A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

s.santos7_ 22/04/2024

A metamorfose
?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.?

Valentina261 21/04/2024

Uma estrela foi muito
Li em 2h,achei ruim,confuso e não gostei.?
Nem acredito q li um livro sobre um cara que vira um inseto
Nick185 21/04/2024minha estante
Acho q é algo mais por trás sabe? A família rejeitou ele por conta da sua aparência, isso pode ser entendido de outras formas também, como ter uma família homofobica ou racista, sabe? Acho q a ideia do livro em si é essa

nat 22/04/2024minha estante
Nick185 sem contar também que é uma grande crítica ao capitalismo! o homem se torna inútil quando fica incapaz para exercer sua força de trabalho.

Nick185 22/04/2024minha estante
Nat exato, achei o livro muito confuso dps q terminei, mas tendo uma noção dq ele é considerado clássico vc enxerga ele de uma forma diferente (isso ñ torna o livro "bom" até pq é opinião, oq quero dizer é q ñ é só um livro q o cara vira um inseto e tá tudo bem tbm se vc quer pensar isso dele)

kalli2 21/04/2024

Você é o que tem ou o que produz.
Após o término do curso de literatura contemporânea e do livro de Kafka, consigo entender o porquê dessa obra ser um clássico.
É muito interessante notar que o livro começa no seu clímax, com o personagem principal sendo metamorfoseado "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou- se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." E depois vai se desenrolando. É difícil ler a metamorfose e não se sentir angustiado, indignado e triste com a situação, dito isso, logo lembro da frase do autor: "O livro deve ser como um machado que quebra o mar gelado que existe em nós." Bom, dito e feito, Kafta!
Essa obra nos diz em poucas páginas, o quão insignificante às vezes somos para quem nos doamos. Após Gregor, provedor de sua família, estar numa situação de total vulnerabilidade, sem poder ajudá-los financeiramente, ele passa de um familiar para um bicho que só trás tormento e decepção, tendo um fim trágico e triste.
Analisando a obra, percebemos a crítica do autor à sociedade contemporânea, sobre os interesses de tais, serem matérias/capitalistas. O personagem não era visto como pessoa e sim como o que ele poderia proporcionar. Perdendo sua utilidade, perdia também seu valor. Frank foi pontual nessa obra, que nos faz refletir sobre nossa importância e nossos valores.

Paula1882 21/04/2024

Que leitura rápida e impactante!

É agoniante ler o sofrimento que o protagonista passa ao se tornar diferente e ser considerado repulsivo. Já vi teorias sobre essa transformação na verdade ser sobre o estado de uma pessoa em sofrimento psíquico e faz muito sentido.
Nayara364 21/04/2024minha estante
esse livro é perfeito, dá para relacionar com depressão, capitalismo ou até o envelhecimento, são tantas interpretações

Yasmin1372 21/04/2024

Coitado de Gregor
A leitura do livro é bem tranquila, curta e de fácil compreensão. Não senti o incômodo que todo mundo fala, mas obviamente me compadeci com a situação que Gregor começou a vivenciar depois da metamorfose, fiquei com muita pena de tudo que ele passava e que mesmo naquela situação só pensava em voltar a trabalhar e dar novamente a boa vida para a família, mesmo ele odiando o quão cansativo era o trabalho dele. Depois de ver algumas resenhas, claramente a história pode ser vista pela óptica de uma pessoa depressiva ou com algum problema incapacitante, e aí você fica ainda mais angustiado pela situação, todo mundo que deveria acolher Gregor aos poucos começa a sentir repulsa e desejar que tudo aquilo logo se acabe, da pior forma possivel. Ao mesmo tempo que você fica chateado pela forma como eles tratam o filho/irmão deles, antes amado, provedor da família, elogiado, também é compreensível como eles reagiram, uma mudança completa de todo o modo da vida da família, assusta e cansa demais. Mesmo assim passei boa parte do livro apenas indignada com eles, acho que faltou sensibilidade, a pessoa mais afetada era quem passou pela metamorfose, e nem um olhar de carinho ou gestos de cuidado eram endereçados a Gregor, realmente só prestamos até quando servimos. Ótimo livro, acho que faltou alguma coisinha e por isso 4 estrelas, mas a história é incrível e vale super a pena a leitura. A última passagem do livro de gregor me impactou.

Ricardo 21/04/2024

A metamorfose
Este livro demonstra até onde o indivíduo tem valor na sociedade ou na relação familiar. O peso de ser diferente, de não poder contribuir, uma crítica em vários aspectos.

bloodymary. 21/04/2024

Acho que vai demorar até que eu consiga comentar sobre esse livro de forma clara e plena porque no momento me encontro chocada.

NiCarol0 21/04/2024

Não gostei porém não odiei
Esse livro definitivamente não é meu tipo de leitura, me estressei muito com a leitura e não foi nem por causa da história, a história tem um contexto muito interessante, mas o Gregor passa o livro todo em um único cômodo falando sobre a vida dele antes da metamorfose acontecer, sem contar que o final me decepcionou, eu espera algo mais impactante, mas foi tão monótono que chegou a ser chaaato dms, não vou dizer q é um livro péssimo, só não eo meu tipo de leitura e eu não gostei dele

Vitor655 21/04/2024

Eu simplesmente terminei com uma grande interrogação na mente...Da para tirar várias teorias e eu até que gostei bastante da leitura?

Leticia.Harume 21/04/2024

Meu deus
Eu nem sei o que dizer só sentir.
Simplesmente incrível, vc lê. lê. lê. e quando termina, vc sente um soco vindo na sua direção. esse livro alugou um triplex na minha cabeça
sensacional, simplesmente uma obra prima.

alpaco 21/04/2024

A metamorfose
Primeiro contato com Kafka, bem menos assustador do que dizem, na verdade achei tranquilo. O livro não é o que eu esperava, o que é algo ótimo normalmente, mas nesse caso só me lembrou histórias velhas mesmo. Não digo isso querendo mudar o valor da história, na maioria das passagens me pareceu uma analogia a depressão ou coisa parecida onde a rotina insustentável, os laços que você não quer manter e a frustração do cotidiano vão te sufocando e você perde seu ânimo pra qualquer coisa. O livro também traz questões como a passagem dos eventos, o cansaço com a lida do diferente e os interesses na família.