A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Maria1691 06/04/2024

Como um livro assim foi tão viciante?
Mesmo já esperando o que aconteceu no final, quando eu estava lendo fiquei sem reação. Meu pensamento foi: "como eles tiveram coragem de fazer isso??", Mas principalmente "como eles fizeram aquilo de uma forma tão natural???". Entretanto, a leitura foi muito interessante e viciante de se ler, recomendo super pra quem gosta de refletir sobre sua vida após uma leitura rápida.

Dany.Dessoy 05/04/2024

Uma análise da obra
O livro conta a história de Gregor Samsa, um indivíduo excluído do sistema de relações humanas, subtraído de qualidade inerente a sua personalidade, sem autonomia e autodeterminação. Trata-se de um homem o qual furtaram a própria dignidade.
O pai de Gregor, assim como o pai de Kafka, é uma figura autoritária, exigente e insensível. Relaciona-se, então, a situação vivida pelo autor a de Gregor, que também era um caixeiro-viajante. Essa profissão, acrescentada a maneira como Gregor não se encaixava em sociedade, ressalta a falta de pertencimento dele à sua realidade atual, devido a constante mudança de ambiente que sofria e o pouco tempo que passava com sua família.
A metáfora da metamorfose de Gregor em um inseto, apresenta a situação de não contentamento com o real, criando esse universo paralelo por meio da imaginação e dos sentimentos do narrador. No texto, não se encontram características que determinem qual inseto de fato ele seria, o que põe em evidência que essa imagem deverá ser criada pelo leitor e o quão irrelevante isso é, tanto para sua interpretação quanto para a própria família Samsa.
Ademais, ao não ser mais útil para a renda familiar, Gregor torna-se um peso. Isso ocorre por causa da sobrecarga que ele sofre para mantê-los, a qual afeta sua saúde mental, deixando-o sem esperanças, sem um motivo para levantar-se da cama. Assim, passa a ser descartado por seus familiares, que sequer faziam questão de sua presença mais.
A obra demonstra a capac1idade do ser humano ser cruel com aquele que é diferente e a forma do ser humano de lidar com situações de conflito, sem hesitação a livrar-se de maneira fria com o incômodo. Logo, traz à tona o egoísmo presente em sociedade, criticando-o pela falta de empatia e compaixão que tanto é pregada, mas não efetivada.
A personagem principal apresenta um amor incondicional a sua familia, visto que mesmo sendo negligenciado, pensa em suas necessidades acima das suas. O trecho: "recordava-se da família com emoção e amor. Sua opinião de que precisava desaparecer era, se possível, ainda mais decidida que a da irmã" [...] mostra tal sentimento, o amor ao próximo acima de si.
O cenário retratado é de agonia e pessimismo, o que se relaciona ao período vivido por Kafka, anterior à guerra. Assim, observam-se elementos como: a crise existencial, a desesperança do ser, a ausência de resposta, a impotência e a fuga. Além disso, Gregor sofre a típica situação do período: ser um deficiente, seja físico ou mental, o qual é excluído da sociedade por seus entes queridos por não se adequar às suas normas, sendo deixado largado e mal cuidado.
Por fim, conclui-se que com essa obra Kafka busca denunciar como a vida cotidiana e o comum nos corroem até um ponto que a gente não se conheça mais, tornando-se uma mera ferramenta de produção. A metamorfose seria justamente se transformar para aquilo que queremos ser, escolher o nosso caminho. Em outra perspectiva, poderia ser também a mudança que ocorre na família Samsa em que deixam de se acomodar em Gregor e '?amadurecem", passando a se auto sustentar ou até a adaptação de Gregor em sua nova realidade.
Kafka afirma que um livro deve ser como um machado que quebra o gelo dentro de nós, ou seja, deve ser capaz de nos afetar, mudar o nosso olhar sobre a sociedade. Isso é perfeitamente percebido nessa obra ao fazer o leitor se dar conta dessa dinâmica, na qual o indivíduo só tem valor ao produzir capital, o que foge do princípio ético de que devemos ser vistos pelo que somos, não pelo que produzimos.

Bia 05/04/2024

Clássico indispensável
Eu até poderia dizer que queria ter lido esse livro antes, mas será que minha interpretação seria a mesma que tive agora que li?
Um livro curto, apenas três capítulos, e mesmo assim consegue fazer com que o leitor tenha MUITAS reflexões e interpretações diferentes com uma única e "simples" história, eu poderia facilmente escrever uma resenha pra cada uma dessas interpretações.
Passei o livro todo sentindo a dor do protagonista, é angustiante vê-lo sendo automaticamente rejeitado, desprezado e o motivo de amargura da própria família ao se transformar num inseto. Não tem como não se imaginar no lugar dele, e pensar o que você faria nessa situação, e o que você esperaria das pessoas ao seu redor.
Se transformar num inseto monstruoso parece ser algo tão irreal, mas acontece com tanta frequência. Nos tornamos insetos quando temos uma doença grave, quando nos tornamos inválidos, quando não servimos mais para aquele emprego, quando não nos mostramos ser a pessoa que outros idealizavam. Nos tornamos uma pária, uma vergonha, algo a ser abandonado, o livro mostra como o ser humano é rapidamente descartado quando se torna um fardo para o outro. Acredito que todos nós nos metamorfoseamos num inseto em algum momento da vida, e talvez até já fomos a família que o rejeita, mesmo que depercebidamente.
Eu amei esse livro justamente pelo Kafka trazer de forma irreal algo que é tão comum. Aliás, será que a pergunta "você me amaria se eu fosse uma minhoca?" é tão irrelevante assim?
alicebks 07/04/2024minha estante
nossa amg, nunca tive vontade de ler, mas a sua resenha despertou minha curiosidade, vou colocar na listinha agora mesmo. Arrasou! ??

Bia 07/04/2024minha estante
leia mesmo amg, eu amei o livro por me trazer tanta interpretações diferentes com uma curta história, espero q vc tmb tenha sua própria percepção sobre ele e tmb goste!

caroline312 05/04/2024

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.?

eu fiquei completamente fascinada por Franz Kafka quando terminei esse livro!!! eu acho impressionante como ele conseguiu transmitir com tanta magnitude o preconceito por parte da sociedade com aquilo que é diferente, que imediatamente passa a ser visto como algo desprezível e é rejeitado pelos demais.
não posso afirmar que compreendi perfeitamente o que Kafka estava pensando quando escreveu essa obra prima, mas posso dizer com clareza que entendi a ideia geral, e acho tudo nesse livro MAGNÍFICO E GENIAL!!!
recomendo fortemente para todos que apreciam uma leitura cativante e que provavelmente vai mudar a sua perspectiva de ver o mundo (como mudou a minha).

domi 05/04/2024

verdadeiramente o retrato do trabalhador em Burnout e de quem tem que se aposentar por invalidez (?)

quando alguém se aposenta ou se torna inválido de qualquer maneira, é muitas vezes visto e tratado de maneira grotesca, nojenta e inútil, por deixar de contribuir para a economia ativamente: é isso que kafka traz com esse livro, na minha opinião.

gregor samsa se vê preso na visão que têm dele: um inseto frágil e, ao mesmo tempo, nojento. ele não desperta empatia, nem mesmo no núcleo mais próximo, a família. ele tenta se comunicar, mas a família não entende e, consequentemente, acham que ele não a entende também.

uma ótima leitura, que recomendaria com toda a certeza do mundo.

Amanda.Bazotto 04/04/2024

Tinha tudo pra ser um livro mega profundo, acabou que no entanto apelou um pouco pelo superficial em algumas partes. Talvez tenha botado muita esperança, mas ainda assim é bacana de ler
Lucas.Sampaio 07/04/2024minha estante
Mas será que o livro é superficial, ou você que fez uma leitura superficial?

Amanda.Bazotto 07/04/2024minha estante
@Lucas.Sampaio volto a dizer, ALGUMAS PARTES. É um livro impactante e reflexivo, mas sim, poderia ter sido mais profundo dado seu contexto, uma vez que - novamente -, em ALGUMAS PARTES coube a profundidade do nosso próprio íntimo para que em sua completude seja chamado de um livro profundo. Digo isso por ser claro a qualquer leitor deste, que, repito, EM ALGUMAS PARTES soou superficial por não se aprofundar, tornando a narrativa em si não rasa, mas não profunda da forma esperada, aparentando certa distância do narrador e história.

BaroonaVK 04/04/2024

???
Gostei bastante da história e do drama envolvendo a aceitação de Gregor ao fato que ele se tornara um inseto.

Confesso que no fim fiquei até revoltado com a falta de empatia da familia em relação à ele...

juliterally 04/04/2024

é normar... é tudo normar
Nunca achei que um livro tão curto seria tão difícil de ler.
não é necessariamente uma leitura complicada, mas é triste e angustiante. pois, por mais fictício que seja, a história se torna real demais dado o contexto das diversas interpretações.
quem diria que eu poderia sentir empatia e chorar por uma barata?

Leticia 04/04/2024

Acho que esperava um pouco mais, mas...
O livro é bem curtinho, ótimo para ler em um dia, além de ser um clássico da literatura! A história te prende bastante e está aberta a várias interpretações.
É triste ver como a família do Gregor vai o esquecendo dia após dia, mesmo que ele tenha se dedicado tanto a eles antes... Para mim, isso meio que mostra que, na maior parte das vezes, só somos importantes quando estamos a oferecer algo.

maelenaab 04/04/2024

Família e trabalho
O livro vem com uma grande carga de reflexão no âmbito da família e do trabalho. Independentemente de questões espirituais, entendemos que cada pessoa carrega um significado de importância para esses dois temas e Kafka nos apresenta uma história que nos leva a:

-Encarar a realidade social que vivemos;
-Ampliar nosso grau de consciência;
-Rever prioridades na nossa vida.

Sofie136 04/04/2024

Meta
Queria escrever uma resenha bonitinha e reflexiva, mas não consigo colocar meus pensamentos em palavras.
Então, apenas direi, amo esse livro e amo o Kafka, meu marido kkkkk

odeiometamorfose 04/04/2024

Kkkkkkkkkk ta loco
Esse é ruim demais, que isso, sonífero potente capaz de derrubar um urso no cio. inacreditável o que as pessoas fingem gostar por ser cult