontecimento, além do amor que possui pelo Afeganistão e pela verdadeira cultura afegã... Mais uma entre tantas mulheres guerreira tentando quebrar anos de opressão e desigualdade. ?????

Christiane 24/07/2021

Aprendendo sobre mulheres afegãs
Este livro me levou a olhar para o Afeganistão de outra maneira. Com o talibã e principalmente após o 11 de Setembro a imagem deste país ficou muito vinculado à isto, porém é um país com muita história e que infelizmente passou e ainda passa por muitas turbulências como guerras, autoritarismo, opressão, desde a invasão russa, a tomada do poder pelos mujahidin, o talibã e finalmente uma tentativa de democracia que se encontra em risco com a retirada das tropas norte americanas do país.
Mas é também a história da vida de uma mulher excepcional, Fawzia Koofi, que ao nascer foi deixada ao sol para morrer e chegou a presidente do parlamento afegão.
É preciso sair um pouco de nossos conceitos ocidentais para compreendermos as mulheres deste livro. O que chama a atenção é a coragem, a força, a dignidade, a persistência destas mulheres e a sororidade entre elas. A vida nas aldeias, nas pequenas cidades e na capital Cabul, o desejo de estudar, de lutar por seu país. À família e o amor entre irmãos e irmãs, mesmo sendo filhos de mães diferentes, uma vez que a poligamia é permitida.
O livro é escrito para as filhas de Fawzia porque ela está sempre ameaçada de morte.
Acredito que conhecer outras culturas nos abrem horizontes, nos ensina a alteridade e a compreender o que se passa nestes países distantes da nossa realidade.

Rainha Azul 02/09/2015

A filha favorita
depois de Caçador de Pipas, Malala e A casa do céu, A filha favorita sacramentou meu gosto por históriasþ que envolvem essa tematica.
O rosto de Fawzia Koofi naquela capa preta já me chamava fazia tempo na livraria. Um dia atendi. Não me arrependi.
Mais uma biografia... Mais uma heroína para minha estante.
Devorei.