A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jean 20/03/2024

Sob o meu olhar:
Somos importantes na exata medida em que servimos ao mundo e às pessoas, quando você deixa de produzir, deixa de prover ou mesmo de cuidar, você perde seu valor e se torna um fardo, essa foi a conclusão que obtive lendo essa história.
No início, estava um pouco perdido na leitura me prendendo ao meu objetivismo costumeiro, tentando compreender qual a lógica de toda a história, e quase abandonando o livro, mas no decorrer da leitura fui percebendo outras nuances acrescidas aos personagens, e foi só então que eu percebi, que provavelmente a metamorfose fosse uma metáfora, e que, portanto, compreender o que estava lendo dependia de ter uma visão subjetiva, que me mostraria melhor qual era o objetivo do autor com essa obra, e mostrou, quase que instantaneamente.
Gregor Samsa, como tantos de nós, renunciou a si mesmo e aos seus sonhos, para servir a uma família aparentemente amorosa, mas que talvez condicionasse esse amor, ao conforto que nosso protagonista os proporcionava sem nunca pedir nada em troca, conforto esse que não lhe foi nem minimamente conferido após sua transformação em um “inseto monstruoso”, transformação essa, que o tornou incapaz de continuar mantendo seu penoso emprego, e com isso o luxo a que seus familiares estavam acostumados. Tornou-se um fardo, pouco quisto, pouco amado, pouco cuidado, escancarando assim o quanto somos substituíveis, e nossas ações até então apreciadas, facilmente esquecíveis, e quando enfim encontrou seu derradeiro final, causou pouca ou nenhuma comoção, ao contrário, causou alívio e até certa satisfação.
Em A Metamorfose, fica claro que estar sempre disponível, se colocar em situações desconfortáveis para garantir ao outro conforto, e renunciar aos seus sonhos em função da sua família, do seu trabalho, ou do que quer que seja, é um erro gigantesco.
Termino a leitura avaliando sobre nossa importância na vida do outro, me questionando se vale mesmo a pena abdicarmos do que queremos para nossas vidas, com o intuito de tornar melhor a vida de familiares, amigos, e até mesmo de pessoas do nosso trabalho, será que representamos para o outro algo que o faria fazer o mesmo por nós?

Aniiih 20/03/2024

Um livro ótimo
Me deixou reflexiva e bastante triste com o final. É um livro que representa muito bem a ideia de que todo valor que temos como ser humano, na verdade, é sobre o quanto podemos agregar na sociedade. Logo, se não agregamos em nada, somos exatamente o que Gregor é, um inseto repugnante.

Alessandra 20/03/2024

É impressionante como Kafka consegue transpor os sentimentos de Gregor e fazer-nos sentir como se fossemos o próprio.

fefebooks 20/03/2024

A perspectiva é importante!
Não foi um livro que achei "uau, que leitura incrível", achei um pouco cansativa e não achei muito profunda, mas tem pessoas que tem uma perspectiva diferente e consegue ver uma ampla beleza nesse livro, recomendo para quem está passando por um momento parecido, talvez seja mais fácil para ler e gostar.

Beatriz 19/03/2024

Eu li esse livro em um momento que eu precisava ler aquilo, foi muito bom essa reflexão que o livro te proporciona
foi o meu primeiro livro do kafka, pretendo ver mais alguns para começar a ler esse ano

Muriel.mulambo 19/03/2024

Nós pessoas meio Gregor Samsa
Não entendi muito bem a mensagem por trás do livro, mas foi legal de ler?
Tô muito mal, ninguém quis mais ficar com ele ???

dabricio 19/03/2024

Metamorfose
A obra mais conhecida de Kafka levanta pontos de conversação que são extremamente relevantes até os dias de hoje.

O que é a vida além de nossas funções mundanas na sociedade? As pessoas ao nosso redor realmente se importam? Ou só dependem de você pelo o que você é?

São algumas das perguntas feitas por Kafka nesta obra. E, de fato, a maioria destas questões não têm respostas concretas, mas a maioria das grandes perguntas não têm.

O autor escreve sobre a cultura do trabalho muito antes de conhecermos termos como burnout ou workaholic. No auge da primeira guerra mundial e, também, das incertezas de direitos trabalhistas que hoje são considerados básicos.

Kafka entendia as práticas abusivas toleradas pela classe trabalhadora e as entranhas do psicológico humano, sobretudo a depressão e como o trabalho afeta nossas vidas. A impressão é que, mais de 100 anos depois, nada mudou.

jefferson226 19/03/2024

Impressões
Ler Kafka trazia um sentimento de ansiedade para descobrir pela primeira vez o texto de um ícone da literatura.
Inicialmente, o texto passa uma sensação de confusão com a narrativa, sem entender bem aquilo que se passa, porém ao longo da história e com a evolução verdades são reveladas. Aquele que antes seria um pilar da família, agora passando por uma metamorfose vê e sente o abandono da família, mesmo separados por um cômodo. A lógica do ser humano é confrontado, e dessa maneira, depois de queimar uns neurônios para compreender a subjetividade da leitura podemos tirar seria conclusões a respeito de SER humano. Lições que ultrapassam décadas.

Tsuki 19/03/2024

Só sei que eu fiquei triste. Meu psicologo perguntou se eu realmente queria ler Kafka e ficar feliz... Maldito akaka não esperava esse sentimento tão aleatório sobre um livro tão curto.

Davitorress 19/03/2024

Sensação de estranhamento e opressão
Precisei de um tempo, para absorver este livro, tanto por seu conteúdo, mas principalmente pelo seu final, os personagens de Kafka “são vítimas de um enigma insolúvel – a própria vida”. Uma historia trágica, do jeito Kafka de ser. Será que somos amados pelo que proporcionamos aos outros (luxo, bem estar, prazer), ou por sermos nós mesmos ? E quando deixamos de proporcionar isso, viramos um fardo, para as pessoas ? Leitura incrível, mas angustiante, do jeito Kafka de ser.

Alessandra.Celly 19/03/2024

Triste
Gregor Samsa sofreu mais que Jesus e sua família são um bando de canalhas, cretinos e sanguessugas.

giovanna 19/03/2024

Finalmente pude acompanhar essa narrativa instigante, complexa e que traz inquietação a todo momento. Os acontecimentos são sucedidos com tanta fluidez que o avanço vai acontecendo quase que no automático. Preciso, agora que finalizei, parar para analisar os pontos e interpretações desse clássico tão emblemático. Ótima leitura!