A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Nah Sakura 07/11/2019

Que livro, senhoras e senhores!
Por mais que me falassem só coisas boas desse livro, nada me preparou para o que eu estava prestes a ler... Eu estava imaginando uma coisa, mas o autor aos poucos vai te levando pra um desfecho que te fará refletir sobre a vida por um boooom tempo... Leitura essencial, incrível, excelente! Vai te fazer sair da sua caixinha.

Jônathas Cruz 04/11/2019

A METAMORFOSE
"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso". Assim começa um dos maiores e mais perturbadores livros do século XX.

Nessa obra magistral de Franz Kafka, publicada em 1915, acompanhamos Gregor Samsa, um caixeiro viajante que trabalha incansavelmente em um emprego que odeia para sustentar a família. Certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto e vê sua vida se transformar por completo.

A nova e inesperada condição de Gregor acaba abalando as suas relações familiares e provoca a dissolução dos laços sociais e afetivos. De provedor da casa, Gregor passa a ser visto como um peso pela família, que o esconde, o rejeita e, por fim, o descarta.

O absurdo da situação vivenciada por Gregor é o ponto de partida para Kafka abordar temas como a exploração do trabalho, a fragilidade das relações humanas e familiares e a impotência do indivíduo frente ao mundo, tema que viria a ser recorrente em suas obras.

Essa magnífica edição da Editora Antofágica dá uma roupagem moderna ao clássico de Kafka. Com um trabalho de edição primoroso, em capa dura, tradução direto do alemão por Petê Rissatti, textos de apoio e 93 ilustrações de Lourenço Mutarelli; a Antofágica nos oferece uma edição à altura da obra de Kafka.

lukasmk 03/11/2019

trágico pra carai mt bom
do início ao fim a história conta de forma pessimista a maneira como os pais abordam o filho gregor, que por acaso agora eh um monstro. o mais irônico desse livro eh o fato do gregor se sentir da mesma forma como se sentia antes, não desesperar ao saber que acordou e ta metamorfoseado, a obra tem diversas interpretações, sobre depressão, exclusão, ser um fardo pra família, etc. eu n chorei lendo o final, mas deu bastante vontade
anninha 04/11/2019minha estante
to assim

lukasmk 04/11/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkjjkkkkkkk

lukasmk 03/11/2019minha estante
eu entendi como algo totalmente trágico e deprimente, para mim, a metamorfose soaria como um parasita implantado na família, como o próprio livro publicado pela editora antofágica diz no fim: "além do fato de gregor ser visto pelos outros ? e isso incluía sua própria família ? como um parasita, uma criatura repulsiva, nojenta, desagradável e indesejável.

Italo Atsoc 21/10/2019

O estranho em cada um de nós
As duas histórias são incrivelmente impactante tanto quanto suas semelhanças. O confronto de a cada dia nós vivermos diversas situações, estando em constante transformação nos faz refletir sobre quem somo e sobre quem fomos.
É um livro que, através da sua estranheza narrativa se faz similar a quem realmente somos em nossa origem. Ir além do que os textos nos diz e refletir sobre a vida, sobre o sistema a qual estamos inseridos, sobre as convenções da sociedade, sobre valores familiares e prospectiva de futuro se torna necessário, quase que obrigatório. Em A metamorfose Gregor arrebata nossos corações e em o Veredicto o Pai nos surpreende com uma revelação tão instigante, revelação digna de Cena de novela, contudo, a literatura nos tras os mínimos detalhes que nem filme, nem novela jamais poderao nos oferecer. Kafka é um autor incrível. O livro é muito bom. As notas do tradutor nos dão uma profundidade maior em certos aspectos do texto que inicialmente poderia passar batido. Assim super indício esse livro, mas deixando bem claro que lerei essa história por outra editora para ver se haverá muita diferença e ver se perdi muita coisa nessa tradução. Mas afirmo que vale a pena ler esse livro nessa edição.

Luana 20/10/2019

Incrível a quantidade de correlações que você pode fazer com esse livro. Escrito de forma simples mas feroz na sua crítica social escondida, entre aspas. Ótimo livro.
Camila 20/10/2019minha estante
Amo!

Tiago Torres 20/10/2019minha estante
Estou baixando agora... vou colocar na minha lista! =) Baixei "O Processo" dele tambem, ja leu?

Luana 21/10/2019minha estante
Ainda não li "O Processo", na verdade esse foi meu primeiro livro de Kafka. :D

LimaRick 19/10/2019

Maçã na casca
"A Metamorfose" Livro escrito por Franz Kafka, publicado em 1915, traz a estranha história de um acontecimento nada comum. ? ????? ? ????????? ? ? ????? ? ????????? ?
Em um dia como qualquer outro, Gregor Samsa, um Caixeiro Viajante (um tipo de vendedor externo), acorda decidido a iniciar mais um dia de trabalho, mas algo de errado aconteceu, pois Gregor percebeu que não mais tinha um corpo humano, agora ele era um inseto. ? ????? ? ????????? ?
Durante todo o livro vamos acompanhando o desespero de Gregor e sua família, junto com a grande questão, o que teria acontecido? Ninguém sabe qual é a origem de tudo aquilo, é algo sem precedentes, só se sabe que o caixeiro viajante não é mais humano. ? ????? ? ????????? ?
A metamorfose o transformou em um inseto, durante a noite, um grande besouro, algo repugnante e rastejante que causa pavor em todos que lhe põe os olhos. E por isso, seus familiares passam a o manter trancafiado dentro do quarto, como uma vergonha... algo que precisa ser mantido em segredo. Assim gregor passa seus dias, a espreita, e seu quarto se torna seu mundo. ? ????? ? ????????? ?
A minha experiência com a obra foi incrível. Não pude deixar de me questionar "já pensou se isso acontecesse de verdade? E se fosse comigo? O que eu faria nessa situação? " é tudo muito insano.
????? ? ????????? ?
Foi inquietante notar a extrema preocupação do protagonista, com o seu trabalho. Manter o emprego era algo fundamental para Gregor, ele era responsável pelo sustento dos pais e da Irmã, ficar desempregado não era uma opção. E mesmo nas condições esquisitas em que estava, o protagonista fez de tudo para ir ao trabalho ( mesmo como inseto) a possibilidade de perder o cargo era mais tenebrosa do que a sua atual situação. ? ????? ? ????????? ? ????? ? ????????? ?
A leitura é riquíssima, você acaba preso a ela, não consegue largar enquanto não descobre o motivo de tudo aquilo e como vai acabar, se vai acabar, e assim acaba devorando o livro de uma só vez (foi o meu caso, em uma tarde de domingo). A obra é muito chocante. ? ????? ? ????????? ?

Willa 17/10/2019

É uma leitura entristecedora
Cara, esse é um livro triste.
Nos faz refletir sobre a ideia que temos de utilidade. O outro nos deixa de ser útil quando não é mais capaz de produzir, quando se torna incapacitado, quando é abatido por uma doença, uma condição, uma circunstância.
Eu fiquei muito triste pelo Gregor, de verdade. Você vê uma figura definhar.. de fome, de tristeza, pela falta de contato, atenção e cuidado.
Anienne 25/10/2019minha estante
Tb senti isso. Muito triste.

Willa 26/10/2019minha estante
sim ):

Kaue.Santos 15/10/2019

Estranhamente maravilhoso.
Estranho, impactante e maravilhoso. Apesar dessa versão ser mais curta, ela é dá uma leitura bem rápida e divertida.

Pan 10/10/2019

Linguagem simples, leitura difícil
Claro que você pode ler este livro como uma historia fantástica, mas no fundo ele é um retrato de algo que deve acontecer sempre. O livro não traz um final feliz e muito menos uma historia feliz, mas através de uma metáfora sobre um homem que sofre uma metamorfose e se transforma em um inseto monstruoso o livro entrega uma historia pesada que retrata a historia das pessoas que se tornam invalidas, seja por uma depressão, por um acidente ou ate mesmo a simples velhice, o que o livro traz é uma retrato bem claro da cultura do descarte em que vivemos. No geral a linguagem é simples e fácil de compreender, mas pode não ser tão fácil terminar o livro (por menor que ele seja) uma vez que a historia pode te tocar de uma forma desagradável.
Anienne 25/10/2019minha estante
Tb senti assim. Muito, muito triste.

Luiz.Rocha 09/10/2019

Que Capricho!!!
Primeira publicação da editora Antofagica, essa nova edição do clássico de Franz Kafka vem com tradução direto do alemão por Petê Rissatti e belíssimas ilustrações feitas exclusivamente para essa obra de Lourenço Mutarelli, para não falar de vário outros detalhes que só com o livro em mãos para você saborear.

Lipe 08/10/2019

(Re)Leitura
"Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto mostruoso."

Excelente trabalho da editora Antofágica, que mescla de forma excelente o texto da novela de Franz Kafka e desenhos gráficos. "A Metamorfose" (tão simbólica) pode ser uma metáfora e ponto de identificação de qualquer leitor que se sinta excluído socialmente - sobretudo excluído e isolado do seio familiar. Isso inclui, principalmente, os idosos, os depressivos, os dependentes químicos, deficientes físicos e tantos outros, considerados como "aberrações" ou "anormais" socialmente. Obviamente jamais podemos promover o discurso generalizador, mas, infelizmente ainda há muitas famílias como as de Gregor Samsa, que marginalizam "o diferente", seja por pena, tentativas de proteção, ignorância ou crueldade - por considerá-lo um "fardo" para a família. Gregor era o inseto monstruoso, mas era a sua família quem se comportava como tal.

José.Luiz 08/10/2019

Ouvi o Audiobook.
(até onde sei a Antofágica não lançou audiobook desse livro. Como não achei o audiobook aqui no skoob escolhi uma edição mais legal kkk ).

O legal do livro é que ele é ao mesmo tempo fantástico e doido. O autor se dispõe de alguns recursos literários que faz com que a história fique aberta a interpretações, e isso é fantástico.

Acredito que a condição do Gregório(ou Gregor, se preferir) é uma alusão a depressão, ou alguma doença tão grave quanto. Se você parar pra pensar por esse viés, o final torna se um pouco triste, mas mesmo assim é igual aquela máxima: "A vida continua!"

Recomendo que leiam, e tmb ouçam o audiobook.