Cinefilô

Cinefilô Ollivier Pourriol

Resenhas - Cinefilô

Aline 15/10/2023

Necessário
?A arte francesa de ter sucesso sem esforço? é daqueles livros com título sensacionalista que se você não tiver a mente aberta para a leitura, pode se fechar e perder um conteúdo (ótimo por sinal) por acreditar que se trata de mais um livro com direcionamentos óbvios.

O que adianto aqui é que este livro nos faz enxergar de maneira crítica o modo como nós enquanto sociedade vemos e hipervalorizamos o esforço exacerbado, sem necessariamente contribuir para o nosso verdadeiro sonho/objetivo (em alguns trechos lembrei do livro ?A sociedade do cansaço?).

Nos perdemos em pequenos detalhes e no fim ficamos cansados (e sem entender o porquê). A ideia que foi possível captar do livro não foi a que vamos mudar os problemas sociais, até porque há muitos e não estão sob nosso controle, mas, sim o que cada indivíduo pode fazer para mudar essa situação. Já diária Gandhi ?seja a mudança que você quer ver no mundo?.

Em suma, o livro traz uma visão de lidarmos com a vida e com os nossos anseios de uma maneira viável, com os recursos que temos, e sem a ruminação de como poderia ser diferente se tivéssemos X tempo, Y recurso e/ou tomado outra decisão.