A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Jotinha 04/03/2024

Complicado
Eu não sei bem o que dizer desse livro. Eu tive uma interpretação, meu amigo que também leu interpretou de outro jeito, mas a gente entrou em um consenso, Kafka é doido.
Rosilaine4 04/03/2024minha estante
Hahahhahaha acho que a ideia era essa cada um com sua interpretação rs

Jotinha 04/03/2024minha estante
Pois é kkkkk

Dilalilac 07/03/2024minha estante
Vou deixar uma dica aqui: leia Carta ao Pai.
É a carta que o Kafka escreveu pro pai dele e nunca entregou, pontuando os problemas da relação entre eles de forma crítica e muito certeira. Ajuda demais a entender o Kafka e toda a obra dele, em especial A Metamorfose, sério, você vai ter um complemento e entendimento dessa obra muito maior, e são menos de 100 páginas a carta.

Jotinha 07/03/2024minha estante
Vou ler então

Eliza191 09/03/2024minha estante
Esse livro é tão triste :(

Leticia 05/12/2020

clássico número dois! (ou um, se fomos pela ordem cronológica de leitura).

no goodreads, eu sigo essa menina, Emily, que é muito famosa na plataforma e que há uns anos atrás criou um desafio para si e leu uma série de livros N/A na busca por "pérolas" do gênero, isto é, livros que se destacavam em seu meio por conta de sua surpreendente qualidade. a minha tentativa de incluir mais clássicos em minhas leituras funciona como uma espécie de desafio à moda da Emily - só que eu estou tentando descobrir quais livros clássicos eu realmente gostei ou me fizeram pensar, ou seja, quais significam alguma coisa para mim.

este aqui não trouxe alegria. eu entendo que, se eu der uma pesquisada nas análises que são feitas a partir deste livro e que traçam um paralelo entre ele e diversos assuntos importante, como o tratamento desumano, a superimportância dada as aparências, a degradação dos seres humanos e sei lá mais o que, eu vou conseguir extrair algo de positivo, mas, CARAMBA, que livro chato! eu acredito que existam outras formas mais eficientes, e menos maçantes, de abordar esses temas de forma bem sucedida.

eu não estou tentando desmerecer o impacto que esta obra teve, e tem, na literatura, nem o que ele significa uma vez analisado o contexto histórico em que foi escrito, mas, por outro lado, eu, tendo adquirido e lido, tenho direito de expressar o meu descontentamento e de pensar que, independentemente do "peso" que determinado livro tenha, todos são livres para simplesmente DETESTAR até mesmo a mais aclamada das obras.

não tem por que eu me contorcer e me esforçar para gostar de algo que não me agrada, nem por que fingir que esse livro me fez refletir sobre As Grandes Questões Humanas quando ele não o fez. portanto, 2 estrelas.

ah, sobre a história: é sobre um cara que se transforma do dia pra noite em um inseto e tem sua vida virada de cabeça pra baixo - tudo perde o sentido pra ele e toda sua família, que antes se apoiava nele, passa a ignorá-lo e ele, lentamente, perde a vontade de continuar viver.
Larissa 05/12/2020minha estante
nem li e achei chato também, história é meio doida ne

Locabooks Livraria 14/03/2021minha estante
se não leu, não há como afirmar ...

Larissa 14/03/2021minha estante
Achei chato pela sinopse, não estou afirmando nada e sim dando minha opinião ;)

Leticia 14/03/2021minha estante
ok, chata, ninguém te perguntou. minha irmã fala o que ela quiser

Leticia 14/03/2021minha estante
ah, a eloquência!

ana b 25/04/2022

peculiar
um livro clássico!

li totalmente forcada pela escola e não teve impacto nenhuma na minha vida. eu diria que a história é legal e divertida, mas seria mentira! porque além de tudo o enredo é depressivo e o final te faz querer chorar

se você gosta de livros fictícios e antigos, eu recomendo
o chão é lava 25/04/2022minha estante
E eu que comprei e li por vontade própria....

caio.lobo. 26/04/2022minha estante
Que legal seu conceito de antigo, uma visão bem diferente. Para mim parece ser um livro moderníssimo, antigo me parece a Ilíada, Eneida, talvez Divina Comédia.

Yasmin.Christiano 27/04/2022minha estante
Foda hein forçarem adolescente ler, só conseguir entender a grandiosidade dessa obra depois dos vinte e tantos... Sugiro que leia daqui dez anos... A depressão vai bater mais forte ainda, aliás acho melhor não reler não...

o chão é lava 27/04/2022minha estante
Kkkkk valeu aí pela dica

ana b 27/04/2022minha estante
aaaa tomara viu, eu tenho certeza que é bem complexo e tem várias mensagens por trás, mas hoje em dia lendo assim foi chato, uma total obrigação! vou guardar e ler mais pra frente

ana bia 22/02/2022

decaiu hein
o trama de gregor, perdeu tudo e virou uma barata!
crítica social foda, mas achei tão caídinho.
é bemmm parado, só terminei de ler pra parecer culta pq é um livro russo
NÃO É RUSSO KAKKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAK

ana bia 23/02/2022minha estante
A NAOO??????

Nicolas230 23/02/2022minha estante
eh o ivan ilitch q eh russo KKKKKKKKKK

Nicolas230 23/02/2022minha estante
esse ai eh austro-húngaro continua chiquérrimo!

Allan255 21/01/2021minha estante
Eu acho que o Samsa não se transforma de fato em um "monstro", talvez o Kafka faz uma metáfora da ideia de como pessoas tratam alguém que não tem mais utilidade sabe? (no caso, ele sustentava a casa)

Allan255 21/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler "O Processo" do Kafka

Iza 21/01/2021minha estante
simm, pode ser, é como se ele tivesse virado um fardo por agora não conseguir mais ser o provedor da casa

Iza 21/01/2021minha estante
O processo também tá na lista, quero conhecer mais das obras e vida do Kafka

Rosangela Max 21/05/2021

Que delícia de leitura!
É um livro curtinho, mas não o subestime!
A ótima tradução torna a leitura mais fácil e o resto fico por conta da escrita impecável de Franz Kafka.
É aquele tipo de livro que nos envolve tanto que, quando nos damos conta, já terminamos.
As ilustrações desta edição enriquecem ainda mais a obra.
Júlio 21/05/2021minha estante
Tá na minha lista! Essa edição da Antofágica é um luxo...

Michela Wakami 21/05/2021minha estante
Também amei! ??

Rosangela Max 21/05/2021minha estante
Realmente é uma edição que vale a pena ter. ??

Guilherme Dehon 20/06/2022minha estante
Simplesmente Surreal!

Sara 15/10/2021

Imagine um dia tu estar tranquilo em casa e do nada resolver escrever um livro sobre um cara que acorda no corpo de uma barata (?)
O começo do livro me deixou meio incomodada, talvez estivesse com a expectativa alta demais, mas mesmo assim valeu bastante a pena ler. O final me chocou e me deixou até meio deprimida, senti que terminou de uma forma meio abrupta, mas funcionou para dar essa sensação de incômodo.
Diferente do escritor, não vou escrever algo sobre uma metamorfose (e nem sobre nada, não sei escrever nem uma resenha)mas fiquei muito curiosa para saber de onde ele tirou inspiração para essa história!
Guilherme.Oliveira 16/10/2021minha estante
Gosto demais desta obra! E você faz ótimas resenhas sim!

Sara 16/10/2021minha estante
Bondade tua! Hauahau
Obrigada

Nanda Nogueira 23/10/2021minha estante
Olá, Sara. Essa obra me causou um desconforto também e resolvi pesquisar mais sobre a vida do autor. Até que tudo se encaixou. Recomendo ler "Carta ao Pai".

Sara 23/10/2021minha estante
Oi Nanda, muito obrigado! Vou colocar na listinha para ler!!

Panda 05/12/2012

Virei uma barata... o que fazer agora?
Sinceramente, minha resposta não seria "Tenho que ir pro trabalho".

Admito que não li até o fim e portanto não posso dar uma opinião total do livro, mas isto é porquê o meio como é desenvolvida a narrativa é absurdamente caótico e irreal. O cara vira um inseto e não se preocupa com como voltar ao normal, como passaria a viver, em pedir ajuda ou como se alimentar... Ele quer saber como ir para o trabalho e o que a sociedade vai pensar nele. Mais preocupado em ser demitido do que em sobreviver.

Até a data em escrevi esta resenha só abandonei 2 livros, e A Metamorfose é um deles. Caótico, irreal e grotesco.
Eduardo 06/12/2012minha estante
O livro é tão ruin assim? Sério? Eu ainda num li , mas acho que depende muito da forma como vc interpreta a história. Veja este vídeo aqui :

Panda 06/12/2012minha estante
É o conformismo do protagonista com a situação que me deixou aflito.
Entendo porquê outras pessoas gostariam, mas não é um livro que eu vá recomendar futuramente para outros.

Jefferson 16/01/2013minha estante
Esses aspectos do livro q vc criticou são justamente a crítica q Kafka faz à sociedade. A valorização da produção sem se preocupar com o indivíduo. A descartabilidade das pessoas quando param de ser úteis, ou quando estão doentes (quando li, pensei logo nos idosos)... e a primeira preocupação dele ser como ir pro trabalho é uma ironia. Imagino q não haja uma tentativa de se voltar ao normal pq não faz sentido em relação à crítica q o Kafka faz. O livro não é pra ser romântico e ter um final feliz, como são muitos livros populares hoje, é pra se referir de forma crítica à sociedade, pra pensar.

Arthur 17/01/2021

O poder da comunicação (e da sua falta)
Que livro bom! Embora de fácil leitura, é cheio de nuances. Nesta obra, Kafka nos conta de forma direta o ocorrido ao caixeiro viajante Gregor Samsa, que em um determinado dia acorda transformado em um inseto.
Detalhes da narrativa me fizeram pensar na diferença de importância e de trato que nossa sociedade costuma dar às pessoas de acordo com a sua posição ou a forma como lhes pode atender.
Outro detalhe que me parece fundamental para refletir sobre o romance é o poder da comunicação - logo, também, os problemas causados pela falta de comunicação -, que aparece em diversas passagens do livro, seja em relação a Gregor e sua família, seja em relação aos outros personagens.
Etielen Stephania 17/01/2021minha estante
Ótima resenha

Arthur 17/01/2021minha estante
Obrigado, Eti! Eu estou pensando aqui, agora, que a metamorfose pode ser uma metáfora para a depressão também. Enfim, fica a dica de leitura para quem não conhece o livro.

Etielen Stephania 17/01/2021minha estante
Em alguns vídeos vi que ele tinha um pai autoritário até mesmo abusivo e acham que foi inspiração para essa obra e o processo que ainda não li mas vou! :) Ótimo domingo

Arthur 17/01/2021minha estante
Obrigado! Igualmente.

Lindenberg 12/01/2011

Kafka foi feito para ser lido e relido várias vezes.
Foi meu primeiro contato com Franz Kafka, fico até sem jeito de escrever sobre este livro, de fazer uma resenha, são tantas interpretações possíveis, tantos pontos a serem tocados, é frustante não conseguir ver tudo o que é possível fazendo uma primeira leitura.

Cada leitor vive uma experiência diferente, única, vive um aprendizado diferente.

Para mim, Kafka mostrou um pouco da grande e silenciosa solidão humana, da incapacidade de alguns mudarem suas vidas, da dependência de outros, do valor que é dado, por nós, ao conformismo e ao conforto em todos os seus aspectos. Mostrou como um problema, no caso a metamorfose de Gregor Samsa, transformou as atitudes e jeito de viver da sua família.

O livro foi escrito em 1912 e para um melhor entendimento é necessário conhecer o momento histórico que o contextualiza, um destes momentos é a crise da Bélle Époque que antecede a Primeira Guerra Mundial. Quando Kafka o escreveu estava em meio a uma crise existencial, religiosa e racional, a chamada crise da Modernidade

A leitura é para todos, muitos dirão que é nojento, mas vejam a história com outros olhos, as vezes é preciso reler algum trecho para se extrair a nossa realidade.

Foi o primeiro, e agora lerei todos de Kafka.
Peônia 05/10/2010minha estante
Lindenberg você escreve muito bem: riqueza tanto gramatical como de ideias. Suas resenhas nos fazem querer ler o livro em questão! Ou não!!!

K 15/02/2012minha estante
Faço das minhas as suas palavras, principalmente quando você diz: "Foi o primeiro, e agora lerei todos de Kafka." :)

Marina 22/11/2012minha estante
esse grande ''livrinho'' faz a gente pensar em muitas coisas...
Por trás de uma história fantasiosa, podemos assimilar várias situações que acontece na vida real, por ex. quando alguma pessoa que antes era útil a família de repente se torna uma pessoa inválida. Isso me lembrou muito de como as pessoas colocam os pais e os avós em asilos. Se não servem mais, são descartados.
Muito triste essa realidade.

Nando 16/09/2015minha estante
Isso mesmo Lindenberg, o contexto familiar do Kafka também influenciou bastante no livro, junto com os fatores que tu mencionaste.

Amaurijbarros 03/04/2020minha estante
O comentário a respeito da primeira guerra mundial, no meu ponto de vista foi apropriado, pois qualquer comentário sem levar em conta o fator temporal, é impróprio.

deborasilvaa 04/04/2020minha estante
Concordo, achei tantos comentários por aí e os únicos que me chamaram a atenção foram esses.

Amaurijbarros 04/04/2020minha estante

Daniel.Oliveira 04/09/2019

Final deixou a desejar e sem explicação..
Gostei da proposta do livro,só o final que ficou confuso,como Gregor morreu de uma pancada de uma maçã atirada pelo pai?Ninguém morre disso...Serio!
Daniele 05/09/2019minha estante
Mas ele era um inseto, imagine o peso de uma maçã jogada em um inseto.

Amanda Carneiro 08/09/2019minha estante
Ele morreu um tempo depois do ataque do pai. A maçã infeccionou ali, e então ele morreu.

Anienne 25/10/2019minha estante
Esse livro é uma metáfora. Há uma profunda reflexão sobre o descarte que damos às pessoas que sofrem mudanças profundas a partir de dças debilitantes, por exemplo, e que ficam à mercê dos outros.

Daniel.Oliveira 25/10/2019minha estante
Daniele,Amanda e Anienne obrigado por suas explicações.Me ajudou a entender melhor o final.Pq na primeira vez que li,foi um final bem confuso,como se o autor mata-se Gregor (o protagonista)por pura crueldade mesmo.Mas agora entendi,obrigado a todos vcs!

newton16 06/04/2019minha estante
Ótima resenha. Só uma observação: a mãe não se comporta com indiferença ou raiva.

Carol 16/04/2019minha estante
Sim e isso não foi citado na minha resenha. Falei apenas que os meus sentimentos em relação aos pais e a irmã são de Indignação/Raiva.

Carol 16/04/2019minha estante
Minha observação é que leia mais atentamente

newton16 17/04/2019minha estante
Discordo. Fui bem atento à sua resenha. Nela você afirma sim que a mãe o menospreza. E há de se insistir: o livro aborda problemas envolvendo relações familiares, mas a mãe do protaginista não o despreza. Sua resenha pecou nesta parte. Mas a interpretação do texto é livre. Muito boa sorte.

Karen 18/11/2022

Nojento
Eu não gosto muito de barata então já foi muito ruim isso. E mais ainda a professora mostrou três vídeos sobre o livros em forma de HQ e foi muito ruim a minha experiência
corvinha 18/11/2022minha estante
tadinha kkkkkk

Laerte.AlcAntara 18/11/2022minha estante
Essa é a hq??

Madu 18/11/2022minha estante
Nossa kkkjjkk eu amo esse livro kkkk

jun5koo 18/11/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Tiago 23/07/2022

Uma novela bem envolvente, muito diferente também.Com sensações difíceis até de se explicar, e com aqueles comportamentos humanos lamentáveis diante de situações difíceis. Enfim um livro que vai ficar fácil na memória.
Beto 25/07/2022minha estante
Esse livro trás muito da vida pessoal do autor, a biografia de Kafka explica essa fantástica escrita, onde ele coloca em um inseto o sentimento que outrora sentia relamente. Esse livro é uma porta pra outros títulos dele. Recomendo que leia Carta ao Pai, é magnífico e surreal também!

Beto 25/07/2022minha estante
Realmente*

Tiago 26/07/2022minha estante
Obrigado pelo comentário e também pela dica sou um recente leitor estou começando pelos clássicos, e com certeza quero ler mais de Kafka.

Beto 26/07/2022minha estante
Eu tb comecei pelos clássicos. E ainda tem muitos pra ler rs