A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

EvelizeSouza 14/04/2024

A metamorfose
Sempre tive curiosidade sobre esse livro.
Foi uma leitura muito rápida e que faz refletir sobre os absurdos e tristezas da vida.
Apesar de ser um clássico, a linguagem é muito acessível.

clara. 14/04/2024

Gostei muito da temática do livro principalmente considerando o contexto histórico em que foi escrito, é um livro curtinho e bom que dá pra você refletir sobre muita coisa

molivvv 14/04/2024

?é bom quando nossa consciência sofre grandes ferimentos, pois isso a torna mais sensível a cada estímulo. penso que devemos ler apenas livros que nos ferem, que nos afligem. se o livro que estamos lendo não nos desperta como um soco no crânio, por que perder tempo lendo-o??

Déh Resendes 13/04/2024

Mais um da série dos indispensáveis
Demorei uma vida inteira para ler este livro, principalmente por ter uma ideia fixa de que seria "difícil". E é. Não difícil como eu imaginava; a leitura é fluida e rápida, mas a história é densa e profundamente triste.
Fica a questão: qual é o nosso valor? O que resta depois de deixarmos de ser úteis para as pessoas que amamos?
Em uma sociedade onde nosso valor é constantemente avaliado pelo que produzimos, pelo que possuímos, pela nossa estética, tornar-se um inseto é um peso, um grande peso.
Logo no início, o livro me conquistou pela sua simplicidade em meio ao absurdo; ao se tornar um monstro, o protagonista pondera se, talvez, ao voltar a dormir, essa situação poderia se resolver. Quem nunca?
Eu sempre cogito essa hipótese.

leiturasvicks 13/04/2024

Triste reflexão
Li para escola e confesso que o livro é triste. Triste mesmo, quando você entende o conceito por trás da barata, fica mais triste e te faz pensar mais sobre obrigações e até quando você é importante. Você é importante só quando é útil? Kafka tem uma escrita que beira o pessimismo e a desistência sobre a positividade social, mas a crítica e sentido por trás lhe propõem a pensar além do todo, e sim no eu.

3.5/5 pois demorei a entender rsrs e pelo final triste. Poxa eu leio muito livro de "Happy ending", me senti depre ao final hahaha

Obs: Kafka possui uma escrita extremamente inteligente e é necessário ir além para compreende-lo. Recomendo a leitura!

Confesso que entendi a mensagem por trás quando li pela segunda vez. A história é um retrato triste de alguém que cansou. Cansar é normal, mas quando todos dependem de você, é um crime.
Solange235 13/04/2024minha estante
É aquela coisa:

Você, um normie, acorda normalmente como um plebeu

Eu, um intelectual, acordo e me vejo transformado em um verme monstruoso

ellyssmt 13/04/2024

Achei o gregor meio ingual eu
Li esse livro aos 13, idade a qual eu considero relativamente nova, entao acabei tendo uma certa dificuldade em relacao a leitura. nao tive a oportunidade de ler novamente, entao aqui vai a interpretacao de uma pre adolescente depressiva e excluida sem o habito de leitura:
eu entendi como uma metafora para a depressao. a forma como ele tentava ao maximo sair e se reintegrar a sociedade, apenas querendo voltar a dar sustento a sua familia materialista e que as coisas voltassem ao normal, eu nao consigo ver de outra forma.
acabei chorando ao final do livro. nao sei pq, mas na minha cabecinha esperançosa a familia ia voltar a amar ele e trata-lo como gente.

purpleheart 13/04/2024

Entregou o que prometeu: nada
Não classificaria esse livro como bom ou ruim mas também não é um livro que me intrigou em nada, entendi as críticas que o livro trás porém mesmo assim achei ele sem graça.

É um livro que você não consegue sentir nada lendo, não sei quais palavras descreveriam melhor minha opinião

Ellen609 13/04/2024

Doidice
Fui ler porque é um clássico da literatura. Mas achei bizarro. E queria que o bicho tivesse feito mais coisas além de lamentar a própria existência e agradecer pelos sofrimentos.

melzinhols 13/04/2024

Um livro muito muito chato, o plot é interessante, mas a falta de explicações e desenvolvimento, deixa a desejar

Welber 12/04/2024

Serei sincero
Difícil criticar negativamente um livro tão conhecido mas eu sinceramente não gostei muito, talvez eu não tenha intendido a real lição que o autor passou mas o que entendi não foi o que eu esperava. Talvez a intenção do autor tenha sido essa mesma de deixar cada um esperando algo e aconteceu justamente o contrário. Ou talvez eu esteja acostumado com história com final feliz e sendo que na verdade a vida realmente é bem diferente e se foi isso que o autor quis mostrar ele conseguiu ser muito fiel em seu propósito.

Mariana113 11/04/2024

Gostaria de ter lido na adolescência? ou talvez não.
Se eu tivesse tido cabeça pra interpretar naquela época como interpretei hoje, talvez ficasse depressiva.