A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

yannimotaa 19/04/2024

?Não haveria tempo a perder, e ainda assim homem nenhum tem o controle desse tempo, mesmo que se conscientize da perda.?

"A Metamorfose" é um livro bastante profundo, te traz um desconforto acompanhar a vida de Gregor mas também traz muitas reflexões, além disso no livro é abordado diversas críticas a sociedade capitalista e ao sistema de classes. Em geral foi uma leitura diferente do que sou acostumada, possui uma gramática muito diferente e muitos enigmas, de todo modo vale a pena ler esse clássico!

Nickole.Lannes 19/04/2024

Eu estou chorando com esse livro e não é pouco, a forma como o kafka escreve e nos faz simpatizar com o protagonista é incrível.
E em pensar que o próprio Kafka se sentia como um inseto me fez ficar muito triste lendo.
A relação dele com o pai, a mãe e a irmã todas muito tristes...

clara 18/04/2024

Que livrinho hein. é um dos mais tristes que já li na vida. apesar de ser um clássico, a leitura é bastante flúida e o livro é curtinho.
traz muuuuuitas reflexões.

Martins 18/04/2024

Grotesco, Loucura e Drama num mesmo lugar...
A Metamorfose, uma das obra-primas mais famosas do romancista tcheco Franz Kafka, carrega em seu corpo uma série de gatilhos capazes de despertar calafrios em que já chegou a ler alguns trechos.
  O enredo do magnus-opus de Kafka parte de uma bizarra e simples premissa: um jovem protagonista acorda em uma manhã e vê que se transformou em uma barata gigante. A partir desse fenômeno sem explicação, a família de Gregor Samsa fica aterrorizada, mas não hesita em medir esforços para conter a condição monstruosa de Gregor, conforme o próprio é moldado e influenciado por seu lado bestial.
   Em formato de conto, o autor através de uma prosa rica em detalhes, nós na posição de leitores, somos transportados para a perspectiva de Gregor Samsa, e de seus familiares. Por tratar-se de um drama psicológico, Kafka deixa em explícito os inimigos internos que impulsionam as atitudes de demais personagens.
   Entretanto... o sucesso de A Metamorfose não ocorre por acaso. A todo instante, o "real monstro" permanece invisível aos olhos, uma estória sobre as situações chocantes e frequentes entre homens, entre mulheres, mas principalmente entre pais e filhos. Percebe-se a metáfora sobre amadurecimento, e um exemplo disso é a transcendência de Gregor Samsa quando aceita o novo corpo, passando a comportar-se como uma verdadeira barata, e aos poucos... perdendo sua humanidade. Esse procedimento é retratado no filme cult A Mosca (1986).
   Título responsável por originar o termo "kafkiano" na língua portuguesa. É uma narrativa de nos fazer roer as unhas, mas também nos fará refletir sobre conflitos familiares, amadurecimento e loucura. Eu recomendo!

(P.S: Review tbm disponível no meu perfil oficial do Instagram, @jc_m4rtins)

Gaby.G 17/04/2024

Aff muito eu ?
Um livro não, um sentimento! Kafka com suas analogias malucas que fazem o leitor se identificar independente da situação na qual se encontra, um livro que todos deveriam ler.

aarmondc 17/04/2024

Leitura essencial. Traz um desconforto de acompanhar a vida de Gregor pós metamorfose e, também, uma forma de crítica à sociedade capitalista.

Dudagem 17/04/2024

Livro excelente! Tem poucas páginas e o protagonista, Gregor Samsa, mostra a metamorfose dele e de como a vida dele a das pessoas que estão ao redor mudaram.
Pode ter vários tipos de interpretações em torno disso. Uma das minhas interpretações é sobre o capitalismo e a outra sobre como as pessoas são facilmente descartáveis quando deixam de ser úteis e tendem a ser descartadas e maltratadas, até mesmo por sua família.

SH4RKVICC 17/04/2024

Chorei que nem uma v4g4bunda, você merecia muito mais Gregory!

Esse livro é uma crítica ao capitalismo e só minha opnião importa!

francine124 16/04/2024

Gostei
Achei meio maçante enquanto lia, mas depois fiquei mais intrigada.
pesquisei sobre a vida do kafka pra ter uma melhor compreensão e depois eu acabei gostando mais, agora eu entendo que ele é só uma passiva depressiva com daddy issues. kafka nos te amamos. gregory nos te amamos reizinho