A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8466 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Maria1691 10/04/2024

A Metamorfose fez eu me apegar tanto a um personagem em tão poucas páginas. Gregor era tão obcecado com o trabalho e com o que ele podia proporcionar à sua família que, mesmo tendo se metamorfoseado em um baratão, não conseguiu deixar de preocupar-se com chegar ao seu trabalho no horário. Queria, mesmo em em seu estado mais assustador, acalentar a irmã e estar ao seu lado. Ao mesmo tempo em que me compadeci com sua situação e me enraiveci por sua família tratá-lo tão mal, penso: será que caso algum familiar virasse um baratão, eu o trataria diferente do que a família de Gregor o tratou? Olhando pelo lado que não sabiam que ele possuía consciência, é claro. Enfim, o fim de Gregor foi de partir o coração, pois no fim, não tendo mais função para sua família, ele ja nao se encaixava mais naqule ambiente. Terrível. Livro incrível.
comentários(0)comente



m.dalri 10/04/2024

Não sei o que é mais perfeito se é a história em si ou essa edição linda com esses desenhos. Muito bom.
comentários(0)comente



Ryanhappy 10/04/2024

Kafka e a desconstrução do espírito
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."
assim inicia-se uma das mais influentes obras literárias já escritas no século XX.
uma obra abstrata,redundante e aberta a múltiplas interpretações para cada leitor que a leia,uns dizem que é uma metáfora para a depressão,outros dizem que Kafka era um lunático metido a genio ja eu digo que não.
A metamorfose para mim foi uma obra extremamente emblemática e dividiu a minha visão sobre as construções sociais e como elas exercem poder sobre nós de uma maneira tão profunda que eu mesmo não consegui mais me individualizar como ser humano depois de le-la,era como se eu fosse construído na visão do mundo apartir do Externo e o mesmo me incapacitasse e me dominasse por inteiro
e o senso comum,o olhar das pessoas e os espectros criados na mente de cada conhecido sobre o que seria o Eu me fizeram sentir pela primeira vez medo,o medo de ser diferente e assim como gregor samsa sentiu-se naquela certa manhã quando se viu a par do que o mundo o moldou para ser.e ele não era mais.
E percebe-se tal coisa que eu estou querendo exemplificar na própria narrativa de Kafka,que quando a Gregor entra em contato com indivíduos do mundo externo e o receptor da mensagem visual que é transmitida apartir daquela barata horrenda (ou seja quando os familiares veem gregor) o enfoque na ânsia e no nojo não é na figura da barata e você conhece perceber mas acima de tudo sentir isso com convicção
O nojo é pela ideia que aquela imagem representa e não pela figura monstruosa.
outro ponto muito interessante é quando a questão da desconstrução da alma do protagonista entra no holofote de Kafka
A mãe e a irmã de gregor estão retirando móveis do quarto do mesmo para que ele ele consiga rastejar com mais facilidade pelo ambiente, e em determinado momento,Samsa encontra-se assustado pela ideia de perder a si mesmo.
O quarto representa o que um dia ele fora
E imagem da própria família dele arrancando o seu espírito daquela casa o perturbava.
Ele tinha medo de ser tornar um bicho e a sociedade estava o submetendo a metamorfose.
KAFKA é um gênio,sabe quando deve dar enfoque,deixar explicito ou nas entrelinhas o que ele quer passar
Simplesmente primoso
Leiam!
comentários(0)comente



Carol638 10/04/2024

Genial
A história conta um trecho da vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que, ao acordar, se vê transformado em um inseto horroroso.

No geral, o plot é bem chocante, principalmente falando sobre o que se passou com Gregor, sua relação com a família e afins. É um texto bem reflexivo que, para mim, é uma metáfora para doenças com a depressão, que invalida a pessoa e como somos vistos apenas como máquinas de trabalho. Assim que não temos como fazer dinheiro, deixamos de ser amados e somos vistos como um peso. Tal pensamento dialoga com o que muitos idosos enfrentam atualmente.

O final do livro foi "esperado", mas mesmo assim, não menos impactante. Recomendo muito a leitura. A forma com Kafka escreve abre muito espaço lara a imaginação, como se as lacunas deixadas tivessem o propósito de te entreter e dar uma experiência única para cada leitor.
comentários(0)comente



Mariana113 10/04/2024

Triste
O livro em si é muito triste, não sei qual foi a intenção do autor ao tratar o personagem principal com uma barata, mas é perceptível que existe uma critica à alguma situação que ocorre com pessoas estigmatizadas, por doenças mentais, deficiências físicas e mentais, etc.
É um livro muito bom, nada chato de ler, história muito bem desenvolvida mas muito triste em seu final.
comentários(0)comente



Lara1328 10/04/2024

Misto de angústia e tristeza
Li essa obra com a consciência de que era algo que fugia da minha zona de conforto. Toda a história é apresentada de forma brutalmente honesta e realista, o que me causou certo desconforto em alguns momentos. Em certas partes, o livro se torna um pouco parado, mas não de forma negativa, apenas de forma sincera em relação à vida do protagonista. Após se ver completamente rejeitado pela sociedade, ele vivencia todos os dias como uma mistura de angústia e tristeza até o seu fim.
Acredito que seja impossível ler esse livro e no final não ir parar no questionamento ?será que ainda gostariam de mim se eu fosse uma barata esquisita??
comentários(0)comente



hhiinana 10/04/2024

Sempre será um dos melhores começos de um livro da história!
a metamorfose é tão genial que se você encaixar qualquer descriminado, ainda irá fazer sentido, se não, até mais.
comentários(0)comente



Pedro4118 10/04/2024

100 anos depois, Kafka é mesmo necessário?
Nesta fase de mergulhar nos clássicos literários do século passado, tenho hoje minha segunda decepção.
"A Metamorfose" de Kafka, escrito em 1915 pode ter sido revolucionário há mais de 100 anos quando foi lançado, mas hoje, enxergo a leitura deste curto conto como desnecessária.
Este livro, que também poderia ser intitulado como "O Moribundo" só não é pior por tratar-se dum livro curto, mas é tedioso em todas suas 96 páginas.
A história dum doente que é abandonado por seus familiares pelo resto de sua vida não é nada interessante.
Sua única boa reflexão pode ser uma crítica ao abandono de idosos por seus parentes quando os mesmos passam a dar trabalho por conta da velhice, mas sinceramente, isso não salva o livro. Primeiro e único livro de Kafka que li.
comentários(0)comente



deisemaryyy 10/04/2024

Fazia bastante tempo desde que eu não me emocionava tanto com uma história, que eu não sentia tanta empatia por um protagonista, em muitos momentos me senti como o Gregor, e isso me deixou melancólica, mas num bom sentido(?) Não sei explicar exatamente como me senti lendo A Metamorfose, porém eu senti, e isso é o que importa.
comentários(0)comente



Lanny 09/04/2024

Tadinho
"via a sujidade tão bem como ele; simplesmente, tinha decidido deixá-la tal como estava"

Gregor, o bixinho mais sofrido de todos os tempos deu vontade de pegar e guardar ele num potinho. Eu acabei o livro com a sensação que a história não tinha acabado ainda e meu deus quanto sofrimento. Às vezes um ferimento por maçã não é necessáriamente dolorido pela maçã.
comentários(0)comente



Julia Rodrigues 09/04/2024

Uma das coisas que fazem um clássico um clássico, na minha humilde opinião, é que você carrega esse livro no pensamento durante muito tempo. E que porrada foi esse livro. Que pesado. É triste pensar que o dinheiro tem o poder de humanizar e desumanizar a gente.
comentários(0)comente



ilmatrbl 09/04/2024

"As Gregor Samsa awoke one morning from uneasy dreams he found himself transformed in his bed into a gigantic insect."
comentários(0)comente



Pacífico 09/04/2024

2-2-7-3-7-3-7-3
Esse era uma parte do dingle de uma dedetizadora que tocava nas rádios do Rio quando eu era menor. Sinceramente, nutri expectativas maiores por este, mas um clássico é um clássico e defendo que mereçam ser lidos. Tudo, menos desbaratizante. Foi curtinho, deu pra ler numa sentada. Me senti teletransportado pra aquela realidade burguesa decadente do início do XX da Rep Tcheca. Foi bom, não achei ruim não. Mas sem coragem de ler outros do FK, talvez O Processo por já tê-lo em casa? veremos!
comentários(0)comente



Milena.Firmeza 09/04/2024

Me disseram que o cara vira uma barata nesse livro... fui ler e saí perplexa, refletindo horrores. E esse final eu não vou nem comentar, bjsss
comentários(0)comente



Roberta.Carrara 09/04/2024

"Certa manhã gregor samba acordou de sonhos intranquilos..."
Esse livro conta a história da metamorfose de gregor, onde tal se transforma em um inseto nojento e o decorrer do livro mostra como ele lida com essa mudança e como a sua família reage de forma absurda como se ele não fosse mais o mesmo por ter mudado sua forma. Esse livro tem uma escrita muito fácil mas carrega muitas críticas e reflexões, a maior dela é sobre o tema da depressão que é muito fácil de relacionar ao estado de gregor e como a família se manifesta através disso. O final desse livro me pegou muito, fiquei muito triste e eu criei um ódio enorme pela família dele por não fazer o mínimo mas se for parar pra pensar na vida é assim as pessoas tendem a se afastar quando a outra está na merda e nossa isso se encaixa muito aqui pqp. Nossa tem muita coisa nesse livro pra refletir mas enfim leiam muito bom. ?
comentários(0)comente



8466 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR