A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8457 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Martins 18/04/2024

Grotesco, Loucura e Drama num mesmo lugar...
A Metamorfose, uma das obra-primas mais famosas do romancista tcheco Franz Kafka, carrega em seu corpo uma série de gatilhos capazes de despertar calafrios em que já chegou a ler alguns trechos.
  O enredo do magnus-opus de Kafka parte de uma bizarra e simples premissa: um jovem protagonista acorda em uma manhã e vê que se transformou em uma barata gigante. A partir desse fenômeno sem explicação, a família de Gregor Samsa fica aterrorizada, mas não hesita em medir esforços para conter a condição monstruosa de Gregor, conforme o próprio é moldado e influenciado por seu lado bestial.
   Em formato de conto, o autor através de uma prosa rica em detalhes, nós na posição de leitores, somos transportados para a perspectiva de Gregor Samsa, e de seus familiares. Por tratar-se de um drama psicológico, Kafka deixa em explícito os inimigos internos que impulsionam as atitudes de demais personagens.
   Entretanto... o sucesso de A Metamorfose não ocorre por acaso. A todo instante, o "real monstro" permanece invisível aos olhos, uma estória sobre as situações chocantes e frequentes entre homens, entre mulheres, mas principalmente entre pais e filhos. Percebe-se a metáfora sobre amadurecimento, e um exemplo disso é a transcendência de Gregor Samsa quando aceita o novo corpo, passando a comportar-se como uma verdadeira barata, e aos poucos... perdendo sua humanidade. Esse procedimento é retratado no filme cult A Mosca (1986).
   Título responsável por originar o termo "kafkiano" na língua portuguesa. É uma narrativa de nos fazer roer as unhas, mas também nos fará refletir sobre conflitos familiares, amadurecimento e loucura. Eu recomendo!

(P.S: Review tbm disponível no meu perfil oficial do Instagram, @jc_m4rtins)
comentários(0)comente



Gaby.G 17/04/2024

Aff muito eu ?
Um livro não, um sentimento! Kafka com suas analogias malucas que fazem o leitor se identificar independente da situação na qual se encontra, um livro que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



aarmondc 17/04/2024

Leitura essencial. Traz um desconforto de acompanhar a vida de Gregor pós metamorfose e, também, uma forma de crítica à sociedade capitalista.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dudagem 17/04/2024

Livro excelente! Tem poucas páginas e o protagonista, Gregor Samsa, mostra a metamorfose dele e de como a vida dele a das pessoas que estão ao redor mudaram.
Pode ter vários tipos de interpretações em torno disso. Uma das minhas interpretações é sobre o capitalismo e a outra sobre como as pessoas são facilmente descartáveis quando deixam de ser úteis e tendem a ser descartadas e maltratadas, até mesmo por sua família.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



SH4RKVICC 17/04/2024

Chorei que nem uma v4g4bunda, você merecia muito mais Gregory!

Esse livro é uma crítica ao capitalismo e só minha opnião importa!
comentários(0)comente



francine124 16/04/2024

Gostei
Achei meio maçante enquanto lia, mas depois fiquei mais intrigada.
pesquisei sobre a vida do kafka pra ter uma melhor compreensão e depois eu acabei gostando mais, agora eu entendo que ele é só uma passiva depressiva com daddy issues. kafka nos te amamos. gregory nos te amamos reizinho
comentários(0)comente



gabriela 16/04/2024

Tudo bem que eu demorei quase um mês pra ler kkkkkkkk mas gostei bastante.
já tinha estudado sobre esse livro na escola mas nunca de fato li.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yasfelix 16/04/2024

No começo não me adaptei a escrita e não entendi o significado da história, mas agora que terminei gostei bastante. É um livro curto mas meio profundo, para mim a metamorfose seria uma metáfora para uma sensação de perda de utilidade, solidão e síndrome do impostor... A linha entre a desumanização e a sensação de inutilidade é algo que pode ser interpretado .
comentários(0)comente



João 15/04/2024

O que nos torna nós mesmos?
Em um primeiro momento a premissa desse livro, por mais que seja uma obra clássica e de um autor renomado, parece pouco significante, mas ao decorrer das páginas começa a se criar uma obra muito crítica e, surpreendentemente, atual.
O livro não desenvolve os sentimento dos personagens, nem expões uma opinião do narrador. Apenas expõe o que se acontece e dá ao leitor a dever de tomar suas conclusões. Mas isso não torna a obra vazia ou pouco desenvolvida, na realidade o autor, atravéz de uma metáfora muito bem desenvolvida, usa da nossa empatia para provocar a nossa consciência.
A metamorfose crítica uma sociedade de aparências e a validade entre as relações. É um livro doloroso.
comentários(0)comente



Layzxx 15/04/2024

Você só entende o por quê de ser um livro tão famoso quando faz a leitura. Kafka com sua sensibilidade faz com que essa história triste ultrapasse os limites da ficção, e passe a ser sua história também. Eu diria que é um livro pra ler várias vezes.
comentários(0)comente



8457 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR