A metamorfose

A metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jennifer 02/04/2024

O livro é bem curtinho, então dá pra ler de uma vez só. A história é muito interessante, mas é bem monótona. E um livro bem reflexivo, e faz a gente ficar pensando sobre a vida. De maneira geral, recomendo por ser um clássico, mas tem outros melhores!

Mandi 02/04/2024

Qual o valor do Ser?
Quem nunca sentiu como se sua importância enquanto pessoa estivesse diretamente atrelada a sua utilidade? Que seu próprio valor enquanto SER só pudesse ser medido através de conquistas, realizações e, principalmente, através do que se é capaz de fazer por outrem? Quem pode dizer, seguramente, que face ao infortúnio e ao imprevisto, continuaria a ser absolutamente amado e respeitado pelos seus familiares, amigos, e pessoas queridas?

Essa profunda, porém velada certeza, que temos de que no fundo nossa importância é uma questão do "quê", do "quanto" e do "por quanto tempo" podemos oferecer algo, não é recente e nem exclusiva. Está espelhada em cada página de Franz Kafka nessa obra extremamente triste e realista.

Thalielle 02/04/2024

Nunca chorei tanto lendo um livro
Fantástico, é um livro que induz o leitor a refletir como leva a sua própria vida, trabalho, família, amigos. Todos deveriam o-ler.

Thami 02/04/2024

Profundo texto, vai ficando mais triste a cada página. Tem muita coisa nessas linhas sobre crítica as condições sociais, dignidade trabalhista, o relacionamento com o pai, relação com família? Ainda vai ficar na cabeça por um tempo

Maria14190 01/04/2024

Vista a camisa mas não tatue na pele
Gostei muito das reflexões no início. A realidade é que muitas vezes nós passamos por isso na vida profissional, o desespero de fazer sempre cada dia mais, trabalhar mesmo esgotados e exauridos, e ainda sim, quando doentes ou quando existe qualquer outro fator alheio a nossa vontade, somos questionados de nossa lealdade e profissionalismo.

Mas senti falta dessas reflexões no resto do livro, acho que em determinado ponto, a história gira apenas em torno das dificuldades e limitações físicas do Gregor depois da metamorfose.

Gostaria de ter lido mais sobre as condições de trabalho precárias, que no final, toda a família acabou passando.

Fiquei muito triste com o fim da obra, ele se esforçou tanto durante antes, e nada do que ele fez foi reconhecido pela família e muito menos pela empresa. Não recebeu o mínimo de amparo e insumos para se manter vivo.

Em resumo: Vista a camisa mas não tatue na pele.

talasta 01/04/2024

O manual dos coitados
Tudo nesse livro é fantástico
eu fico de cara com o quão bom tudo nele é
Franz é muito tadinho e era uma pessoa muito a frente de seu tempo em relação a saúde mental
eu como coitado, acho esse livro perfeito pra explicar como é ser coitado

savageboy 01/04/2024

Tristeza.
Bom, ao término dessa obra consegui concluir que é um dos livros mais triste que já li na vida. Gregor abdicou de uma vida comum que almejava para viver em prol da família e no momento em que mais precisou de ajuda os "seus" viraram as costas para ele.

Quando cheguei na última página, duas perguntas me vieram à mente e foram: E se eu estiver vivendo para as pessoa e não por mim? E se eu estou vivendo de uma forma tão covarda que não saio da zona de conforto com medo de vivenciar coisas novas?

São tantas perguntas, vivências, sentimentos e empatia pelo protagonista que intercedem ao decorrer da leitura, porém, o mais triste é que Gregor definhou esperando retorno por todas as coisas boas que um dia fez prezando pelo bem-estar de sua família.

MissCaixeta 01/04/2024

É uma leitura rápida e boa pra passar o tempo, tem algumas cenas com humor, oq deixa melhor a história

Sara.Goncalves 01/04/2024minha estante
e o quanto o capitalismo é degradante e desumano

moabusson 01/04/2024minha estante
Leia 'O processo' também!!!

Clara 01/04/2024

Devido ser um clássico, achei a leitura bem fluída, de fácil compreensão. O livro traz várias reflexões, e no final você ainda fica emotiva por conta de uma barata.

Lais666 31/03/2024

Kafka tá me conquistando
Segundo livro desse caba que eu leio e tenho apenas elogios.
Leitura boa, acessível e tranquila.
Muito relacionavel e da pra fazer muita analogia com pessoas que se tornam ou se sentem um estorvo na vida de seus familiares e acabam se sentindo repulsiva e sem senso de propósito.
Recomendo

Feed literário 31/03/2024

Utilidade
Não tenho uma resenha grande sobre o livro em si.
Mesmo com vários questionamentos após a leitura o que mais ficou evidente é que aqui se trata da sua utilidade a sociedade e as outras pessoas.
Gregor sustentava a casa e todos os gastos da família até que um belo dia acordou sendo uma barata gigante.
Em todo momento você percebe a necessidade dele em querer ser útil, pois todo o questionamento era como a família ia se sustentar sem o trabalho dele.
Com tempo todos aqueles que não trabalhava como o pai, mãe e a irmã arrumaram um emprego.
E começou a sentir que Gregor era um peso a eles e começou a querer se livrar dele.
O final no meu ver nessa primeira leitura não teve um sentido, no futuro pretendo reler e ver se minha opinião e até questionamentos de agora será sanados

georgea 31/03/2024

Uma Barata, ingratidão e negligência familiar
A Metamorfose é, se não engraçada, triste de todo modo.

Aqui, nos deparamos com Gregor Samsa, homem trabalhador que se preocupa com a família antes de si mesmo, transformado num inseto gigante ao acordar.

Acredito eu que A Metamorfose é uma metáfora. Para quê? Aí eu não sei explicar com poucas palavras. Minha amiga me disse uns dias atrás quando estávamos conversando sobre esse livro: "Ah, não sei, Gê. Quem nunca acordou se sentindo uma barata inútil algum dia de sua vida?"

Tive que concordar. Mesmo não sabendo direito com o que eu estava concordando.

Gregor se preocupa acima de tudo com seu trabalho e a falta de dinheiro que acontecerá se ele não chegar ao trabalho a tempo. Sabendo que está incapacitado de trabalhar, se torna um fardo para a família que antes dependia 100% dele.

Fiquei comovida com a ingratidão da família com Gregor. Ele que dedicou toda a sua vida para o bem-estar dela. Os pais negligenciaram Gregor quando ele mais precisava. A irmã, preocupada no começo, passou a odiá-lo assim que ele assustou os inquilinos da casa (sem intenção).

Gregor, enfraquecido por falta de comida e machucado pela violência do pai, morre no final do livro, no mesmo quarto em que acordou metamorfoseado. A reação da família é de alívio.

Eles desumanizam Gregor constantemente, o negligenciam, o tratam como lixo, e depois de sua partida, agem como se ele nunca tivesse sido necessário ou amado.

A metáfora talvez seja de uma pessoa que se encontra depressiva, cansada, incapacitada de continuar sua vida em função do pouco dinheiro que ganha mas indispensável nessa sociedade. Acredito que se a família tivesse se dado ao trabalho de ouvir Gregor, tentar se comunicar com ele de alguma forma, ou até mesmo ajudá-lo para que seu trabalho não ficasse tão maçante, talvez ele poderia ter melhorado e as coisas poderiam ter voltado ao normal. Mas eles escolheram abandoná-lo, e deu no que deu.

Sim, eu chorei por causa da Barata.

Julia3920 31/03/2024

A metamorfose
Esse é o único livro que eu termino sem ter uma opinião formada, pois ele é impactante, ao mesmo tempo estranho, e lindo. A metáfora fora tão bem planejada e a criatividade fora imensa. Mas por mais que tenha tantos aspectos positivos, minha experiência de leitura não foi das melhores e muitas vezes me encontrei perdida dentre tantos aspectos explorados no livro. É um livro pequeno mais um tanto necessário. Se a leitura vale a pena, vale sim, só esperava muito mais:(.
psraissafreire 31/03/2024minha estante
esse me fez entrar em uma verdadeira crise existencial