A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Ellen609 13/04/2024

Doidice
Fui ler porque é um clássico da literatura. Mas achei bizarro. E queria que o bicho tivesse feito mais coisas além de lamentar a própria existência e agradecer pelos sofrimentos.

melzinhols 13/04/2024

Um livro muito muito chato, o plot é interessante, mas a falta de explicações e desenvolvimento, deixa a desejar

Welber 12/04/2024

Serei sincero
Difícil criticar negativamente um livro tão conhecido mas eu sinceramente não gostei muito, talvez eu não tenha intendido a real lição que o autor passou mas o que entendi não foi o que eu esperava. Talvez a intenção do autor tenha sido essa mesma de deixar cada um esperando algo e aconteceu justamente o contrário. Ou talvez eu esteja acostumado com história com final feliz e sendo que na verdade a vida realmente é bem diferente e se foi isso que o autor quis mostrar ele conseguiu ser muito fiel em seu propósito.

Mariana113 11/04/2024

Gostaria de ter lido na adolescência? ou talvez não.
Se eu tivesse tido cabeça pra interpretar naquela época como interpretei hoje, talvez ficasse depressiva.

Favoreto 11/04/2024

Deprimente
O livro em si é uma grande crítica à sociedade do trabalho, vejo essa metamorfose e essa transformação dele para esse inseto inválido e inútil como um ser humano com depressão profunda. Infelizmente ainda temos essa percepção que "o trabalho edifica o homem", até que ponto? Gregor trabalhava, trabalhava e trabalhava...
Infelizmente, num dia fatídico se transformou num besouro e não pode mais fazer aquilo que só sabia fazer. Esse livro deixa um gosto amargo na boca, por saber que mesmo ele tendo servido a família por 5 anos, trabalhado e bancado toda a família, depois de alguns meses já não era mais bem vindo, bem visto ou amado. Foi esquecido antes mesmo de morrer. Vemos o abandono quando seu quarto se torna um depósito, sujo e atolado de móveis inutilizáveis, o desgosto e desprezo quando entregam seu alimento empurrando com o pé e finalmente o alívio da família quando ele morre, quando o fardo sai de suas costas.

tiago21valente 11/04/2024

Decepcionado
Não gostei da história, não achei inventiva, esperta ou profunda.

Espero que os livros menos famosos de Kafka sejam melhores.

Não posso deixar de mencionar que as traduções brasileiras, em sua maioria, são péssimas, e essa também causa estranheza, mas pela história que vi em Metamorfose, não acredito nem que com melhor tradução essa experiência melhore.

Fui ler com alta expectativa, e saí decepcionado.

Talles.Felix 11/04/2024

Melhor livro que já li
Ao ler esse livro, é fácil perceber por que ele é considerado um clássico. Pra quem ainda não leu nenhuma obra do Kafka, acho que é uma experiência única, pois o autor é muito autêntico na sua escrita, consegue expressar as ideias de forma bastante única. Achei muito boas as críticas sobre a sociedade inustrializada e o modo de vida contemporâneo dentro da narrativa do livro. Incrível, com certeza é meu top 1 até o momento.

mysteriesflashing 10/04/2024

Calma aí Kafka..
Gregor não merecia o que aconteceu com ele. Aqui você entende que só serve enquanto é útil, enquanto pode prover algo, seja isso o que for. Quando você precisa demais, você acaba se tornando um fardo tão pesado a ponto de ninguém se quer conseguir olhar pra você, e dói, é solitário. Nessa leitura você entende que nem todo amor do mundo ou o amor mais verdadeiro e puro é capaz de sustentar ou suportar as dificuldades mais dolorosas.
Mesmo sabendo que essa é uma perspectiva da vida muito válida, ainda prefiro acreditar que as coisas podem ser diferentes?
Não sei o que Kafka sentiu ao escrever esse livro, não sei o que inspirou ele mas de todo modo foi muito triste.
Mais um clássico que me devastou, ainda sim fico feliz que ter tido a oportunidade de ler.

Maria1691 10/04/2024

A Metamorfose fez eu me apegar tanto a um personagem em tão poucas páginas. Gregor era tão obcecado com o trabalho e com o que ele podia proporcionar à sua família que, mesmo tendo se metamorfoseado em um baratão, não conseguiu deixar de preocupar-se com chegar ao seu trabalho no horário. Queria, mesmo em em seu estado mais assustador, acalentar a irmã e estar ao seu lado. Ao mesmo tempo em que me compadeci com sua situação e me enraiveci por sua família tratá-lo tão mal, penso: será que caso algum familiar virasse um baratão, eu o trataria diferente do que a família de Gregor o tratou? Olhando pelo lado que não sabiam que ele possuía consciência, é claro. Enfim, o fim de Gregor foi de partir o coração, pois no fim, não tendo mais função para sua família, ele ja nao se encaixava mais naqule ambiente. Terrível. Livro incrível.

m.dalri 10/04/2024

Não sei o que é mais perfeito se é a história em si ou essa edição linda com esses desenhos. Muito bom.

Ryanhappy 10/04/2024

Kafka e a desconstrução do espírito
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."
assim inicia-se uma das mais influentes obras literárias já escritas no século XX.
uma obra abstrata,redundante e aberta a múltiplas interpretações para cada leitor que a leia,uns dizem que é uma metáfora para a depressão,outros dizem que Kafka era um lunático metido a genio ja eu digo que não.
A metamorfose para mim foi uma obra extremamente emblemática e dividiu a minha visão sobre as construções sociais e como elas exercem poder sobre nós de uma maneira tão profunda que eu mesmo não consegui mais me individualizar como ser humano depois de le-la,era como se eu fosse construído na visão do mundo apartir do Externo e o mesmo me incapacitasse e me dominasse por inteiro
e o senso comum,o olhar das pessoas e os espectros criados na mente de cada conhecido sobre o que seria o Eu me fizeram sentir pela primeira vez medo,o medo de ser diferente e assim como gregor samsa sentiu-se naquela certa manhã quando se viu a par do que o mundo o moldou para ser.e ele não era mais.
E percebe-se tal coisa que eu estou querendo exemplificar na própria narrativa de Kafka,que quando a Gregor entra em contato com indivíduos do mundo externo e o receptor da mensagem visual que é transmitida apartir daquela barata horrenda (ou seja quando os familiares veem gregor) o enfoque na ânsia e no nojo não é na figura da barata e você conhece perceber mas acima de tudo sentir isso com convicção
O nojo é pela ideia que aquela imagem representa e não pela figura monstruosa.
outro ponto muito interessante é quando a questão da desconstrução da alma do protagonista entra no holofote de Kafka
A mãe e a irmã de gregor estão retirando móveis do quarto do mesmo para que ele ele consiga rastejar com mais facilidade pelo ambiente, e em determinado momento,Samsa encontra-se assustado pela ideia de perder a si mesmo.
O quarto representa o que um dia ele fora
E imagem da própria família dele arrancando o seu espírito daquela casa o perturbava.
Ele tinha medo de ser tornar um bicho e a sociedade estava o submetendo a metamorfose.
KAFKA é um gênio,sabe quando deve dar enfoque,deixar explicito ou nas entrelinhas o que ele quer passar
Simplesmente primoso
Leiam!

Carol638 10/04/2024

Genial
A história conta um trecho da vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que, ao acordar, se vê transformado em um inseto horroroso.

No geral, o plot é bem chocante, principalmente falando sobre o que se passou com Gregor, sua relação com a família e afins. É um texto bem reflexivo que, para mim, é uma metáfora para doenças com a depressão, que invalida a pessoa e como somos vistos apenas como máquinas de trabalho. Assim que não temos como fazer dinheiro, deixamos de ser amados e somos vistos como um peso. Tal pensamento dialoga com o que muitos idosos enfrentam atualmente.

O final do livro foi "esperado", mas mesmo assim, não menos impactante. Recomendo muito a leitura. A forma com Kafka escreve abre muito espaço lara a imaginação, como se as lacunas deixadas tivessem o propósito de te entreter e dar uma experiência única para cada leitor.