A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Gleison Marques 06/01/2024

Repulsivo, absurdo e profundo.
Gregor Samsa é um rapaz jovem, que trabalha como caixeiro-viajante, para sustentar e pagar as dívidas da família. Numa noite, após sonhos intranquilos, é importante que se diga isso, ele se vê transformando em um inseto monstruoso.
Como ele vai trabalhar agora? Como a família irá se manter? São essas suas inquietações iniciais, porém, não as únicas.

Gregor é um personagem, a quem se tem empatia logo de início, não só pelo seu estado, mas pelos pensamentos e ações antes e após a metamorfose. A preocupação genuína com sua família é tocante, mas também incômoda. É possível perceber certa correlação entre a convivência familiar e o seio social, principalmente relacionado ao trabalho, a ser "útil". Há também, um quê de melancolia geral, que não nasce após a metamorfose, mas que amadurece e se adensa, nos fazendo crer que sua vida não era feliz.

Será que a vida e o ser humano só têm valor a partir de sua utilidade? E o que o trabalho e aquilo que fazemos, têm a ver com isso? Essas são inquietações minhas, amplificadas ainda mais com a leitura deste livro. Agora sei o porquê da fama e também que o título não se refere apenas a mudança do personagem, mas a do leitor também.
C Henrique 06/01/2024minha estante
Adoro.

Gleison Marques 08/01/2024minha estante
Eu amei tbm

cris 10/01/2024minha estante
Eu amei sua resenha meu amor! Me fez querer ainda mais lê esse clássico do incrível Kafka

Gleison Marques 10/01/2024minha estante
Pois leia logo pra gente papear ?

Amal0 13/12/2023

Não era o que esperava.
Esse foi meu primeiro contato com o autor e me incomodou por que fiquei sem respostas.
caio.lobo. 13/12/2023minha estante
Excelente. Se ficou sem respostas é porque leu do jeito certo

CoelhaBabyGirl 13/12/2023minha estante
Se era pra ficar sem respostas então eu li o livro do jeito errado AAAAAA ? adorei o livro :)

Sistrelar 13/12/2023minha estante
Quando li, lembro de ter a sensação de que se o livro tivesse as respostas, ele não teria me impactado tanto. Não ter respostas me fez ficar refletindo sobre tudo, eu acho

Daniel1906 13/12/2023minha estante
Já vi algumas interpretações sobre significados... Eu achei o livro excelente! Boas leituras!

Karen 18/11/2022

Nojento
Eu não gosto muito de barata então já foi muito ruim isso. E mais ainda a professora mostrou três vídeos sobre o livros em forma de HQ e foi muito ruim a minha experiência
corvinha 18/11/2022minha estante
tadinha kkkkkk

Laerte.AlcAntara 18/11/2022minha estante
Essa é a hq??

Madu 18/11/2022minha estante
Nossa kkkjjkk eu amo esse livro kkkk

jun5koo 18/11/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reading time 11/07/2021

Que livro chato
É meio paia falar de livro famoso assim mas essa chatisse de narrativa não foi o que me prometeram.
Eu vi VÁRIAS pessoas falando que o final era incomparável... só se for incomparável de ruim.
O livro inteiro é um saco, com personagens idiotas, leitura chata e não acontece ?nada?
Tentei até ler resenhas de gente que amou pra ver se não fui eu q entendi errado mas não, eu sinceramente só acho q eles são loucos.
Inspirações Literárias 11/07/2021minha estante
Ri alto com essa resenha. Ainda não li o livro. Mas está na lista para 2021.

Inspirações Literárias 11/07/2021minha estante
Gostei da expressão de sinceridade. Obrigada!

Reading time 11/07/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK boa sorte pra ler ele então

Medo kkkkkkkk

Lindenberg 12/01/2011

Kafka foi feito para ser lido e relido várias vezes.
Foi meu primeiro contato com Franz Kafka, fico até sem jeito de escrever sobre este livro, de fazer uma resenha, são tantas interpretações possíveis, tantos pontos a serem tocados, é frustante não conseguir ver tudo o que é possível fazendo uma primeira leitura.

Cada leitor vive uma experiência diferente, única, vive um aprendizado diferente.

Para mim, Kafka mostrou um pouco da grande e silenciosa solidão humana, da incapacidade de alguns mudarem suas vidas, da dependência de outros, do valor que é dado, por nós, ao conformismo e ao conforto em todos os seus aspectos. Mostrou como um problema, no caso a metamorfose de Gregor Samsa, transformou as atitudes e jeito de viver da sua família.

O livro foi escrito em 1912 e para um melhor entendimento é necessário conhecer o momento histórico que o contextualiza, um destes momentos é a crise da Bélle Époque que antecede a Primeira Guerra Mundial. Quando Kafka o escreveu estava em meio a uma crise existencial, religiosa e racional, a chamada crise da Modernidade

A leitura é para todos, muitos dirão que é nojento, mas vejam a história com outros olhos, as vezes é preciso reler algum trecho para se extrair a nossa realidade.

Foi o primeiro, e agora lerei todos de Kafka.
Peônia 05/10/2010minha estante
Lindenberg você escreve muito bem: riqueza tanto gramatical como de ideias. Suas resenhas nos fazem querer ler o livro em questão! Ou não!!!

K 15/02/2012minha estante
Faço das minhas as suas palavras, principalmente quando você diz: "Foi o primeiro, e agora lerei todos de Kafka." :)

Marina 22/11/2012minha estante
esse grande ''livrinho'' faz a gente pensar em muitas coisas...
Por trás de uma história fantasiosa, podemos assimilar várias situações que acontece na vida real, por ex. quando alguma pessoa que antes era útil a família de repente se torna uma pessoa inválida. Isso me lembrou muito de como as pessoas colocam os pais e os avós em asilos. Se não servem mais, são descartados.
Muito triste essa realidade.

Nando 16/09/2015minha estante
Isso mesmo Lindenberg, o contexto familiar do Kafka também influenciou bastante no livro, junto com os fatores que tu mencionaste.

nana 30/12/2020

a degradação humana sendo retratada claramente
ambas as obras são de extrema importância e qualidade. ao longo delas, é possível notar diversos entendimentos do próprio Kafka, suas relações familiares e amorosas e muitas outras opiniões ocasionais que vão surgindo no decorrer da leitura..

contudo, acredito que apenas com uma releitura conseguirei absorver o livro de uma maneira mais complexa e exata, particularmente não funcionou muito comigo..

(ps.: essa edição possui comentários e notas que auxiliam muuito na compreensão e interpretação dos fatos.. recomendo!)
peedroferreiraa_ 31/12/2020minha estante
Bela resenha...

peedroferreiraa_ 31/12/2020minha estante
A releitura vem em 2021? Com nova resenha? Com 5 estrelas?

nana 03/01/2021minha estante
acredito que sim, mas não sei quando..
é provável que eu atualize essa minha primeira avaliação do livro de acordo c o que eu achar necessario

peedroferreiraa_ 04/01/2021minha estante
Justo.

Tamires 07/12/2023

Exige uma releitura mais reflexiva
Então, eu achei aqui o audiobook e resolvi ouvir durante a faxina pq era curtinho.
Achei um estilo de escrita interessante pq a história tem muito poucos personagens, nao tem explicação nenhum do pq acontecem as coisas.

Mas nada disso faz falta.

O protagonista acorda, um belo dia transformado em um inseto horroroso.
A pobre da família não sabe lidar.

Me lembrou uma situação de famílias com um doente em casa. Acho que é uma analogia que pode ser feita.

Vou pegar dps o livro físico pra ler mais profundamente.

É curtinho, fácil de ler. Vale a pena a gente largar as fantasias farofas e tirar uma tarde pra ler.
marytw 07/12/2023minha estante
O skoob bugou de novo?

Tamires 07/12/2023minha estante
Kklkk esse monte de curtida em 10 min? Provavelmente bugou kkkk

marytw 07/12/2023minha estante
Ah não que ódio ? #voltavida ??

Tamires 07/12/2023minha estante
Final do ano é assim mesmo, pq o povo tá animado e acaba sobrecarregando o app. Janeiro tbm é assim.

Daniel.Oliveira 04/09/2019

Final deixou a desejar e sem explicação..
Gostei da proposta do livro,só o final que ficou confuso,como Gregor morreu de uma pancada de uma maçã atirada pelo pai?Ninguém morre disso...Serio!
Daniele 05/09/2019minha estante
Mas ele era um inseto, imagine o peso de uma maçã jogada em um inseto.

Amanda Carneiro 08/09/2019minha estante
Ele morreu um tempo depois do ataque do pai. A maçã infeccionou ali, e então ele morreu.

Anienne 25/10/2019minha estante
Esse livro é uma metáfora. Há uma profunda reflexão sobre o descarte que damos às pessoas que sofrem mudanças profundas a partir de dças debilitantes, por exemplo, e que ficam à mercê dos outros.

Daniel.Oliveira 25/10/2019minha estante
Daniele,Amanda e Anienne obrigado por suas explicações.Me ajudou a entender melhor o final.Pq na primeira vez que li,foi um final bem confuso,como se o autor mata-se Gregor (o protagonista)por pura crueldade mesmo.Mas agora entendi,obrigado a todos vcs!

oz. 17/07/2023

Acho que não aproveitei muito essa leitura, eu estava imaginando o Gregor como um inseto bem fofinho, e fiquei muito triste quando ele morreu.

A escrita é bem crua e direta, acho que vale muito a pena ler com mais atenção para entender a crítica de Kafka. Em breve estarei tentando isso.
tally_mour 17/07/2023minha estante
a personalidade amável e caridosa do Gregor deixa fácil o imaginar como um inseto fofinho, mas pela reação da família não deixa dúvidas a aparência grotesca dele

oz. 17/07/2023minha estante
faz sentido, acho que por isso o autor não descreveu uma forma exata para imaginar o inseto

raigabrielg 20/07/2023minha estante
Também tive essa mesma dificuldade ao ler esse livro, e, a forma fácil da família dele seguir em frente também me pegou bastante.

Ps: na edição exclusiva da Amazon (o de capa vermelha) vem com umas ilustrações belíssimas do processo de transformação dele.

oz. 20/07/2023minha estante
Sim mano! Eles nem ligaram pro corpo ?

Nossa essa edição é tão linda, queria comprar o físico mas é tão caro, acho que vou esperar até a Black Friday

newton16 06/04/2019minha estante
Ótima resenha. Só uma observação: a mãe não se comporta com indiferença ou raiva.

Carol 16/04/2019minha estante
Sim e isso não foi citado na minha resenha. Falei apenas que os meus sentimentos em relação aos pais e a irmã são de Indignação/Raiva.

Carol 16/04/2019minha estante
Minha observação é que leia mais atentamente

newton16 17/04/2019minha estante
Discordo. Fui bem atento à sua resenha. Nela você afirma sim que a mãe o menospreza. E há de se insistir: o livro aborda problemas envolvendo relações familiares, mas a mãe do protaginista não o despreza. Sua resenha pecou nesta parte. Mas a interpretação do texto é livre. Muito boa sorte.

Tcharles.Amarante 19/02/2024

Que livro!!
Cada clássico que pego pra ler é uma experiência única, cada palavra, cada cena, cada personagem e a criatividade de cada autor é impressionante e aqui não é diferente, Kafka aborda muito forte o relacionamento familiar conturbado e como isso pode afetar diretamente a vida de uma pessoa que quer se estabelecer na sociedade, o quanto pode ser prejudicial o isolamento e o egoismo que sua familia impos a ele por que não o via mais como ser humano, mais algo terrivel, o pai sendo exigente, insensível, algo que o próprio autor viveu de verdade no relacionamento com seu pai, teceu criticas ao trabalho excesivo e desumano enfim, uma obra prima sem duvida nenhuma.
Mariana 19/02/2024minha estante
Um livro incrível, tocante, denso!! Parabéns pela resenha ??????????????

Tcharles.Amarante 19/02/2024minha estante
Obrigado Mariana, espero não ter sido injusto com a obra.

Mariana 19/02/2024minha estante
Jamais!!! É uma obra prima mesmo! E uma história incrível e dolorosa que Kafka derramou a alma.

Tcharles.Amarante 19/02/2024minha estante
Com certeza.

Allan255 21/01/2021minha estante
Eu acho que o Samsa não se transforma de fato em um "monstro", talvez o Kafka faz uma metáfora da ideia de como pessoas tratam alguém que não tem mais utilidade sabe? (no caso, ele sustentava a casa)

Allan255 21/01/2021minha estante
Tenho vontade de ler "O Processo" do Kafka

Iza 21/01/2021minha estante
simm, pode ser, é como se ele tivesse virado um fardo por agora não conseguir mais ser o provedor da casa

Iza 21/01/2021minha estante
O processo também tá na lista, quero conhecer mais das obras e vida do Kafka

Layza Bezerra 21/02/2023

HUMANOS PRECISAM DE HUMANOS
Gregor Samsa, nosso caixeiro-viajante, duramente ligado ao seu emprego para pagar a dívida do pai ao seu patrão. Pelo menos esse emprego garante uma boa qualidade de vida a sua família, um apartamento confortável, descanso aos seus pais, e uma boa educação a sua irmã.

Mas quando um dia Gregor acorda transformado, impossibilitado de ir trabalhar, o desespero toma conta de seu ser. Ao passo que a família toma ciência da condição de Gregor, começam a tratá-lo como o bicho que enxergam, não pensam mais o quanto ele pode estar compreendendo tudo ao seu redor. E aos poucos o próprio Gregor vai se rendendo a mudança em seu exterior, que o acomete. Ele sucumbe, perdendo noções básicas, ensimesmado.

Poderíamos ligar isso a um estado de depressão, ou uma doença terminal, entre outras interpretações. Vemos o quanto precisamos viver nossas vidas, pois não sabemos o que o futuro nos trará. E que por mais ligados que estejamos a qualquer pessoa, chega um ponto em que se dependermos de outrem e ele não nos enxergar como também humanos, nós nos perdemos.

Em suma, o que nos mantém são as conexões, e elas não são puramente estabelecidas por dinheiro, presentes, mas sim pelo convívio, pela manutenção das relações. Gregor não viveu suas relações humanas adequadamente, ele vivia para o trabalho, deixando suas escolhas para depois que pagasse a dívida. Acredito que aqui tiramos uma boa lição do quanto precisamos fazer nossas escolhas hoje, e não deixar para o amanhã.
Angela.Dutra 21/02/2023minha estante

??????????????

Layza Bezerra 23/02/2023minha estante
Grata! ???

Arthur 17/01/2021

O poder da comunicação (e da sua falta)
Que livro bom! Embora de fácil leitura, é cheio de nuances. Nesta obra, Kafka nos conta de forma direta o ocorrido ao caixeiro viajante Gregor Samsa, que em um determinado dia acorda transformado em um inseto.
Detalhes da narrativa me fizeram pensar na diferença de importância e de trato que nossa sociedade costuma dar às pessoas de acordo com a sua posição ou a forma como lhes pode atender.
Outro detalhe que me parece fundamental para refletir sobre o romance é o poder da comunicação - logo, também, os problemas causados pela falta de comunicação -, que aparece em diversas passagens do livro, seja em relação a Gregor e sua família, seja em relação aos outros personagens.
Etielen Stephania 17/01/2021minha estante
Ótima resenha

Arthur 17/01/2021minha estante
Obrigado, Eti! Eu estou pensando aqui, agora, que a metamorfose pode ser uma metáfora para a depressão também. Enfim, fica a dica de leitura para quem não conhece o livro.

Etielen Stephania 17/01/2021minha estante
Em alguns vídeos vi que ele tinha um pai autoritário até mesmo abusivo e acham que foi inspiração para essa obra e o processo que ainda não li mas vou! :) Ótimo domingo

Arthur 17/01/2021minha estante
Obrigado! Igualmente.

Rosangela Max 21/05/2021

Que delícia de leitura!
É um livro curtinho, mas não o subestime!
A ótima tradução torna a leitura mais fácil e o resto fico por conta da escrita impecável de Franz Kafka.
É aquele tipo de livro que nos envolve tanto que, quando nos damos conta, já terminamos.
As ilustrações desta edição enriquecem ainda mais a obra.
Júlio 21/05/2021minha estante
Tá na minha lista! Essa edição da Antofágica é um luxo...

Michela Wakami 21/05/2021minha estante
Também amei! ??

Rosangela Max 21/05/2021minha estante
Realmente é uma edição que vale a pena ter. ??

Guilherme Dehon 20/06/2022minha estante
Simplesmente Surreal!