O Legado de Lyraan

O Legado de Lyraan JACÓ GALTRAN

Resenhas - O Legado de Lyraan

SAMUEL 08/03/2014

Uma Fantasia cheia de valores
Lyraan volta da guerra sabendo que seu filho nascera, e ansioso por conhecê-lo e reencontrar sua amada. Assim começa o conto “O Legado de Lyraan”. Como trata-se de uma narrativa curta, não convém comentar mais acerca do enredo dessa história, mas há muito o que dizer sobre o que ela representa.

Jaco Galtran apresenta uma narrativa extremamente bem escrita e permeada por um lirismo poético encantador. Através de Lyraan, o autor nos transmite valores referentes à honra, justiça, amor e sacrifício.

A escrita é clara e fluida, ainda assim, levemente rebuscada, se caracterizando por uma elegância ímpar. O desenvolvimento da narrativa até seu desfecho é conciso e coerente, e consegue ser intenso, a despeito ser um relato curto.

Mesmo com um final bem definido, o texto desperta a curiosidade do leitor, ficando claro que o autor tem um mundo de possibilidades a explorar dentro do universo fantástico que criou. Um universo bem construído, cheio de valores próprios, nomenclaturas peculiares e personagens marcantes.

Fãs de fantasia irão adorar. Leitores sensíveis também.

Trechos selecionados:

"(...) Era corpulento e simiesco, com quase o dobro da altura dos imensos gigantes que comandava. Chifres disformes adornavam o rosto enrubescido por sangue e ódio. Cavidades oculares também banhadas em sangue continham olhos que emitiam uma arrepiante luz negra. O corpanzil robusto intercalava pelos que cheiravam a enxofre e cicatrizes gangrenadas. (...)

(...) Ajoelhou-se porque o verdadeiro amor também exige lealdade, fidelidade e entrega. Ajoelhou-se porque aquela era uma forma de demonstrar que haveria apenas uma Rainha em seu coração. Ajoelhou-se porque foi humilde o bastante para reconhecer que, sem sua amada, não seria mais capaz de viver (...)"

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/02/resenha-o-legado-de-lyraan-guerra-nos.html

Liége "Astreya" 23/01/2014

Fantasia romântica e poética
O Legado de Lyraan é a continuação de Guerra nos Nove Mundos, conto que, em linhas gerais, Guerra trata dos efeitos da guerra, batalhas e das perdas que elas acarretam na vida nas pessoas, por meio de três personagens: Lyraan, Taashya e Mandhor.

Já digo de antemão que essa resenha possui spoilers de Guerra nos Nove Mundos, já que é impossível falar de O Legado de Lyraan sem revelar um pouco o destino de seu personagem principal, presente também em Guerra…

O Legado de Lyraan concentra-se no personagem que ajuda dar nome ao conto, o elfo Lyraan. Em Guerra nos Nove Mundos, o rapaz havia ido até as ruínas de Derhistardaravv decidido a dar um fim em sua vida. Depois de uma jornada curta, mas transformadora, será que Lyraan mudou de perspectiva? O que o destino reservou a ele?

A narrativa de Jacó é bastante poética e as descrições de ambientes e costumes são absolutamente belas. Eu gostei muito mesmo dessa questão no conto, mesmo porque o autor não se torna cansativo ao fazer isso. Acredito que isso se deva em parte ao recurso que ele utilizou: Jacó narra a história do ponto de vista de um bardo, que, no início, fala conosco e pede desculpa por suas possíveis “falhas” no contar de uma história que para ele é muito importante. Isso torna a história bastante imersiva e emocional; sentimos com os personagens as alegrias a as tristezas, as expectativas… em poucas páginas, Jacó novamente consegue nos envolver com sua narrativa de forma muito eficaz, semelhante ao que aconteceu com Guerra nos Nove Mundos.

Eu diria que as principais temáticas de O Legado de Lyraan são o amor e o sacrifício. Mesmo porque temos, após a história principal, dois contos curtos que contam também dos destinos de Taashya e Mandhor, e ali também encontramos esses temas, sendo o sacrifício bastante presente na história de Mandhor. O amor é visto como luz, redenção, motivo de vida e alegria, e isso é tratado de maneira tão bonita que é impossível não se emocionar. Tenho que ressaltar aqui o quanto e também gostei do pequeno conto envolvendo Taashya, “Uma palavra e silêncio”. Existe uma lição muito bonita nele, e apesar de ter lido já há algum tempo, ainda fico me lembrando das palavras “procure pelo vento”. Leiam e a saberão o porquê.

Tenho que comentar também sobre o título do conto principal, “O Legado de Lyraan”, e a capa. Fiquei surpresa ao descobrir, ao final, qual era o Legado de Lyraan, talvez porque eu esperasse algo diferente, e vi uma narrativa cheia de poesia. Podem esperar muita singeleza nessa parte. A capa também tem tudo a ver com a história e ilustra um momento deveras bonito, e a linda ilustração foi feita pela competentíssima Angela Takagui.

A narrativa é bastante diferente daquela que vimos em Guerra nos Nove Mundos, os focos são diferentes, mas a linguagem e a ambientação são parte de uma só história, certamente, e isso demonstra o quanto o autor tem domínio de sua escrita e do universo que quis desenvolver com a narrativa. Jacó certamente tem um talento muito apurado, e todos os contos presentes em O Legado de Lyraan foram escritos com muito cuidado – percebe-se o esmero na escolha das palavras e no cadenciamento dos parágrafos.

Enfim, gostei, gostei muito. Indico principalmente para quem gosta de uma narrativa com ares de romantismo, inserida em um universo de fantasia medieval em que o amor é tratado como o sentido maior de tudo. Vale a pena, mesmo porque, ao adquirir O Legado de Lyraan pela Amazon, você também ganha Guerra nos Nove Mundos e os dois contos menores envolvendo Taashya e Mandhor, “Uma palavra e Silêncio” e “O Valor do Sacrifício”. Tudo isso por menos de 3 reais, gente. Se você está procurando por uma boa leitura mas está sem tempo de embarcar em algo maior, por que não prestigiar essa literatura nacional de fantasia de alta qualidade? Deixo o link para o livro na Amazon: http://www.amazon.com.br/O-Legado-Lyraan-Jac%C3%B3-Galtran-ebook/dp/B00F202SXA/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1390496883&sr=8-1&keywords=O+Legado+de+Lyraan

site: Resenha original em: www.livrosdefantasia.com.br

Lina DC 17/12/2013

"O Legado de Lyraan" é narrado em primeira pessoa e em terceira pessoa e conta a história de Lyaan, um jovem elfo órfão que constrói a sua família com Alyrya em Alfheim. Sua companheira dá a luz à Aryn, um menino que é a alegria dos pais. Infelizmente, o mundo que eles conhecem estão em guerra. A vinda de Barbarruth a paradisíaca Alfheim muda o destino de Lyraan.
Os personagens conseguem ser cativantes logo de imediato. Ao conhecer Lyraan e a sua família, seus costumes, como o Shyamyr, o leitor fica automaticamente apaixonado por eles.
A trama debate sobre o destino e o que podemos deixar aos nossos descendentes. Que tipo de futuro pode-se esperar de uma geração que sofre com a violência?
Apesar de ser uma história curtinha, o escritor nacional Jacó Galtran consegue explorar muito bem a temática de modo que o leitor reflita e ao mesmo tempo emociona-se com os personagens.
Com uma escrita fluida e de fácil entendimento, o escritor mesclou uma temática emotiva com toques míticos e descrições bem elaboradas.
A capa demonstra um dos momentos mais bonitos da história, de modo simples mas arrebatador.
Para os fãs do gênero, vale a pena conferir.