A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

dani 17/03/2022

Monstruoso "inseto" humano
Queria ler "A Metamorfose" há um bom tempo. Temia que fosse um livro extremamente complicado e filosófico, talvez bastante arrastado e incompreensível para mim. Comecei a leitura relutante, mas quando percebi já estava virando a última página. Devorei o livro de uma vez!

"A Metamorfose" nos confunde com sua simplicidade absurda. Embora esteja narrando um acontecimento inusitado, o tom é despretensioso, até mesmo monótono. Esse tom de resignação chega a ser angustiante em certos pontos da narrativa.

Mesmo que exista a possibilidade de ser lida apenas como uma história fantástica, com certeza é mais interessante pensar a obra como uma metáfora. É impossível não refletir sobre impotência diante de situações inesperadas, fragilidade dos laços familiares, hipocrisia das relações sociais e é claro, sobre injustiça.

Ao acompanhar Gregor Samsa, percebe-se como é fácil tornar-se desprezível ao não mais atender às expectativas alheias, ao perder a utilidade e passar a ser visto como um incômodo. Sendo assim, o protagonista não é o único a sofrer uma metamorfose, mas observamos todos à sua volta transformarem-se em algo "monstruoso".

Diante de tal condição humana, penso qual seria o susto de um pobre inseto ao acordar um dia em sua toca metamorfoseado em um humano monstruoso.
Joao 17/03/2022minha estante
Resenha sensacional, Dani! A Metamorfose é uma das obras que tem mais dizer, mesmo sendo em tão poucas páginas.

dani 17/03/2022minha estante
Obrigada, João. Acho que dá para fazer várias releituras e sempre achar novas interpretações.

Joao 17/03/2022minha estante
Aconteceu isso comigo. Quando li pela primeira vez, encarei como uma história qualquer de realismo fantástico hahaha. Depois a cada releitura, vem uma interpretação e nuance novas.

Cleber 18/03/2022minha estante
Adorei a resenha????

Sara.Marques300 20/03/2022minha estante
Ai amiga, quando crescer quero escrever tão bem como você ; )
Amei a sua resenha, descreveu exatamente as maravilhas dessa obra que traz questões que são assustadoramente tão reais.

dani 21/03/2022minha estante
Que bom, amiga! Acabei gostando mais do livro bem depois de terminar a leitura. Precisei de um tempo para digerir e refletir.

Sara.Marques300 21/03/2022minha estante
Eu também! Comecei a pensar nas sacadas Kafka, foi inteligentíssimo a ideia de levantar questões acerca da parentalidade, das relações familiares e "utilidade" humano como algo imperdoável/monstruoso.

Duda 19/07/2022

Dor e desespero
Pontos positivos:

- Aborda diversas interpretações: dor do abandono, da doença e da velhice.
- Frenético
- Transmite muitas emoções

Pontos negativos:

- O final :(
kiwtty_z 19/07/2022minha estante
pq não gostou do final?

Darlan 19/07/2022minha estante
Nossa,eu tentei gostar muito,mas vi que não cheguei a lugar algum :(

Gusta . 19/07/2022minha estante
sim, e eu não acreditei q ia acontecer isso com ele

joaoggur 19/07/2022minha estante
O final, ao meu ver, é a apoteose do livro. É o apogeu do sentimento de descrença na moralidade, e acima de tudo, a descrença na própria humanidade.

Duda 19/07/2022minha estante
nao gostei pq foi muito triste, não queria que tivesse acontecido o que aconteceu com ele

Duda 19/07/2022minha estante
nem me fale Gusta, ainda não tô acreditando

Duda 19/07/2022minha estante
faz sentido a sua interpretação joão

Bruna | @bmartinssss 29/05/2021

Demorei muito para engatar na leitura, não consegui me conectar com os personagens e não consegui entender perfeitamente o que a obra queria passar. Futuramente pretendo reler.
Douglas 29/05/2021minha estante
Gregor é um misantropo, que sofre com depressão ao ponto de não conseguir ou ter coragem de sair do quarto. Não consegue se alimentar, a família sente vergonha dele ( Kafka não tinha uma boa relação com o pai), tem uma parte que ele não consegue sair para a rua para ver pessoas e encarar a realidade.
É um livro com muitas metáforas, só fui entender quando pesquisei a obra e sobre o escritor. Espero ter ajudado.

Bruna | @bmartinssss 30/05/2021minha estante
Ahh, sim.. achei que era mais ou menos isso. Pois é, eu vou pesquisar também sobre a obra e o autor para entender melhor. Obrigada!!

louist.spring 23/04/2021

A metamorfose
Não sei se consegui absorver tudo que a obra oferece, mas gostei muito de livro.

Kiki 27/07/2021

Intenso e impactante.
Que livro impactante e intenso, mas com uma leitura fácil e envolvente.
Me envolvi e me angustiei com o drama do Gregor Samsa.
Muitas reflexões sobre conflitos entre o SER e as imposições dos padrões sociais, sobre as relações familiares e humanas e sobre a dor de quem sente rejeitado em razão do que se é. Um livro que nos faz pensar em exclusão.
É um livrão, não é atoa que é um clássico.

Nado 26/08/2022

Achei uma escrita fantástica e a "loucura" que essa história conta pode nos fazer pensar em tanta coisa. O nosso eu... como nos enxergamos... como nos enxergam... enfim, a cabeça fica um turbilhão. Com certeza é uma obra que revisitarei em breve.

Marcos606 03/10/2023

A metamorfose explora a degradação e o poder transformador da alienação. À medida que seu protagonista, Gregor Samsa, vivencia a alienação das pessoas que cuidou e serviu, ele se transforma, perdendo-se completamente. Simultaneamente, em contraste irônico com sua experiência, sua transformação permite que aqueles ao seu redor cresçam. Suas vidas são renovadas às custas da sua própria.

No incidente instigante do início da novela, Gregor, um caixeiro-viajante, acorda e se vê transformado em um inseto. O narrador relata essa mudança bizarra de maneira direta, ao mesmo tempo dando o tom absurdo da história e sugerindo um universo que carece de ordem e justiça. A transformação aprisionadora de Gregor, simbólica das condições de sua existência, o separa física e emocionalmente de sua família, de seus colegas de trabalho e da humanidade em geral. Este tema relativo aos efeitos da alienação é predominante: a metamorfose de Gregor em inseto reflete a alienação que ele experimentou em vida. Mesmo antes de sua transformação, ele não gostava do trabalho e do gerente do escritório, tinha poucos amigos, passava as noites sozinho lendo o jornal ou os horários dos trens e sustentava a família de maneira emocionalmente desapegada.

Gregor luta para conciliar a crescente consciência de sua condição com o que ele acreditava ser sua vida, formando seu conflito interno e o central da história. Apesar da sua aparência horrível, Gregor mantém a sua vida interior e esforça-se por conciliar a sua humanidade com a realidade simbolizada pelo seu estado físico. Ele não parece incomodado com seu corpo recém-descoberto; aquilo que é essencial nele permanece inalterado. Em vez disso, ele se concentra nas preocupações do dia a dia que o definem. Ele se preocupa com a perda do emprego e com a situação financeira de sua família. Sua renda sustenta seus pais e sua irmã, Grete, e ele trabalha para saldar as dívidas de seu pai desmotivado. Seu pai permanece sem nome ao longo da história, ressaltando seu distanciamento de Gregor, um eco biográfico do relacionamento de Kafka com seu próprio pai.

Os acontecimentos da ação crescente enfatizam a consciência trágica de Gregor, mas também revelam que a sua família iniciou a sua própria transformação, ganhando independência para crescer. Assim que Gregor consegue abrir a porta de seu quarto, sua família e o gerente do escritório ficam horrorizados com sua aparência, prenunciando o fato de que o isolamento de Gregor se tornará ainda mais pronunciado. No entanto, Grete - a única outra personagem nomeada na história - se envolve com ele.

À medida que os acontecimentos se desenrolam, Kafka enfatiza o crescimento da família à medida que Gregor declina. Numa cena crucial, Gregor agarra-se à fotografia de uma mulher vestida de peles pendurada na parede – ele não quer que esta associação com o mundo humano e o seu passado seja removida. A mãe de Gregor, ao vê-lo na parede, desmaia, e seu pai, saudável desde que se tornou atendente de banco, entende mal. Ele age jogando frutas em Gregor, tratando-o como um animal selvagem, e a maçã que se aloja nas costas de Gregor acaba com sua vida. Até mesmo as preocupações e gestos iniciais de Grete em relação a Gregor azedam ao longo da ação crescente, à medida que ele se torna um fardo.

No clímax da história, termina a luta de Gregor, concluindo sua vida trágica. A história termina com mais uma metamorfose. Grete se transformou em uma mulher aos olhos de seus pais. Eles ponderam encontrar um marido para ela, apontando para o próximo capítulo de sua vida. Na cena final, ela abre bem os braços, sugerindo sua saída de seu casulo juvenil.
joaoggur 03/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha.
Uma análise estupenda.

Marcos606 03/10/2023minha estante
Muito obrigado, feliz que apreciaram!

Cinara... 21/02/2022

"Quando Gregor Samsa, certa manhã despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso."

Pode haver várias interpretações deste livro, mas para quem viveu algum tipo de depressão ao ler este livro, se vê descrito de todas as formas. A inércia, a vontade de não sair, ficar trancado no escuro, a frieza com que parentes e próximos acabam te oferecendo. O incômodo causado aos outros. A depressão é assim, um dia você acorda completamente metamorfoseado em algo que nem você se reconhece mais.
Eliza.Beth 21/02/2022minha estante
Adorei sua resenha ???
Esse livro é um mar de interpretações

Cinara... 21/02/2022minha estante

Emanuela90 21/02/2022minha estante
Bem isso. ?

Santhi 28/10/2020

Angústia
É uma história curta, direta e e extremamente angustiante. Quando comecei a ler, quase via um tom cômico. Mas aos poucos percebi a dureza e a dor de toda a história. É preciso ter estômago.

Gregor se transforma num besouro e a a família tem que se a ver com isso.

É uma história sobre direitos humanos, humanidade, família, amor, diferentes lados de uma mesma história. E tudo o que senti o tempo todo foi angústia e dor. Sendo uma mulher lésbica, me pegou ainda mais forte.
Lívia Câmara 28/10/2020minha estante
É exatamente assim! Tentei assistir a uma adaptação,mas não consegui, apesar de ter achado a leitura incrível

rach 22/06/2022

Um clássico
Durante a leitura me peguei pensando se toda a situação seria uma metáfora para o pape que por vezes desempenhamos achando que somos os únicos capazes e por maior sofrimento não nos desprendemos justamente por não achar outro meio, ao longo ainda pensei em metáfora para a depressão e o quanto nos transforma. Talvez se tivesse lido seguidamente como gostaria (e a vida acadêmica não permitiu) ou ainda em outro momento da vida, a análise seria diferente.

Aline Oliveira 12/06/2022

A Metamorfose
Tô absorvendo aos poucos tudo que li, minha cabeça tá rodeada de pensamentos, que livro!
Achei tudo tão injusto com o Gregor, mas ao mesmo tempo tentando entender a visão da família.
O sentimento que mais tive ao ler foi de raiva, mas sinceramente ainda não sei o que concluir, é um livro que merece ser lido e relido.
Michela Wakami 16/06/2022minha estante

ester :) 07/08/2022

A metamorfose
Um livro clássico, bom e triste também.
Proporciona diferentes interpretações.
Infelizmente minha leitura não foi nada proveitosa, li em pdf e em português-Portugal
Descobri que ?Sítio? significa lugar.
Abelita.Azevedo 02/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso!

annacsfraccaro 16/01/2022

Uma mudança radical
Me deu calafrios me imaginar na situação do personagem, acordar como um inseto, ainda mais eu que fobia de inseto.
Mesmo que o personagem seja um inseto ele consegue nos cativar.
O livro tem críticas sutis e nem tão sutis assim.
Achei que por ser um livro clássico a escrita ir ser um pouco difícil, mas é até um nível razoável.
Gabriele 24/01/2022minha estante
esse livro me fez ter nojo, agonia, empatia, horror, entre tantos outros sentimentos.
Ele é realmente incrível!!!

Naboic 06/01/2024

Cara que livro doido, ele te traz um cenário de compaixão, raiva, esperança, confusão e tudo isso de uma forma serena, de uma forma que vc sente tudo isso mas não como se fosse um soco no estômago, retrata tantas coisas de uma forma tão direta que torna a leitura rápida, na qual você nem percebe que está lendo, e além de trazer tantas coisas e carregar tantas reflexões, é um livro que só acaba, e com certeza é característica que mais me marcou nesse livro, a minha primeira vez tendo contato com algo assim, que só acaba sem você nem ver ou entender que já acabou!.

Se fosse possível traria Kafka de volta pra que ele desse um outro final de tirar o fôlego, o que talvez estragasse a ideia inicial da escrita.??

Dani 12/09/2023

Amei
Acabei ouvindo em formato audiobook por ser bastante curto e pra testar caso ele fosse difícil, mas é uma escrita bem tranquila. No começo você fica meio perdido, enrola um pouco pra sair da cena inicial, mas a mensagem é bem poderosa e pude fazer link com vários temas relevantes.
Lucas Brandão 12/09/2023minha estante
Capa linda