A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

wafous 23/04/2024

Bisoro
Curto, rápido e marcante são as poucas palavras que podem definir o livro, é uma história q eu com certeza n vou esuqecer tao cedo

amandawrnr 22/04/2024

A reflexão calma pode ser melhor que decisões mais confusas.
Além de mudanças físicas, Kafka retrata George sofrendo mudanças em relacionamentos familiares, psicológicos e emotivos. Gosto de pensar que essa história tem possibilidades de muitos pontos de vistas, pensada tanto em adaptabilidade a uma sociedade que o julga precipitadamente e uma mudança e adaptabilidade é necessária para se encaixar, tanto quanto um processo no qual George está depressivo e em seu isolamento em resultado da rejeição, contendo reflexões sociais profundas e, apesar de não haver explicação exata dos acontecimentos, deixa margem para análises filosóficas.

?Não consigo fazer você entender. Não consigo fazer ninguém entender o que está acontecendo dentro de mim. Não consigo nem explicar para mim mesmo.?

Benjamim Isac 22/04/2024

Metamorfose.
Quando passamos a qualquer indício de inutilidade, seremos insetos tentados a levantar e nunca vamos obter um sucesso, pois somos pequenos.

Esse livro me fez refletir muitas coisas.

gabriela.mb 22/04/2024

A metamorfose
Simplesmente todo mundo desistiu do Gregor eu to chorando, to angustiada e triste. Franz só mostra o quão insignificantes somos para quem nos doamos e deixa uma reflexão BIZARRA. Esse cara era simplesmente genial

s.santos7_ 22/04/2024

A metamorfose
?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.?

Valentina261 21/04/2024

Uma estrela foi muito
Li em 2h,achei ruim,confuso e não gostei.?
Nem acredito q li um livro sobre um cara que vira um inseto
Nick185 21/04/2024minha estante
Acho q é algo mais por trás sabe? A família rejeitou ele por conta da sua aparência, isso pode ser entendido de outras formas também, como ter uma família homofobica ou racista, sabe? Acho q a ideia do livro em si é essa

nat 22/04/2024minha estante
Nick185 sem contar também que é uma grande crítica ao capitalismo! o homem se torna inútil quando fica incapaz para exercer sua força de trabalho.

Nick185 22/04/2024minha estante
Nat exato, achei o livro muito confuso dps q terminei, mas tendo uma noção dq ele é considerado clássico vc enxerga ele de uma forma diferente (isso ñ torna o livro "bom" até pq é opinião, oq quero dizer é q ñ é só um livro q o cara vira um inseto e tá tudo bem tbm se vc quer pensar isso dele)

kalli2 21/04/2024

Você é o que tem ou o que produz.
Após o término do curso de literatura contemporânea e do livro de Kafka, consigo entender o porquê dessa obra ser um clássico.
É muito interessante notar que o livro começa no seu clímax, com o personagem principal sendo metamorfoseado "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou- se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." E depois vai se desenrolando. É difícil ler a metamorfose e não se sentir angustiado, indignado e triste com a situação, dito isso, logo lembro da frase do autor: "O livro deve ser como um machado que quebra o mar gelado que existe em nós." Bom, dito e feito, Kafta!
Essa obra nos diz em poucas páginas, o quão insignificante às vezes somos para quem nos doamos. Após Gregor, provedor de sua família, estar numa situação de total vulnerabilidade, sem poder ajudá-los financeiramente, ele passa de um familiar para um bicho que só trás tormento e decepção, tendo um fim trágico e triste.
Analisando a obra, percebemos a crítica do autor à sociedade contemporânea, sobre os interesses de tais, serem matérias/capitalistas. O personagem não era visto como pessoa e sim como o que ele poderia proporcionar. Perdendo sua utilidade, perdia também seu valor. Frank foi pontual nessa obra, que nos faz refletir sobre nossa importância e nossos valores.

Paula1882 21/04/2024

Que leitura rápida e impactante!

É agoniante ler o sofrimento que o protagonista passa ao se tornar diferente e ser considerado repulsivo. Já vi teorias sobre essa transformação na verdade ser sobre o estado de uma pessoa em sofrimento psíquico e faz muito sentido.
Nayara364 21/04/2024minha estante
esse livro é perfeito, dá para relacionar com depressão, capitalismo ou até o envelhecimento, são tantas interpretações

Yasmin1372 21/04/2024

Coitado de Gregor
A leitura do livro é bem tranquila, curta e de fácil compreensão. Não senti o incômodo que todo mundo fala, mas obviamente me compadeci com a situação que Gregor começou a vivenciar depois da metamorfose, fiquei com muita pena de tudo que ele passava e que mesmo naquela situação só pensava em voltar a trabalhar e dar novamente a boa vida para a família, mesmo ele odiando o quão cansativo era o trabalho dele. Depois de ver algumas resenhas, claramente a história pode ser vista pela óptica de uma pessoa depressiva ou com algum problema incapacitante, e aí você fica ainda mais angustiado pela situação, todo mundo que deveria acolher Gregor aos poucos começa a sentir repulsa e desejar que tudo aquilo logo se acabe, da pior forma possivel. Ao mesmo tempo que você fica chateado pela forma como eles tratam o filho/irmão deles, antes amado, provedor da família, elogiado, também é compreensível como eles reagiram, uma mudança completa de todo o modo da vida da família, assusta e cansa demais. Mesmo assim passei boa parte do livro apenas indignada com eles, acho que faltou sensibilidade, a pessoa mais afetada era quem passou pela metamorfose, e nem um olhar de carinho ou gestos de cuidado eram endereçados a Gregor, realmente só prestamos até quando servimos. Ótimo livro, acho que faltou alguma coisinha e por isso 4 estrelas, mas a história é incrível e vale super a pena a leitura. A última passagem do livro de gregor me impactou.

Ricardo 21/04/2024

A metamorfose
Este livro demonstra até onde o indivíduo tem valor na sociedade ou na relação familiar. O peso de ser diferente, de não poder contribuir, uma crítica em vários aspectos.