A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Gabizinha13 15/04/2024

Eu estou completamente apaixonada por cada detalhe desse livro !!! A genialidade do Franz Kafka me pegou completamente.
Na minha interpretação, a metamorfose pode ser considerada na vida real como a depressão, acredito que Kafka trouxe essa questão só que de uma forma escondida onde é necessário usar a sua interpretação para entender o ponto.
A forma como o gregor se sentia a cada reação da família, a maneira como ele mudou ao decorrer do livro por conta dos a acontecimentos, absolutamente tudo me leva a pensar que ali poderia ser a depressão agindo e ele tendo um final trágico reforçou ainda mais esse pensamento meu. A irmã dele destacar que ele era um peso na família por não ser o que ele era antes me pegou profundamente.
A escrita do livro é incrível, e mesmo ele sendo bem curto, consegue te tocar de uma forma surpreendente, que te faz refletir por um longo tempo. Os personagens são bem construídos e o decorrer do livro acontece de uma maneira fluída, sem forçar uma rapidez desnecessária.
Eu amei e com certeza recomendaria para qualquer pessoa nesse mundo!!!

Giordani0 14/04/2024

Uma reflexão atemporal e objetiva, que trata da falta de empatia, angústia, desvalorização, desumanização, alienação...
Acostumado a abdicar de si mesmo, e dedicar sua vida aos outros, o protagonista, num momento de reflexão, desespero e incapacidade, sofre uma metamorfose profunda. Ao mudar de atitude e de realidade, perde a utilidade e aos olhos dos outros se torna um monstro, ou "melhor", um inseto gigante e repulsivo. E então quando se sente perdido, doente e incapaz, o ambiente aos poucos se torna hostil, pois já que não acrescenta o que era costumeiro e necessário à família, se vê desnecessário; um estorvo.
A triste história de Gregor Samsa... que poderia acontecer com qualquer um, e realmente acontece. E tristemente para os demais a vida continua...

Gabriela.Donon 14/04/2024

Uma mensagem curta porém importante
Ao decorrer do livro podemos analisar que após a metamorfose de Gregor ocorrem diversas mudanças nele e nos membros da família, Grete (sua irmã) foi a única que continuou ao seu lado o ajudando e alimentando como podia mesmo depois de suas novas características assustadoras.
Porém esse acolhimento com o irmão começou a se esgotar após gerar muitos conflitos no apartamento, afetando a todos, desta forma ele partiu a se sentir mais sozinho, triste e reflexivo. E sua única escapatória da realidade era se rastejar pelas paredes de seu quarto escuro e relembrar de como poderia ajudar a família financeiramente.
Um besouro gigante achando que poderia viver entre humanos de forma normal é uma completa e triste ilusão, sua família não o vê mais como um parente e sim como um grande monstro que persegue e perturba todos.
Em meu ponto de vista, se você não gostou desse livro ou você não o leu corretamente ou apenas tem um grande mau gosto! Com certeza irei reeler essa obra mais vezes?

Elizabeth209 14/04/2024

Eu escutei o áudio book desse livro no spotify enquanto lavava louça, o personagem acorda transformado em uma barata gigante e passa o livro todo dentro do próprio quarto naquela situação, diria que é bem cômico e retrata algumas questões familiares e de trabalho.

Saturno 14/04/2024

Sim
Este livro é bastante confuso e você não entende algumas coisas ao decorrer da história, já que uma hora está falando de uma coisa, na outra hora outra coisa e assim vai. Mas, por ser um clássico, é até que interessante. Gostei, mesmo sendo difícil.

Demovic 14/04/2024

Resenha A metamorfose
Gosto muito da melancolia por trás das escrituras do kafka, sempre uma linguagem mórbida que me faz refletir e me identificar com o personagem principal!!

tori 14/04/2024

Esse livro é literalmente "você ainda me amaria se eu virasse uma barata e nao pudesse mais sustentar vocês?"

iietts 14/04/2024

Juroooo
Esse livro é um dos maiores choques de realidade da vida... Você passa a vida inteira fazendo as coisas pelos outros, mas quando você não pode fazer mais nada, quando você precisa deles, querem se livrar de você. Ou seja, não fique se esforçando pra dar seu máximo pra quem não te daria o mínimo.

pam.vieira 14/04/2024

Aquela trend "você ainda me amaria se eu fosse uma minhoca" mas em vez de minhoca é "se eu fosse um inseto asqueroso e não pudesse mais prover financeiramente para a família toda".

whozkay 14/04/2024

Wow...
Metamorfose é um clássico, um livro onde você já sabe tudo que vai acontecer, no sentido de que qualquer spoiler é a mesma coisa de falar que Darth Vader é pai de Luke em Star Wars. vi então que no caso desse livro, toda a questão está em experimentar estar na pele de gregor, o que é algo de extremo sofrimento. e se você simplesmente acordasse e perdesse tudo, especialmente sua humanidade? ver sua família te rebaixando a algo pior do que um sub humano? literalmente uma peste que só traz fardo e lamúrias?

creio que mesmo essa não sendo a intenção, essa obra para mim é uma verdadeira peça de terror

EvelizeSouza 14/04/2024

A metamorfose
Sempre tive curiosidade sobre esse livro.
Foi uma leitura muito rápida e que faz refletir sobre os absurdos e tristezas da vida.
Apesar de ser um clássico, a linguagem é muito acessível.

clara. 14/04/2024

Gostei muito da temática do livro principalmente considerando o contexto histórico em que foi escrito, é um livro curtinho e bom que dá pra você refletir sobre muita coisa

molivvv 14/04/2024

?é bom quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. penso que devemos ler apenas livros que nos ferem, que nos afligem. se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo-o??

Déh Resendes 13/04/2024

Mais um da série dos indispensáveis
Demorei uma vida inteira para ler este livro, principalmente por ter uma ideia fixa de que seria "difícil". E é. Não difícil como eu imaginava; a leitura é fluida e rápida, mas a história é densa e profundamente triste.
Fica a questão: qual é o nosso valor? O que resta depois de deixarmos de ser úteis para as pessoas que amamos?
Em uma sociedade onde nosso valor é constantemente avaliado pelo que produzimos, pelo que possuímos, pela nossa estética, tornar-se um inseto é um peso, um grande peso.
Logo no início, o livro me conquistou pela sua simplicidade em meio ao absurdo; ao se tornar um monstro, o protagonista pondera se, talvez, ao voltar a dormir, essa situação poderia se resolver. Quem nunca?
Eu sempre cogito essa hipótese.