A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

nimsay 03/04/2024

A metamorfose
A metamorfose narra a transformação do Gregor em um inseto, essa transformação é descrita de forma tão íntima e agoniante que você passa por tais sensações. A forma que ele passa a ser tratado e menosprezado pela família e o fardo de tê-lo em casa é semelhante como a forma de tratamento de minorias em nossa sociedade.

Maria 03/04/2024

MDS DO CÉU QUE OBRA LITERÁRIA MAIS PERFEITA, INTERPRETATIVA, PROFUNDA E ATEMPORAL. LEIA IMEDIATAMENTE.

Icaro990 03/04/2024

8/10
Ele só precisou se tornar uma pessoa impotente para ser abadonado por todas as pessoas que amava. No momento em que não poderia mais trabalhar, ele é visto como um inútil, um peso, um inseto desprezível.

*** 03/04/2024

"certa manhã, gregor samsa, ao acordar de sonhos agitados, se viu metamorfoseado em um impetuoso inseto".

excêntrico, diferente e crítico com várias possibilidades de reflexão.
leitura muito boa!!!

Maiara 03/04/2024

MEU DEUS
Que livro maravilhoso, li em apenas um dia e me surpreendi de uma maneira... Antes pensei que fosse algo mais filosófico, e não! É extremamente divertido. Recomendo muito!

Theo.Tell 03/04/2024

Li "A metamorfose" pela primeira vez em 2020 e lembro de achar muito bom, mas talvez pelo momento em que li acabei não me aprofundando realmente no livro e acredito que alguns livros precisam ser relidos para poder tocar em certas partes.
Kafka é um escritor brilhante e a escrita é rica em detalhes que te deixa preso do inicio ao fim. Esse é um livro com muitas camadas de entendimento (pelo menos no meu ponto de vista) e repleto de melancolia conformada.

Amanda 03/04/2024

Experiência ambivalente
Kafka destaca uma experiência ambivalente, reconhecendo a qualidade da obra enquanto também aponta para desafios como a densidade dos detalhes e a confusão em torno da metáfora central. Embora a narrativa seja considerada densa e por vezes confusa, é valorizada por sua riqueza e profundidade, oferecendo uma reflexão sobre temas universais como a alienação, a família e a condição humana.

Raissa 02/04/2024

A metamorfose
Uma verdadeira obra de arte, gostei bastante, para mim o fato dele se transformar em um inseto é apenas uma metáfora sobre depressão

Malu Flório 02/04/2024

?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.?

Indigesto e aflitivo. Durante a leitura não via a hora de acabar. Ao terminar o livro, conclui que não tinha gostado e não era pra mim.
Mas ao longo de discussões e reflexões sobre, conclui que talvez seja um livro que não foi escrito para ser ?gostado? e sim um livro necessário e muito bem feito justamente pelos sentimentos negativos que ele te proporciona em tão poucas páginas. Uma pequena bomba em forma de livro.

llRods 02/04/2024

Achei interessante.
Depois de ler, busquei algumas críticas e fez mais sentido na minha cabeça. É uma história escrita para ser uma crítica, e não uma história que virou uma crítica. Então ela é pequena, não se aprofunda nos personagens. É aquela situação e é isso.
Se trata do valor e dos sentimentos da família se transformarem com a metamorfose do rapaz. Principalmente relativo ao dinheiro, já que era ele que sustentava a família, e depois disso, ele foi tendo cada vez menos valor pra eles, até ser um completo estorvo.
Não que eu tenha identificado tudo de cara. É uma leitura arrastada, difícil de terminar, ainda que seja bem pequena.
Mas, sigo na minha busca de compreender melhor os clássicos.

Jennifer 02/04/2024

O livro é bem curtinho, então dá pra ler de uma vez só. A história é muito interessante, mas é bem monótona. E um livro bem reflexivo, e faz a gente ficar pensando sobre a vida. De maneira geral, recomendo por ser um clássico, mas tem outros melhores!

Mandi 02/04/2024

Qual o valor do Ser?
Quem nunca sentiu como se sua importância enquanto pessoa estivesse diretamente atrelada a sua utilidade? Que seu próprio valor enquanto SER só pudesse ser medido através de conquistas, realizações e, principalmente, através do que se é capaz de fazer por outrem? Quem pode dizer, seguramente, que face ao infortúnio e ao imprevisto, continuaria a ser absolutamente amado e respeitado pelos seus familiares, amigos, e pessoas queridas?

Essa profunda, porém velada certeza, que temos de que no fundo nossa importância é uma questão do "quê", do "quanto" e do "por quanto tempo" podemos oferecer algo, não é recente e nem exclusiva. Está espelhada em cada página de Franz Kafka nessa obra extremamente triste e realista.

Thalielle 02/04/2024

Nunca chorei tanto lendo um livro
Fantástico, é um livro que induz o leitor a refletir como leva a sua própria vida, trabalho, família, amigos. Todos deveriam o-ler.