Cidades Para Pessoas

Cidades Para Pessoas Jan Gehl

Resenhas - CIDADES PARA PESSOAS

Cassio 11/07/2020

Essencial
Todos, arquitetos ou não, que tenham interesse na melhoria da qualidade de vida das cidades devem ter esse livro como leitura obrigatória e, em seguida, como manual de consulta. Simplesmente essencial se quisermos transformar, para melhor, nossas cidades.

Julia.Santana 11/04/2020

Repensar a cidade
Um ótimo livro para ver diferentes soluções para problemas urbanísticos que temos. Abre horizontes para ver os problemas que temos na cidade e para como as pessoas usam a cidade.

Rseefo 17/08/2020

A renovação do pensamento urbanístico
Depois de livro da Jane Jacobs, houve uma lacuna de mais de 50 anos no debate sobre o urbanismo humanista contemporâneo. Jan Gehl preenche esse vazio tomando por base os bons exemplos de sua Copenhagen natal. Seu livro não tem a força política de Jacobs, mas traz caminhos bem interessantes e simples para se criar cidades melhores.

vitoria 14/01/2021

Brilhante!!!
Eu até perdi a conta de quantas vezes marquei esse livro. Jan Gehl é brilhante. Um livro obrigatório para estudantes de Arquitetura e Arquitetos. E um livro necessário para os demais. Depois desse livro você vai enxergar a cidade, o transporte e etc. com outros olhos. Como estudante de Arquitetura, a bagagem que esse livro me trouxe é gigante e como pessoa também.
"Para ser um bom arquiteto você tem que ter amor pelas pessoas, porque a arquitetura é uma arte aplicada e lida com a moldura da vida das pessoas."

Joanna27 05/05/2020

Um guia de como enxergar o planejamento urbano
Jan Gehl pontualmente muito bem o que torna um local vivo ou não. Não só os descreve, mas oferece exemplos, imagens e desenhos para conceituar ainda mais suas ideias. É muito útil para fundamentar como o projeto se insere na cidade e como fazê-lo voltado ao pedestre.

Helena.Moreira 24/05/2020

A vida da cidade de uma outra forma
Um livro excelente para estudantes de arquitetura e urbanismo. Tive que ler no meu primeiro período da faculdade e simplesmente amei. Os conceitos citados no livro são totalmente reais. Agora é impossível sair na rua e não notar o que é falado no livro. A vida da cidade mudou totalmente, nos meus olhos. Situações que antes passavam despercebidas por mim agora são vistas. A cidade tem uma vida e linguagem própria e esse livro é o nosso melhor intérprete/tradutor.

Le 22/10/2020

Jan Ghel é um ilustre filósofo das cidades, com uma sensibilidade impar observa e propõe transformações aos centros urbanos que forneçam qualidade de vida às pessoas. Ele chama a atenção dos planejadores urbanos para considerar a dimensão humana. E de fato, ao ler este livro passamos a observar as cidades com um outro olhar, e perceber como elas tem sido construídas com uma certa ignorância, privilegiando a cultura do automóvel ou o lucro do mercado imobiliário. Uma cidade para pessoas precisa convidar os seus habitantes a caminhar, passear, pedalar, a sentar e interagir, a apreciar o clima, o seu movimento. E isso tudo exige amor às pessoas.

Letícia 16/06/2020

Não sou arquiteta nem urbanista e gostei muito de ler esse livro. É interessante o modo como Jan Gehl ressignifica a palavra cidade, que deveria ser um ambiente acolhedor e convidativo para os moradores dela. O autor nos mostra como o ambiente que vivemos influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas e que as cidades estão cada vez mais sendo tomadas por carros e não por pessoas.

Lara 10/08/2020

Cidades contemporâneas
Um livro excelente para se reformular o urbanismo moderno, uma discussão necessária para que as nossas cidades sejam reformuladas. Uma leitura tranquila com boa graficação que auxilia na compreensão do conteúdo.

Mel Bee 05/12/2018

Ótimo
Livro importante e essencial para pessoas da Geografia e Arquitetura e urbanismo que querem se aprofundar em urbanização.

Gabi 25/08/2021

Essencial para Arquitetos e Urbanistas
O livro foi escrito pelo arquiteto e urbanista Jan Gehl e segundo ele este é um “livro protesto” que vai contra alguns paradigmas urbanísticos muito dominantes, mais especificamente o urbanismo modernista. Jan Gehl não é pioneiro no pensamento que traz em seu livro, sendo parte de uma linhagem de teóricos, pensadores e profissionais críticos que já vinham questionando a maneira de se projetar a cidade moderna, sendo possível notar em sua escrita, claras influências de Jane Jacobs, por exemplo. Isso não tira seu mérito e toda a sua contribuição enquanto pesquisador para a discussão de parâmetros para o urbanismo contemporâneo.
É possível afirmar que o próprio título do livro é capaz de traduzir muito bem os ideias do autor, já que ele contempla como se fosse uma síntese de sua trajetória urbanística, trazendo parte do seu trabalho de pesquisa e produção e reflexões sobre o que ele acredita que é o urbanismo contemporâneo e para onde estão se encaminhando nossas cidades. O texto é recheado de exemplos tanto positivos quanto negativos, fala sobre as cidades onde o arquiteto atuou e o que deu certo ou não.
Em suma, durante todo o livro o autor apresenta um conteúdo sobre planejamento urbano que leva em consideração e prioriza o pedestre, a escala humana, as pessoas. Faz críticas ao urbanismo modernista e sugere um replanejamento urbano, com uma percepção mais humana, no qual o centro dos projetos de planejamento seja a vida das pessoas nas cidades. Segundo ele, antes não se sabia muito a respeito da influência das estruturas físicas no comportamento humano e por isso grandes cidades se desenvolveram e as consequências de não considerar a escala humana como prioridade no planejamento urbano só foram percebidas muito tempo depois, como por exemplo o fim do espaço urbano e depreciação da qualidade de vida dos pedestres.
Por fim, na visão do autor, o planejamento urbano não é apenas sobre Arquitetura, mas também diz respeito a Psicologia e Sociologia, já que o planejamento da cidade afeta o indivíduo diretamente, bem como a toda população. A cidade deve estar no nível dos olhos, devem ser priorizadas as pessoas ante a forma, deve-se projetar para a escala humana, agregando assim qualidade de vida para os grupos sociais. Para concluir o livro, Gehl traz uma “caixa de ferramentas” onde coloca os princípios do planejamento urbano nos quais acredita. Em uma entrevista ao FecomercioSP, em 2017, o autor relata que após se posicionar de forma crítica e incisiva sobre os problemas nas cidades, foi muito criticado por gestores e planejadores urbanos, que diziam que ele apenas criticava e não oferecia ajuda em troca, não colocava em prática, isso o levou a abrir um escritório e começar a propor intervenções no espaço urbano. Sem dúvidas, este arquiteto e escritor tem muito a ensinar e o livro “Cidade para pessoas” é um bom começo para se refletir a respeito das cidades contemporâneas.

site: https://www.youtube.com/watch?v=fgcNxIlycic&ab_channel=FecomercioSP

Alexandre.Nunes 07/10/2021

Reflexões sobre o planejamento urbano.
"Uma boa política urbana deve concentrar-se em melhorias para o espaço cotidiano comum". O livro traz uma discussão entre o modelo de planejamento urbano que prioriza a motorização em detrimento ao modelo ligado aos meios tradicionais de locomoção (andar a pé ou de bicicleta). São boas reflexões tanto para os planejadores das cidades como para a sociedade urbana. "Já está mais do que na hora de redescobrirmos a dimensão humana no planejamento urbano no mundo todo".

Wellem Nascimento 14/04/2022

Boa leitura
Gostei da leitura, não é um texto difícil de entender igual outros que já li de arquitetura. As lições, reflexões e exemplos são ótimos e ele sempre volta ao que foi dito, fazendo uma ligação entre os pontos, isso foi realmente ótimo pra não esquecer nada, mesmo deixando de ler por um período de tempo.

Vale a pena a leitura!!

Barbara487 23/02/2023

Perfeito. Simplesmente
Jan gehl escreve de uma forma tão...leve acho que descreveria bem. É incrivelmente fácil a leitura, dinâmica, embora as vezes ele se repita, mas acredito que sirva para "martelar" seus argumentos nas nossas cabeças. E funciona. As imagens de exemplo também auxiliam na passagem dessa mensagem e tudo se encaixa para que realmente aprendamos alguma coisa( diferente da faculdade kk ). Incrível, gostaria de ter lido nos meus primeiros semestres de arquitetura