A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Carla.Madlen 24/05/2019

A metarmofose
Você termina de ler mas o livro que acaba com você.
Não se sabe se é uma depressão, uma ficção, ou a romantização da mudança.
Vi mais a evolução dos personagens, do que a angustia do protagonista.
Mas é um livro arrebatador, que se lê em uma tarde.

stellinha 22/05/2019

Maravilhoso!
Gregor Samsa acorda um dia como inseto! Assustado e sem entender o porquê, pensa logo em como irá ajudar à familia, o que fez por 5 anos. Todos acham que o evento é temporário e tudo irá voltar ao normal.
O tempo passa e Gregor, metamorfoseado, aprende a manejar seu corpo e a descobrirpor onde caminhar, descobre que pode se agarrar nas paredes e vai experimentando diferentes comidas até descobrir do que gosta.
Sua irmã, sua melhor amiga em outros tempos, começa cuidando dele, preocupada, desde que ele não esteja à vista. Preocupa-se até com o espaço para ele caminhar retirando o mobiliário do quarto, o que deixa Gregor perplexo já que eram móveis caros a ele.
O funcionamento da casa da família se transforma devido à metamorfose de Gregor. Ele sente-se rejeitado e tenta de alguma maneira, escutando atrás da porta ou aparecendo sorrateiramente entre eles, mostrar que ainda é um membro da família.
Em outra ocasião resolvem jogar tudo que não serve dentro do quarto de Gregor como se fosse um depósito para coisas inúteis e deixam de limpar o ambiente. Ele passa a viver em um ambiente completamente insalubre. O deixam por sua própria conta.
Mas aos poucos torna-se um incômodo, porque a família sabe que o inseto é ele, mas ao mesmo tempo quer dar um rumo diferente à vida e com a sua presença não podem fazê-lo.
Preferiam que ele não existisse , e gostariam de fechar a porta e não ver mais o que os incomoda.Seria mais fácil viver.
É como se não vendo não precisassem enxergar os seus problemas.
O ser humano é mesmo assim: esconde para debaixo do tapete o que o incomoda e se transforma quando as coisas não saem como deseja.
Na fala final de Grete, sua irmã, fica clara a metamorfose de todos os envolvidos nessa situação inusitada!
-Ele tem que ir embora-gritou a irmã de Gregor. - É a única solução, pai. Tem é de tirar da cabeça de que aquilo é Gregor. A causa de nossos problemas é precisamente termos acreditado nisso durante demasiado tempo. Como pode aquilo ser Gregor? Se fosse realmente o Gregor, já teria percebido há muito tempo que as pessoas não podem viver com semelhante criatura e teria ido embora de boa vontade. Não teríamos o meu irmão, mas podíamos continuar a viver e respeitar a sua memória.

Octavio Baars 23/05/2019minha estante
Coloquei aqui na minha fila

stellinha 23/05/2019minha estante
É muito bom e rápido. Bjs

PalomaCris 17/05/2019

Esse livro se dependesse de mim, estaria presente em todas as livrarias do mundo!
Como todos os textos do Kafka, Metamorfose é curtinha, daqueles que você lê em uma tarde. Essa edição tem um belíssimo trabalho editorial, um trabalho gráfico que consegue combinar as ilustrações do Lourenço Mutarelli, que além de ilustrador extremamente talentoso, ele é autor, escreveu vários livros Como ‘Cheiro do Ralo’, por exemplo, que virou filme, eles conseguiram integrar muito bem as ilustrações do Lourenço com o texto.
E a frase inicial de Metamorfose, que é um dos principais e famosos da literatura mundial, ganhou uma integração com as ilustrações.

Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.

Franz Kafka

Para quem não sabe a Metamorfose não chega nem mesmo a ser um Romance, ela é considerada uma Novela, que é um formato literário que fica em algum lugar entre o Conto e o Romance, e ela tem esse começo bombástico, essa proposição fantástica que nos informa sem nenhum tipo de preparação, que o protagonista acorda na sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso, alguns chamam esse inseto de barata, é uma tradução ruim, porque no Alemão original não se especifica que inseto seria esse, o que dá uma liberdade enorme para nós imaginarmos o inseto que seja mais asqueroso de todos.

O autor então começa com essa bomba no nosso colo e depois, ele segue a história da maneira mais prosaica que ele consegue, da maneira mais simples e realista, Como que vai ter prosseguimento a vida de um homem que se transformou num inseto? , ele tenta seguir com a sua vida, e é claro que a vida dele mudou bastante, principalmente a vida da família dele, ele se torna um peso para a família, é por isso que Metamorfose é considerada Metáfora para muitas circunstâncias em que uma pessoa se transforma num fardo que uma família prefere esconder, ou prefere empurrar com a barriga, pode ser uma Metáfora para a velhice, para alguma deficiência, ou pode ser somente uma história fantástica de um homem que se transforma num inseto.

Com essas histórias absurdas e cheias de simbologias, parece que o Kafka conseguiu muito novo — Já que morreu com 40 e poucos anos — Traduzir em suas obras um sentimento que tem tudo a ver com o homem do século XX e também do século XXI, talvez você já tenha se sentido assim também, aquele sentimento de impotência, de ser refém de governos, organizações ou forças que controlam nossas vidas e nós nem sabemos que elas existem, e quando sabemos, nós não a compreendemos.

Isabella 16/05/2019

A METAMORFOSE
Gregor samsa transformou-se de fato em um inseto monstruoso? Ou seria isso uma simbologia metafórica que Kafka muito sabiamente usou ? É uma pergunta interessante que ficou na minha cabeça desde que concluí essa leitura.

As opiniões sobre o que seria a metamorfose em que Gregor teve são diversas e distintas, mas a depressão é a mais convincente, se encaixa bem no contexto abordado pelo autor, uma vez que a vida do protagonista baseava-se unicamente em trabalhar e trazer o sustento para a família. Até que em um dado momento ela acorda de um sono inquieto e se sente estranho, como se não fosde mais ele mesmo. As coisas não fazem mais sentido, a comida não mais o apetece, o trabalho parece um fardo inatingível.

Apesar do elemento fantasioso "inseto monstruoso" o que mais impressiona o leitor (ao menos a mim) é a mudança drástica na forma como a família passa a tratá-lo, de herói provedor ele torna-se um inútil, uma escória repugnante. A única que manteve um comportamento "aceitável" para com Gregor foi a irmã, e no entanto els é a primeira a jogar tudo pro ar, alegando que já não aguenta mais ter de suportar tudo isso.

O final é trágico, como não poderia ser de outra forma. Apesar do próprio autor ter afirmado não gostar do final da história, eu achei bem aceitável, o tanto de crítica que ele colocou nesse pequeno conto é incrível e genial.

A metamorfose foi meu primeiro contato com a escrita de Kafka, o impressionante é que só tive interesse de ler algo dele porque outro livro o mencionou e me deixou curiosa, e bom, foi uma descoberta excelente.

Aline 15/05/2019

Para quem gosta de livros que trazem algum aprendizado, recomendo. Te faz pensar muito em algumas situações e mostra como algumas pessoas são egoistas e quando você já não tem mais serventia para elas, cagam e andam para você. Bom para ter na estante, sendo livro físico ou em ebook e ler em vários momentos da vida.

Fabiola.Hollenbach 04/05/2019

Dizem que é bom... contudo quanto mais eu lia menos eu entendia...
Cheguei ao fim sem entender quase nada, só compreendi que a minha intelecção ainda é muito limitada para a compreender a obra.

Patrícia Gonçalves 02/05/2019

Sensacional
Romance curto mas que provoca muitas sensações e reflexões sobre as relações humanas. Leia!!!

Etiene 28/04/2019

Profundo.
Gente, sinceramente, eu nem sei o que dizer sobre A Metamorfose... Tou emocionada mesmo. Em menos de cem páginas, Kafka conseguiu me marcar profundamente. E a palavra para isso é TRISTEZA. É o que sinto agora, imediatamente após acabar o livro. Achei incrível como a narrativa tem peso, mesmo com uma história tão impossível como esta. A novela conta a história de Gregor Samsa e sua família, quando este acorda uma manhã metamorfoseado num inseto. Iniciando seu texto exatamente a partir desse momento, Kafka nos coloca inteiramente imerso no protagonista, através do narrador onisciente, em seus pensamentos, em seus sentimentos, na maneira como ele vê e reage a tudo que acontece a partir de então. E é de uma profundidade que eu não consigo expressar...
Kafka é alemão, um dos maiores representantes do realismo mágico. Suas obras, publicadas após a sua morte, marcam diversos escritores ao longo da história: todos buscam inspiração na sua narrativa. ?? Eu não sei o que difere um escritor bom de um excepcional, mas ouso afirmar que se trata de uma espécie de dom. A escolha de palavras e a magia em cada uma delas nos leva a um envolvimento genuíno, e é só assim que eu consigo explicar (ou pelo menos tento) porque eu gostei tanto desse texto. Só digo: LEIAM. ?

Bart 23/04/2019

A Metamorfose
Franz Kafka

A trama acontece ao redor de Gregor Samsa (dentro da sua casa), simplesmente um dia ele acorda como um inseto do tamanho de um homem... assim!
Tudo começa daí, Gregor era qm mantinha a família, não gostava mt do emprego, mas era ele qm sustentava a casa, com os pais e uma irmã. Depois q se "metamorfoseia" no inseto (não explica como), ele passa de solução p/problema, todos na casa passam a trabalhar, inclusive alugam alguns quartos da casa! Enquanto Gregor tem q ficar no seu quarto, na verdade qnt mais tempo ele passar lá, melhor p/família, mas Gregor pensa normalmente dentro daquele corpo grotesco, e sofre com sua condição. Pensa em td q poderia voltar a fazer por sua família assim q voltasse a ser humano novamente!

Mas o desgosto de ter "aquilo" em casa continua crescendo, até q Gregor sempre enclausurado em seu quarto p/não incomodar ninguém...morre, e daí os ares da família muda...eles passam a fazer planos p/vida, almejando algo melhor... e o livro acaba! Tem um monte de coisas no meio!

Qnts "Gregores" nós transformamos em insetos pela vida?!

Nós da sociedade somos o maior exemplo dessa família.

Quantos nós preferimos tirar das nossas vistas p/nos sentirmos melhor?!

O livro é curto 45 páginas no ebook, não sei qnts são no livro físico, mas o tamanho do livro é desproporcional ao tamanho do tapa que ele dá nas nossas caras!
Que livro incrível e triste q só a powrra, através da situação de Gregor, o leitor passa a reconhecer um monte de aspectos das nossas vidas! Infelizmente!!

mreane 22/04/2019

hino atemporal
A história de Gregor Samsa, certamente, foi uma das coisas mais tristes que eu já li. Um enredo que pode ser considerado apenas fantasia, já que é impossível que um ser humano vire um inseto do dia pra noite, também pode ser uma metáfora, já que Gregor sobrevive apenas para arcar com as despesas da casa. Acredito que Kafka quis apresentar essa ?alienação? de forma fantástica, além de distorcer a ideia de ?amor só de mãe?, pois assim que Samsa sofre a transformação, ninguém mais liga pra ele e até mesmo seus pais e sua irmã passam a sentir nojo e repulsa. Mesmo que tenha sido escrito em 1915, A Metamorfose é um exemplo claro de #CriticaSocialFoda, eh isto.

Gabriel.Montilla 20/04/2019

Angustiante
A gente sente o desespero que o personagem deveria sentir e não sente.

sherlock 16/04/2019

kafkiano
"O adjetivo kafkiano tornou para nós sinônimo de incompreensível, caracterizado em geral uma sequência de fatos aparentemente banais e, ao mesmo tempo, perfeitamente refratários a qualquer tipo de explicação." - Sinopse do livro.

Eu nunca tinha sentido nada assim antes lendo um livro. Ao mesmo tempo que é estranho e grotesto você gruda os olhos nas páginas do começo ao fim. Narrado num tom frio e preciso... Só lendo para entender. Gostei muito do final.

Diana.Cavalcante 12/04/2019

Um livro que vai além das suas 95 páginas.
Um livro sobre mudanças, adaptações, incômodos.

Lorayne.CAmara 06/04/2019

Realista!
Li esse livro na faculdade e agradeço até hoje o professor que indicou essa leitura. É uma metáfora tão esplêndida, um livro curtinho, mas que consegue trazer um vasto conteúdo e ensinamento. A vida, sociedade, saúde mental, tudo isso é desenvolvido de uma maneira intensa. Amei e pretendo ler mais algumas vezes.