A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

hhiinana 10/04/2024

Sempre será um dos melhores começos de um livro da história!
a metamorfose é tão genial que se você encaixar qualquer descriminado, ainda irá fazer sentido, se não, até mais.

Pedro4118 10/04/2024

100 anos depois, Kafka é mesmo necessário?
Nesta fase de mergulhar nos clássicos literários do século passado, tenho hoje minha segunda decepção.
"A Metamorfose" de Kafka, escrito em 1915 pode ter sido revolucionário há mais de 100 anos quando foi lançado, mas hoje, enxergo a leitura deste curto conto como desnecessária.
Este livro, que também poderia ser intitulado como "O Moribundo" só não é pior por tratar-se dum livro curto, mas é tedioso em todas suas 96 páginas.
A história dum doente que é abandonado por seus familiares pelo resto de sua vida não é nada interessante.
Sua única boa reflexão pode ser uma crítica ao abandono de idosos por seus parentes quando os mesmos passam a dar trabalho por conta da velhice, mas sinceramente, isso não salva o livro. Primeiro e único livro de Kafka que li.

deisemaryyy 10/04/2024

Fazia bastante tempo desde que eu não me emocionava tanto com uma história, que eu não sentia tanta empatia por um protagonista, em muitos momentos me senti como o Gregor, e isso me deixou melancólica, mas num bom sentido(?) Não sei explicar exatamente como me senti lendo A Metamorfose, porém eu senti, e isso é o que importa.

Lanny 09/04/2024

Tadinho
"via a sujidade tão bem como ele; simplesmente, tinha decidido deixá-la tal como estava"

Gregor, o bixinho mais sofrido de todos os tempos deu vontade de pegar e guardar ele num potinho. Eu acabei o livro com a sensação que a história não tinha acabado ainda e meu deus quanto sofrimento. Às vezes um ferimento por maçã não é necessáriamente dolorido pela maçã.

Julia Rodrigues 09/04/2024

Uma das coisas que fazem um clássico um clássico, na minha humilde opinião, é que você carrega esse livro no pensamento durante muito tempo. E que porrada foi esse livro. Que pesado. É triste pensar que o dinheiro tem o poder de humanizar e desumanizar a gente.

ilmatrbl 09/04/2024

"As Gregor Samsa awoke one morning from uneasy dreams he found himself transformed in his bed into a gigantic insect."

Pacífico 09/04/2024

2-2-7-3-7-3-7-3
Esse era uma parte do dingle de uma dedetizadora que tocava nas rádios do Rio quando eu era menor. Sinceramente, nutri expectativas maiores por este, mas um clássico é um clássico e defendo que mereçam ser lidos. Tudo, menos desbaratizante. Foi curtinho, deu pra ler numa sentada. Me senti teletransportado pra aquela realidade burguesa decadente do início do XX da Rep Tcheca. Foi bom, não achei ruim não. Mas sem coragem de ler outros do FK, talvez O Processo por já tê-lo em casa? veremos!

Milena.Firmeza 09/04/2024

Me disseram que o cara vira uma barata nesse livro... fui ler e saí perplexa, refletindo horrores. E esse final eu não vou nem comentar, bjsss

Roberta.Carrara 09/04/2024

"Certa manhã gregor samba acordou de sonhos intranquilos..."
Esse livro conta a história da metamorfose de gregor, onde tal se transforma em um inseto nojento e o decorrer do livro mostra como ele lida com essa mudança e como a sua família reage de forma absurda como se ele não fosse mais o mesmo por ter mudado sua forma. Esse livro tem uma escrita muito fácil mas carrega muitas críticas e reflexões, a maior dela é sobre o tema da depressão que é muito fácil de relacionar ao estado de gregor e como a família se manifesta através disso. O final desse livro me pegou muito, fiquei muito triste e eu criei um ódio enorme pela família dele por não fazer o mínimo mas se for parar pra pensar na vida é assim as pessoas tendem a se afastar quando a outra está na merda e nossa isso se encaixa muito aqui pqp. Nossa tem muita coisa nesse livro pra refletir mas enfim leiam muito bom. ?

Sarah587 09/04/2024

Angustiante, triste e maravilhoso. Para mim, essas palavras resumem o livro. Acompanhar toda a fase na qual Gregor se torna um inseto e como as pessoas agem com essa mudança é muito triste. Embora o protagonista dedique sua vida em levar conforto para a sua família, no momento em que ele mais necessita do seu apoio, ele é tratado como um empecilho. O livro nos deixa reflexivo sobre a utilidade que temos na vida das pessoas que nos cercam.

juh teixeira 08/04/2024

Ok
Bom, não tenho muito o que falar sobre essa leitura. Acredito no potencial desse livro, porém eu escolhi o pior momento para lê-lo, em uma resaca literária. Ainda mais que não estou familiarizada com a escrita do autor.
Mas em geral eu gostei bastante do livro, é peculiar a sensação que ele trás ao ser lido.
Pretendo reler em um futuro próximo e desta vez, me aprofuundar na leitura

cervosagrado 08/04/2024

Minha rotina:

acordo de sonhos intranquilos

me encontro metaforseado em um inseto monstruoso

vou pra escola

percebo que ja não consigo mais fazer as coisas como antes

sou rejeitado por todos pois a eles nada provejo

volto pra casa

me perco em pensamentos sobre o desperdício de ar e espaço que sou

vou dormir

gimafe 08/04/2024

Me surpreendi!
Um livro com uma premissa no mínimo estranha, um caixeiro viajante que um dia acorda metamorfoseado em um inseto.

A partir daí temos a narração da forma como a família enxerga esse acontecimento e como trata esse familiar.

Uma história que vai nos fazendo pensar em situações reais e do cotidiano e, ainda, faz com que nos sintamos compadecidos com o personagem. Sua condição o faz ser desprezado por sua família e seus sentimentos e atitudes perante isso são muito atuais, mesmo sendo um livro de 1915.

Um clássico que vale muito a leitura.

ð¹ðªð¼ð¬ð´ð²ð· 07/04/2024

Barata ou besourão?
As leituras para a faculdade são sempre 8 ou 80: ou eu as amo, ou as odeio profundamente. Neste caso, creio que essa teoria está caindo por terra. Gregor Samsa é uma personagem complicada, porém extraordinariamente humana. É novela pq tem só 2 núcleos, poucas personagens, e mais de 100 páginas; e alegórica pq exprime um fato que não tem como literalmente acontecer na realidade.
Por ser um clássico, significa q a história é universal; não é um fator histórico fechado, mas sim a descrição de um sentimento, e por isso gera uma sensação de reflexão (e empatia) com qm a lê. O background do Kafka vem de uma história de problemas com os pais e de repressão, e antes de morrer ele não queria q seus escritos fossem publicados.
O fato é que, pelo livro tratar de uma mensagem com a qual mais pessoas poderiam se identificar, isso fez com que os leitores se interessassem pela história e pela forma como o Kafka enxergava sua própria vida, se identificando e trazendo essa reflexão para a situação deles mesmos.