A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

gabriela 16/04/2024

Tudo bem que eu demorei quase um mês pra ler kkkkkkkk mas gostei bastante.
já tinha estudado sobre esse livro na escola mas nunca de fato li.

Yasfelix 16/04/2024

No começo não me adaptei a escrita e não entendi o significado da história, mas agora que terminei gostei bastante. É um livro curto mas meio profundo, para mim a metamorfose seria uma metáfora para uma sensação de perda de utilidade, solidão e síndrome do impostor... A linha entre a desumanização e a sensação de inutilidade é algo que pode ser interpretado .

João 15/04/2024

O que nos torna nós mesmos?
Em um primeiro momento a premissa desse livro, por mais que seja uma obra clássica e de um autor renomado, parece pouco significante, mas ao decorrer das páginas começa a se criar uma obra muito crítica e, surpreendentemente, atual.
O livro não desenvolve os sentimento dos personagens, nem expões uma opinião do narrador. Apenas expõe o que se acontece e dá ao leitor a dever de tomar suas conclusões. Mas isso não torna a obra vazia ou pouco desenvolvida, na realidade o autor, atravéz de uma metáfora muito bem desenvolvida, usa da nossa empatia para provocar a nossa consciência.
A metamorfose crítica uma sociedade de aparências e a validade entre as relações. É um livro doloroso.

Layzxx 15/04/2024

Você só entende o por quê de ser um livro tão famoso quando faz a leitura. Kafka com sua sensibilidade faz com que essa história triste ultrapasse os limites da ficção, e passe a ser sua história também. Eu diria que é um livro pra ler várias vezes.

luva 15/04/2024

Amei Kafka, estou extremamente interessado em seus outros textos, ele tem uma mente brilhante e perturbada, todo desconforto que Kafka sente em sua vida pessoal é transmitido de forma magistral na sua escrita

Vitória 15/04/2024

Primeiro devo dizer que achei sensacional todo o desenvolvimento da história. No entanto, me senti muito desconfortável lendo, (mas acredito que a ideia era justamente essa). Senti muita empatia pelo jovem Gregor Samsa, mas ao mesmo tempo pena e de repente me peguei refletindo sobre isso. A forma como ao passar por essa situação, a maneira como a família o trata - e até a forma como ele se vê de fato - é apenas a de um ser asqueroso e repugnante que não merece afeto ou atenção e aos poucos vai sucumbindo a própria solidão e a sensação de inutilidade. Foi uma leitura muito impactante e que, na minha opinião, dá pra fazer mutios paralelos com a nossa realidade, especialmente em relação ao mundo do trabalho, capitalismo e tudo mais.

Pudinnm 15/04/2024

Geralmente as pessoas começam por esse, quando se trata de Kafka, eu optei por ser meu segundo. Acho que isso me deu uma força pra já entender um pouco de como é a escrita Kafkana.

Adorei demais, muito mesmo. ?Que tal se eu continuasse dormindo mais um pouco e esquecesse toda essa tolice? [?]?, chegar ao ponto de se perder a pouca humanidade que te resta. O quarto pode ser um ninho muito difícil de sair!

natyaleccio 15/04/2024

Arte é o alimento da alma
A Metamorfose é um livro muito inteligente. Na minha interpretação, foi uma metáfora para a depressão e causa uma reflexão sobre o valor que as pessoas dão ao que você pode fornecer a elas. Dá para ver, claramente, a desumanização que aos poucos vai acontecendo na visão da própria família quanto ao Gregor e dele consigo mesmo à medida que a situação se torna constante (ele como um inseto) e o que isso causa na mente dele.
Também, o fato de ele ter se preocupado com o trabalho e com o sustento da família o tempo inteiro mesmo tendo VIRADO UM INSETO, diz muita coisa sobre onde toda a responsabilidade estava sendo concentrada na casa, até que foram forçados a mudar por conta da situação.
A parte em que a irmã de Gregor toca o violino novamente e ele, que já não come há dias, descreve que talvez esse fosse o caminho para o alimento almejado e ainda assim desconhecido (que eu vi como a felicidade) e como queria que a irmã ficasse mais perto dele, mostra o quão perdido ele estava e já tão fundo que não pôde se recuperar.
Ficção muito boa para começar a ler clássicos. Linguagem um pouquinho maçante mas depois que você se acostuma, fica tranquilo! Ajuda por ser bem curtinho.

Arys.Ohara 15/04/2024

Barata ambulante
Cacete de livro estranho para gente estranha, o cara é uma barata mesmo puta merda, eu não esperava isso. É meio sinistro juro, e é meio estranho ler isso. Gostei. É bem irracional, eu fiquei até confusa

Raven 15/04/2024

Não é uma barata
O livro já começa depois da metamorfose e, de cara, o que mais me incomoda é que a única preocupação de um homem que se viu como um inseto gigante é com o trabalho. Eu tenho outras considerações sobre a relação dele com o trabalho, mas vou guardar para mim.
A preocupação do trabalho vem por conta da família (os pais e a irmã mais nova) que vivem às custas dele há cinco anos, quando Gregor. Família essa que o vê como um fardo assim que todos se vêem em uma posição que os obriga a trabalhar.
Acompanhar a evolução de Gregor, e o ver ficando cada vez mais animal e menos humano é um pouco perturbador.

Jheniffer.Parra 15/04/2024

Nós temos nosso valor simplificado em utilidade. Você ainda me amaria se eu não pudesse te oferecer conforto? Se minha aparência fosse asquerosa, você continuaria me amando? Se eu não pudesse mais te oferecer cuidados e fosse dependente, você ainda me amaria? Minha inutilidade faria com que anos de vivências e uma complexa construção amorosa fosse resumida a convivência por obrigação? Meu amor seria descartável, caso eu fosse algo que não te agrada?

Gabizinha13 15/04/2024

Eu estou completamente apaixonada por cada detalhe desse livro !!! A genialidade do Franz Kafka me pegou completamente.
Na minha interpretação, a metamorfose pode ser considerada na vida real como a depressão, acredito que Kafka trouxe essa questão só que de uma forma escondida onde é necessário usar a sua interpretação para entender o ponto.
A forma como o gregor se sentia a cada reação da família, a maneira como ele mudou ao decorrer do livro por conta dos a acontecimentos, absolutamente tudo me leva a pensar que ali poderia ser a depressão agindo e ele tendo um final trágico reforçou ainda mais esse pensamento meu. A irmã dele destacar que ele era um peso na família por não ser o que ele era antes me pegou profundamente.
A escrita do livro é incrível, e mesmo ele sendo bem curto, consegue te tocar de uma forma surpreendente, que te faz refletir por um longo tempo. Os personagens são bem construídos e o decorrer do livro acontece de uma maneira fluída, sem forçar uma rapidez desnecessária.
Eu amei e com certeza recomendaria para qualquer pessoa nesse mundo!!!

Giordani0 14/04/2024

Uma reflexão atemporal e objetiva, que trata da falta de empatia, angústia, desvalorização, desumanização, alienação...
Acostumado a abdicar de si mesmo, e dedicar sua vida aos outros, o protagonista, num momento de reflexão, desespero e incapacidade, sofre uma metamorfose profunda. Ao mudar de atitude e de realidade, perde a utilidade e aos olhos dos outros se torna um monstro, ou "melhor", um inseto gigante e repulsivo. E então quando se sente perdido, doente e incapaz, o ambiente aos poucos se torna hostil, pois já que não acrescenta o que era costumeiro e necessário à família, se vê desnecessário; um estorvo.
A triste história de Gregor Samsa... que poderia acontecer com qualquer um, e realmente acontece. E tristemente para os demais a vida continua...

Gabriela.Donon 14/04/2024

Uma mensagem curta porém importante
Ao decorrer do livro podemos analisar que após a metamorfose de Gregor ocorrem diversas mudanças nele e nos membros da família, Grete (sua irmã) foi a única que continuou ao seu lado o ajudando e alimentando como podia mesmo depois de suas novas características assustadoras.
Porém esse acolhimento com o irmão começou a se esgotar após gerar muitos conflitos no apartamento, afetando a todos, desta forma ele partiu a se sentir mais sozinho, triste e reflexivo. E sua única escapatória da realidade era se rastejar pelas paredes de seu quarto escuro e relembrar de como poderia ajudar a família financeiramente.
Um besouro gigante achando que poderia viver entre humanos de forma normal é uma completa e triste ilusão, sua família não o vê mais como um parente e sim como um grande monstro que persegue e perturba todos.
Em meu ponto de vista, se você não gostou desse livro ou você não o leu corretamente ou apenas tem um grande mau gosto! Com certeza irei reeler essa obra mais vezes?